Ola Amigos
Dando continuidade na montagem, hoje vamos ver a utilização do contraplado na fuselagem.
O processo é simples, porem, requer um pouco de paciencia tendo que as curvas devem ser moldadas antes da sua utilização.
É interessante voce ter um tubo mais ou mesnos na curva que voce pretende utilizar o contraplacado. No meu caso utilizei um tubo de papelão, desses que vem enrrolado tecido, plastico, etc..
Voces verão na sequencia de fotos como fazer.
No intervalo da secagem aproveitei para iniciar a montagem das assas os dois paineis centrais já estão prontos e secando. Vou precisar dos dois paineis para terminar a fuselagem. Motivo: As asas são posicionadas com uma incidencia de 2°. Como tenho de efetuar a colagem do encaixe das baionetas tenho agora que posicionar e colar essas peças para não ter problema na angulação posteriormente.
Na verdade esse passarinho vai que vai.
Roberto acompanhe a coisa um pouco mais de perto para voce não ter duvidas na hora que voce estiver nesse ponto.
Vamos as fotos:
As peças cortadas que vão compor os encaixes das baionetas na fuselagem. Estou utilizando como baioneta aço mola de suspenção de kombi e as peças são compensado de 3mm..
As quatro peças de compensado coladas com epoxi que serão fixadas na caverna F7
Umedeça de ambos os lados um pedaço de contraplaca que voce vai utilizaçar no chapeamento da fuselagem.
Aguarde aproximadamente 5 minutos para que a umidade penetre na madeira e então no cilindro disponivel vá modelando devagar mpara que a madeira não quebre.
Apos a modelagem coloque o tubo sobre um suporte e coloque pesos para que a madeira não volte a posição original e deixe secando. voce vai notar que apos a secagem a folha de contraplacado adquire a curva de seu molde no caso, o cilindo de papelão.
Repita a operação caso necessite, agora utilizando elasticos.
Pronto, a folha que foi modelada fixada na fuselagem.
Enquanto seca, iniciei a construção dos paineis centrais das asas. Varetas de 12X6 para a longarina
O posicionamento das nervuras na vareta inferior de 12X6
A colagem da vareta superior de 12X6 e vareta 6X6 de reforço trazeiro
A colagem do bordo de fuga feito com contraplaca deve ser inicialmente ponteado com bonder.
Apos o ponteamento com bonder cole com cola amarela de marceneiro todas as nervuras ao bordo de fuga.
Reforce os intervalos do bordo de fuga com varetas de balsa de 1/16 para melhorar a resistencia.
Pronto, o painel central da asa com as falsas nervuras coladas.
E é so alegria,
FLAVIÃO