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Enviado: Qui Ago 22, 2013 7:46 am
por Paulinho
Hehehe! Você faz parte da Turma do Bem!!!

Enviado: Qui Ago 22, 2013 9:11 am
por rodrigo carvalho santino
tamanho do aero ate que é o problema do haroldo veloso e sim os voos muito distantes, esta é a reclamação da torre; Como o clovis sempre orienta devemos voar próximo a pista cruzando por cima dela reliazando os voos na parte do fundo do terreno, porém alguns aeromodelos fazem voos bem bem longe disto ficando na cara da torre do aeroporto, onde causa a reclamação, contudo foi realizado contato com o encarregado da infraero no dia do ultimo fato, e não houve mais nenhum tipo de reclamações com respeito aos voos

Enviado: Qui Ago 22, 2013 1:27 pm
por ferrabra
Paulinho,
A data que consta é a de publicação ou modificação da carta. Desconheço se as cartas possuem validade, mas constam no site oficial da AIS Brasil, assim como a VAC de Macaé, que é de 2004.
De qualquer forma, o importante é que os pilotos, principalmente do FPV, fiquem sabendo um pouco sobre regras e corredores de tráfego para evitar problemas. Já publicaram um vídeo aqui, acho que feito no poliesportivo, no qual o modelo estava bastante alto e, por lá, passam vários helicópteros trafegando entre a cidade e o litoral.
Em rota, aeronaves VFR têm que se manter acima de 300m do obstáculo mais alto dentro de um raio de 600m. O ideal é não voarmos nestas áreas, principalmente onde há um aeroporto por perto.
[quote:0748243c7e="Paulinho"]Acabei de olhar novamente a carta e consta no roda-pé dela que ela é de "20 nov 08"[/quote:0748243c7e]

Enviado: Qui Ago 22, 2013 1:50 pm
por Paulinho
ferrabra! Concordo plenamente com você! Apesar de não ser mais área de circulação de Helicópteros onde está instalado o HV todos tem que ter bom senso e como comentei além das dimensões do aeromodelo também a altitude de voo...

Enviado: Qui Ago 22, 2013 10:00 pm
por Clovispintado
ola pessoal do haroldo eu estou lendo aqui alguns comentarios e fico contente porque acho que todos estao da mesma forma que eu em preservar a nossa pista e em questao de tamanho de aeromodelo sim tnbm vamos nos vigiar um pouco eu tenho tnbm um aero meio que grande mas e so 50cc e nao sei se vçs ja perceberam eu so voo ali encima da pista nao ultrapasso o limite da caixa de voo mas o grande problema e com a cilindrada acho que nao e bom ultrapassar as 50cc o barulho e muito grande alem das 50cc e uma pena mas regras tem que ser cumprida para o bem de todos e tnbm nao convenhamos voos muito altos pois estamos em uma area restritas se todos nos obedecermos direitinho as regras teremos bons divertimentos e espero com a compriençao de todos final de semana nos veremos abrçs

Enviado: Sex Ago 23, 2013 1:56 pm
por Arantes Jr.
Li todas as mensagens sobre a questão abordada e concordo com as que se apresentam com a preocupação da segurança aeroportuária e do entorno da nossa pista.
A minha opinião é a seguinte: O tamanho dos modelos se por causa do "barulho" que fazem, mesmo que seja o ronco de um 100cc, não perturba o aeroporto e sim a vizinhança da pista e se no caso este mesmo 100cc que suponho ultrapasse os 2,20 metros de envergadura, pode sim e muito bem, ser notado da torre de controle do aeroporto e isto pode ser problema.
Quanto à altura de se alçar os voos, esta questão também está ligada ao visual do aeroporto mas isto eu acredito que resolvemos de uma maneira muito simples que é a de todos, sem exceção, respeitar a caixa de voo (distância, largura e altura) e voando sempre conforme a regra básica de se passar sobre a pista sempre contra o vento! "SEMPRE CONTRA O VENTO"... Assim se evita o grande risco de choques frontais, dando para voar com até seis modelos no ar sem que tenhamos que ir lá para cima não tendo que ficar desviando de modelos que passam de qualquer jeito sobre a pista contrariando as "leis" da aviação seja ela a real ou aeromodelismo.

Enviado: Sex Ago 23, 2013 3:51 pm
por Gilberto
Precisamos definir bem isso para não corrermos o risco de termos problemas.
Concordo com o Arantes, se o problema fosse barulho, então não se poderia voar nem um .15 sem mufla. Avião grande é visto de longe.

Como ficam os planadores? Pois eles voam bem alto atrás das térmicas.

Enviado: Sex Ago 23, 2013 4:13 pm
por taradoaero
[quote:1bba8a1e7d="Gilberto"]Precisamos definir bem isso para não corrermos o risco de termos problemas.
Concordo com o Arantes, se o problema fosse barulho, então não se poderia voar nem um .15 sem mufla. Avião grande é visto de longe.

Como ficam os planadores? Pois eles voam bem alto atrás das térmicas.[/quote:1bba8a1e7d]

eu não acredito que no visual a torre de Guarulhos tenha condições de ver os aeros voando, nem escutar o barulho do motor, so se estiver usando binoculo ou outros equipamentos...

Enviado: Sex Ago 23, 2013 5:27 pm
por Paulinho
[quote:44ddc00577="taradoaero"][quote:44ddc00577="Gilberto"]Precisamos definir bem isso para não corrermos o risco de termos problemas.
Concordo com o Arantes, se o problema fosse barulho, então não se poderia voar nem um .15 sem mufla. Avião grande é visto de longe.

Como ficam os planadores? Pois eles voam bem alto atrás das térmicas.[/quote:44ddc00577]

eu não acredito que no visual a torre de Guarulhos tenha condições de ver os aeros voando, nem escutar o barulho do motor, so se estiver usando binoculo ou outros equipamentos...[/quote:44ddc00577] Fabio, ouvir também duvido mas visualmente está enganado, dá para ver perfeitamente, nós mesmo quando estamos ainda na Av. do lado da torre vemos perfeitamente os aeromodelos em voo, imagine eles que tem visual privilegiado ...

Enviado: Qua Set 04, 2013 12:44 am
por ferrabra
A torre certamente consegue ver os aeromodelos no Haroldo Veloso. Os modelos maiores podem parecer que estão voando mais perto, talvez isso incomode o chefe da torre. 90% do tempo eles estão de costas para o Haroldo Veloso, controlando os pousos e o tráfego no solo do aeroporto. Não sei se a torre de GRU é assim, mas Congonhas e outras que tive o prazer de visitar são quase totalmente a prova de som, caso contrário os controladores ficariam surdos hehehe!