Dando fim à epopeia que foi a escolha do motor desse avião, já fiz a compra do danado.
Eu já conhecia a linha
Grand Turbo (ou GT Series) da Emax, vi alguns modelistas utilizando em conversões de modelos .15, .25, .40... e elogiando muito esses motores, os relatos são sempre de muita eficiência: muita potentes, mas também econômicos. Mas, até então, não sabia que haviam motores maiores da série GT. Vasculhando fóruns gringos, encontrei o GT4030/08, de 353KV e o /06, de 420KV.
De acordo com a tabela fornecida pela própria Emax, trabalhando com 6s, esse motor tem o seguinte desempenho:
/08 353KV: Hélice 18x10
RPM: 5700
Corrente Máxima: 50A
Empuxo Estático: 5.5kg
/06 420KV:Hélice: 16x8
RPM: 8100
Corrente Máxima: 60A
Empuxo Estático: 5.4kg
Como disse antes, gosto de trabalhar com pelo menos 30% de folga no ESC. A conta é uma soma da corrente contínua máxima (CCM) do motor, com 30% de percentual de segurança (%SEG) calculado sobre a CCM. Vamos ver se as duas versões do motor cabem com folga no meu ESC de 90A:
/08 -> 30% de 50A = 15A -> CCM + %SEG = 65A
/06 -> 30% de 60A = 18A -> CCM + %SEG = 78A
Esse ESC vai trabalhar GELADO! hahahaha
Ambas as versões "cabem" com uma gigantesca margem de segurança no meu ESC, e entregam virtualmente o mesmo empuxo estático (apenas 100g de diferença). Desta maneira, restaram duas questões para a escolha: tamanho da hélice e RPM máxima. A versão /08 trabalha com uma hélice 18" em 5700RPM; já a /06 trabalha com uma 16" com 8100RPM. Teoricamente, um motor com hélice pequena e maior RPM entregaria mais velocidade final. Já um motor com hélice grande e menor RPM, teria mais tração.
A escolha deveria basear-se, então, na característica de voo esperada para o avião e/ou na disponibilidade de hélices. Aqui no Brasil não é fácil achar hélices grandes para motores elétricos. Conseguimos importar qualquer hélice para motor elétrico, mas a importação leva tempo. Um pouso mais duro, uma pedra rebatida, pilonagem... Tudo isso coloca a hélice em risco. Vou fazer um pouso ruim e ficar um mês sem voar por falta de hélice? Complicado...
Até dá para voar com uma hélice para motor à combustão, mas o motor elétrico perde rendimento. Consome mais e entrega menos.A questão da hélice pesou mais e acabei comprando a versão /06 de 420KV. Encontrei alguns anúncios de hélice 16x8 para motores elétricos, mas sequer encontrei um anúncio no Brasil de 18x10.
O motor pesa 380g e custa $42.18 no site da Emax.
Fonte dos dados de desempenho.A Emax é uma excelente fabricante, mas também é uma das mais falsificadas. Para evitar problemas, o recomendado é comprar diretamente do site oficial:
https://emaxmodel.com/