Re: Tucano Mauri .40 Glow
Enviado: Sáb Jan 21, 2023 9:43 am
Felipe Uebelhart escreveu:Acredito que a regulagem seja possível de ser obtida em todas as situações, pois ela é referente a proporção de ar/combustível. Mas será que essa regulagem muda muito com 10mm de tanque acima do nível ideal? Fiquei intrigado com esse assunto e vou pesquisar mais, quem sabe até eu monte uma bancada de testes para um motor .46 que tenho e abra um novo tópico para desmitificar esse assunto. Contarei com a colaboração e dicas de todos caso faça isso.
Por enquanto, vou ver se acho um espaço para movimentar o tanque, caso não consiga, vou realizando alguns teste em solo com diversas posições para verificar essa variação.
Agradeço novamente por esse ponto observado.
Tem certas coisas que a física se mostra presente e não temos como mudar. 10mm não altera muito, mas se colocar o fundo do tanque nivelado com a agulha do motor aí a coisa pega. Outro fator que altera muito sem que consigamos perceber, é que em testes estáticos não temos a força G atuando e tão pouco a variação da pressão atmosférica que queiramos ou não, se altera não somente com a altitude em voo mas pelo clima no dia. Vamos supor que no dia de hoje consigamos uma boa regulagem com o tanque fora da posição ideal, mas um outro dia em que a pressão atmosférica estiver bem mais acima ou abaixo não consigamos mais essa boa regulagem, tanto que motores glow nunca foram feitas uma regulagem uma única vez e nunca mais se mexeu na regulagem, sempre tivemos que engordar ou afinar um pouco o motor, pois o certo da regulagem coisa que poucos fazem, é quando regular o motor, levantar o nariz do aeromodelo e o motor tem que afinar um pouco mais e estabilizar, pois se estiver magro demais, ao levantar o nariz o motor afina e apaga e gordo demais não tem o melhor desempenho.
Se desejam colocar o tanque embaixo do aeromodelo ou acima das asas, tanto faz, vai ligar sim o motor, mas terão variantes que certamente nos deixarão empenhados.
Eu penso da seguinte forma; se em anos em que aeromodelistas passaram por vários perrengues até chegarem em um ideal, prefiro manter esse ideal do que dar chances ao azar, pois tudo que eu decidir alterar, será por minha conta e risco.
Motor bem regulado e mistura de combustível correta, o que menos devemos nos preocupar é com motor apagar em voo e nos deixar na mão.
Fica por conta e risco de cada um, pois o que tentamos fazer aqui é dar dicas assim como receber dicas para que os problemas sejam os menores possíveis, mas nada é uma lei que tenha que ser seguida à risca sob pena de morte se não cumprida kkkkkkkkkkk