Lipo inchou na quarta carga Rhino 1050 40C Series(Com fotos)

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Doca-SP
membro
Mensagens: 1606
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 1:14 pm
Localização: São Paulo - SP - CEP 05542000

Mensagem por Doca-SP »

Olha as opiniões dos gringos sobre esta bateria.

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/product_reviews.asp?idproduct=9608
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Pessoal eu tenho 3 lipos dessas 40c, mas como são de capacidade grande, 2 de 5s 4000 e uma de 6s 4000, não consigo carregar a mais que 3c.
Sempre carrego com 3c e tambem nunca notei nada de anormal, não inchou, não esquentou...
Tem que ter um bom carregador/balanceador, acho que oque pegou fo o lance de carregar como 2s, dai quando ele colocou pra carregar como 3s a 5c, o balanceador não segurou a "onda" das celulas que já estavam pré carregadas, e as sobrecarregou.
Bom, pelo menos é isso que eu acho né...

Abraços pessoal.
thalles.pereira
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sex Fev 29, 2008 8:41 pm
Localização: Paraty,RJ

Mensagem por thalles.pereira »

[quote:3c6693227f="Guilherme Lopes"][quote:3c6693227f]A segunda carga tive que começar em 2S por 5 minutos, parar e começar a carga em 3S, isso porque o ESC super simple, não tem cut-off, então não se pode voar 100% da bateria. Parei a carga em 2S comecei em 3S e tudo ok .... [/quote:3c6693227f]

Deixe-me ver se entendi bem, você carregou uma LiPo 3S, como 2S ? se sim, desculpe a expressão, [b:3c6693227f]mas você é muito burro[/b:3c6693227f] !!![/quote:3c6693227f]

Bom acho que ele não merece este tipo de comentario.

Ja tive de usar deste artificio uma vez para poder carregar uma lipo que estava desbalanceada e baixou demais uma das celulas e o carregador reclamou da tensao muito baixa. A bateria nao sofreu danos e está em uso até hoje. Era uma hiperion para 5C de carga e o carregador tambem hiperion recomendado para este tipo de carga.



Thalles
thalles.pereira
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sex Fev 29, 2008 8:41 pm
Localização: Paraty,RJ

Mensagem por thalles.pereira »

Sendo o seu carregador o Accucel 6, que o firmware é praticamente o mesmo do imax b6, você pode:

Ajustar o limite de carga da bateria, se sua bateria é de 1050mAH, ajuste o limite para 1060mAH.

Ajustar o tempo limite de carga, por exemplo se carregar a 2C o tempo previsto é de 30min, ajuste para 32 - 33min.

Sempre carregue balanceando, evita que alguma celula ultrapasse 4,20V.


Experiência própria:

Tenho 2 Turnigy 1800mAH 30C e uma Flightmax 2200mAH 25C que carrego no campo a 2C balanceando com o Imax B6, no final do voo, estao quase sempre balanceadas, e se não, somente 0,02V no maximo de desvio.
De vez em quando, descarrego elas pelo carregador e carrego em 0,7C para medir a capacidade e aida esta perfeitas.
Normalmete cada bateria faz de 4 a 6 voos por final de semana fora os eventuais dias de semana e ja tem 7 meses de uso contínuo.


Dica.

confira com um multímetro se seu carregador esta medindo corretamente a tensão da bateria, e mesmo se não estiver balanceando, conecte o plug de balanceamento para monitorar a tensão se cada célula.


Thalles
Responder