Antonov AN-22- 3,25m.envergadura-ajuda c/ tripartida
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- bruno occy
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- LaercioLMB
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Um detalhe sobre o diedro desse aeromodelo e que a maioria acha que esses aviões Antonov tem diedro negativo (anedro), quando na verdade, não tem.
A inclinação das asas para baixo, é para compensar a flexibilidade que elas tem quando o avião alça voo e se assistirem a vídeos desses aviões decolando e ou voando, verão que as asas ficam com um leve diedro positivo e nada de anedro nelas.
Outro exemplo típico nisso, basta olharem as asas de um A320 por exemplo, quando forem viajar de avião e for um desses, olhe que a medida que o avião ganha velocidade, as pontas das asas vão subindo e quando o avião decola, as asas estão com um bom diedro positivo.
Sendo assim, fazer um Antonov RC com asa reta, não significa que estará fora da escala ou da originalidade dele, simplesmente as asas dos aeromodelos não necessitam serem flexíveis, pois a carga que elas irão levantar, nada se compara com o avião mesmo.
Sendo assim, se fizermos um Antonov RC com anedro nas asas, só teremos mais dificuldades em pilotar ele, pois as asas não irão flexionar e ficarem retas ou com um leve diedro com carga.
É um detalhe muito importante a ser observado.
A inclinação das asas para baixo, é para compensar a flexibilidade que elas tem quando o avião alça voo e se assistirem a vídeos desses aviões decolando e ou voando, verão que as asas ficam com um leve diedro positivo e nada de anedro nelas.
Outro exemplo típico nisso, basta olharem as asas de um A320 por exemplo, quando forem viajar de avião e for um desses, olhe que a medida que o avião ganha velocidade, as pontas das asas vão subindo e quando o avião decola, as asas estão com um bom diedro positivo.
Sendo assim, fazer um Antonov RC com asa reta, não significa que estará fora da escala ou da originalidade dele, simplesmente as asas dos aeromodelos não necessitam serem flexíveis, pois a carga que elas irão levantar, nada se compara com o avião mesmo.
Sendo assim, se fizermos um Antonov RC com anedro nas asas, só teremos mais dificuldades em pilotar ele, pois as asas não irão flexionar e ficarem retas ou com um leve diedro com carga.
É um detalhe muito importante a ser observado.
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Desculpe-me , mas não procede.
É preciso separar duas soluções aqui e em qualquer aeronave c anedro:
1)Flexibilidade das asas
2)Anedro
Então, vamos lá:
1)Flexibilidade:
Como em qualquer aeronave, mesmo num simples Piper Cherokee, a estrutura
das asas trabalham como absorvedoras dos impactos naturais das massas de ar em permanente movimento.
Desta forma, as forças são distribuídas por toda a estrutura, sendo óbviamente a (os as) longarinas, o ponto de maior absorção INICIAL.
Mesmo asas com anedro TEM QUE FLEXIONAR.
2)Anedro:
É uma solução aerodinâmica que visa criar INSTABILIDADE DINÂMICA, ou seja, se temos uma massa PENDENTE de uma asa alta, o efeito pendulo cresce.
Se,por diversas razões, o projeto necessita de uma asa alta , ex:
-Harrier: por causa da operação VTOL, que traria uma ponta de asa EXCESSIVAMENTE próxima do solo num pouso VTOL, que costuma ser aos pulos (bumps), devido ao efeito solo dos vetores verticais do fluxo da turbina
-C-117: por necessitar de um clearance (distancia livre) entre pontas de asa e solo grande, uma vez que opera em pistas despreparadas (bumps), além de ainda precisar de uma rampa de liberação/recepção de cargas ,foi projetado com asa alta.
Porém, peso em efeito pendulo grande+asa alta= estabilidade EXCESSIVA, que é igual a pouca dirigibilidade, principalmente no eixo longitudinal, que é = a comandos ruins e difíceis e baixa agilidade.
Solução-> induzir instabilidade via ANEDRO.
O anedro faz o oposto ao diedro-> quando a asa direita, p. ex. está baixa, a asa esquerda está com MAIS sustentação, o que induz a ENTRAR MAIS NA CURVA , ao contrário do diedro, que induz a sair e estabilizar.
É preciso separar duas soluções aqui e em qualquer aeronave c anedro:
1)Flexibilidade das asas
2)Anedro
Então, vamos lá:
1)Flexibilidade:
Como em qualquer aeronave, mesmo num simples Piper Cherokee, a estrutura
das asas trabalham como absorvedoras dos impactos naturais das massas de ar em permanente movimento.
Desta forma, as forças são distribuídas por toda a estrutura, sendo óbviamente a (os as) longarinas, o ponto de maior absorção INICIAL.
Mesmo asas com anedro TEM QUE FLEXIONAR.
2)Anedro:
É uma solução aerodinâmica que visa criar INSTABILIDADE DINÂMICA, ou seja, se temos uma massa PENDENTE de uma asa alta, o efeito pendulo cresce.
Se,por diversas razões, o projeto necessita de uma asa alta , ex:
-Harrier: por causa da operação VTOL, que traria uma ponta de asa EXCESSIVAMENTE próxima do solo num pouso VTOL, que costuma ser aos pulos (bumps), devido ao efeito solo dos vetores verticais do fluxo da turbina
-C-117: por necessitar de um clearance (distancia livre) entre pontas de asa e solo grande, uma vez que opera em pistas despreparadas (bumps), além de ainda precisar de uma rampa de liberação/recepção de cargas ,foi projetado com asa alta.
Porém, peso em efeito pendulo grande+asa alta= estabilidade EXCESSIVA, que é igual a pouca dirigibilidade, principalmente no eixo longitudinal, que é = a comandos ruins e difíceis e baixa agilidade.
Solução-> induzir instabilidade via ANEDRO.
O anedro faz o oposto ao diedro-> quando a asa direita, p. ex. está baixa, a asa esquerda está com MAIS sustentação, o que induz a ENTRAR MAIS NA CURVA , ao contrário do diedro, que induz a sair e estabilizar.
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