Montando um Quadrocóptero

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
wloebel
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Out 02, 2008 3:01 pm
Localização: Barueri, SP

Mensagem por wloebel »

Meu "primeiro" multicoptero deve levantar vôo amanhã. Digo "primeiro" pois já estou planejando fazer outros (tri, quad, hexa, etc).

O que estou construindo é um Tricóptero, com placa KK "home-made". A princípio planejei fazer somente com giros (sem uma placa microcontrolada) mas depois de ler mtos relatos nos fóruns gringos e também observando a experiência de um colega daqui da empresa que tentou apenas com giros, encarei a contrução da placa KK. Apanhei um pouco pra fazer a PCI e depois apanhei um pouco pra gravar o firmware, mas agora tenho o domínio da tecnologia, rs...

Hoje liguei toda a eletrônica e pude observar que realmente a coisa funciona legal. Essa placa tem uma funcionalidade bacana, ao energizar o bixo, os motores não giram enquanto vc não segurar o leme para a direita por alguns segundos, bacana pois evita acidentes. Ao terminar de voar, é só segurar o stick do leme para a esquerda por alguns segundos e pronto, os motores não rodam mais, pode acelerar que não vira.

E pelo que andei lendo, essa placa KK faz a leitura dos sensores bem mais rápido do que um giro comum, o que garante maior estabilidade. Claro, tudo é teoria ainda pra mim, preciso decolar e sentir na ponta dos dedos se é bom mesmo !

Criei um programa novo no rádio e nada mais, nem ATV, nem reverso, nada... funcionou de primeira, "balançando" a placa pra lá e pra cá e os motores "respondendo" certinho.

Amanhã é o dia... rs...

Abraços
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Legal, vc treinou antes em simulador ?
Avatar do usuário
wloebel
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Out 02, 2008 3:01 pm
Localização: Barueri, SP

Mensagem por wloebel »

Cara... recentemente comprei o G5.5 mas não tem nenhum multicoptero na lista de modelos, preciso comprar um fligh pack adicional... na verdade comprei o simulador pra voar em casa quando chove Ô VÍCIO !!! :D

Me perdoe a falta de modéstia neste momento :shock: estou confiando nos meus 20 e poucos anos de aeromodelismo pra pilotar esse tricóptero... Na verdade estou mais é com aquele medão que TODO aeromodelista tem (se diz que não tem está mentindo) ao fazer o primeiro vôo de trimagem de qualquer aeromodelo, rs...

Abraço
Avatar do usuário
henryfabricio
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Out 22, 2010 12:01 pm
Contato:

Mensagem por henryfabricio »

Já que pintou o assunto, tem uns simuladores inclusive de quadro, hexa e octo muito bons. Um é grátis, o FMS e tem um pago mas que você pode voar 2 minutos no demo que é o AeroSIM-RC.
Avatar do usuário
wloebel
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Out 02, 2008 3:01 pm
Localização: Barueri, SP

Mensagem por wloebel »

VOOU !!! ... fiz ontem um teste no apertado quintal de casa, apenas hoverando, em meio à árvores e varais de roupa rs... uma caixa de vôo muito pequena mas foi muito satisfatório !

Ainda está muuuuito sensível ao comando e carente de estabilidade, preciso ajustar os ganhos da placa KK, reduzir o ATV e ativar um pouco de exponencial... e talvez seja necessário reduzir o diâmetro da hélice (estou usando 10x4.7, acredito que 9x4.7 seja o ideal).... mas o primeiro teste foi um SUCESSO total... :lol:

Abs
"Voar é preciso !"
Avatar do usuário
wloebel
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Out 02, 2008 3:01 pm
Localização: Barueri, SP

Mensagem por wloebel »

Gravei um vídeo para registrar o nascimento da criança, rs...

E já comecei a construção do Quadcóptero...

http://www.youtube.com/watch?v=pI36Tr9qeyY

Abs
"Voar é preciso !"
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Ótimo, eu tb já montei o meu quadro UAVX. Acabei usando o frame de plywood que comprei na HK mesmo. Para o octo vou construir um novo frame.

Fiz vários testes, apenas hoverando. A controladora é muito sensível a vibrações, e isto afeta em MUITO a estabilidade, então é muito importante ter hélices bem balanceadas e motor que gere pouca vibração. Neste último quesito ainda não estou bem servido, pq optei pelo towerpro 2410-09 pq é barato, então se lenhar o preju é baixo. Mas ele é muito ruidoso, então já estou procurando um substituto. Ainda assim, após balancear as hélices obtive um bom resultado de estabilidade, hoverando indoor.

Outra coisa a ser melhorada são os ESC. Peguei um HK SS 25/30A e vou gravar nele o firmware QUAX, que permite taxas maiores de PWM, melhorando o tempo de resposta dos motores, e então a estabilidade.

wloebel, qual motor/hélice/ESC/bateria vc está usando ?
Avatar do usuário
wloebel
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Out 02, 2008 3:01 pm
Localização: Barueri, SP

Mensagem por wloebel »

[quote:5a8558b1d3="Antonio Garcia"]
wloebel, qual motor/hélice/ESC/bateria vc está usando ?[/quote:5a8558b1d3]

Opa desculpe a demora.... meu setup é o seguinte:

- Controladora KK Multicontroller TH v6.3 com firmware v1.5;
- 3 Motores 2213N 800Kv;
- 3 ESC Turnigy Plush 25A;
- LiPo 2200mAh 3S 20C;
- Hélices GWS RD-1047 (10x4,7);
- Micro sero Turnigy 380MAX 4.1K Metal Gear;
- Receptor Futaba R606FS

Abraço
"Voar é preciso !"
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Nossa faz tanto tempo que não mexo no meu quad que ja ate juntando pó...

O frame do meu atualmente está com duas varetas quadradas de fibra de carbono, os motores usei os dt750, são muito economicos e fortes....

Cara preciso de um tempo pra tirar a poeira dele...
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Olá Osvaldo, lembro de ver video seu voando o quad. Qual é mesmo a sua plataforma ?

Tb gosto desse motor DT750, é muito econômico e bem balanceado. Mas não gosto do sistema do montante dele. Afrouxa com facilidade e se apertar muito pode espanar a rosca do montante, que é de alumínio. Já encomendei o KD 20-22L para ver como é. É muito recomendado no rcgroups, em 1º lugar, e em segundo vem o DT750.

Cheguei à conclusão que com o frame de plywood da HK não dá. Por causa da falta de rigidez, os eixos dos motores não ficam bem alinhados uns com os outros e isso gera forças componentes indesejadas. Não tenho como medir, mas acho que até durante o vôo os braços sofrem torções, o que é inadmissível pq prejudica o vôo e a controlabilidade. O conjunto tb perde calibração de nível (acelerômetros) facilmente. Só de deixar o quad guardado de um dia para o outro em uma posição diferente da horizontal ele já perde a calibração. Aliás, às vezes até mesmo na horizontal. Desconfio tb que variações de temperatura façam a madeira "trabalhar".

Por isso, vou construir um outro frame, com braços de alumínio (tubo quadrado de 1/2") e a junção central feita com duas placas de fibra de vidro de circuito impresso, uma acima e outra abaixo dos braços, materiais muito mais rígidos contra flexão, torção e variações de temperatura.
Responder