Enviado: Seg Nov 03, 2008 10:24 am
FINALIZANDO A ASA:
Depois de coladas as meias asas, parti para o acabamento final com lixa, acertando pequenas diferenças ente as asas e passando lixa 420 para fica lisinho.
Depois utilizei a técnica de aplicação da vareta de fibra de vidro de 2mm no intradorso da asa (tem um [url=http://br.youtube.com/watch?v=LNnEjjIBsZ8]vídeo do AMB[/url] muito bom sobre esse processo) deixando 10cm nos extremos da asa sem longarina, apliquei duas faixas de fita filamentosa, enfitei com transparente e tirei os pequenos defeitos com o soprador.
Nas pontas das asas não lixei nada deixando-a reta e coloquei um par de pequenos winglets para etivar (será?) vortex de ponta.
[b:a9fcf9c91e]CENTRO DE GRAVIDADE[/b:a9fcf9c91e] E ESTABILIDADE
Estou voando ele com o CG à 39 % ou seja à 70mm do bordo de ataque, nesse ponto está bem sensível de profundor e com baixa margem de estabilidade por isso não recomendo atrasar mais que esse limite. Mesmo com o CG atrasado dessa forma o estabilizador trimado ficou um pouco cabrado em relação ao estabilizador.
Para o pessoal iniciante acho que o [b:a9fcf9c91e]CG pode começar tranquilamente à 35% ou 60mm do bordo de ataque[/b:a9fcf9c91e]
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2927033820088714095DTIOwa][img:a9fcf9c91e]http://inlinethumb51.webshots.com/35058/2927033820088714095S600x600Q85.jpg[/img:a9fcf9c91e][/URL]
Depois de coladas as meias asas, parti para o acabamento final com lixa, acertando pequenas diferenças ente as asas e passando lixa 420 para fica lisinho.
Depois utilizei a técnica de aplicação da vareta de fibra de vidro de 2mm no intradorso da asa (tem um [url=http://br.youtube.com/watch?v=LNnEjjIBsZ8]vídeo do AMB[/url] muito bom sobre esse processo) deixando 10cm nos extremos da asa sem longarina, apliquei duas faixas de fita filamentosa, enfitei com transparente e tirei os pequenos defeitos com o soprador.
Nas pontas das asas não lixei nada deixando-a reta e coloquei um par de pequenos winglets para etivar (será?) vortex de ponta.
[b:a9fcf9c91e]CENTRO DE GRAVIDADE[/b:a9fcf9c91e] E ESTABILIDADE
Estou voando ele com o CG à 39 % ou seja à 70mm do bordo de ataque, nesse ponto está bem sensível de profundor e com baixa margem de estabilidade por isso não recomendo atrasar mais que esse limite. Mesmo com o CG atrasado dessa forma o estabilizador trimado ficou um pouco cabrado em relação ao estabilizador.
Para o pessoal iniciante acho que o [b:a9fcf9c91e]CG pode começar tranquilamente à 35% ou 60mm do bordo de ataque[/b:a9fcf9c91e]
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2927033820088714095DTIOwa][img:a9fcf9c91e]http://inlinethumb51.webshots.com/35058/2927033820088714095S600x600Q85.jpg[/img:a9fcf9c91e][/URL]