TERMICA 1 AEROBRAS

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:d5b8fead88="Alvaro Sala"][color=cyan:d5b8fead88]E antes que eu esqueça:
Esse Térmicão do Eduardo [/color:d5b8fead88][b:d5b8fead88][color=red:d5b8fead88] está ducacete e merece ser refinado[/color:d5b8fead88][/b:d5b8fead88][color=cyan:d5b8fead88] na trimagem e[/color:d5b8fead88] [b:d5b8fead88][color=red:d5b8fead88]mecanismos de leme[/color:d5b8fead88] [/b:d5b8fead88][color=cyan:d5b8fead88]e DT[/color:d5b8fead88][/quote:d5b8fead88]

Vi que tá com pouca ou quase nada de curva.
Não tem desculpa, é fácil pr@c@cete:

- Faz a parte móvel e a dobradiça;
- Horn duplo com dois batentes reguláveis, de um lado linha do outro elástico ou mola;
- linha vai até o gancho que tem outro araminho que desliza dentro de um tubo.

[url=http://eduardoyamin.blogspot.com.ar/2012/01/gancho-de-reboque-guardia-vieja.html]+ INFO[/url]
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Yamin,
Por quem nos tomas?
O modelo TEM leme automático. Apenas falta refinar...
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:04c6ac32ca="Alvaro Sala"]Yamin,
Por quem nos tomas?
O modelo TEM leme automático. Apenas falta refinar...[/quote:04c6ac32ca]

Calma Sr Sala.

Que bom entao!

Faltam fotos dos detalhes do aero e ainda nao consegui colocar no meu orçamento e encomendar uma bola de cristal internacional então infelizmente nao tenho como adivinhar.
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

[quote:e225639d17="Gerson B."]Que coisa mais linda!! Parabéns mesmo!!!

Tive um Pégasus, e o material para a construção era exatamente o mesmo!! Só mudava a planta! Na época (1985) fui na Aerobrás e eu comprei o Pégasus e meu colega o Térmica!! Pura alegria de ver os dois modelos voando!! Só batia o desespero por não ter rádio e ver a térmica e o vento definindo o destino final!! "Gelei" várias vezes, pois o planador era muito leve e ia literalmente embora. Acreditem ou não tenho este Pégasus até hoje, porém entelei com oralight azul (devia ter deixado com o papel e dope)!!! :(

Veja este video do lançamento na mão em 1993 que eu fazia no interior!!
http://www.youtube.com/watch?v=iUemBCENWao&list=UUWKRHab2Sd7qkaLtf8uGc5Q&index=22

Parabéns !![/quote:e225639d17]

Qeu show agora imagine se rebocado com 50 mts de linha :lol: :lol: :shock: :shock: :roll: :roll: :cry: :cry:

Alias belos videos do seu canal

Yamim e Alvaro
Calma gente
:lol: na verdade acredito que os dois tem razão o sistema de existe mas só foi fotografado durente a contrução e se mostraram pouco eficiente em voo o dt funcionou bem mas quebrou no primeiro voo :?
Att
Eduardo
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

Olá pessoal.

Esse planador é muito bonito. Se a aerobras continuasse produzindo ele e o Pegasus iriam vender de montão.


Alguém sabe explicar porquê o estabilizador tem nervuras? Não entendo qual o motivo delas serem colocadas como se fosse uma asa.

O profundor deve gerar uma força para baixo. Não seria mais lógico que ele fosse colocado invertido ( com as nervuras de cabeça pra baixo ?)

Abraço .
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

[quote:9eaa1eead6="sandro2"]Olá pessoal.

Esse planador é muito bonito. Se a aerobras continuasse produzindo ele e o Pegasus iriam vender de montão.


Alguém sabe explicar porquê o estabilizador tem nervuras? Não entendo qual o motivo delas serem colocadas como se fosse uma asa.

O profundor deve gerar uma força para baixo. Não seria mais lógico que ele fosse colocado invertido ( com as nervuras de cabeça pra baixo ?)

Abraço .[/quote:9eaa1eead6]

Sandro vamos la:
concordo quando se refere aos planadores antigos da Aerobras mas eles precisam de construtores hoje são cada vez mais raros e olha que eu nem estou falando dos bons.

O estabilizador como o nome diz tem função de estabilizar o modelo não fazer força principalmente pra baixo estab com perfil chamamos de sustentador sim ele vai querer subir , porem a asa quer subir mais e como o intuito em voo livre é duração nos apegamos a tudo que der pra ganhar mais alguns segundos de voo.

Se ele funcionasse do jeito vc propôs seria o mesmo de ter um modelo cabrado.
Na verdade são muitos detalhes que fazem a diferença
cg, momento e volume de cauda, constante LTO etc...

Espero ter ajudado e qualquer duvida estou a disposição (mesmo que eu não saiba vou procurar saber com quem manja mais pra poder ajudar e aprender junto)
Att
Eduardo
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Essa força que voces estão falando se chama carga.
O estabilizador pode ter carga positiva (pra cima) neutra ou negativa, depende do projeto.
Na teoria PGI temos muita area mais muito momento de cauda (distancia entre asa e estab) o que queremos é que o estabilizador simplesmente estabilize (carga 0), por isso o perfil é o menos sustentador possível, no entanto continuamos fazendo o estabilizador com nervuras pois isso garante resistência à torção, ou estabilidade estática como diz meu amigo Beto Castruccikov.

Recomendo verem os vídeos que fizemos e colocamos no blog sob o titulo "charlas" além de treinarem o espanhol :wink: irão aprender um pouco mais sobre essa teoria.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Estabilidade dimensional...
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Obrigado amigos...
Att
Eduardo
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

Valeu minha gente.

Deu uma clareada. :idea:

Do ponto de vista estrutural realmente fica forte, principalmente depois de entelado.

Então na questão do vôo, ele diminui a tendência do nariz subir se o planador ganhar velocidade e diminui a tendência do nariz baixar se perder velocidade, fazendo o vôo menos oscilante nas variações de velocidade. É mais ou menos esse o raciocínio ?


- Oi Eduardo !! Tu tens o link do blog?
Responder