TERMICA 1 AEROBRAS
- Eduardo Yamin
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- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
[quote:d5b8fead88="Alvaro Sala"][color=cyan:d5b8fead88]E antes que eu esqueça:
Esse Térmicão do Eduardo [/color:d5b8fead88][b:d5b8fead88][color=red:d5b8fead88] está ducacete e merece ser refinado[/color:d5b8fead88][/b:d5b8fead88][color=cyan:d5b8fead88] na trimagem e[/color:d5b8fead88] [b:d5b8fead88][color=red:d5b8fead88]mecanismos de leme[/color:d5b8fead88] [/b:d5b8fead88][color=cyan:d5b8fead88]e DT[/color:d5b8fead88][/quote:d5b8fead88]
Vi que tá com pouca ou quase nada de curva.
Não tem desculpa, é fácil pr@c@cete:
- Faz a parte móvel e a dobradiça;
- Horn duplo com dois batentes reguláveis, de um lado linha do outro elástico ou mola;
- linha vai até o gancho que tem outro araminho que desliza dentro de um tubo.
[url=http://eduardoyamin.blogspot.com.ar/2012/01/gancho-de-reboque-guardia-vieja.html]+ INFO[/url]
Esse Térmicão do Eduardo [/color:d5b8fead88][b:d5b8fead88][color=red:d5b8fead88] está ducacete e merece ser refinado[/color:d5b8fead88][/b:d5b8fead88][color=cyan:d5b8fead88] na trimagem e[/color:d5b8fead88] [b:d5b8fead88][color=red:d5b8fead88]mecanismos de leme[/color:d5b8fead88] [/b:d5b8fead88][color=cyan:d5b8fead88]e DT[/color:d5b8fead88][/quote:d5b8fead88]
Vi que tá com pouca ou quase nada de curva.
Não tem desculpa, é fácil pr@c@cete:
- Faz a parte móvel e a dobradiça;
- Horn duplo com dois batentes reguláveis, de um lado linha do outro elástico ou mola;
- linha vai até o gancho que tem outro araminho que desliza dentro de um tubo.
[url=http://eduardoyamin.blogspot.com.ar/2012/01/gancho-de-reboque-guardia-vieja.html]+ INFO[/url]
- Alvaro Sala
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- Eduardo Yamin
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[quote:04c6ac32ca="Alvaro Sala"]Yamin,
Por quem nos tomas?
O modelo TEM leme automático. Apenas falta refinar...[/quote:04c6ac32ca]
Calma Sr Sala.
Que bom entao!
Faltam fotos dos detalhes do aero e ainda nao consegui colocar no meu orçamento e encomendar uma bola de cristal internacional então infelizmente nao tenho como adivinhar.
Por quem nos tomas?
O modelo TEM leme automático. Apenas falta refinar...[/quote:04c6ac32ca]
Calma Sr Sala.
Que bom entao!
Faltam fotos dos detalhes do aero e ainda nao consegui colocar no meu orçamento e encomendar uma bola de cristal internacional então infelizmente nao tenho como adivinhar.
- eduardo.jr
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[quote:e225639d17="Gerson B."]Que coisa mais linda!! Parabéns mesmo!!!
Tive um Pégasus, e o material para a construção era exatamente o mesmo!! Só mudava a planta! Na época (1985) fui na Aerobrás e eu comprei o Pégasus e meu colega o Térmica!! Pura alegria de ver os dois modelos voando!! Só batia o desespero por não ter rádio e ver a térmica e o vento definindo o destino final!! "Gelei" várias vezes, pois o planador era muito leve e ia literalmente embora. Acreditem ou não tenho este Pégasus até hoje, porém entelei com oralight azul (devia ter deixado com o papel e dope)!!! :(
Veja este video do lançamento na mão em 1993 que eu fazia no interior!!
http://www.youtube.com/watch?v=iUemBCENWao&list=UUWKRHab2Sd7qkaLtf8uGc5Q&index=22
Parabéns !![/quote:e225639d17]
Qeu show agora imagine se rebocado com 50 mts de linha :lol: :lol: :shock: :shock: :roll: :roll: :cry: :cry:
Alias belos videos do seu canal
Yamim e Alvaro
Calma gente
:lol: na verdade acredito que os dois tem razão o sistema de existe mas só foi fotografado durente a contrução e se mostraram pouco eficiente em voo o dt funcionou bem mas quebrou no primeiro voo :?
Tive um Pégasus, e o material para a construção era exatamente o mesmo!! Só mudava a planta! Na época (1985) fui na Aerobrás e eu comprei o Pégasus e meu colega o Térmica!! Pura alegria de ver os dois modelos voando!! Só batia o desespero por não ter rádio e ver a térmica e o vento definindo o destino final!! "Gelei" várias vezes, pois o planador era muito leve e ia literalmente embora. Acreditem ou não tenho este Pégasus até hoje, porém entelei com oralight azul (devia ter deixado com o papel e dope)!!! :(
Veja este video do lançamento na mão em 1993 que eu fazia no interior!!
http://www.youtube.com/watch?v=iUemBCENWao&list=UUWKRHab2Sd7qkaLtf8uGc5Q&index=22
Parabéns !![/quote:e225639d17]
Qeu show agora imagine se rebocado com 50 mts de linha :lol: :lol: :shock: :shock: :roll: :roll: :cry: :cry:
Alias belos videos do seu canal
Yamim e Alvaro
Calma gente
:lol: na verdade acredito que os dois tem razão o sistema de existe mas só foi fotografado durente a contrução e se mostraram pouco eficiente em voo o dt funcionou bem mas quebrou no primeiro voo :?
Att
Eduardo
Eduardo
- sandro2
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- Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
- Localização: Shenzhen, Guangdong
Olá pessoal.
Esse planador é muito bonito. Se a aerobras continuasse produzindo ele e o Pegasus iriam vender de montão.
Alguém sabe explicar porquê o estabilizador tem nervuras? Não entendo qual o motivo delas serem colocadas como se fosse uma asa.
O profundor deve gerar uma força para baixo. Não seria mais lógico que ele fosse colocado invertido ( com as nervuras de cabeça pra baixo ?)
Abraço .
Esse planador é muito bonito. Se a aerobras continuasse produzindo ele e o Pegasus iriam vender de montão.
Alguém sabe explicar porquê o estabilizador tem nervuras? Não entendo qual o motivo delas serem colocadas como se fosse uma asa.
O profundor deve gerar uma força para baixo. Não seria mais lógico que ele fosse colocado invertido ( com as nervuras de cabeça pra baixo ?)
Abraço .
- eduardo.jr
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- Localização: são paulo sp
[quote:9eaa1eead6="sandro2"]Olá pessoal.
Esse planador é muito bonito. Se a aerobras continuasse produzindo ele e o Pegasus iriam vender de montão.
Alguém sabe explicar porquê o estabilizador tem nervuras? Não entendo qual o motivo delas serem colocadas como se fosse uma asa.
O profundor deve gerar uma força para baixo. Não seria mais lógico que ele fosse colocado invertido ( com as nervuras de cabeça pra baixo ?)
Abraço .[/quote:9eaa1eead6]
Sandro vamos la:
concordo quando se refere aos planadores antigos da Aerobras mas eles precisam de construtores hoje são cada vez mais raros e olha que eu nem estou falando dos bons.
O estabilizador como o nome diz tem função de estabilizar o modelo não fazer força principalmente pra baixo estab com perfil chamamos de sustentador sim ele vai querer subir , porem a asa quer subir mais e como o intuito em voo livre é duração nos apegamos a tudo que der pra ganhar mais alguns segundos de voo.
Se ele funcionasse do jeito vc propôs seria o mesmo de ter um modelo cabrado.
Na verdade são muitos detalhes que fazem a diferença
cg, momento e volume de cauda, constante LTO etc...
Espero ter ajudado e qualquer duvida estou a disposição (mesmo que eu não saiba vou procurar saber com quem manja mais pra poder ajudar e aprender junto)
Esse planador é muito bonito. Se a aerobras continuasse produzindo ele e o Pegasus iriam vender de montão.
Alguém sabe explicar porquê o estabilizador tem nervuras? Não entendo qual o motivo delas serem colocadas como se fosse uma asa.
O profundor deve gerar uma força para baixo. Não seria mais lógico que ele fosse colocado invertido ( com as nervuras de cabeça pra baixo ?)
Abraço .[/quote:9eaa1eead6]
Sandro vamos la:
concordo quando se refere aos planadores antigos da Aerobras mas eles precisam de construtores hoje são cada vez mais raros e olha que eu nem estou falando dos bons.
O estabilizador como o nome diz tem função de estabilizar o modelo não fazer força principalmente pra baixo estab com perfil chamamos de sustentador sim ele vai querer subir , porem a asa quer subir mais e como o intuito em voo livre é duração nos apegamos a tudo que der pra ganhar mais alguns segundos de voo.
Se ele funcionasse do jeito vc propôs seria o mesmo de ter um modelo cabrado.
Na verdade são muitos detalhes que fazem a diferença
cg, momento e volume de cauda, constante LTO etc...
Espero ter ajudado e qualquer duvida estou a disposição (mesmo que eu não saiba vou procurar saber com quem manja mais pra poder ajudar e aprender junto)
Att
Eduardo
Eduardo
- Eduardo Yamin
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Essa força que voces estão falando se chama carga.
O estabilizador pode ter carga positiva (pra cima) neutra ou negativa, depende do projeto.
Na teoria PGI temos muita area mais muito momento de cauda (distancia entre asa e estab) o que queremos é que o estabilizador simplesmente estabilize (carga 0), por isso o perfil é o menos sustentador possível, no entanto continuamos fazendo o estabilizador com nervuras pois isso garante resistência à torção, ou estabilidade estática como diz meu amigo Beto Castruccikov.
Recomendo verem os vídeos que fizemos e colocamos no blog sob o titulo "charlas" além de treinarem o espanhol :wink: irão aprender um pouco mais sobre essa teoria.
O estabilizador pode ter carga positiva (pra cima) neutra ou negativa, depende do projeto.
Na teoria PGI temos muita area mais muito momento de cauda (distancia entre asa e estab) o que queremos é que o estabilizador simplesmente estabilize (carga 0), por isso o perfil é o menos sustentador possível, no entanto continuamos fazendo o estabilizador com nervuras pois isso garante resistência à torção, ou estabilidade estática como diz meu amigo Beto Castruccikov.
Recomendo verem os vídeos que fizemos e colocamos no blog sob o titulo "charlas" além de treinarem o espanhol :wink: irão aprender um pouco mais sobre essa teoria.
- betocastrucci
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- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
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- eduardo.jr
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- sandro2
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Valeu minha gente.
Deu uma clareada. :idea:
Do ponto de vista estrutural realmente fica forte, principalmente depois de entelado.
Então na questão do vôo, ele diminui a tendência do nariz subir se o planador ganhar velocidade e diminui a tendência do nariz baixar se perder velocidade, fazendo o vôo menos oscilante nas variações de velocidade. É mais ou menos esse o raciocínio ?
- Oi Eduardo !! Tu tens o link do blog?
Deu uma clareada. :idea:
Do ponto de vista estrutural realmente fica forte, principalmente depois de entelado.
Então na questão do vôo, ele diminui a tendência do nariz subir se o planador ganhar velocidade e diminui a tendência do nariz baixar se perder velocidade, fazendo o vôo menos oscilante nas variações de velocidade. É mais ou menos esse o raciocínio ?
- Oi Eduardo !! Tu tens o link do blog?