Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Re: Tom

Mensagem por xor »

[quote:3c081bc945="Cristiano Campos"].... A minha pergunta para vocês é sobre o que ficaria mais firme em caso de quedas. Primeira opção: colocar o motor mais para dentro da asa, em direção ao CG como mostra a foto em anexo, fazendo isso vou poder colocar a lipo totalmente em cima da asa (espero). Ou segunda opção: colocar um bico na asa (canopli). Fico no aguardo da ajuda de vocês, abraços.[/quote:3c081bc945]
O Cristiano,
rapaz já tive experiencia em colocar a lipo uns 2cm a frente do nariz da zagi. Eu mesmo fiz um canopi de isopor e cobria com fita. A questão é que numa eventual queda a probabilidade da lipo se perder é grande. Perdi 2 assim.
Fiz até canopi de fibra de vidro (manta e resina) mas tb era um problema com a LIPO.
Daí em diante trabalhei tudo pra deixar a lipo dentro da zagi.
Na foto da preta e amarela, acima, vc pode ver que a lipo tá lá no nariz e como ficou muito pra frente coloquei um anteparo de balsa pra proteger.
Vc pode mover os servos, ESC, receptor, etc pra frente para ajudar no CG.
Eu sempre recorto um pouco o bordo de fuga para posicionar o motor para frente tb. Ele altera bem o CG.
No manual deste tópico eu desenho na zagi onde coloco os componentes. Dê uma olhada no manual.

Abs

Xor
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

[quote:1976f68cd9="DEVAL"]Xor, parabéns pelo tutorial, tá muito bacana.
Não tinha visto antes, quando me perguntarem da próxima vez, já sei o que indicar
Abs[/quote:1976f68cd9]

Valeu Deval! O importante é compartilhar. Pra começar eu enchi o saco de gente tb. Então essa é minha colaboração.

Quem quiser colaborar, o espaço tá aberto. O objetivo é ajudar. Vejo sempre muita gente querendo informação de zagi.
Desde que "recomecei" tive edge, extra, tucano, cessna, etc.. mas nunca deixei de ter uma zagi pronta pra vôo também.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Cristiano, trazer o motor pra frente é valido sim pra ajudar no CG, vc não precisa tambem cortar toda a asa, pode fazer um corte com um retangulo só pra helice passar, vai atrapalhar um pouco o fluxo mas tudo bem.

Porem antes de vc mecher no motor, prende o chumbo no cg com fita, por cima mesmo e testa ela pra ver como fica o voo.... se te agradar o voo, já fixa o chumbo por dentro, se não agradar, ai traz servo pra frente, motor e por ai vai.....
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

Cristiano e todos que estão começando com ZAGIs,
Aproveitando, quero mostrar um vídeo muito educativo de coisas que funcionam e outras que, não na construção de uma ZAGI.

É a construção da minha número 1 que postei a foto acima. Estava iniciando e usei várias técnicas até ficar o resultado que ficou.

Como diz aquela máxima "a primeira a gente nunca esquece"... foi mesmo muito legal ver ela voar depois de começar com o bloco de isopor nas mãos.

Vejam vídeo da construção até o vôo.

[yt]ZlegGL76peQ[/yt]
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Xor,
A minha tá quase pronta....vai ficar com +/- 650g.

Minha intenção é colocar o seguinte motor/hélice:
TowerPro BM2409-12T com hélice 7 x 6 APC-E com uma 3S de 2200, Fica legal?

Tenho tb um hextronic 24g de 1300 KV e uma hélice 8x3.8....alguma combinação melhor?

Forte abraço.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Rapaz... esse 2409-12 fica muito bom. Fiz uma ZAGI MH45 com ele para um cliente-amigo aqui e o cara não quis saber de outro motor..rs Ele até revendeu a 2a ZAGI que tava com um motor de 1300kv.
A combinação do 2409-12 com 7x6 e 2200Mah vai te dar uma autonomia ótima.

Eu consegui fazer uma MH45 com a mesma configuração aqui com 600g fechadas. Mas foi a de 120cm mais leve q fiz. 650g tá excelente.

Tô fazendo uma de 80cm MH60 que tá entelada com 150g faltando motor, ESC e lipo de 1500Mah. Deve ficar com menos de 400g RTF.
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

[quote:0d7b5b4152="xor"]Rapaz... esse 2409-12 fica muito bom. Fiz uma ZAGI MH45 com ele para um cliente-amigo aqui e o cara não quis saber de outro motor..rs Ele até revendeu a 2a ZAGI que tava com um motor de 1300kv.
A combinação do 2409-12 com 7x6 e 2200Mah vai te dar uma autonomia ótima.

Eu consegui fazer uma MH45 com a mesma configuração aqui com 600g fechadas. Mas foi a de 120cm mais leve q fiz. 650g tá excelente.

Tô fazendo uma de 80cm MH60 que tá entelada com 150g faltando motor, ESC e lipo de 1500Mah. Deve ficar com menos de 400g RTF.[/quote:0d7b5b4152]

E se eu coloca a 0838 o que muda no vôo e na autonomia?

Obrigado pela rápida resposta!

Forte abç,

jorge
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

[quote:bb741692e2="xor"]Rapaz... esse 2409-12 fica muito bom. Fiz uma ZAGI MH45 com ele para um cliente-amigo aqui e o cara não quis saber de outro motor..rs Ele até revendeu a 2a ZAGI que tava com um motor de 1300kv.
A combinação do 2409-12 com 7x6 e 2200Mah vai te dar uma autonomia ótima.

Eu consegui fazer uma MH45 com a mesma configuração aqui com 600g fechadas. Mas foi a de 120cm mais leve q fiz. 650g tá excelente.

Tô fazendo uma de 80cm MH60 que tá entelada com 150g faltando motor, ESC e lipo de 1500Mah. Deve ficar com menos de 400g RTF.[/quote:bb741692e2]

E se eu coloca a 0838 o que muda no vôo e na autonomia?

Obrigado pela rápida resposta!

Forte abç,

jorge
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Com hélice mais leve a autonomia aumenta.
O passo menor (o 2o número da hélice) é diretamente proporcional a velocidade.

Uma hélice é YY x 6 e a outra ZZ x 3.8. A de passo 6 vai te dar 50% a mais de velocidade final (na teoria).
Digo na teoria pois as vezes vc aumenta a hélice e o motor rende menos, dando RPM final menor também.
Vai depender do seu conjunto.

Ou seja, se o motor tiver um giro alto (RPM) a 8x3.8 vai fazer ela voar bem só que com velocidade final menor.
Só testando na prática! Acredito que vai voar bem com ambas e mais rápida com a 7x6.

Eu tenho usado a 7x6 com mais frequencia e com melhores resultados. Existe até quem corte as pontas da 7x6 pra ficar com 6x6 :-) Melhora a RPM e a velocidade final. Mas a hélice tem que ser bem balanceada.
Outra opção é 6x5.

Mas em se tratando de ZAGI de 1,20m aconselho a ficar mesmo na 7x6.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Mais uma:

Essa fiz pra um amigo, 80cm, 150g com servos e receptor
Falta ESC, motor e lipo

Tá "meiga" ... rsrs
Anexos
rosinha.jpg
rosinha.jpg (28.62 KiB) Exibido 16836 vezes
Responder