Página 8 de 12

Enviado: Seg Mai 05, 2008 8:03 pm
por Marcos Quito
Aqui vai um ótimo tutorial do Márcio (grande construtor) de um PSS :

PSS = Power Scale Soaring = Planador escala de avião a motor.
É estranho mesmo, parece que vai meio contra, se gostamos de planador por que fazer escala de avião a motor ?

É que o PSS é um planador de colina VELOZ, ou seja, não é para principiantes. A limitação principal é encontrar uma colina que dê conta de segurar o bicho, pois ele não é nada termal, ele precisa de muito lift para segurar no alto.

Este é o link :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7397&postdays=0&postorder=asc&highlight=tony+m%E1rcio&start=0

O modelo até que é simples, são dois canais (aileon e profundor), mas deve ser muito reforçado, para os pousos, que são uma ignorância...

Justamente para aguentar o tranco é que são escolhidas geometrias grosseiras, como os aviões da II Guerra. Clássico, o P-51 é o campeão de escolha, claro.

Mas pode-se fazer PSS de praticamente qualquer avião que se queira, como disse, de preferência os mais gordinhos de fuselagem que é para aguentar o tranco.

Nos meses de inverno é que entram os ventos mais fortes (pelo menos por aqui na região Sudeste), e estes ventos é que geram o lift necessário para erguer esses modelos.

A parte mais gostosa do PSS são as acrobacias, pode-se fazer aproximadamente 80% das acrobacias dos modelos a motor. Fora as passagens em razante que são uma delícia.

A pior parte mesmo é o pouso, judia mesmo!

Um modelo de EPP pode durar anos, mas um de isopor (P3 no mínimo) só dura um inverno mesmo.

-Boa leitura !

Enviado: Ter Jul 29, 2008 9:49 pm
por Marcos Quito
Estou querendo enriquecer este tópico com projetos relativamente simples, com materiais alternativos, para quem deseja começar no planadorismo.

Tem este YodAtun Guppy que é um barato : O Sktfer de Sorocaba criou este post :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=38710

Também tem o post americano :

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=670371

Ele já não é para iniciante pois usa ailerons - um pouco mais arisco - mas é sem dúvida uma construção legal, pouco lenhável, para um planador de colina muito gostoso.

É todo feito em isopor apenas, com alguns reforços de vareta/fibra.

Enviado: Sáb Ago 23, 2008 9:57 am
por Marcos Quito
Puxa vida - faltou colocar um dos projetos mais usados por iniciantes - o do Josenilson do vôo silencioso :

http://www.geocities.com/amigosdovoo/html/instrucoes.htm

É um planador basicão feito de isopor, fácil de fazer, usa eletrônica standard (não precisa nada micro, tudo normal), tem vôo dócil, lento, tranquilo, e pega qualquer bafinho na colina perto da sua casa !

Falta colocar uma foto aqui.

Enviado: Ter Nov 18, 2008 10:05 pm
por Marcos Quito
Mais um projetinho simples e eficiente : Plank-minuto.
Única restrição no material : usa depron, sei que não é fácil de encontrar no Brasilzão, mais fácil nas capitais, mas, quem sabe, uma adaptação com as bandejinhas...

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51098

A proposta deste modelo é ser bem compacto para transportar numa viagem, sem atrapalhar os ocupantes do carro : Fica em 3 partes de no máximo 60cm.

Há, claro, é super rápido de construir, foram 4 horas somente !

Enviado: Ter Mar 17, 2009 10:53 pm
por Marcos Quito
Site muito útil, com as condições de vôo de colina (principais rampas de parapente do Brasil), com os ventos favoráveis, e o vento real atual :

http://www.ventosbrasil.com.br/rampas.asp?query=&do=exec&day=0&uf=SP&tipo_rampa=all

Para entender : Se você quer voar COLINA e não sabe se tem colina boa na sua região, comece pelas rampas de parapente ou asa-delta. Estas rampas normalmente são ótimas colinas.

Enviado: Qui Abr 23, 2009 10:56 pm
por Marcos Quito
COMO ANALISAR METEOGRAMA DE PREVISÃO DE TEMPO E VENTO :

O site do INPE (Inst. Nacional de Pesquisas Espaciais) detém a tecnologia da previsão do tempo com uma fidedignidade muito apreciável - ainda não arrisco outro melhor.

O site base é :
http://www7.cptec.inpe.br/

A previsão mais técnica é a chamada PREVISÃO NUMÉRICA :

http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/

Do lado direito tem como colocar sua cidade para ver a previsão específica dela.
Coloquei como exemplo SÃO PAULO. Vide imagem.

Analisar este gráfico parece bem simples, mas pode não ser... explico :

Tem quem se perca olhando para "UMIDADE RELATIVA". Depois que vc comprar um higrômetro por 130 pilas, vai perceber quanto inútil é aquela informação.

Depois vem NEBULOSIDADE, que também não ajuda muito.

PRECIPITAÇÃO já começa a ser muito interessante. Claro, se chover, acho que não rola vôo, certo ?

Mas vem o problema da escala do tempo. Há quem diga que a escala é "ZULU", ou seja de Greenwich (Inglaterra), e tem o horário de verão daqui, depois o de lá... em suma, fica complicado.

A forma mais simples que encontrei foi de olhar para o próximo gráfico ,da TEMPERATURA. O pico da temperatura, historicamente é em torno das 14horas aqui no Brasil. Então pegue o pico e entenda que alí são 2 da tarde, e puxe uma linha vertical.

Peguei no exemplo o dia 24 de Abril.

Agora vamos ao que interessa : primeiro, veja a chuva - precipitação - lá em cima, de manhã chove, mas de tarde está limpo, ajuda ?

Agora o principal : VENTO E SUA DIREÇÃO : Olhe lá em baixo . O gráfico mostra a intensidade do vento - o valor absoluto não interessa muito, mas se quiser ai vai a conversão :

1 m/s = 3,6 km/h.

A direção é mostrada com as setas :
- Seta para cima = Vento SUL (ele vem do Sul)
- Seta para baixo = Vento Norte (ele vem do Norte)
- Seta para a direita = Vento Oeste (vem do Oest). Este é o caso do exemplo.
Lembre-se que o vento "roda", não dá para ele mudar de repente de Norte para Sul. Ele vai rodar - ou ele vem pelo Oeste ou por leste.
No exemplo ele vem OESTE, e começa a rodar para SUL.

Pela mudança do dia, vc percebe logo que o sul só entrará mesmo de noite.
No meio do dia - 14 hs - o vento é OESTE mesmo.

VElocidade máxima de quase 4m/s = 15km/h. Brasil é assim, no pré-tempestade chega a 35km/h. Em Recife vai mais.

Há, faltou a pressão ? Esqueça, não vai nos interessar.
Mais "APR" está em inglês, APRIL... May, June, July, August, September, November, December, January, February, March.

A sequencia dos gráficos saiu do último para o primeiro, mas acho que dá para entender.

Enviado: Sex Mai 01, 2009 11:18 pm
por Marcos Quito
COMO FUNCIONA O V-TAIL ?

Uma dúvida que eu nunca pensei que o pessoal tinha é sobre como funciona o V-tail. E não é em termos de programção de rádio, nada, é mesmo saber se o Leme está virando para o lado certo no caso de cauda em "V".

O raciocínio que deve ser usado é pensar que o leme vertical foi dividido em duas partes, mas a superfície móvel continua funcionando do mesmo jeito.

Bom, acho que o desenho diz tudo.

Tem que ficar claro aqui que a cauda em V não funciona como aileron, ela é muito pequena e não tem esta força toda, ok ?

...

Ok, já que é para falar, diz tudo né : Bom, para funcionar como PROFUNDOR, aí é mais fácil, as duas superfícies sobem ou descem, como um profundor normal.
O difícil é o rádio, claro, tem que ter mixagem de leme + profundor.

Enviado: Sex Mai 29, 2009 5:52 pm
por Marcos Quito
História do planadorismo.
Um artigo muito legal :

http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/Planadores.pdf

Enviado: Qui Jul 30, 2009 2:43 pm
por manaum
Oo o cara entende bem mesmo de planador eim
Parabéns, entendi cada detalhe.
muito bom mesmo

Enviado: Sáb Ago 01, 2009 11:31 am
por Marcos Quito
Obrigado Manaum.
..........................

====== COMANDOS e LINKAGEM =======

Para fazer um link ("comando") bem simples para modelos leves de planador (termais, zagis, planks) :

Arame fino de loja de construção é mole (fácil de fazer o "Z", mesmo depois de instalado).

O desenho mostra a sugestão : Quanto à regulagem (depois que vc instala tem que haver uma regular mais "fina", para acertar o neutro), basta fazer um outro "Z" no meio do arame. Em campo, com um alicate, o "Z" pode ser mais fechado ou mais aberto para fazer este ajuste. (não é bem um "Z", mas o desenho diz tudo).

Comece fazendo o "Z" do servo, instale no servo, depois faz o "Z" no meio, aí um "L", encaixe no comando, e feche o "L" fazendo um "Z", mesmo grosseiro (largo), apenas para não soltar em vôo.
Depois é só trabalhar o "Z" intermediário até achar o neutro.

PS. : Para aumentar o furo do "braço" do servo, o furo do "horn" (lá na superfície de comando), basta aquecer o arame no fogo (segure com um alicate), e fazer o furo como o próprio arame.

PS II : Para o "horn", use cartão de crédito, ou pedaço de plástico de embalagem de xampu.

horn é aquela peça vermelha do desenho.