Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

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marcos kurtrock
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por marcos kurtrock »

https://www.youtube.com/watch?v=oUVayYWYFHI&feature=youtu.be

esse link é da lenha do meu piper hoje, não conseguir colocar o vídeo de maneira correta, quem souber por fazer agradeço se colocar da maneira correta
motor falhou na decolagem, tinha regulado ele mais cedo, parecia tudo ok, pode ter sido falha minha, mas o vídeo vai mostrar, onde errei o não!!
abraço a todos
Editado pela última vez por marcos kurtrock em Qui Jun 04, 2015 11:14 pm, em um total de 1 vez.
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Douglas Lenz
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por Douglas Lenz »

Bah! Uma pena, o aero estava show, correspondendo ao teu trabalho e capricho na construção dele.

Só comentaria uma coisa.

Já que tu assim como muitos aqui do forum voam em local não proprio ao aeromodelismo, sendo ai um bairro com poucas casas. A meu ver, teu maior erro foi decolar e virar à esquerda. Se tivesse decolado e virado à direita, teria uma enorme e excelente área para pousar tranquilamente.

Ao escolher virar a esquerda, onde tem postes, fios, rua, carros, casas e o terreno irregular, tem que te dar por sorte não ter caido no motociclista que passava, ou em alguma criança brincando perto da casa.

Pensa e conversa com o pessoal que voa contigo ai, em estabelecer decolagem padrão sempre com curva para o lado do campo, ou seja neste sentido que decolou no video, curso para direita e em vento contrario curva para a esquerda.

Mas nao te abala, deste um estolada de asa, mas acontece, tenta recuperar este ou se nao der, constroi outro, capacidade ja mostraste que tem.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
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marcos kurtrock
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por marcos kurtrock »

Douglas Lenz escreveu:Bah! Uma pena, o aero estava show, correspondendo ao teu trabalho e capricho na construção dele.

Só comentaria uma coisa.

Já que tu assim como muitos aqui do forum voam em local não proprio ao aeromodelismo, sendo ai um bairro com poucas casas. A meu ver, teu maior erro foi decolar e virar à esquerda. Se tivesse decolado e virado à direita, teria uma enorme e excelente área para pousar tranquilamente.

Ao escolher virar a esquerda, onde tem postes, fios, rua, carros, casas e o terreno irregular, tem que te dar por sorte não ter caido no motociclista que passava, ou em alguma criança brincando perto da casa.

Pensa e conversa com o pessoal que voa contigo ai, em estabelecer decolagem padrão sempre com curva para o lado do campo, ou seja neste sentido que decolou no video, curso para direita e em vento contrario curva para a esquerda.

Mas nao te abala, deste um estolada de asa, mas acontece, tenta recuperar este ou se nao der, constroi outro, capacidade ja mostraste que tem.



obrigado pelo apoio douglas, mas vai da pra recuperar sim, avariou a frente mas da!! ali na verdade é um aeroporto desativado, tem área pra caramba, mas como o vento tava vindo naquela posição decolei dali como sempre faço, já voei uns 10 voos com esse piper com sucesso neste mesmo local, e quanto a ele pender pro lado esquerdo não foi um comando meu, só se involuntário...mas não sei se notou o problema todo é que ele embolou segundinho antes de levantar e mesmo que acelerando não teve jeito. e ai sem força tomou essa direção e ai não tive muito o que fazer , a não ser desviar de postes e desviar de um monte de terra onde foi q ele subiu sem força e estolou de vez ... tinha regulado deixado ele redondinho logo antes do voo... bom tanto em lenta como em alta, rasgando, talvez eu tenha errado como um amigo me falou foi antes de decolar, acelerar bem e segurar uns 10 seg. pra ver se ter alguma falha, e também limpar qualquer excesso no cárter ... mas como sou sem experiência em combustão , mesmo não sendo permitido vou cometer alguns erros!!!
obrigado
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por LaercioLMB »

Não menosprezando o seu trabalho que está ótimo, o seu Piper J3 só tem o mesmo erro que todos os demais feitos para RC.
Os aviões asa alta em sua maioria, tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper tem a fuselagem em torno de 66%, o que o deixa muito curto para as asas e o desestabiliza facilmente, principalmente com vento de través.
Quais são as características que o Piper original tem para evitar isso?
O Piper J3 e PA18, ambos tem 2° de diedro em cada asa, totalizando 4° de diedro total e tem incidência positiva de 2° e washout de -2°, justamente para não estolar de ponta de asa em curvas de baixa velocidade.
O seu não tem washout e tão pouco diedro e o que vi no vídeo foi a típica estolagem de ponta de asa característica dos Piper J3 RC que são construídos sem diedro e sem washout.
Outro detalhe muito importante é a falta do uso do leme na curva, pois é outro fator que causa a estolagem de ponta de asa em um Piper J3, curva em baixa velocidade usando ailerons e profundor ao invés do leme.
O vídeo abaixo que eu fiz para demonstrar a estolagem de ponta de asa de um Piper J3 ao fazer curva com aileron em baixa velocidade, duas vezes seguidas ele estola e quase cai, mas o recupero e em seguida na mesma velocidade eu faço a curva com o leme e a curva sai perfeita.
Isso que o Piper do vídeo tem diedro e washout, quem dirá sem isso.




Veja no vídeo abaixo que na maioria das vezes eu uso o leme para fazer as curvas, principalmente em baixas velocidades e voo até de dorso com o Piper J3.
Por que mostrei em um simulador?
Por que não tenho um Piper J3 para mostrar na realidade, mas seguindo os padrões de construção, as características de voo são as mesmas, embora muitos discordem disso.
Veja que é possível até voar em dorso com ele e sempre voo em baixa velocidade pois gosto de apreciar o voo e ver de perto o aeromodelo.
Não gosto de voar com os urubus e tão pouco de velocidade, mas isso vai do gosto de cada um.


Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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ricardovasc
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por ricardovasc »

Teria como gravar esta demonstração novamente mostrando a posição dos sticks do rádio?

Acredito que todos os simuladores tem esta opção.
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por LaercioLMB »

Procurei agora no Aerofly que tenho aqui e não encontrei essa função.
Se você me mostrar onde fica essa função no Aerofly 1.8.0 eu habilito e gravo outro vídeo, pois pelo visto você não acredita muito no uso do leme.
Ao acionar o leme, todo aeromodelo tem a tendência de rolar para dentro da curva e picar, faz parte isso e com os ailerons se compensa essa tendência de rolar e com o profundor se compensa a tendência de picar, mantendo o voo nivelado enquanto se faz a curva em baixa velocidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por ricardovasc »

LaercioLMB escreveu:Procurei agora no Aerofly que tenho aqui e não encontrei essa função.
Se você me mostrar onde fica essa função no Aerofly 1.8.0 eu habilito e gravo outro vídeo, pois pelo visto você não acredita muito no uso do leme.
Ao acionar o leme, todo aeromodelo tem a tendência de rolar para dentro da curva e picar, faz parte isso e com os ailerons se compensa essa tendência de rolar e com o profundor se compensa a tendência de picar, mantendo o voo nivelado enquanto se faz a curva em baixa velocidade.


Na verdade eu acredito e uso o leme.
Queria ver a coordenação dos comandos dos 3 eixos pra poder comprar com o que faço e poder melhorar minhas curvas. Ano passado praticamente não pilotei e este ano estou voltando ao hobby e ainda não peguei bem o dedo nas curvas, inclusive perdi um stick de 1m em balsa por conta de uma curva mal feita na aproximação para pouso recentemente.

Meu primeiro aero foi um stick do Motta com bastante diedro e sem ailerons, dai fui aprendendo usar o leme. Também gosto que meu voo saia o mais próximo de um voo da aviação real e nunca gostei daquelas curvas só com ailerons e profundor que o problema pessoal faz.

Gosto tanto que o voo aeja escala que não me interessa em nada voos 3D de helis. Pra mim pode até ser difícil de fazer, mas não me enche a vista.
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por LaercioLMB »

ricardovasc escreveu:
Na verdade eu acredito e uso o leme.
Queria ver a coordenação dos comandos dos 3 eixos pra poder comprar com o que faço e poder melhorar minhas curvas. Ano passado praticamente não pilotei e este ano estou voltando ao hobby e ainda não peguei bem o dedo nas curvas, inclusive perdi um stick de 1m em balsa por conta de uma curva mal feita na aproximação para pouso recentemente.

Meu primeiro aero foi um stick do Motta com bastante diedro e sem ailerons, dai fui aprendendo usar o leme. Também gosto que meu voo saia o mais próximo de um voo da aviação real e nunca gostei daquelas curvas só com ailerons e profundor que o problema pessoal faz.

Gosto tanto que o voo aeja escala que não me interessa em nada voos 3D de helis. Pra mim pode até ser difícil de fazer, mas não me enche a vista.



Então lhe peço desculpas pela minha má interpretação do seu texto.
Mas é gradativo, não tem uma posição exata, a medida que vai aumentando o comando de leme, vai compensando gradativamente com ailerons no sentido inverso da curva e profundor para manter o voo nivelado, sem picar ou cabrar.
É ir pegando o jeito conforme a situação, pois até a diferença de velocidade do vento no dia, irá mudar a intensidade dos comandos de ailerons e profundor para estabilizar o aeromodelo.
Mas não encontrei mesmo no Aerofly onde tem a opção de mostrar o rádio como o Realflight tem.
Eu também gosto mais de voo escala, aeromodelo decolar da pista e pousar novamente na pista e não em qualquer lugar.
No momento em que você tem total controle do aeromodelo na pista, pode dizer que sabe pilotar, pois lá em cima, qualquer um mantém e cair em qualquer lugar, qualquer um consegue sem precisar saber pilotar.
Em aulas com instrutor a primeira coisa que se aprende é a controlar o aeromodelo lá em cima, depois de domínio total lá em cima, se aprende a decolar e depois de aprender a decolar em linha reta, se aprende a pousar em linha reta na pista.
Se só tem a primeira instrução, não pode dizer que sabe pilotar, pois falta 2/3 do aprendizado ainda.
Não estou falando de você Ricardo, só estou citando um exemplo sobre o que você comentou.
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marcos kurtrock
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por marcos kurtrock »

obrigado pelo vídeo, pelas respostas e esclarecimentos, quanto ao washout foi feito como você tinha me falado na época, não me exímio de meu erro quanto a pilotagem sem o uso do leme, também a falta de experiência ainda com esse piper, já fiz uns 10 voos bem sucedidos com ele... não sei se você viu o vídeo, mas tudo aconteceu, foi por conta motor falhou logo quando ele saiu do chão e não retomou aceleração,(antes do voo, foi acelerado e não embolou) e nisso que ele engasgou já tomou essa direção pra esquerda, onde eu poderia ter corrigido, com leme claro, mas tudo muito rápido, e tudo que ele tomou aquela direção e sem força, minha unica preocupação foi desvencilhar dos obstáculos , foi poste, e principalmente um monte de terra, onde eu teve de cabrar ele pra sair desse monte ele ganhou aquela altura, sem nenhuma velocidade, não poderia acontecer outra coisa que não fosse aquele stall.
infelizmente aconteceu... o local é bem amplo, mas por conta da direção do vento , decolei dali como normalmente faço e ai vou pra pista...

laercio obrigado, você sempre com respostas e comentário produtivos e esclarecedores!!!
ah e sobre a interferência ao qual lhe enviei uma MP, nesse voo ai, eu tava usando outro sistema de radio, ao qual mesmo sem mudar nada, não causou a mesma interferência que causou no meu Dx6i
Editado pela última vez por marcos kurtrock em Seg Jun 01, 2015 2:09 pm, em um total de 2 vezes.
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa

Mensagem por LaercioLMB »

Usou washout, mas ainda faltou o diedro nas asas. tudo bem, você não é o único, pois todos os modelos rc de Piper tem sido vendidos sem nada disso, por isso a má fama deles em estolar de ponta de asa.
Sobre o motor, eu assiti ao video, mas na maioria das vezes nem uso som e falhas no motor significam algo errado tanto na regulagem como no combustível usado.
quando é gasolina, a má qualidade da gasolina e a mistura de óleo são fatores importantes e quando é glow, a umidade no combustível também agrava a situação já que combustível glow absorve umidade e acaba prejudicando a eficiência do motor.
Outro detalhe que deve ter visto nos vídeos que mostrei é de deixar o aeromodelo subir sozinho assim que ele atinge velocidade suficiente para as asas gerarem sustentação superior ao peso dele, não cabro aeromodelo para decolar, pois ao fazer isso, estamos fazendo o aeromodelo sair do chão somente com a potência do motor que por qualquer motivo alheio a nossa vontade, poderá falhar e fazer o aeromodelo cair por não ter alcançado ainda velocidade suficiente para o planeio.
O aeromodelo tem que sair sozinho do chão, sem cabrarmos ele para isso, pois se o forçarmos a sair ele sempre correrá o risco de estolar de ponta de asa independente de que modelo seja.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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