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Enviado: Dom Jun 13, 2010 11:07 am
por Ricardão
Fiquei muito tempo sem postar nada aqui; isso acaba por deixar a gente fora de sintonia com o tópico e deixando de lembrar direito onde tinha parado.

A construção andou um pouco, só em um dos modelos, porque agora é a fase das ajustagens e alinhamento das peças e o segundo modelo fica melhor depois que já se resolveu os problemas mais complicados no primeiro. A lincagem e posicionamento da eletrônica também precisa ser feita nesta fase para um modelo mais complexo como esse, principalmente se queremos um acabamento com o mímino de componentes da lincagem aparecendo.

Nesse meio de tempo, foi feito o seguinte:

- as peças da cauda foram acabadas e enteladas e encontram-se prontas para instalar dobradiças e montar provisóriamente na fuselagem para lincar;

- as peças da asa também foram acabadas e foi feita a lincagem dos ailerons, faltando ainda fazer a montagem dos ailerons, o que só será feito depois de entelada a asa; optei pelos servos de 3,5 g.

- foi feita a ajustagem das peças da fuselagem na asa e a montagem da asa e da carenagem inferior da asa que será o compartimento da bateria.

- foram moldadas as cabines - não ficou exatamente como eu queria, para cabines desse tamanho a moldagem fica boa, mas o acabamento ficou um pouco opaco; ficou com uma "casca de laranja", talvez por temperatura errada ou com falta de uniformidade, mas ainda acho que dá para deixar transparente lixando e passando massa de polir.

- foi instalado o motor.

A seguir algumas fotos...

Enviado: Dom Jun 13, 2010 7:01 pm
por Ricardão
Demais fotos:

Enviado: Dom Jun 13, 2010 7:13 pm
por Ricardão
Moldagem da cabine. A moldagem foi feita usando uma folha de PVC transparente com 0,4 mm de espessura.

Enviado: Seg Jun 14, 2010 12:35 am
por krekrek
Ricardo, hoje reli todo o topico.

Confesso que estou babando.

Gostei da opção dos imãs! Me deu novas ideias para algo semelhante aqui.

Pelo que entendi, voce se baseia em um modelo de 3 vistas e o refaz no CAD.

Apos isso puxa as coordenadas e redigita tudo no XFLR5.

Entao faz 2 vezes o projeto, no meu entender.

Eu mostrei como extrair as coordenadas do XFLR5 em um formato que possa ser lido pelo CAD.

Mas o caminho inverso tambem pode ser feito se o XFLR5 aceitar receber o mesmo padrao de arquivo que produz!

Assim ficaria muito mais rapido para voce, se voce tiver que fazer apenas 1 vez o trabalho e depois caso tenha sido modificado, trazer de volta para o CAD.

Pois o CAD pode gerar as coordenadas no padrao dele, e apos um trabalho rapido, esse padrao ser recondicionado (via bloco de notas e/ou excell) ao formato do XFLR5.

Vou estudar isso na quarta que vem e se tiver sucesso repasso aqui.

Enviado: Seg Jun 14, 2010 8:30 am
por Ricardão
Krekek:

Vou tentar explicar o método que uso para fazer a planta de um aeromodelo em escala:

1. Localizo um desenho em 3 vistas com o maior número possível de detalhes - no mínimo precisa ter uma quantidade suficiente de seções da fuselagem.

2. Se o desenho ainda não estiver digitalizado, escaneio em branco e preto com 300 a 600 dpi e insiro o bitmap em um desenho do AutoCAD usando o comando "Insert Raster Image".

3. No AutoCAD, alinho o bitmap da melhor maneira possível e coloco na escala do avião real; depois disso desenho todos os contornos importantes sobre a figura do bitmap até conseguir as 3 vistas principais do avião e os contornos das seções da fuselagem em arquivo vetorial. Prefiro usar o comando "Poliline" em lugar do "Line", sempre que possível.

4. Após ter as 3 vistas, faço uma verificação das projeções e corrijo até conseguir todas as vistas e cortes coerentes, obtendo assim projeções ortogonais confiáveis do avião real.

5. Utilizo o arquivo vetorial do avião real para conseguir as projeções ortogonais dos contornos do aeromodelo, na escala que pretendo construir e a partir daí extraio as medidas que irei utilizar no XFLR5.

6. O XFLR5 me fornece as informações de perfis e incidências que precisarei usar no aeromodelo, de maneira a conseguir as características de vôo que desejo para o aeromodelo com o peso que estimei.

7. Definidas as características aerodinâmicas do aeromodelo, volto ao AutoCAD e aí inicio o projeto... os contornos já tinham sido desenhados antes de analisar com o XFLR5, agora é colocar asa e estabilizador nos ângulos certos, definir posições e forma de nervuras e cavernas, peças de contorno e espessuras de peças, o que o XFLR5 não faz - disso tudo irão sair os layouts para corte das peças em balsa e compensado.

Em outras palavras, faço o projeto no AutoCAD e não no XFLR5; este utilizo só como instrumento para analisar a aerodinâmica.

O projeto pode ser feito no XFLR5 para aeromodelos que sejam de nossa concepção e depois as coordenadas transferidas para o AutoCAD; para modelos em escala fica mais difícil proceder assim. Mesmo assim as peças individuais precisam ser projetadas no AutoCAD, em outro software gráfico ou no papel.

Em tempo: tentei usar o seu método, fazendo scripts para desenhar os perfis a partir dos arquivos em texto das coordenadas, com o comando Pline, porém não obtive bons resultados - o desenho via de regra saia errado, ao passo que entrando diretamente com as mesmas coordenadas exibidas pelo arquivo texto usando CTRL-C / CTRL-V, todo o conteúdo do arquivo em uma só operação, o desenho sai correto.

Enviado: Seg Jun 14, 2010 5:49 pm
por -NiHoN-
Vou querer ver este voando...sem dúvida!!!

Demais!!

Enviado: Sex Jun 18, 2010 12:22 pm
por EJSquad
[quote:1b7bf2c530="-NiHoN-"]Vou querer ver este voando...sem dúvida!!!

Demais!![/quote:1b7bf2c530]

Eu também, NiHoN.

o Rep. P-47 é meu sonho desde muito tempo ... junto com o P-51, o ZeroZen e o Spitfire.

Sempre que entro nesse tópico (e em outros parecidos) fico babando ... invejando a habilidade dos modelistas que estão fazendo seus respectivos modelos.

Parabéns!

Enviado: Qua Jun 30, 2010 11:12 am
por Ricardão
Antes de terminar a construção, vou completar e montar a lincagem e o trem de aterrisagem, para conseguir deixar o CG próximo da posição desejada, podendo assim ajustar depois de pronto só movendo a bateria.

A empenagem da cauda já foi concluída, com as dobradiças montadas; precisa agora fazer e instalar o trem de aterrisagem, para depois encontrar a melhor posição para os servos de leme e profundor - o motor e o servo dos ailerons já estão instalados.

Os complementos externos ficam todos prontos nesta situação e já dá para ver como vai ficar o modelo depois de pronto.

Enviado: Qua Jun 30, 2010 11:15 am
por Ricardão
Montagem para ver como será o modelo depois de pronto.

Enviado: Qua Jun 30, 2010 7:11 pm
por davidmeke
Poxa amigo..

Inspirador.. Continue postando fotos detalhadas de todas as etapas.. isso ajuda a gente aprimorar mais e mais as construções!