Postal de P-25 - 07/02 a ( a abertura do ibirapuera)

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Postal de P-25 - 07/02 a ( a abertura do ibirapuera)

Mensagem por alle »

Tomei como base as regras da [b:493e8c21b8]Federação Argentina de aeromodelismo [/b:493e8c21b8]segue o link: http://www.faa.org.ar/downloads/indoors.pdf

[b:493e8c21b8]Definição:[/b:493e8c21b8]
Aeromodelo monoplano (1 só asa), propulsionado por (1) um motor elástico, em que a sustentação é gerada por forças aerodinâmicas que atuam sobre superfícies que permanecem rijas e só podem ser voados em ambientes fechados.

[b:493e8c21b8]Características:[/b:493e8c21b8]
* Envergadura máxima projetada de 25 Cm.
* Corda média da asa 7,5 Cm.
* Área máxima do estabilizador 50% da área da asa.
* Distância máxima entre o mancal da hélice e gancho traseiro, 16 Cm.
* Diâmetro máximo da hélice, 16 Cm

[b:493e8c21b8]Estrutura[/b:493e8c21b8]
1. Apenas madeira balsa e cola devem ser utilizadas para a estrutura básica. À exceção do eixo da hélice, gancho traseiro, rolamento dianteiro, superfícies de acoplamento e reforços para prendê-los.
2. Tensores não são permitidos.
3. A fuselagem (Stick) deve ser uma peça sólida de balsa, a cauda (boom) também deve ser em uma peça, mas pode ser uma extensão da fuselagem.
4. A hélice deve ser de madeira balsa com pás planas.

[b:493e8c21b8]Entelagem[/b:493e8c21b8]
1. os aeromodelos devem ser cobertos com materiais comerciais, papel ou plasticos.
2. Não é permitido micro filme.

[b:493e8c21b8]Peso[/b:493e8c21b8]
O peso do aeromodelo sem elástico não pode ser inferior a 2 gramas.

[b:493e8c21b8]Regras da competição[/b:493e8c21b8]
1. O voo será indoor.
2. O competidor deve postar foto do modelo e mostrar o peso.
3. Filme do voo.
4. Ganhara quem tiver o maior tempo de voo (sem limitação).
5. Não haverá bonus de tempo em hipótese alguma.

[b:493e8c21b8]Duração[/b:493e8c21b8]
De 07/02/2011 a 07/05/2011
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Neste site tem várias plantas de p-25, mas tem que dimensionar melhor porque quando imprime sai menor do que as regras permitem.

http://www.e-aeromodelismo.com.ar/Planos/Motorgoma.htm


abraço


alle
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Para facilitar, estou colocando as plantas do site e-aeromodelismo em escala 1:1 e formato pdf. Basta imprimir em ladrilhos usando o Adobe Acrobat e depois colar os dois pedaços.

Abraços e Boas Festas a todos!
Anexos
Ca-po.zip
(9.77 KiB) Baixado 574 vezes
Chingolo.zip
(11.09 KiB) Baixado 567 vezes
P25.zip
(11.08 KiB) Baixado 675 vezes
Papota.zip
(10.65 KiB) Baixado 600 vezes
Pijui.zip
(11.87 KiB) Baixado 610 vezes
Takagi-l.zip
(10.32 KiB) Baixado 764 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:2375986438="Ricardão"]Para facilitar, estou colocando as plantas do site e-aeromodelismo em escala 1:1 e formato pdf. Basta imprimir em ladrilhos usando o Adobe Acrobat e depois colar os dois pedaços.
Abraços e Boas Festas a todos![/quote:2375986438]

Ricardão sempre colaborando, muito bom!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Fernando Huppes
membro
Mensagens: 1169
Registrado em: Ter Ago 04, 2009 11:14 pm
Localização: Planaltina-DF

Mensagem por Fernando Huppes »

Eu já estou treinando!
segue um video gravado ontem a noite!
VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=qQhTHM6nO4I
Avatar do usuário
Luís Renato
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 5:04 pm
Localização: MG

Mensagem por Luís Renato »

Mais uma planta de P25 (já em pdf)
Site: http://www.carafaelino.com.ar/contenidos/detalles/id/44
[b:e9349d8b5e]Feliz ano novo a todos![/b:e9349d8b5e]
Anexos
P-25.del.patto.zip
(37.5 KiB) Baixado 546 vezes
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Tem um americano lá no Hip Pockets que vai participar do postal com esse modelo:

[yt]cv-0nKvF050[/yt]

2 minutos e 38 segundos...
Incrível como ele dribla os obstáculos, dá vergonha de pensar que temos um Ginásio do Ibirapuera e não usamos pra voo livre
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Julinho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 2:30 pm
Localização: Buenos aires Argentina

Mensagem por Julinho »

Esse é um modelo muito competitivo e os voos são maravilhosos! Fui verificar os dados do último nacional indoor aqui e voos na ordem de 3:30 foram os vencedores.
Eu estava escolhendo a balsa (não tenho balsa da melhor...), mas depois de ver estes voos estou sentindo um pouco de medo... :oops:

Julio
Eu acho que vou ficar um novato para sempre...
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Julio,
você está familiarizado com as regras de P-25. Esse material de entelagem que a pessoa do video acima usou não é micro-filme?
abraço

alle
Julinho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 2:30 pm
Localização: Buenos aires Argentina

Mensagem por Julinho »

Alle

Otra vez en español :(
El material usado por esta persona no es microfilm. El microfilm es un recubrimiento hecho artesanalmente con una resina nitrocelulósica muy diluída con solventes adecuados y con un mínima cantidad de plastificante (básicamente un dope muy diluído y con plastificante agregado). Una mínima cantidad de esta solución se vuelca en una batea grande llena de agua (inmóvil). La solución de resina nitrocelulósica se nivela sola sobre la superficie del agua en forma de una muy fina película; cuando gran parte del solvente se evapora, se usa un marco de un material adecuado sumergido cuidadosamente en el agua y se levanta lentamente desde abajo de la pélícula "pescando" el film formado sobre el agua y quedando adherido al marco. Luego se debe retirar del marco con mucho cuidado para después aplicarlo como recubrimiento sobre la estructura del modelo indoor. Este film es llamado microfilm. Creo que en casi todas las categorías de vuelo indoor ya no es permitido. Hay algunos antiguos artesanos que deben hacerlo por el gusto de conservar la técnica y recordar tiempos pasados; requiere tiempo, paciencia y mucha experiencia según tengo entendido.
La persona que hizo el modelo del video es un joven con mucha experiencia y conocimiento en vuelo libre indoor y outdoor. El entendió muy bien las reglas que vos expusiste sobre la categoría P25, y a mi criterio las está respetando plenamente. El film que él usó es un film plástico comercial de amplio uso en vuelo libre indoor y respeta las reglas de esta categoría y de muchas otras categorías indoor.
La madera balsa que usó en la construcción de su modelo debe haber sido comprada a un proveedor especializado ya que es de muy baja densidad al haber obtenido un peso de 1.3 gramos sin motor, cuando la categoría exige un peso mínimo de 2 gramos. Tuvo que agregar peso para que el modelo entre en categoría! Yo estoy eligiendo mi balsa lo mejor posible sin pesarla todavía, pero creo que es imposible para mi que llegue a tener un modelo por debajo de los 2 gramos con la madera balsa que consigo por aquí.
Para "entelar" el modelo pienso usar recortes de una funda de plástico de las que entregan en las tintorerías (Lavagem a seco?) adherido con cemento de contacto 3M77 en aerosol, o usar un poco de este mismo cemento diluírlo con bencina Zippo y aplicarlo con un pincel sobre la estructura.
Cuando comience con el modelo voy a ir posteando el progreso en este foro y veremos si con la ayuda de todos podremos hacer algunos buenos modelos.

Saludos!
Julio
Eu acho que vou ficar um novato para sempre...
Responder