Cálculo da resistência de uma bateria...

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
-Júnior-
membro
Mensagens: 206
Registrado em: Sáb Mar 20, 2010 1:01 pm

Cálculo da resistência de uma bateria...

Mensagem por -Júnior- »

Pessoal, no site abaixo há uma página que se propõe (um software) a calcular a resistência de uma bateria. Dá para confiar nos cálculos?

http://scriptasylum.com/rc_speed/vdrop.html

[URL=http://img573.imageshack.us/i/batteryresistancedemo.png/][img:d3995b1a0d]http://img573.imageshack.us/img573/4552/batteryresistancedemo.png[/img:d3995b1a0d][/URL]
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2159
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Não vi nada de calculo de resistência da bateria e sim os efeitos dessa resistência... Mas para isso você tem que saber a resistencia de cada célula ai você seta a resistencia da bateria manualmente, seta o quanto o motor consome e quantos S você está trabalhando, e com isso ele calcula alguma informações bem úteis.
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

bem...

imho o site propõe demonstrar o efeito (perda) da resistencia interna de uma bateria e não o cálculo da resistencia interna da bateria.
O cálculo (do efeito) parece estar certo. Perda em W = R (resistencia interna em ohm) x I2 (corrente em ampere ao quadrado)

O que não está certo é considerar que toda a energia entregue pela bateria se converte em energia mecanica (motor output power) pq isso pressupõe rendimento de 100% tanto do ESC (conversão DC para PWM) como do motor ( conversão de energia elétrica em energia mecanica) : rendimento de 100% só em teoria ! ( na prática algo em torno de 20 a 30% deve ser perdido nessas duas conversões)
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Existe como calcular a resistência INTERNA de gerador, nesse caso uma bateria. MAS PRA QUE?
O Junior e suas questões filosóficas metafísicas. Diz pra que eu eu digo como.

.... se for pertinente.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
-Júnior-
membro
Mensagens: 206
Registrado em: Sáb Mar 20, 2010 1:01 pm

Mensagem por -Júnior- »

Ôpa Marco, tudo bem? Beleza?

A dúvida é mais conceitual mesmo. Agora estou dando uma estudada no capítulo “resistência (R)”, estou pesquisando e vendo se consigo dominar essa temática. ´

A questão – risos – filosófica do momento é esta: quem nasceu primeiro, foi o ovo ou a galinha? Se eu disser que foi o galo dizem que é mentira minha...

:)
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

É como o Buts falou...

Para calcular a resistência interna de um gerador é simples: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071031092524AAnLSsF
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Sei não...
No meu ponto devista a resistência interna está relacionada (também) com a relação entre a velocidade com que os íons conseguem se aproximar dos eletrodos e a corrente demandada. A tensão disponível na bateria não é constante durante toda a descarga e a capacidade da bateria também vai diminuindo.
Me parece que a bateria apresenta várias resistências internas, que dependem também da corrente demandada e da tensão disponível. Isso se a gente assumir que a capacidade é constante.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

E depende da química de cada gerador.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder