Pessoal, no site abaixo há uma página que se propõe (um software) a calcular a resistência de uma bateria. Dá para confiar nos cálculos?
http://scriptasylum.com/rc_speed/vdrop.html
[URL=http://img573.imageshack.us/i/batteryresistancedemo.png/][img:d3995b1a0d]http://img573.imageshack.us/img573/4552/batteryresistancedemo.png[/img:d3995b1a0d][/URL]
Cálculo da resistência de uma bateria...
- Buts
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Não vi nada de calculo de resistência da bateria e sim os efeitos dessa resistência... Mas para isso você tem que saber a resistencia de cada célula ai você seta a resistencia da bateria manualmente, seta o quanto o motor consome e quantos S você está trabalhando, e com isso ele calcula alguma informações bem úteis.
- MacCross
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bem...
imho o site propõe demonstrar o efeito (perda) da resistencia interna de uma bateria e não o cálculo da resistencia interna da bateria.
O cálculo (do efeito) parece estar certo. Perda em W = R (resistencia interna em ohm) x I2 (corrente em ampere ao quadrado)
O que não está certo é considerar que toda a energia entregue pela bateria se converte em energia mecanica (motor output power) pq isso pressupõe rendimento de 100% tanto do ESC (conversão DC para PWM) como do motor ( conversão de energia elétrica em energia mecanica) : rendimento de 100% só em teoria ! ( na prática algo em torno de 20 a 30% deve ser perdido nessas duas conversões)
imho o site propõe demonstrar o efeito (perda) da resistencia interna de uma bateria e não o cálculo da resistencia interna da bateria.
O cálculo (do efeito) parece estar certo. Perda em W = R (resistencia interna em ohm) x I2 (corrente em ampere ao quadrado)
O que não está certo é considerar que toda a energia entregue pela bateria se converte em energia mecanica (motor output power) pq isso pressupõe rendimento de 100% tanto do ESC (conversão DC para PWM) como do motor ( conversão de energia elétrica em energia mecanica) : rendimento de 100% só em teoria ! ( na prática algo em torno de 20 a 30% deve ser perdido nessas duas conversões)
- Marco Antonio
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Ôpa Marco, tudo bem? Beleza?
A dúvida é mais conceitual mesmo. Agora estou dando uma estudada no capítulo “resistência (R)”, estou pesquisando e vendo se consigo dominar essa temática. ´
A questão – risos – filosófica do momento é esta: quem nasceu primeiro, foi o ovo ou a galinha? Se eu disser que foi o galo dizem que é mentira minha...
:)
A dúvida é mais conceitual mesmo. Agora estou dando uma estudada no capítulo “resistência (R)”, estou pesquisando e vendo se consigo dominar essa temática. ´
A questão – risos – filosófica do momento é esta: quem nasceu primeiro, foi o ovo ou a galinha? Se eu disser que foi o galo dizem que é mentira minha...
:)
- Bruno M Siqueira
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Sei não...
No meu ponto devista a resistência interna está relacionada (também) com a relação entre a velocidade com que os íons conseguem se aproximar dos eletrodos e a corrente demandada. A tensão disponível na bateria não é constante durante toda a descarga e a capacidade da bateria também vai diminuindo.
Me parece que a bateria apresenta várias resistências internas, que dependem também da corrente demandada e da tensão disponível. Isso se a gente assumir que a capacidade é constante.
No meu ponto devista a resistência interna está relacionada (também) com a relação entre a velocidade com que os íons conseguem se aproximar dos eletrodos e a corrente demandada. A tensão disponível na bateria não é constante durante toda a descarga e a capacidade da bateria também vai diminuindo.
Me parece que a bateria apresenta várias resistências internas, que dependem também da corrente demandada e da tensão disponível. Isso se a gente assumir que a capacidade é constante.
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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