Tabela de Spinners x Helices

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Tabela de Spinners x Helices

Mensagem por Poulps »

Tenho procurado sem sucesso na internet por alguma tabela que relacionasse os tamanhos de Spinner de mercado x Helices compátiveis.

Meu modelo utiliza uma helice 12x6 APC Eletric.
Comprei pela internet um spinner de 2 1/2" (62mm de diametro) e ficou muito grande.
Comprei agora um de 1 3/4" (45mm de diametro) e estou commedo de ficar pequeno demais.


[img:f627fa977a]http://www.hobbydelivery.com.br/images/HY00200304R.jpg[/img:f627fa977a]

Existe alguma tabela que relacione os dois produtos ?

Caso não, eu gostaria de contar com a ajuda dos colegas para construirmos uma com base na experiencia de vocês.



Tomando como referência os spinners da Du-Bro encontrei as seguintes dimensões de spinner para linha Elétricos :

1 1/4" ( 32mm dia.)/Eixo 5mm/Helices recomendadas ??x?? até ??x??
1 9/16"( 40mm dia.)/Eixo 7mm/Helices recomendadas ??x?? até ??x??
1 3/4" ( 45mm dia.)/Eixo 7mm/Helices recomendadas 10x4 até 12x8




E para uso em Glow:

1 1/2" (38mm dia.)/Eixo ?mm/Helices recomendadas ??x?? até 9x6
1 3/4" (45mm dia.)/Eixo ?mm/Helices recomendadas 10x6 até 12x8
2" (51mm dia.)/Eixo ?mm/Helices recomendadas ??x?? até ??x??
2 1/4" (57mm dia.)/Eixo ?mm/Helices recomendadas ??x?? até ??x??
2 1/2" (64mm dia.)/Eixo ?mm/Helices recomendadas ??x?? até ??x??
2 3/4" (70mm dia.)/Eixo ?mm/Helices recomendadas ??x?? até ??x??
3" (76mm dia.)/Eixo ?mm/Helices recomendadas ??x?? até ??x??
NOTA: Não havia no site informação especifica sobre o dimetro do eixo para este sspinner apenas que eles serviriam em eixos de 5 a 8mm.




Existe alguma restrição técnica é se utilizar Spinner para modelos Glow em Elétricos, como há com relação as hélices ?
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

Eu tinha um Spinner Azul da Dubro de 65mm e não cabia uma hélice APC 10x7 no buraco, o que tive que fazer foi comprar no chute uns 3 Spinners pra ver qual dava certo... Ja sobre restrição entre Glow e elétrico acho que para spinner não, mas não tenho certeza.

Abs
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Normalmente o spinner depende do modelo e não da hélice!
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Sim e não ....

Modelos carenados dependem de um Spinner em um tamanho adequado para dar continuidade a linha do design do avião , sendo um item de aerodinamica e principalmente de estetica.

No meu caso , o modelo "Pastinha" não é carenado na frente e como tantos outros Shocks , funfly e outros modelos onde a estetica não o fundamental, o spinner vem a servir apenas para melhorar a aerodinamica e aí o correto encaixe da helice nele faz a diferença.

Quando digo o correto encaixe quero dizer por exemplo que o Spinner que comprei até está dentro da medida seguindo as medidas do modelo , porém, com relação a helice ele cobre boa parte da área util de trabalho da hélice proximo ao centro. Acredito que ista venha a reduzir o empuxo do modelo.

Eu sei que Spinner não é um item caro, mas também ter que comprar três peças de tamanhos diferentes todas as vezes para montar um modelo para ver qual delas que vai servir não faz sentido.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

No uso de spinners em motores elétricos, o que se tem que prestar mais atenção, é na refrigeração do motor.
Temos que ter um motor com pelo menos 1:1 de empuxo para que ele não forçe muito e não venha a esquentar em demasia, acabando por queimar.
Um spinner tapa toda a frente de entrada de ar de um motor elétrico e se o motor já estiver esquentando um pouco sem o uso de spinner, com um então, irá torrar.
Quanto ao spinner ter tirado um pouco da área útil central da hélice, isso irá compensar na rotação extra que o motor terá, pois terá menor área da hélice gerando arrasto, porém com maior rotação, o desempenho da hélice não cairá tanto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder