Review - Yak 54 40E da Hyperion
- saratiel hirle
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Review - Yak 54 40E da Hyperion
Olá pessoal!
É com muito prazer que comunico, através deste review, a aquisição de um sonho antigo (nem tanto... sou novo no aeromodelismo).
Trata-se de um Yak – 54 da Hyperion.
Apaixonei-me por este modelo provavelmente devido aos treinos de vôos 3d no Real Fligth, onde o Yak é o melhor aero para 3d do programa (na minha opinião).
Como disse, não sou nenhum veterano no aeromodelismo, muito pelo contrário, sou apenas um feto! Rsrs...
Iniciei no helimodelismo em 2006 e no aeromodelismo em 2008. Assim, não tenho muito experiência para fazer uma “[b:f7ed59a678]avaliação[/b:f7ed59a678]” de um modelo tão consagrado de um fabricante renomado.
Mas decidi fazer este review principalmente devido à escassez de informação sobre este modelo na Internet. Fiquei com muitas dúvidas quando da compra, principalmente no tocante ao setup eletrônico.
Assim sendo, deixo a seguir os passos da montagem, do material utilizado, do valor empreendido, bem como minha humilde opinião a respeito deste belo aero.
É com muito prazer que comunico, através deste review, a aquisição de um sonho antigo (nem tanto... sou novo no aeromodelismo).
Trata-se de um Yak – 54 da Hyperion.
Apaixonei-me por este modelo provavelmente devido aos treinos de vôos 3d no Real Fligth, onde o Yak é o melhor aero para 3d do programa (na minha opinião).
Como disse, não sou nenhum veterano no aeromodelismo, muito pelo contrário, sou apenas um feto! Rsrs...
Iniciei no helimodelismo em 2006 e no aeromodelismo em 2008. Assim, não tenho muito experiência para fazer uma “[b:f7ed59a678]avaliação[/b:f7ed59a678]” de um modelo tão consagrado de um fabricante renomado.
Mas decidi fazer este review principalmente devido à escassez de informação sobre este modelo na Internet. Fiquei com muitas dúvidas quando da compra, principalmente no tocante ao setup eletrônico.
Assim sendo, deixo a seguir os passos da montagem, do material utilizado, do valor empreendido, bem como minha humilde opinião a respeito deste belo aero.
- saratiel hirle
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[size=18:c35a762c31][b:c35a762c31]A ESCOLHA DO MODELO[/b:c35a762c31][/size:c35a762c31]
[i:c35a762c31]
Eu queria um Yak-54! Mas qual?[/i:c35a762c31] Me perguntava.
- Queria um modelo grande, até mesmo para “evoluir” um pouco, visto que até hj só tinha aeros de 1,2m de envergadura.
- Teria que ser elétrico, pois sou dos “elétricos” e não abro – gosto não se discute.
- Sua dimensão desmontado não poderia ser maior que 1,3m, pois esta é a largura do interior do meu carro.
Desta forma, escolhi o Yak – 54 40E da Hyperion, que possui uma envergadura de 1,4m e quando desmontado caberia tranqüilamente no meu carango.
[i:c35a762c31]
Eu queria um Yak-54! Mas qual?[/i:c35a762c31] Me perguntava.
- Queria um modelo grande, até mesmo para “evoluir” um pouco, visto que até hj só tinha aeros de 1,2m de envergadura.
- Teria que ser elétrico, pois sou dos “elétricos” e não abro – gosto não se discute.
- Sua dimensão desmontado não poderia ser maior que 1,3m, pois esta é a largura do interior do meu carro.
Desta forma, escolhi o Yak – 54 40E da Hyperion, que possui uma envergadura de 1,4m e quando desmontado caberia tranqüilamente no meu carango.
- Anexos
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- HP-YAK54-40R108-BoxLabel_640x452.jpg (38.45 KiB) Exibido 30906 vezes
- saratiel hirle
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[size=18:36e80130bf][b:36e80130bf]ONDE COMPREI[/b:36e80130bf][/size:36e80130bf]
Estava com intenções de adquirir este modelo na Asas Elétricas, único representante da Hyperion no Brasil.
Mas este modelo já estava em falta há meses e não havia nenhuma previsão de quando iriam ter o modelo para venda.
Então parti em busca de sites estrangeiros que vendessem este aero. Encontrei o site All&RC, cuja “sede” é nos EUA.
Pesquisei um pouco sobre a confiabilidade da empresa, vi que era muito confiável e fiz a compra do kit.
A eletrônica? Ching ling hehehe....
Estava com intenções de adquirir este modelo na Asas Elétricas, único representante da Hyperion no Brasil.
Mas este modelo já estava em falta há meses e não havia nenhuma previsão de quando iriam ter o modelo para venda.
Então parti em busca de sites estrangeiros que vendessem este aero. Encontrei o site All&RC, cuja “sede” é nos EUA.
Pesquisei um pouco sobre a confiabilidade da empresa, vi que era muito confiável e fiz a compra do kit.
A eletrônica? Ching ling hehehe....
- saratiel hirle
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[b:e94522d251]MATERIAL UTILIZADO, PREÇO E LOCAL DE COMPRA[/b:e94522d251]
Como não tinha $$ suficiente para comprar a eletrônica recomendada pela Hyperion, tive que optar por similares ching ling.
Kit Yak-54 com frete: U$ 210,45 http://www.allerc.com/hyperion-yak-54-40-arf-2008-color-scheme-p-3658.html
Motor: Turnigy 50-55B 600kv U$ 25,40 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4907
Speed control: Turnigy 85A U$ 36,59 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10331
Bateria: ZIPPY 4000mAh 4S1P 20C U$ 25,66 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9364
Servos: 4 standard HXT 6.9kg / 39.2g U$ 22,80 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3743
Hélice: APC 15X8 R$ 23,98 http://www.bigfield.com.br/produtos/p.asp?id=39179&produto=APC_HELICE_DE_NYLON_ELETRICA_SERIE_THIN_-_15_X_8
Spinner: plástico branco de 2 ½ R$ 13,83 http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=HY00200305W
Total de U$ 320,90
Total de R$ 37,81
Assim, tive um gasto aproximado de R$ 650 reais para deixar este aero no ar.
Como não tinha $$ suficiente para comprar a eletrônica recomendada pela Hyperion, tive que optar por similares ching ling.
Kit Yak-54 com frete: U$ 210,45 http://www.allerc.com/hyperion-yak-54-40-arf-2008-color-scheme-p-3658.html
Motor: Turnigy 50-55B 600kv U$ 25,40 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4907
Speed control: Turnigy 85A U$ 36,59 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10331
Bateria: ZIPPY 4000mAh 4S1P 20C U$ 25,66 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9364
Servos: 4 standard HXT 6.9kg / 39.2g U$ 22,80 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3743
Hélice: APC 15X8 R$ 23,98 http://www.bigfield.com.br/produtos/p.asp?id=39179&produto=APC_HELICE_DE_NYLON_ELETRICA_SERIE_THIN_-_15_X_8
Spinner: plástico branco de 2 ½ R$ 13,83 http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=HY00200305W
Total de U$ 320,90
Total de R$ 37,81
Assim, tive um gasto aproximado de R$ 650 reais para deixar este aero no ar.
- Anexos
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- HY00200305W_640x480.jpg (23.57 KiB) Exibido 30878 vezes
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- corteimg.jpeg (18.26 KiB) Exibido 30878 vezes
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- HX5010.jpg (11.14 KiB) Exibido 30878 vezes
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- F4000-4-20_640x476.jpg (38.06 KiB) Exibido 30878 vezes
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- Tz85A_616x480.jpg (36.49 KiB) Exibido 30878 vezes
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- TR5055-600_640x448.jpg (34.41 KiB) Exibido 30878 vezes
- saratiel hirle
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[size=18:dde1388e8e][b:dde1388e8e]A 1ª Etapa.
[/b:dde1388e8e][/size:dde1388e8e]
Tive muita sorte por não ter sido taxado nesta encomenda. Assustou-me muito esta caixa gigante passar pela alfândega sem chamar a atenção. Logo, conclui-se que o tamanho e o valor de um objeto nem sempre são decisivos na taxação do mesmo.
Aqui uma foto da caixa com "algo"; em cima para se ter uma idéia da dimensão.
[/b:dde1388e8e][/size:dde1388e8e]
Tive muita sorte por não ter sido taxado nesta encomenda. Assustou-me muito esta caixa gigante passar pela alfândega sem chamar a atenção. Logo, conclui-se que o tamanho e o valor de um objeto nem sempre são decisivos na taxação do mesmo.
Aqui uma foto da caixa com "algo"; em cima para se ter uma idéia da dimensão.
- Anexos
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- DSC05008_640x480.jpg (33.51 KiB) Exibido 30872 vezes
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- DSC05007_640x480.jpg (31.12 KiB) Exibido 30872 vezes
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- DSC05006_640x480.jpg (29.44 KiB) Exibido 30872 vezes
- saratiel hirle
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[size=18:67d1fe7bee][b:67d1fe7bee]A 1ª Impressão[/b:67d1fe7bee][/size:67d1fe7bee]
Quando retirei todas as peças da caixa, fiquei maravilhado, como uma criança boba que recebe seu presente de natal (por sinal, foi na véspera).
No entanto, ao olhar mais minuciosamente seus componentes, vi que eles não possuíam o acabamento que e a qualidade que eu esperava de um produto feito para o público dos EUA – ou será que tive esta impressão pq os ching lings estão com uma qualidade muito boa hoje em dia??
Enfim, muitas partes da entelagem se desprendendo, muitos parafusos, arruela e porcas com pequenas marcas de oxidação, vários pontos onde faltou cola e uma série de outras picuinhas que percebi.
Mas... no final de tudo eu gostei dele.
O kit veio composto de:
- 1 fuselagem;
- 1 par de asas (é claro);
- 1 tubo de carbono para longarina baioneta;
- 1 conjunto profundor/estabilizador horizontal;
- 1 leme;
- 2 pernas de trem de pouso;
- 2 polainas em escala (nem todos os kits possuem as polainas neste formato, como o original);
- 1 par de rodas para o trem principal;
- 1 roda e suporte para a bequilha;
- 1 “tampa” do nariz (cowl flap no yak original – isso dá um “tchan” a mais em sua aparência escala);
- 1 conjunto de linkagem completa com ball-ends e cabos pull-pull;
- Vários saquinhos de miscelâneas, como parafusos, porcas, arruelas e calços;
- 2 cartelas de adesivo.
Quando retirei todas as peças da caixa, fiquei maravilhado, como uma criança boba que recebe seu presente de natal (por sinal, foi na véspera).
No entanto, ao olhar mais minuciosamente seus componentes, vi que eles não possuíam o acabamento que e a qualidade que eu esperava de um produto feito para o público dos EUA – ou será que tive esta impressão pq os ching lings estão com uma qualidade muito boa hoje em dia??
Enfim, muitas partes da entelagem se desprendendo, muitos parafusos, arruela e porcas com pequenas marcas de oxidação, vários pontos onde faltou cola e uma série de outras picuinhas que percebi.
Mas... no final de tudo eu gostei dele.
O kit veio composto de:
- 1 fuselagem;
- 1 par de asas (é claro);
- 1 tubo de carbono para longarina baioneta;
- 1 conjunto profundor/estabilizador horizontal;
- 1 leme;
- 2 pernas de trem de pouso;
- 2 polainas em escala (nem todos os kits possuem as polainas neste formato, como o original);
- 1 par de rodas para o trem principal;
- 1 roda e suporte para a bequilha;
- 1 “tampa” do nariz (cowl flap no yak original – isso dá um “tchan” a mais em sua aparência escala);
- 1 conjunto de linkagem completa com ball-ends e cabos pull-pull;
- Vários saquinhos de miscelâneas, como parafusos, porcas, arruelas e calços;
- 2 cartelas de adesivo.
- Anexos
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- DSC05015_640x480.jpg (36.64 KiB) Exibido 30858 vezes
- saratiel hirle
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[b:9c38769b27][size=18:9c38769b27]Montando o Kit[/size:9c38769b27][/b:9c38769b27]
Iniciei fazendo os recortes na entelagem necessários para instalação dos servos, asa e estabilizador horizontal.
Para isso, recortei com estilete de forma “grosseira”, deixando uma boa sobra que seria usada para fazer o arremate dela na estrutura. Por fim, dei o acabamento com o ferro de solda quente que cortava de forma precisa e ao mesmo tempo colava ainda mais a entelagem na balsa.
Iniciei fazendo os recortes na entelagem necessários para instalação dos servos, asa e estabilizador horizontal.
Para isso, recortei com estilete de forma “grosseira”, deixando uma boa sobra que seria usada para fazer o arremate dela na estrutura. Por fim, dei o acabamento com o ferro de solda quente que cortava de forma precisa e ao mesmo tempo colava ainda mais a entelagem na balsa.
- Anexos
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- DSC05020_640x480.jpg (28.79 KiB) Exibido 30850 vezes
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- DSC05019_640x480.jpg (33.87 KiB) Exibido 30850 vezes
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- DSC05018_640x480.jpg (35.72 KiB) Exibido 30850 vezes
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- DSC05017_640x480.jpg (23.8 KiB) Exibido 30850 vezes
- saratiel hirle
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[size=18:ad14c1fd75][b:ad14c1fd75]O 1º “vacilo” observado[/b:ad14c1fd75][/size:ad14c1fd75]
Em todos os anúncios e posts (raros) que vi deste aero, diziam que além dos servos recomendados, poderiam ser utilizados servos “Standard” com “pequenas” modificações na estrutura, que oferecia esta “possibilidade” segundo o próprio fabricante.
Ao recortar a entelagem, observei que o espaço para o servo era consideravelmente menor que o espaço necessário para um servo standar.
Graças à “santa mini-retífica”, consegui “sodomizar” o orifício e alargá-lo o suficiente para a instalação do servo que comprei (errado devido à mão-de-vaquice).
Foi necessário o corte do chapeamento da fuselagem (com estilete) e do suporte do servo em liteply (com broca de corte) .
No fim de tudo... deu certo, ficou bom e estético.
Em todos os anúncios e posts (raros) que vi deste aero, diziam que além dos servos recomendados, poderiam ser utilizados servos “Standard” com “pequenas” modificações na estrutura, que oferecia esta “possibilidade” segundo o próprio fabricante.
Ao recortar a entelagem, observei que o espaço para o servo era consideravelmente menor que o espaço necessário para um servo standar.
Graças à “santa mini-retífica”, consegui “sodomizar” o orifício e alargá-lo o suficiente para a instalação do servo que comprei (errado devido à mão-de-vaquice).
Foi necessário o corte do chapeamento da fuselagem (com estilete) e do suporte do servo em liteply (com broca de corte) .
No fim de tudo... deu certo, ficou bom e estético.
- Anexos
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- DSC05024_640x480.jpg (18.44 KiB) Exibido 30843 vezes
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- DSC05022_640x480.jpg (20 KiB) Exibido 30843 vezes
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- DSC05021_640x480.jpg (19.08 KiB) Exibido 30843 vezes
- saratiel hirle
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O mesmo procedimento foi necessário para a fixação do servo de ca[size=24:e2c20a2755]u[/size:e2c20a2755]da, que apesar de aparentar ser frágil, o suporte manteve-se firme e rígido mesmo com a subtração de boa quantidade de material.
- Anexos
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- DSC05026_640x480.jpg (39.19 KiB) Exibido 30835 vezes
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- DSC05025_640x480.jpg (31.43 KiB) Exibido 30835 vezes