Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Bublitz
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 6:16 pm
Localização: Rio Negrinho, Santa Catarina

Mensagem por Bublitz »

Não quero desmerecer seu trabalho, muito pelo contrário, foi um p*&*@ trampo como diz o pessoal por aqui, mas fazer tudo isso que você fez, pra quem tem uma vaga noção é muito complicado, não seria mais simples prevenir? Na hora que o sujeito vai fazer a conversão para usar a lipo colocar um diodo?

Tiago Bublitz
rschunk
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Seg Jan 03, 2011 10:51 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por rschunk »

Tive o mesmo problema lipo invertida, segui o tuturial e tudo correu como previsto, o radio ligou e funcionou, mais tive um detalhe que não vi aqui meu radio agora marca sempre 1.1v para qualquer bateria que eu coloque mesmo 100% carregada e o bip de bateria fraca não para, tive que desativar o auto-falante para poder voar, alguem tem alguma ideia do que possa ser?
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:469ea136d7="rschunk"]Tive o mesmo problema lipo invertida, segui o tuturial e tudo correu como previsto, o radio ligou e funcionou, mais tive um detalhe que não vi aqui meu radio agora marca sempre 1.1v para qualquer bateria que eu coloque mesmo 100% carregada e o bip de bateria fraca não para, tive que desativar o auto-falante para poder voar, alguem tem alguma ideia do que possa ser?[/quote:469ea136d7]

Olá rschunk, meça a voltagem do emissor do 7805 se esta em torno de 5 volts, verifique o capacitor novo que vc soldou quanto a sua polaridade, funcionamento e seu valor se é compativel com o original , observe visualmente se algum resistor smd foi danificado pelo calor dos outros componentes, no link abaixo realizaram uma adaptação para modificar o voltagem que é exibida no display do turnigy para quem usa o firmware original um dos usuários esclarece um pouco sobre a leitura que o chip atmega64 faz com base nos 5 volts que recebe...espero ajudar um pouco

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1035575&page=221

imagem de referência
http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/4/1/8/0/1/a3269527-2-9x%20pcb.jpg?d=1275054772
rschunk
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Seg Jan 03, 2011 10:51 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por rschunk »

obrigado Julio vou dar uma olhada.
Avatar do usuário
roclombardi
membro
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jun 15, 2010 8:23 pm
Localização: Macapá- AP

Mensagem por roclombardi »

Oi amigos acho que aconteceu a mesma coisa com meu fly sky thx9 sao iguais? me pareceu que sao do mesmo fabricante,vendo vcs escrevendo e fazendo esse concerto ai parece muito facil ,mas para um leigo como eu vixe seria difiçil demais ,pior de tudo e a distancia que estou de vcs moro em Macapá AP
gostaria de saber c algum de vcs poderia arrumar o meu ?kkkkkkkkkkk
será que poderia me ajudar ? aguardo resposta amigos
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:2afcda2c89="roclombardi"]Oi amigos acho que aconteceu a mesma coisa com meu fly sky thx9 sao iguais? me pareceu que sao do mesmo fabricante,vendo vcs escrevendo e fazendo esse concerto ai parece muito facil ,mas para um leigo como eu vixe seria difiçil demais ,pior de tudo e a distancia que estou de vcs moro em Macapá AP
gostaria de saber c algum de vcs poderia arrumar o meu ?kkkkkkkkkkk
será que poderia me ajudar ? aguardo resposta amigos[/quote:2afcda2c89]

Sim são iguais, você pode mostrar para um bom técnico em eletronica que trabalha com radio e tv por exemplo, este tópico do Marcoskoller que é perfeito e vai orienta-lo quanto a identificação dos componentes, medições e reparações no circuito, já que não tem um diagrama do mesmo.
Avatar do usuário
roclombardi
membro
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jun 15, 2010 8:23 pm
Localização: Macapá- AP

Mensagem por roclombardi »

Ok amigo um ocnhecido vai dar uma olhada abraços ,quais os receptores posso usar nesse radio fly sky thx9? os da turnigy parecem identicos neh
abraços a todos
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

olá, comprei esse rádio e ainda não chegou, portanto ainda não tenho nenhuma idéia sobre a ligação do mesmo, mas lendo esse tópico fiquei preocupado, pretendia utilizar ele com baterias tamanho AA de Nicd de 900 mah, isso é correto? Tô meio assustado :shock: , não pensava em fazer um curso de eletrônica só pra colocar esse rádio pra funcionar, tudo isso pra mim é muito complicado, até agora meu rádio padrão é um Futaba 4YF que eu adicionei o quinto canal e já achei uma façanha (pra mim foi...) pois FUNCIONOU!!! :D :D :D
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:9dc4c0b72f="roberto.mazza"]olá, comprei esse rádio e ainda não chegou, portanto ainda não tenho nenhuma idéia sobre a ligação do mesmo, mas lendo esse tópico fiquei preocupado, pretendia utilizar ele com baterias tamanho AA de Nicd de 900 mah, isso é correto? Tô meio assustado :shock: , não pensava em fazer um curso de eletrônica só pra colocar esse rádio pra funcionar, tudo isso pra mim é muito complicado, até agora meu rádio padrão é um Futaba 4YF que eu adicionei o quinto canal e já achei uma façanha (pra mim foi...) pois FUNCIONOU!!! :D :D :D[/quote:9dc4c0b72f]

Pode colocar sem medo meu amigo, ele vem com um pack para 8 pilhas de padrão AA, é soh colocar as pilhas na posição certa que não tem erro. o perigo de inverter é apenas quando vai se colocar Lipo ao invés de usar o pack original. Quanto a capacidade de 900 não se assute também, quanto maior a capacidade melhor, sem limites, a unica diferença é que vai durar mais que pilhas comuns.

Fica friu que você não vai precisar de curso nenhum naum, este caso aki é que foi ligado inadvertidamente ao contrario, ae queima mesmo. é soh cuidar q não tem erro.
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:38f2abd065="roberto.mazza"]olá, comprei esse rádio e ainda não chegou, portanto ainda não tenho nenhuma idéia sobre a ligação do mesmo, mas lendo esse tópico fiquei preocupado, pretendia utilizar ele com baterias tamanho AA de Nicd de 900 mah, isso é correto? Tô meio assustado :shock: , não pensava em fazer um curso de eletrônica só pra colocar esse rádio pra funcionar, tudo isso pra mim é muito complicado, até agora meu rádio padrão é um Futaba 4YF que eu adicionei o quinto canal e já achei uma façanha (pra mim foi...) pois FUNCIONOU!!! :D :D :D[/quote:38f2abd065]
Só uma correção, NI-CD DE 900mah AA não existe, se realmente for 900 Mah, sera maior cerca de 15%, podendo não caber, se for do tamanho de AA e dizer ter 900mah é falsa.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Responder