Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
fdutra
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Set 01, 2010 12:58 pm
Localização: Vitória, ES

Mensagem por fdutra »

tambem queimei meu radio, depois de fazer as alterações ele liga e tudo. o modulo frsky acende mais ele não transmite nenhuma informação para o rx. e o radio tambem fica com um apito continuo.
jcrocha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jan 20, 2008 12:32 am
Localização: niteroi, rio de janeiro
Contato:

Re: Turniy 9x queimado (lip invertida) RESOLVIDO e LCD ilumi

Mensagem por jcrocha »

Olá para todos, sou novo aqui e no mundo dos aeros.
Peço socorro, comprei um radio copterx CX-CT9A mais Rx CX-CR9B mais CX-MDO1 é tipo um kit, mais uma bateria MG POWER 15C 2200 mAh 11.1V para não ficar usando pilhas.
Na ehirobo para começar no hobby com uma zagi 90.
Chequei se o radio estava desligado, retirei o guarda pilhas(é esse o nome?) conectei a bateria na mesmo posição, encaixe perfeito. Preparei para bindar, beleza.
Quando liguei o radio, começou um cheiro de queimado e uma fumaça.
Quase infartei. Alguém pode me socorrer? Desde já agradeço a todos.
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Re: Turniy 9x queimado (lip invertida) RESOLVIDO e LCD ilumi

Mensagem por Julio Santão »

[quote:fdb60c9db5="jcrocha"]Olá para todos, sou novo aqui e no mundo dos aeros.
Peço socorro, comprei um radio copterx CX-CT9A mais Rx CX-CR9B mais CX-MDO1 é tipo um kit, mais uma bateria MG POWER 15C 2200 mAh 11.1V para não ficar usando pilhas.
Na ehirobo para começar no hobby com uma zagi 90.
Chequei se o radio estava desligado, retirei o guarda pilhas(é esse o nome?) conectei a bateria na mesmo posição, encaixe perfeito. Preparei para bindar, beleza.
Quando liguei o radio, começou um cheiro de queimado e uma fumaça.
Quase infartei. Alguém pode me socorrer? Desde já agradeço a todos.[/quote:fdb60c9db5]

Bom, se saiu fumaça, então provalvelmente deve estar bem aparente na placa do radio, a peça que queimou, siga os passos da 1 pagina deste topico, veja se o capacitor ou algum outro componente esta torrado, abra ele e poste uma foto pra gente ver e também uma foto de como vc conectou a bateria
Avatar do usuário
hamiltoncallado
membro
Mensagens: 416
Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por hamiltoncallado »

Pois eh pessoal.. Comigo aconteceu o mesmo. Bateria invertida. O problema é que o rádio foi um FUTABA 10CHG. Está na aeromodelli para o reparo. Estou torcendo para ter sido apenas um regulador também.... só o módulo custa uns 400,00 pilas.
jcrocha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jan 20, 2008 12:32 am
Localização: niteroi, rio de janeiro
Contato:

Mensagem por jcrocha »

Ok! Vou tirar umas fotos. O radio é mais uma copia do turnigy, só muda o nome.
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:83e957dc14="jcrocha"]Ok! Vou tirar umas fotos. O radio é mais uma copia do turnigy, só muda o nome.[/quote:83e957dc14]


Sim é verdade, este rádio é facilmente reparável, já troquei até o chip que é o processador dele, é tão simples sua construção que se eu soubesse fazer bem placas de circuito impresso, mesmo com meu curso de eletronica basica por correspondencia, dava pra fabricar esses radios modelo "Julio 9x" e vender, sem módulo, que é o mais complicado !!!! rs
jcrocha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jan 20, 2008 12:32 am
Localização: niteroi, rio de janeiro
Contato:

Mensagem por jcrocha »

julio, nao estou conseguindo postar as fotos, vou continuar tentando.
o que queimou é o mesmo que esta na sexta foto da 1 pagina.

obs: tah dando tudo errado.... heheheh.....
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:6b0523c697="jcrocha"]julio, nao estou conseguindo postar as fotos, vou continuar tentando.
o que queimou é o mesmo que esta na sexta foto da 1 pagina.

obs: tah dando tudo errado.... heheheh.....[/quote:6b0523c697]

Então resta realizar o procedimento da primeira pagina, mas a pessoa tem que ter uma mínima noção de eletronica e soldagem, senão tiver é só pedir pra um amigo que tenha, ou uma oficina eletronica e mostre o topico.....Se o radio não liga mais não é só o capacitor que vc indicou, mas o reguldor de voltagem também (que esta logo acima do capacitor) e depois tem que verificar se o modulo também foi afetado, ai vai ter que substituir o regulador do modulo também, ja vi um caso em que o modulo não queimou na hora, mas durou pouco e precisou do reparo
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Sempre que trocar o regulador do radio troque o do modulo. Assim ja liga o radio e sai usando...

Estou com um caso curioso aqui... queimou o modulo e não o radio... Ja troquei o regulador do modulo mas não resolveu... Não binda... O radio esta ok, ja testei com outro modulo original e com um corona.
jcrocha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jan 20, 2008 12:32 am
Localização: niteroi, rio de janeiro
Contato:

Mensagem por jcrocha »

Valeuuuuu vou imprimir o tópico e vou levar na eletrônica onde mando consertar as tvs, som, radio e todos os eletrônicos. Os caras parecem ser bons, todos os aparelhos que levei estão funcionando ate hoje.
Responder