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Aeromodelismo elétrico

Como descobrir o melhor motor para um aeromodelo (Ex: 700g)?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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cbbeudo
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Como descobrir o melhor motor para um aeromodelo (Ex: 700g)?

Mensagempor cbbeudo » 23 Jan 2011 23:50

Pessoal,

Preciso de ajuda para descobrir o melhor conjunto de "Motor X Hélice" para um determinado aeromodelo. Existe uma fórmula? Algum software?

[u:60aaabf380]Até então o único conhecimento que tenho é[/u:60aaabf380]: quanto menos KV maior a Hélice.

[b:60aaabf380]Vamos usar um exemplo[/b:60aaabf380]: montei um aeromodelo tucano que está pesando 670g. Pela especificação do EMAX 2812, com uma hélice 7x5 eu conseguiria levantar com esse peso, porém, ele simplesmente não saiu do chão. Pelas especificações da HK, eu não poderia colocar uma hélice 8x6 nesse motor, mas coloquei e o avião voou, porém, muito lento de forma que não foi possível realizar manobras.

Por isso eu gostaria de saber se existe uma formula para para descobrir:

a) tenho um aeromodelo com peso X e qual conjunto devo usar de motor e hélice;

b) tenho um motor X com uma hélice Y, qual o pesop máximo que pode ter meu aeromodelo?

Se puderem me ajudar, agradeço!

Obrigado,

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Mensagempor LaercioLMB » 23 Jan 2011 23:56

O que você esqueceu de mencionar, é a envergadura do aeromodelo e consequentemente, a carga alar dele.
Simplesmente dizer que tem 670g não adianta, pois pode ter 1400mm de envergadura e 670g como tambem pode ter 900mm de envergadura e ter 670g também.
No primeiro caso, até uma leve brisa fará o aeromodelo decolar, pois a carga alar dele é baixíssima, mas no segundo, ele não sairá do chão tão facilmente, pois a carga alar é muito alta e com isso a velocidade de estol dele também.
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Mensagempor cbbeudo » 24 Jan 2011 08:41

É exatamente isso que estou precisando. Saber quais informações eu preciso para descobrir qual conjunto devo utilizar. Vamos lá, carga alar do meu Tucano.

Ele está com 17cm de corda e 12cm na ponta da asa. Ela começa com 3cm de espessura e termina com 2cm de espessura. O aeromodelo está pesando 670gramas, sendo assim, cheguei a seguinte carga alar: [b:97d581aa77][size=18:97d581aa77]42.8g/dm2[/size:97d581aa77][/b:97d581aa77]

Para chegar a esse valor, utilizei a calculadora que existe no meio deste artigo:

http://www.e-voo.com/artigos/asas/

Consegue me ajudar agora com o restante do cálculo?

OBS: A envergadura da asa é de 108cm.

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Mensagempor Ernalto Junior » 24 Jan 2011 09:55

CCbeudo, dê uma lida nesse tópico que vc conseguirá se situar quanto a motorização de aeromodelos na relação peso x potência, abração!!!!!


http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=75860
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Mensagempor Ernalto Junior » 24 Jan 2011 10:07

Têm essa tabelinha aqui tbém que vc entenderá até mais fácil:


Equivalência em Watts/gramas
• 0,11 a 0,15 watts por grama (50-70 watts por libra): Potência mínima para um desempenho decente, boa potência para aeromodelos slow - flyers e park-flyers de baixa carga alar.
• 0,15 a 0,20 watts por grama (70-90 watts por libra):
Aeromodelos treinadores e escala de vôo lento.
• 0,20 a 0,24 watts por grama (90-110 watts por libra):
Aeromodelos esporte - acrobáticos e aeromodelos escala de vôo rápido.
• 0,24 a 0,29 watts por grama (110-130 watts por libra):
Aeromodelos acrobáticos avançados e modelos de alta velocidade.
• 0,29 a 0,33 watts por grama (130-150 watts por libra):
Aeromodelos 3D com baixa carga alar e aeromodelos ducted-fan.
• 0,33 a 0,44 ou mais watts por grama (150-200+ watts por libra):
Aeromodelos 3D de desempenho ilimitado.


Daí, sabendo qual tipo de seu aeromodelo, vc usa o peso do avião e "ESTIMA" a potência ideal para seu vôo, só se lembre que tem motores que fornecem a mesma potência que outros mais têm suas características completamente diferentes com combinações de hélices diferentes e rotações altas e baixas mais que darão a mesma potência em watts, abração!!!!!!!
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Mensagempor cbbeudo » 24 Jan 2011 10:35

[quote:5f0237b2e7="Ernalto Junior"]Têm essa tabelinha aqui tbém que vc entenderá até mais fácil:


Equivalência em Watts/gramas
• 0,11 a 0,15 watts por grama (50-70 watts por libra): Potência mínima para um desempenho decente, boa potência para aeromodelos slow - flyers e park-flyers de baixa carga alar.
• 0,15 a 0,20 watts por grama (70-90 watts por libra):
Aeromodelos treinadores e escala de vôo lento.
• 0,20 a 0,24 watts por grama (90-110 watts por libra):
Aeromodelos esporte - acrobáticos e aeromodelos escala de vôo rápido.
• 0,24 a 0,29 watts por grama (110-130 watts por libra):
Aeromodelos acrobáticos avançados e modelos de alta velocidade.
• 0,29 a 0,33 watts por grama (130-150 watts por libra):
Aeromodelos 3D com baixa carga alar e aeromodelos ducted-fan.
• 0,33 a 0,44 ou mais watts por grama (150-200+ watts por libra):
Aeromodelos 3D de desempenho ilimitado.


Daí, sabendo qual tipo de seu aeromodelo, vc usa o peso do avião e "ESTIMA" a potência ideal para seu vôo, só se lembre que tem motores que fornecem a mesma potência que outros mais têm suas características completamente diferentes com combinações de hélices diferentes e rotações altas e baixas mais que darão a mesma potência em watts, abração!!!!!!![/quote:5f0237b2e7]

Bom, vamos ver o meu caso então!

Eu montei um Tucano, que é um modelo escala e classificaria como acrobático avançado.

Sendo assim, ele seria classificado como "[b:5f0237b2e7]0,24 a 0,29 watts por grama (110-130 watts por libra)[/b:5f0237b2e7]"

Tirando uma média desses valores, eu chego a um valor de [b:5f0237b2e7]0,26[/b:5f0237b2e7] watts por grama.

Se o meu aeromodelo montado está pesando 670gramas, significa que eu preciso de um motor com 174,2 Watts ?

Nesse caso, um TP 2408-12 daria certo? Ele tem como Max Power Output: 200W, veja:

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2046

Só que eu precisaria saber com qual hélice ele daria os 200watts, certo?

Abs,

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Mensagempor Ernalto Junior » 24 Jan 2011 11:57

Exato! Vc precisa ter em mente o tamanho da hélice escala do modelo, eu acredito que uma hélice 9x5 fique boa no seu modelo, mais para esse motor fica muito, pode usar, por exemplo, um 2409-18T 1200kv que ficará bom, qual bateria vc vai usar? Essas contas de motor e hélice têm que estar em bastante sintonia pra vc não abusar nem do motor nem da bateria e para esse tipo de modelo não pense em muita economia em tempo de vôo não pois é bem arisco e estola facilmente, abração!!!
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Mensagempor LaercioLMB » 24 Jan 2011 12:54

Bom, ainda não encontrei nas características do Tucano, qual a medida da hélice que ele usa para ver na escala, qual hélice seria melhor para o dimensionamento do seu aeromodelo.
Procuro sempre ver o tamanho original do avião e suas características para escolher as peças que irei usar na minha construção.
Isso é algo fundamental na construção de um aeromodelo escala, mesmo que não tenha todos os detalhes do original.
Tens que ver qual a altura do chão até o centro do motor para escolher uma hélice que não seja muito grande, mas que te deixe uns 3 dedos a 4 dedos de altura do chão, isso para aeromodelos pequenos como o seu, a medida que vão aumentando, isso de 3 ou 4 dedos não valem mais.
Depois de ter visto qual hélice se acetará comas dimensões do seu aeromodelo, parta para a escolha do motor que te dê uma potência dentro do que você precisa, mas com certa folga, pois nem sempre a hélice que você usará nele, dará toda a potência dele, pois cada diâmetro diferente e passo diferente, te darão potências bem diferentes.
No seu caso, como é um avião que originalmente a velocidade de cruzeiro dele é superior a 300Km/h, não pode esperar dele voos lentos, então, hélices com passos inferiores a 5 polegadas, nem pensar.
Se a hélice recomendada para o seu aeromodelo for uma de 9 polegadas, use então uma 9X6 e não 9X5 e escolha um motor que se acerte bem com uma hélice de 9 ou 10 polegadas usando o mesmo tipo de bateria, mas não escolha um motor para hélices de 8 ou 9 polegadas, pois irá te faltar motor.
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Mensagempor cbbeudo » 24 Jan 2011 13:09

Laercio, belezinha?

Pois bem, são esses cálculos que gostaria de saber fazer, porque ultimamente eu vou na onda da tentativa e erro, por exemplo:

Primeiro Voo = Usei um EMAX 2812 e uma hélice 7x6. Não tirou o aeromodelo do chão, apenas correu pela pista.

Segundo Voo = USei um EMAX 2812 e uma hélice 8x6 GWS HD (laranja). Ficou bom, decolou até mas voava meio pendurado, mesmo o CG estanto em ordem.

Terceiro Voo = Troquei o EMAX por um 2822, voou bem melhor, porém, não consegui fazer manobras.

Quanto ao tamanho da hélice, 8 polegadas eu sei que não encosta no chão. Já a hélice de 9 polegadas eu não sei.

Eu montei um conjunto de TP 2409-18 (ou 2409-16) com uma hélice 8x6, porém, esquentava muito a bateria. Creio que o motivo de esquentar a bateria possa ser então a polegada da hélice. Vi no site da HK que deveria usar uma de 9 polegadas.

Vou tentar um conjunto assim então (indicação do Junior):

* TP 2409-18 (ou 2409-16)
* Hélice 9x6

Opiniões?

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Mensagempor Gustavo Murad » 24 Jan 2011 21:05

cbbeudo,

Seu problema é facilmente resolvido com um software gratuito disponibilizado aqui no fórum:

RCcalc !!

Baixa ele, coloca os dados do seu avião, a hélice que pretende usar e a rotação do motor com aquela hélice e a bateria que irá usar.

Escolhendo o perfil e o número de Reynolds adequado você consegue ter a velocidade de Stall, de cruzeiro além de calcular em certa velocidade o ângulo ideal.

Maiores explicações você acha no tópico FIXO sobre este programa.


Só mais um adendo:

A tabela mostrada acima para calcular os "kg/W" para cada tipo de modelo não funciona tão bem assim não......

Se você quer voar um shock e fazer manobras 3D de nada adianta seguir essa tabela e usar um motor de KV alto.... mesmo o motor tendo o mesmo tanto ou mais Watts do que mostrado na tabela.

Se você quer um aeromodelo rápido de nada adiantar pegar um motor com os Watts indicados ou mais se ele tem KV muito baixo e usa hélices de pouco passo...


O que quero dizer é que a tabela é ÚTIL, mas até certo ponto !!! Se você conhece as necessidades do aeromodelo pode usar essa tabela para te AJUDAR, mas não se siga só por ela ou vai ter péssimas escolhas....

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Mensagempor cbbeudo » 25 Jan 2011 06:54

[quote:d455059021="Gustavo Murad"]cbbeudo,

Seu problema é facilmente resolvido com um software gratuito disponibilizado aqui no fórum:

RCcalc !!

Baixa ele, coloca os dados do seu avião, a hélice que pretende usar e a rotação do motor com aquela hélice e a bateria que irá usar.

Escolhendo o perfil e o número de Reynolds adequado você consegue ter a velocidade de Stall, de cruzeiro além de calcular em certa velocidade o ângulo ideal.

Maiores explicações você acha no tópico FIXO sobre este programa.


Só mais um adendo:

A tabela mostrada acima para calcular os "kg/W" para cada tipo de modelo não funciona tão bem assim não......

Se você quer voar um shock e fazer manobras 3D de nada adianta seguir essa tabela e usar um motor de KV alto.... mesmo o motor tendo o mesmo tanto ou mais Watts do que mostrado na tabela.

Se você quer um aeromodelo rápido de nada adiantar pegar um motor com os Watts indicados ou mais se ele tem KV muito baixo e usa hélices de pouco passo...


O que quero dizer é que a tabela é ÚTIL, mas até certo ponto !!! Se você conhece as necessidades do aeromodelo pode usar essa tabela para te AJUDAR, mas não se siga só por ela ou vai ter péssimas escolhas....[/quote:d455059021]

Valeu Gustavo,

Agora vou dar uma fuçada nesse RC Calc, acho que isso será muito útil.

Abraços,

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Mensagempor LaercioLMB » 25 Jan 2011 11:07

Quanto ao RCCalc, tenho agora minhas dúvidas, inseri nele os dados do meu aeromodelo Hannibal com 1200mm de envergadura, mas tirando a largura da fuselagem, ficou com 1080mm, ele pesa 1050g e usa um motor TR3530 1100 com uma bateria 3S e uma hpelice GWS HD1260 e me dá uma rotação final de 7180 RPM e me mostrou no wattímetro uma potência de 268W.
Pelo RCcalc, ele me diz que o empuxo com essa configuração fica em 2199g, duvido disso plenamente e com uma potência de 393W.
Sei exatamente que esse motor que estou usando, se chegar a 290W ele torra rapidinho, pois eleva rapidamente a temperatura, a velocidade final ele me deu correta, que é 65,7Km/h, mas devido a potência elevada que ele me mostrou e do empuxo absurdo que um TR3530 1100 não tem condições de dar, não confio mais no RCCalc que ao meu ver, se tornou obsoleto e ultrapassado.
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Mensagempor Mac2 » 25 Jan 2011 11:27

cbbeudo,

Que bateria você está usando? Acredito que se está esquentando com o setup, sua taxa de descarga não esteja adequada ao conjunto.

Se tiver um Watímetro, meça o consumo do conjunto a full stick. Se for uma bateria "Ching Ling" estime de 30% a 50% a mais de capacidade de descarga que o demandado pelo setup.

Como o Laercio citou, este modelo necessita de mais velocidade para voar, portanto as hélices dos modelos mais "calmos" não servirão ao proposito deste modelo. Precisa de mais passo para alcançar maior velocidade e com isso aumentará o consumo se tiver o mesmo diâmetro.

Abs

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Mensagempor LaercioLMB » 25 Jan 2011 11:46

Gostaria de aprender a inserir dados no RCCalc, para poder colocar dados mais detalhados nele e obter respostas mais precisas.
Quando digo precisas, me refiro a erros bem menores do que o apresentado de me dar uma potência de 393W quando na verdade só tive 268W.
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Mensagempor Sky_Raider » 27 Jan 2011 00:00

Temos que nos atentar também ao tipo do perfil de asa, menos sustenção mais velocidade, porem maior velocidade de stoll o que atrapalha no pouso,,,, tem que colocar na balança e verificar os pros e contras para seu modelo. Tem tambem os modelos de helices de peformace como as apc que molhoram a equação potencia X velocidade

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Mensagempor Gustavo Murad » 27 Jan 2011 01:22

LaercioLMB,

Meu RCcalc não veio com essa hélices, GWS 12x6HD, acho que talvez você a tenha adicionado e o arquivo que você adicionou que esteja causando esse "erro".

Até porque jogando a hélices GWS 12x6RS, com 7180RPM só deu 308,1W de potência e apenas 1437g de empuxo!!

Logo com a HD deve dar MENOS empuxo e talvez menos potência também.

Tem alguma coisa errada nas suas medições ou no seu RCcalc, porque ele está muito diferente do meu...

Concordo que o RCcalc não está atualizado, o xfoil dele não está funcionando, falta opções e está com alguns bugs. Mas é um programa que atende bem aos projetos mais simples que fazemos e dá para ter uma noção muito boa das características de vôo do aeromodelo pretendido e dessa forma escolher o motor.

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Mensagempor LaercioLMB » 27 Jan 2011 12:13

No meu RCCalc a única hélice GWS que aparece é uma 3020HD e eu usei nele uma APC SF1260 que eu tenho aqui também e os testes reais não ficam nem próximos aos testes virtuais do RCCalc.
Não temos motores para colocar lá, somente na suposição de rotação X passo X empuxo e coisas assim.
Por isso eu falei que se eu soubesse como inserir dados no RCCalc, com certeza o faria, assim como fiz no drive calculator que te dá alguma coisa vaga ta´mbém, mas se inserires todos os dados corretos do motor, como diâmetro do estator, número de voltas dos fios, bitola dos fios, quantos fios usados por bobina, resistência interna real das baterias e coisas assim, verá que os resultados mudarão drasticamente e aquele sonho todo irá por água abaixo, pois você completou o programa com dados que faltavam nele para uma maior precisão e os resultados que você obtém se estivesse trabalhando com um motor no limite achando que estava bom, verá que o motor estará trabalhando acima do limite dele e entenderá o por que não ter todo o desempenho que esperava ter ou até mesmo o contrário, ter uma ótimo rendimento de um determinado motor em seu projoeto na qual muitos outros condenaram esse motor para esse tipo de uso.

Desde que eu comprei as ferramentas como tacógrafo, wattímetro e um bom multímetro, vi o quanto de errado esses programas me davam em resultados, não pelo programa ser ruim, não é, o programa é bom, mas faltam dados mais corretos para que a precisão seja alcançada com uma proximidade mais real do que realmente temos.
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Mensagempor Gustavo Murad » 27 Jan 2011 12:36

Concordo plenamente

Também tenho um Multímetro e um Wattimetro para fazer eu mesmo meus testes, testo ainda usando uma balança digital para empuxo medido e o PCtaco como tacômetro (mas pretendo comprar um próprio para aeromodelismo o mais rápido possível).

O meu RCcalc já veio com mais hélices que o seu, talvez seja questão de versão mesmo, e veio com a GWS 12x6 RS nos testes dela deu esses resultados que te passei, que estão bem próximos dos que você conseguiu em testes práticos.

De toda forma parece que o dono do tópico tem usado o RCcalc com sucesso como ele me informou por PM.

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Mensagempor LaercioLMB » 27 Jan 2011 13:00

[quote:eafc65ee62="Gustavo Murad"]Concordo plenamente

Também tenho um Multímetro e um Wattimetro para fazer eu mesmo meus testes, testo ainda usando uma balança digital para empuxo medido e o PCtaco como tacômetro (mas pretendo comprar um próprio para aeromodelismo o mais rápido possível).

O meu RCcalc já veio com mais hélices que o seu, talvez seja questão de versão mesmo, e veio com a GWS 12x6 RS nos testes dela deu esses resultados que te passei, que estão bem próximos dos que você conseguiu em testes práticos.

De toda forma parece que o dono do tópico tem usado o RCcalc com sucesso como ele me informou por PM.[/quote:eafc65ee62]

O que estou usando é o 1.3 BETA, baixado recentemente e só tem hélices ACP, uma GWS e uma outra que nem lembro mais a marca.
Sinceramente fiquei muito decepcionado, em picos altos o motor até chega em 305W, mas a constante dele não é isso e o que temos que saber é a constante e não um pico máximo em uma eventual retomada de aceleração, já que essa retomada não dá um pico de nem 5 segundos.
O fato dele me dar que o motor gerou ,ais de 2 kilos de empuxo, é outra coisa irreal para o TR3530 1100.
Por esse motivo é que se eu tivesse como inserir dados dos motores por exemplo, já teria uma melhor noção como tem no drive calculator que é bem mais preciso do que o RCCalc.
Prefiro indicar aos demais o drive calculator do que o RCCalc que até tampa de privada voa com ele hehehehehehehehehehe.
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Qual motor usar no me aeromodelo..

Mensagempor Rodrigo china » 22 Jan 2012 13:09

Ola pessoal do e-voo e meu primeiro post aqui,
e gostaria que alguem me ajudasse se possivel..
Eu fiz um aeromodelo tucano t-27 ,
so que nao sei que motor eletrico usar... Para dar o torque
Suficiente pra voar, e fazer algumas acrobacias...
As especificacoes do meu aeromodelo:
Envergadura: 1 metro
Comprimento: 94cm
Peso: 720 gramas ( com toda a eletronica inclusa),
Helice: apc 8x6.. ( nao e triplice! E sim a convencional, duas pas)
Se alguem puder me ajudar desde ja agradeco...



:cry:

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Mensagempor Rodrigo china » 22 Jan 2012 13:16

Ahh esqueci minha bateria e uma li-po 2200, 11.1 v, 20c..

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Mensagempor Mac2 » 22 Jan 2012 13:33

Rodrigo,

Não sei se você tem experiência em pilotar aeromodelos, mas caso nunca tenha pilotado, o tucano não seria o modelo recomendado para começar.

Mas respondendo a sua pergunta, o motor emax 2822 ou o motor emax BL2215/20 seriam suficientes para seu modelo e com esta hélice 8x6 ficará com boa velocidade.

Caso nunca tenha pilotado, sugiro escolher algum tópico que tenha a construção de ScoutCessna ou Telemaster para construir seu primeiro treinador.

Abs

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Mensagempor Rodrigo china » 23 Jan 2012 00:41

Valeu Marco Aurélio..
Na verdade eu não tenho muita experiencia em aeromodelismo não..rsrs
O meu primeiro aeromodelo que comprei foi um F-4 phantom ou seja um caça...
Putz vc ja imagina no que deu né...hehehe meu voo não durou nem 2 minutos , subir até que subiu..mais na hora de descer desceu que nem um flecha de ponta...hehehe
Vou ver se acho os treinadores que vc indicou...
Mas muito obrigado por me ajudar...abrçs


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