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Como descobrir o melhor motor para um aeromodelo (Ex: 700g)?

Enviado: Dom Jan 23, 2011 11:50 pm
por cbbeudo
Pessoal,

Preciso de ajuda para descobrir o melhor conjunto de "Motor X Hélice" para um determinado aeromodelo. Existe uma fórmula? Algum software?

[u:60aaabf380]Até então o único conhecimento que tenho é[/u:60aaabf380]: quanto menos KV maior a Hélice.

[b:60aaabf380]Vamos usar um exemplo[/b:60aaabf380]: montei um aeromodelo tucano que está pesando 670g. Pela especificação do EMAX 2812, com uma hélice 7x5 eu conseguiria levantar com esse peso, porém, ele simplesmente não saiu do chão. Pelas especificações da HK, eu não poderia colocar uma hélice 8x6 nesse motor, mas coloquei e o avião voou, porém, muito lento de forma que não foi possível realizar manobras.

Por isso eu gostaria de saber se existe uma formula para para descobrir:

a) tenho um aeromodelo com peso X e qual conjunto devo usar de motor e hélice;

b) tenho um motor X com uma hélice Y, qual o pesop máximo que pode ter meu aeromodelo?

Se puderem me ajudar, agradeço!

Obrigado,

Enviado: Dom Jan 23, 2011 11:56 pm
por LaercioLMB
O que você esqueceu de mencionar, é a envergadura do aeromodelo e consequentemente, a carga alar dele.
Simplesmente dizer que tem 670g não adianta, pois pode ter 1400mm de envergadura e 670g como tambem pode ter 900mm de envergadura e ter 670g também.
No primeiro caso, até uma leve brisa fará o aeromodelo decolar, pois a carga alar dele é baixíssima, mas no segundo, ele não sairá do chão tão facilmente, pois a carga alar é muito alta e com isso a velocidade de estol dele também.

Enviado: Seg Jan 24, 2011 8:41 am
por cbbeudo
É exatamente isso que estou precisando. Saber quais informações eu preciso para descobrir qual conjunto devo utilizar. Vamos lá, carga alar do meu Tucano.

Ele está com 17cm de corda e 12cm na ponta da asa. Ela começa com 3cm de espessura e termina com 2cm de espessura. O aeromodelo está pesando 670gramas, sendo assim, cheguei a seguinte carga alar: [b:97d581aa77][size=18:97d581aa77]42.8g/dm2[/size:97d581aa77][/b:97d581aa77]

Para chegar a esse valor, utilizei a calculadora que existe no meio deste artigo:

http://www.e-voo.com/artigos/asas/

Consegue me ajudar agora com o restante do cálculo?

OBS: A envergadura da asa é de 108cm.

Enviado: Seg Jan 24, 2011 9:55 am
por Ernalto Junior
CCbeudo, dê uma lida nesse tópico que vc conseguirá se situar quanto a motorização de aeromodelos na relação peso x potência, abração!!!!!


http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=75860

Enviado: Seg Jan 24, 2011 10:07 am
por Ernalto Junior
Têm essa tabelinha aqui tbém que vc entenderá até mais fácil:


Equivalência em Watts/gramas
• 0,11 a 0,15 watts por grama (50-70 watts por libra): Potência mínima para um desempenho decente, boa potência para aeromodelos slow - flyers e park-flyers de baixa carga alar.
• 0,15 a 0,20 watts por grama (70-90 watts por libra):
Aeromodelos treinadores e escala de vôo lento.
• 0,20 a 0,24 watts por grama (90-110 watts por libra):
Aeromodelos esporte - acrobáticos e aeromodelos escala de vôo rápido.
• 0,24 a 0,29 watts por grama (110-130 watts por libra):
Aeromodelos acrobáticos avançados e modelos de alta velocidade.
• 0,29 a 0,33 watts por grama (130-150 watts por libra):
Aeromodelos 3D com baixa carga alar e aeromodelos ducted-fan.
• 0,33 a 0,44 ou mais watts por grama (150-200+ watts por libra):
Aeromodelos 3D de desempenho ilimitado.


Daí, sabendo qual tipo de seu aeromodelo, vc usa o peso do avião e "ESTIMA" a potência ideal para seu vôo, só se lembre que tem motores que fornecem a mesma potência que outros mais têm suas características completamente diferentes com combinações de hélices diferentes e rotações altas e baixas mais que darão a mesma potência em watts, abração!!!!!!!

Enviado: Seg Jan 24, 2011 10:35 am
por cbbeudo
[quote:5f0237b2e7="Ernalto Junior"]Têm essa tabelinha aqui tbém que vc entenderá até mais fácil:


Equivalência em Watts/gramas
• 0,11 a 0,15 watts por grama (50-70 watts por libra): Potência mínima para um desempenho decente, boa potência para aeromodelos slow - flyers e park-flyers de baixa carga alar.
• 0,15 a 0,20 watts por grama (70-90 watts por libra):
Aeromodelos treinadores e escala de vôo lento.
• 0,20 a 0,24 watts por grama (90-110 watts por libra):
Aeromodelos esporte - acrobáticos e aeromodelos escala de vôo rápido.
• 0,24 a 0,29 watts por grama (110-130 watts por libra):
Aeromodelos acrobáticos avançados e modelos de alta velocidade.
• 0,29 a 0,33 watts por grama (130-150 watts por libra):
Aeromodelos 3D com baixa carga alar e aeromodelos ducted-fan.
• 0,33 a 0,44 ou mais watts por grama (150-200+ watts por libra):
Aeromodelos 3D de desempenho ilimitado.


Daí, sabendo qual tipo de seu aeromodelo, vc usa o peso do avião e "ESTIMA" a potência ideal para seu vôo, só se lembre que tem motores que fornecem a mesma potência que outros mais têm suas características completamente diferentes com combinações de hélices diferentes e rotações altas e baixas mais que darão a mesma potência em watts, abração!!!!!!![/quote:5f0237b2e7]

Bom, vamos ver o meu caso então!

Eu montei um Tucano, que é um modelo escala e classificaria como acrobático avançado.

Sendo assim, ele seria classificado como "[b:5f0237b2e7]0,24 a 0,29 watts por grama (110-130 watts por libra)[/b:5f0237b2e7]"

Tirando uma média desses valores, eu chego a um valor de [b:5f0237b2e7]0,26[/b:5f0237b2e7] watts por grama.

Se o meu aeromodelo montado está pesando 670gramas, significa que eu preciso de um motor com 174,2 Watts ?

Nesse caso, um TP 2408-12 daria certo? Ele tem como Max Power Output: 200W, veja:

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2046

Só que eu precisaria saber com qual hélice ele daria os 200watts, certo?

Abs,

Enviado: Seg Jan 24, 2011 11:57 am
por Ernalto Junior
Exato! Vc precisa ter em mente o tamanho da hélice escala do modelo, eu acredito que uma hélice 9x5 fique boa no seu modelo, mais para esse motor fica muito, pode usar, por exemplo, um 2409-18T 1200kv que ficará bom, qual bateria vc vai usar? Essas contas de motor e hélice têm que estar em bastante sintonia pra vc não abusar nem do motor nem da bateria e para esse tipo de modelo não pense em muita economia em tempo de vôo não pois é bem arisco e estola facilmente, abração!!!

Enviado: Seg Jan 24, 2011 12:54 pm
por LaercioLMB
Bom, ainda não encontrei nas características do Tucano, qual a medida da hélice que ele usa para ver na escala, qual hélice seria melhor para o dimensionamento do seu aeromodelo.
Procuro sempre ver o tamanho original do avião e suas características para escolher as peças que irei usar na minha construção.
Isso é algo fundamental na construção de um aeromodelo escala, mesmo que não tenha todos os detalhes do original.
Tens que ver qual a altura do chão até o centro do motor para escolher uma hélice que não seja muito grande, mas que te deixe uns 3 dedos a 4 dedos de altura do chão, isso para aeromodelos pequenos como o seu, a medida que vão aumentando, isso de 3 ou 4 dedos não valem mais.
Depois de ter visto qual hélice se acetará comas dimensões do seu aeromodelo, parta para a escolha do motor que te dê uma potência dentro do que você precisa, mas com certa folga, pois nem sempre a hélice que você usará nele, dará toda a potência dele, pois cada diâmetro diferente e passo diferente, te darão potências bem diferentes.
No seu caso, como é um avião que originalmente a velocidade de cruzeiro dele é superior a 300Km/h, não pode esperar dele voos lentos, então, hélices com passos inferiores a 5 polegadas, nem pensar.
Se a hélice recomendada para o seu aeromodelo for uma de 9 polegadas, use então uma 9X6 e não 9X5 e escolha um motor que se acerte bem com uma hélice de 9 ou 10 polegadas usando o mesmo tipo de bateria, mas não escolha um motor para hélices de 8 ou 9 polegadas, pois irá te faltar motor.

Enviado: Seg Jan 24, 2011 1:09 pm
por cbbeudo
Laercio, belezinha?

Pois bem, são esses cálculos que gostaria de saber fazer, porque ultimamente eu vou na onda da tentativa e erro, por exemplo:

Primeiro Voo = Usei um EMAX 2812 e uma hélice 7x6. Não tirou o aeromodelo do chão, apenas correu pela pista.

Segundo Voo = USei um EMAX 2812 e uma hélice 8x6 GWS HD (laranja). Ficou bom, decolou até mas voava meio pendurado, mesmo o CG estanto em ordem.

Terceiro Voo = Troquei o EMAX por um 2822, voou bem melhor, porém, não consegui fazer manobras.

Quanto ao tamanho da hélice, 8 polegadas eu sei que não encosta no chão. Já a hélice de 9 polegadas eu não sei.

Eu montei um conjunto de TP 2409-18 (ou 2409-16) com uma hélice 8x6, porém, esquentava muito a bateria. Creio que o motivo de esquentar a bateria possa ser então a polegada da hélice. Vi no site da HK que deveria usar uma de 9 polegadas.

Vou tentar um conjunto assim então (indicação do Junior):

* TP 2409-18 (ou 2409-16)
* Hélice 9x6

Opiniões?

Enviado: Seg Jan 24, 2011 9:05 pm
por Gustavo Murad
cbbeudo,

Seu problema é facilmente resolvido com um software gratuito disponibilizado aqui no fórum:

RCcalc !!

Baixa ele, coloca os dados do seu avião, a hélice que pretende usar e a rotação do motor com aquela hélice e a bateria que irá usar.

Escolhendo o perfil e o número de Reynolds adequado você consegue ter a velocidade de Stall, de cruzeiro além de calcular em certa velocidade o ângulo ideal.

Maiores explicações você acha no tópico FIXO sobre este programa.


Só mais um adendo:

A tabela mostrada acima para calcular os "kg/W" para cada tipo de modelo não funciona tão bem assim não......

Se você quer voar um shock e fazer manobras 3D de nada adianta seguir essa tabela e usar um motor de KV alto.... mesmo o motor tendo o mesmo tanto ou mais Watts do que mostrado na tabela.

Se você quer um aeromodelo rápido de nada adiantar pegar um motor com os Watts indicados ou mais se ele tem KV muito baixo e usa hélices de pouco passo...


O que quero dizer é que a tabela é ÚTIL, mas até certo ponto !!! Se você conhece as necessidades do aeromodelo pode usar essa tabela para te AJUDAR, mas não se siga só por ela ou vai ter péssimas escolhas....