Agora vai!Ugly Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Agora vai![primeiro modelo]-UGLY STICK

Mensagem por _fgp_ »

Bom dia galera,

Faz algum tempo que eu frequento o fórum, e acompanho algumas construções, leio outro tanto, e inclusive cheguei a abrir alguns tópicos com inicio de montagem de aeromodelos, acho que foram 1 ou 2 tópicos, porém, nunca levei adiante.

Ano passado eu começei o curso de PP, porém não pude voar, pois não consegui o CCF devido ao problema de visão que tenho;ceratocone.

Bom, já que não posso voar de verdade, vamos aos aeromodelos.
Ano passado mesmo fiz alguns voos com aeros e planadores de um amigo meu, e infelizmente tive a primeira lenha sem nem mesmo ter o aeromodelo...Lenhei na final, dei asa pro vento e o vento jogou o Cessna 182 Artech pro chão, deu perda total.
Bom, depois do breve resumo, eu digo: QUERO COMEÇAR DE VEZ.
Já tenho um pouco de conhecimento de pilotagem, e isso vai facilitar, mas não vou dispensar a instrução.

Bom, o que eu já tenho,comprado na ASAS ELETRICAS em 2009.
01-Motor Emax 2215/20
01-Speed Emax 25A

O que está chegando da HK:
02- Baterias Turnigy 2200mAh 3S 20C
04- Servos HXT900

Comprei da ASAS ELETRICAS:
01-Helice GWS 9x4.7
01-Helice APC 10x5
20m de longarina de fibra de vidro 2mm..

Rádio, por enquanto vou usar um emprestado, FUTABA CONQUEST 4CH antigo.
Bom, espero poder contar com vocês nesse meu verdadeiro inicio, e se falta alguma coisa pra comprar ainda, tirando o rádio, por favor, me indiquem.

Desde já agradeço a todos.

Abraço
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Tenho 3 plantas de Ugly Stick, 2 para Depron e 1 para balsa.

As plantas de Depron são ótimas tudo de encaixar super fácil de montar.

Sobre a eletrônica:

O Imax B8 tem dado muito problema com muita gente, só pesquisar aqui no fórum que vai ver que ele tem dado muita dor de cabeça....

Aconselho comprar um carregador melhor, como um iCharger, ou então um mais simples mas que tenha boas características como o Turnigy 5011.


Outra coisa é que essa sua eletrônica não serve para um Starlite !! Starlite é um aeromodelo bem pequeno e leve que deve pesar algo abaixo de 300g para voar bem, sua eletrônica é para aeromodelos de 600g para cima pois o motor e a bateria são muito pesados.

Sei que você já comprou, mas o certo é construir primeiro, depois comprar a eletrônica !!!

Pois senão você constrói um aeromodelo muito leve ou muito pesado e sua eletrônica não fica boa nele ou nem voa...

eu faria um motoplanador Ghost ou um Stick mesmo, acho que esses 2 encaixam muito bem para iniciar no aeromodelismo com essa sua eletrônica.
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

Gustavo, obrigado pelas dicas...
Na verdade, o motor e o spedd foram comprado pra colocar no Cessna que meu amigo estava me ensinando a voar, e eu quebrei...E a bateria, escolhi esta pois é a que nós usavamos no Cessna, e voava muito.

Cheguei a comprar um Ipanema em isopor da AMB, e colocamos o mesmo setup, e voava com meio motor tranquilo.

Por um bom tempo pretendo voar com os equipamentos que terei, para evitar gastos, por enquanto..De acordo como for evoluindo, compro mais motores, speeds e etc.

Gosto da ideia da ideia do motoplanador, vooei com alguns e peguei gosto..
Te mandei MP.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

_fgp_ ,

Entendi o motivo da eletrônica. Mas como eu te disse para o Starlite essa eletrônica simplesmente é imprestável !!

Cada aeromodelo é construído já imaginando uma faixa de peso, de velocidade, etc....

Mesmo que você tenho um motor que voa um um aeromodelo de 2kg com meio motor não quer dizer que em um modelo que pesa 300g esse motor vai voá-lo com facilidade.

O que estou querendo dizer é que esse seu motor fica muito bom com aeromodelo na faixa de 600g a 1,5kg e no mínimo 1m de envergadura e o "coitadinho" do Starlite tem originalmente 91,4cm de envergadura e apenas 14g/dm² de ára alar pesando originalmente 114g !!

Só a eletrônica que você enviou que está comprando pesa 285g, sem aeromodelo, sem hélice, sem linkagem, sem RX e sem aeromodelo....

Pode ter certeza que menos de 300g de pura eletrônica você não consegue...

Então eu repito, sua eletrônica é para aeromodelo maiores, de 1,2m de envergadura, 600g e uma área alar de pelo menos uns 22dm².
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

Gustavo, entendo perfeitamente o que você disse acima.

Eu inclusive prefiro aeromodelos maiores, tipo, acima de 1m de envergadura, porque acho melhor de visualizar, não sei se é psicológico ou não..Mas..prefiro assim.
Vou baixar o RC Cal e aprender direito sobre área alar.
Só quero conseguir voar com os equipamentos que tenho(terei).
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Com esta eletônica, tenta um Scoutcesnna, Piper j3, Ugly Stick, Telemaster, NIS do Big Spectrum, Ipanema do BigSpectrum(apesar de ser asa baixa), Sorocabinha Trainer do BigSpectrum. Todos com 1Mts de envergadura.
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

Estou considerando fortemente a hipótese se começar com o Ugly Stick.
Creio que seje de fácil construção e fácil reparo em caso de possíveis lenhas.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:c75b6a11b9="_fgp_"]Estou considerando fortemente a hipótese se começar com o Ugly Stick.
Creio que seje de fácil construção e fácil reparo em caso de possíveis lenhas.[/quote:c75b6a11b9]

De fato! Construção simples, normalmente ajuda muito no reparo! mas não construa pensando na lenha! construa pensando em voar! :wink:
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

Bom galera, as compras não chegaram da HK ainda, mas vou começar a construção do meu primeiro aeromodelo.
Agradeço ao Gustavo Murad, que disponibilizou a planta do Ugly Stick.
A principio, eu tinha em mente, fazer um aero de 120cm de envergadura, mas a planta que tenho é de 100cm, então vai ser nessas medidas, pois eu não tenho Corel para ampliar a planta em proporções corretas.
Imprimi a planta em folhas A4. Eu ia começar os cortes pra unir as folhas, mas preferi pedir ajuda de vocês se está tudo certo,e algumas dúvidas.
O avião será feito em DEPRON, de bandeijinhas unidas com cola quente, pois não tenho acesso a folhas de depron aqui.
As folhas:
[img:f45e8e0583]http://img821.imageshack.us/img821/3584/img3394j.jpg[/img:f45e8e0583]
Lateral com profundor:
[img:f45e8e0583]http://img163.imageshack.us/img163/4356/img3395b.jpg[/img:f45e8e0583]
Parte de baixo
[img:f45e8e0583]http://img202.imageshack.us/img202/7516/img3396cv.jpg[/img:f45e8e0583]
Asa:

[img:f45e8e0583]http://img15.imageshack.us/img15/8049/img3397tg.jpg[/img:f45e8e0583]
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

Peças que não sei o que são, quem me ajuda?
[img:bb2d7a8fba]http://img695.imageshack.us/img695/9127/img3398p.jpg[/img:bb2d7a8fba]
Material disponível, a maioria 4mm.
[img:bb2d7a8fba]http://img822.imageshack.us/img822/8796/img3399u.jpg[/img:bb2d7a8fba]

Hoje a noite pretendo unir certinho as peças, juntar as bandeijas, e começar passar as peças pro depron.
Responder