ferrarinha do e-voo..4 anos só observando..chegou a hora.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
j.carlos
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 7:18 pm

ferrarinha do e-voo..4 anos só observando..chegou a hora.

Mensagem por j.carlos »

Bom galera vou começar a cosntruir o ferrarinho do e-voo,mais antes que começem as criticas e o tal de[b:a335747e4c] "esquece isso"[/b:a335747e4c] vou esclarecer já venho voando aeromodelos com eletrônica convencional a mais de 10 anos então não sou iniciante e não estou construindo meu primeiro modelo.como sou um eterno estudante de eletrônica e informatica sempre estou inventando algo e quero encarar o desafio de fazer um aero com eletrônica de carrinho,mais sem pressão muito menos compromisso com sucesso.agora com a experiencia que tenho com aeromodelismo e eletrônica acho que posso conseguir relativo sucesso.vamos vê no que dar.

[b:a335747e4c] a bateria[/b:a335747e4c]
Bom a primeira coisa que comprei foi a bateria e apesar de saber muito bem que o ideal pra esse projeto seria uma lipo 2s de 300 a 800mAh eu quero manter o mais original possivel quero que seja identico ao do e-voo,por isso eu comprei uma bateria de 9v ni-mh de 380mAh.

É isso ai galera quem tiver dicas e quiser colaborar estou atento,estou começando o projeto pela asa e colocarei fotos no decorrer da construção

[b:a335747e4c]o motor[/b:a335747e4c]
vou tentar encontrar um cx50 ou um lps-b2c mais se não for possivel vou pesquisar pra ver se a substitutos.

abraços.
Anexos
3078_1.jpg
3078_1.jpg (17.9 KiB) Exibido 8720 vezes
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Re: ferrarinha do e-voo..4 anos só observando..chegou a hora

Mensagem por jdomes »

[quote:bba8d38124="j.carlos"]Bom galera vou começar a cosntruir o ferrarinho do e-voo,mais antes que começem as criticas e o tal de[b:bba8d38124] "esquece isso"[/b:bba8d38124] vou esclarecer já venho voando aeromodelos com eletrônica convencional a mais de 10 anos então não sou iniciante e não estou construindo meu primeiro modelo.como sou um eterno estudante de eletrônica e informatica sempre estou inventando algo e quero encarar o desafio de fazer um aero com eletrônica de carrinho,mais sem pressão muito menos compromisso com sucesso.agora com a experiencia que tenho com aeromodelismo e eletrônica acho que posso conseguir relativo sucesso.vamos vê no que dar.[/quote:bba8d38124]

É isso aí, gente consciente é o que falta, afinal se já é gabaritado em eletrônica ou coisas afins, pode-se tentar qualquer coisa. Eu mesmo penso em tentar adaptar o rx do x-twuin para equipar micro-modelos maiores que o original usando FET's. Por enquanto está só no pensamento. O que enche é novato (bem verde) vendo tal tutorial e se vislumbra tentando economizar $$$. Se os da Candide são ruins, imagine os alternativos adaptados. Não tem dinheiro para comprar equipamento, bom, pior será tentando adaptar coisas e gastar a paciência tentando voar como deve. Eu mesmo fiquei de saco cheio tentando adptar servo para virar esc.
j.carlos
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 7:18 pm

Mensagem por j.carlos »

bom foi por isso que iniciei o topico dizendo que ja construo e voo com eletrônica convencional a mais dez anos e cinceramente até ja enjoei da mesmice.graças a deus estou com um pouco de dinheiro,tempo e experiência sobrando,então nada melhor que um desafiozinho pra sair do RECEITA PRONTA,MOTOR,ESC,RECEPTOR 3 SERVOS E BATERIA LIPO.
j.carlos
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 7:18 pm

Mensagem por j.carlos »

pesquisei um pouco e encontrei esse motor aqui,agora queria a opinião de vocês no ferrarinha que tem 62cm de envergadura é melhor usar ele original como está ou seja reduzido ou posso usar só o motor com uma hélice menor?
Anexos
img.jpg
img.jpg (22.96 KiB) Exibido 8667 vezes
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:3a0eb80e7a="j.carlos"]pesquisei um pouco e encontrei esse motor aqui,agora queria a opinião de vocês no ferrarinha que tem 62cm de envergadura é melhor usar ele original como está ou seja reduzido ou posso usar só o motor com uma hélice menor?[/quote:3a0eb80e7a]

Puxa vida!

Já usei muito esses IPS com redução "A"!

Com hélice 10x4,7"SF tem empuxo de sobra e com 9x7SF fica com mais velocidade e menor empuxo.

Mas se prepara pois o empuxo é apenas grande em relação ao tamanho do motor é bem limitado e tem baixo pitch-speed.

Mas 100g de empuxo e pitch de uns ~30km/h com 1.5A de consumo é suficiente para uma bom avião levinho.

O perfil de asa "casquinha" como do Pico-Stick da GWS, deve ser a melhor opção.

Outra coisa, com o IPS com redução A e bateria Ni-Mh 8,4V (dizem ser 9V, a tensão nominal para Ni-MH só poderia ser 8,4V ou 9,6V) tem muita potência de início... Já testei com 8,4V Ni-Cd 120mAh com hélice 10x4,7SF APC, fica bem legal.

Já tive sucesso em voar com essa combinação de bateria "9V"... pessoalmente eu gosto de depenar parte da proteção da bateria... Se quiser fazer, faça por conta e risco próprio.

Capriche na redução peso e no perfil de asa "casquinha".

Até 150g de massa RTF com carga alar de uns 10~15g/dm².

Daí é só ver qual hélice casa melhor com o aeromodelo (10x4,7 ou 9x6 ou 9x7 ou 9x5 ou 8x6... etc) e ser feliz. :wink:

Já o 50XC ou "EDP50", é quase uma "EDF versão hélice *ductedless*". :lol:

Empuxo moderado-baixo e alto pitch speed.

Já montei um VL com um desses e pilhas Li-ion RCR123A (2S 700mAh).

Era meu moto VL.

[yt]uvnMGCfKcDk[/yt]

Ele ia acelerando lentamente, depois estabilizava e mas era trimado para não subi... eu lançava ele e ele ficava dando largas voltas à 2m do chão após 1min ele tocava o chão ou eu pulava e pegava ele no ar quando queria parar. :lol:

O truque para uma versão RC 2ch é usar uma trimagem bem conservadora para subida e fazer curvas bem abertas.

A muito tempo que tenho aeros melhores com 3ch ou 4ch... mas ainda sim o 2ch é especial, pois envolve uma trimagem mais delicada... é quase como um VL que você pode retornar para sua direção quando quiser. Considero que quem estuda bem como regular um aero 2ch, pode usar isso como uma transição entre VL e RC. :wink:

Quero ver esse aero voando com Ni-MH, ou pelo menos com uma Li-Po 2S 300mAh. :lol:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
jeff
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Dez 17, 2010 8:23 pm
Localização: São José do Rio Preto

Mensagem por jeff »

Fiquei interessado nessa construção, sow lembrando que o conjunto motor e hélice precisa consumir abaixo de 2A. Acompanhando, grande abraço
...Voar é maravilhoso, mesmo que seja sem sair do chão.....
Avatar do usuário
SLASH
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Jan 29, 2011 10:15 am
Localização: Bom jesus rj

Mensagem por SLASH »

Se caso voar seu tempo de voou será bem curto a bateria é de apenas 380mAh se funcionar legal adiciona uma lipo 2s que ficará perfeito abraços
Avatar do usuário
macamilotti
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Set 25, 2006 1:47 am
Localização: Bragança Paulista, SP

Mensagem por macamilotti »

Eu usava um ips desses em um Tiger Moth da gws, e voava muito bem.
Usava uma bateria 2s de 1000mAh de 15c e durava mais de 45 minutos em vôo.
Tenho até saudades desse avião.
abraço
j.carlos
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 7:18 pm

Mensagem por j.carlos »

sukyake fico feliz que esteja vendo o tópico e opinando,mais como eu disse antes quero que fique o mais original possivel,por isso vou optar pelo perfil clrark "y" mesmo,até por quê entendo que aerodinamicamente falando ele é um pouco mais eficiente que o casquinha,mais muito obrigado e continue oponando pois a muito tempo que seique você tem experiencia nesse tipo de projeto,outra coisa ele terá trê canais usarei o esquema da figura a seguir para acrecentar o terceiro canal.
Anexos
3.canal.JPG
3.canal.JPG (11.72 KiB) Exibido 8465 vezes
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

J.carlos, parabéns pelo projeto, vou acompanhar também.

Sei que você quer deixar ele original, mas um aero com 62 cm de asa fica melhor com asa de perfil "casquinha", fica com voo mais tranquilo e economico, pense nisso.
Responder