ferrarinha do e-voo..4 anos só observando..chegou a hora.
ferrarinha do e-voo..4 anos só observando..chegou a hora.
Bom galera vou começar a cosntruir o ferrarinho do e-voo,mais antes que começem as criticas e o tal de[b:a335747e4c] "esquece isso"[/b:a335747e4c] vou esclarecer já venho voando aeromodelos com eletrônica convencional a mais de 10 anos então não sou iniciante e não estou construindo meu primeiro modelo.como sou um eterno estudante de eletrônica e informatica sempre estou inventando algo e quero encarar o desafio de fazer um aero com eletrônica de carrinho,mais sem pressão muito menos compromisso com sucesso.agora com a experiencia que tenho com aeromodelismo e eletrônica acho que posso conseguir relativo sucesso.vamos vê no que dar.
[b:a335747e4c] a bateria[/b:a335747e4c]
Bom a primeira coisa que comprei foi a bateria e apesar de saber muito bem que o ideal pra esse projeto seria uma lipo 2s de 300 a 800mAh eu quero manter o mais original possivel quero que seja identico ao do e-voo,por isso eu comprei uma bateria de 9v ni-mh de 380mAh.
É isso ai galera quem tiver dicas e quiser colaborar estou atento,estou começando o projeto pela asa e colocarei fotos no decorrer da construção
[b:a335747e4c]o motor[/b:a335747e4c]
vou tentar encontrar um cx50 ou um lps-b2c mais se não for possivel vou pesquisar pra ver se a substitutos.
abraços.
[b:a335747e4c] a bateria[/b:a335747e4c]
Bom a primeira coisa que comprei foi a bateria e apesar de saber muito bem que o ideal pra esse projeto seria uma lipo 2s de 300 a 800mAh eu quero manter o mais original possivel quero que seja identico ao do e-voo,por isso eu comprei uma bateria de 9v ni-mh de 380mAh.
É isso ai galera quem tiver dicas e quiser colaborar estou atento,estou começando o projeto pela asa e colocarei fotos no decorrer da construção
[b:a335747e4c]o motor[/b:a335747e4c]
vou tentar encontrar um cx50 ou um lps-b2c mais se não for possivel vou pesquisar pra ver se a substitutos.
abraços.
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Re: ferrarinha do e-voo..4 anos só observando..chegou a hora
[quote:bba8d38124="j.carlos"]Bom galera vou começar a cosntruir o ferrarinho do e-voo,mais antes que começem as criticas e o tal de[b:bba8d38124] "esquece isso"[/b:bba8d38124] vou esclarecer já venho voando aeromodelos com eletrônica convencional a mais de 10 anos então não sou iniciante e não estou construindo meu primeiro modelo.como sou um eterno estudante de eletrônica e informatica sempre estou inventando algo e quero encarar o desafio de fazer um aero com eletrônica de carrinho,mais sem pressão muito menos compromisso com sucesso.agora com a experiencia que tenho com aeromodelismo e eletrônica acho que posso conseguir relativo sucesso.vamos vê no que dar.[/quote:bba8d38124]
É isso aí, gente consciente é o que falta, afinal se já é gabaritado em eletrônica ou coisas afins, pode-se tentar qualquer coisa. Eu mesmo penso em tentar adaptar o rx do x-twuin para equipar micro-modelos maiores que o original usando FET's. Por enquanto está só no pensamento. O que enche é novato (bem verde) vendo tal tutorial e se vislumbra tentando economizar $$$. Se os da Candide são ruins, imagine os alternativos adaptados. Não tem dinheiro para comprar equipamento, bom, pior será tentando adaptar coisas e gastar a paciência tentando voar como deve. Eu mesmo fiquei de saco cheio tentando adptar servo para virar esc.
É isso aí, gente consciente é o que falta, afinal se já é gabaritado em eletrônica ou coisas afins, pode-se tentar qualquer coisa. Eu mesmo penso em tentar adaptar o rx do x-twuin para equipar micro-modelos maiores que o original usando FET's. Por enquanto está só no pensamento. O que enche é novato (bem verde) vendo tal tutorial e se vislumbra tentando economizar $$$. Se os da Candide são ruins, imagine os alternativos adaptados. Não tem dinheiro para comprar equipamento, bom, pior será tentando adaptar coisas e gastar a paciência tentando voar como deve. Eu mesmo fiquei de saco cheio tentando adptar servo para virar esc.
bom foi por isso que iniciei o topico dizendo que ja construo e voo com eletrônica convencional a mais dez anos e cinceramente até ja enjoei da mesmice.graças a deus estou com um pouco de dinheiro,tempo e experiência sobrando,então nada melhor que um desafiozinho pra sair do RECEITA PRONTA,MOTOR,ESC,RECEPTOR 3 SERVOS E BATERIA LIPO.
[quote:3a0eb80e7a="j.carlos"]pesquisei um pouco e encontrei esse motor aqui,agora queria a opinião de vocês no ferrarinha que tem 62cm de envergadura é melhor usar ele original como está ou seja reduzido ou posso usar só o motor com uma hélice menor?[/quote:3a0eb80e7a]
Puxa vida!
Já usei muito esses IPS com redução "A"!
Com hélice 10x4,7"SF tem empuxo de sobra e com 9x7SF fica com mais velocidade e menor empuxo.
Mas se prepara pois o empuxo é apenas grande em relação ao tamanho do motor é bem limitado e tem baixo pitch-speed.
Mas 100g de empuxo e pitch de uns ~30km/h com 1.5A de consumo é suficiente para uma bom avião levinho.
O perfil de asa "casquinha" como do Pico-Stick da GWS, deve ser a melhor opção.
Outra coisa, com o IPS com redução A e bateria Ni-Mh 8,4V (dizem ser 9V, a tensão nominal para Ni-MH só poderia ser 8,4V ou 9,6V) tem muita potência de início... Já testei com 8,4V Ni-Cd 120mAh com hélice 10x4,7SF APC, fica bem legal.
Já tive sucesso em voar com essa combinação de bateria "9V"... pessoalmente eu gosto de depenar parte da proteção da bateria... Se quiser fazer, faça por conta e risco próprio.
Capriche na redução peso e no perfil de asa "casquinha".
Até 150g de massa RTF com carga alar de uns 10~15g/dm².
Daí é só ver qual hélice casa melhor com o aeromodelo (10x4,7 ou 9x6 ou 9x7 ou 9x5 ou 8x6... etc) e ser feliz. :wink:
Já o 50XC ou "EDP50", é quase uma "EDF versão hélice *ductedless*". :lol:
Empuxo moderado-baixo e alto pitch speed.
Já montei um VL com um desses e pilhas Li-ion RCR123A (2S 700mAh).
Era meu moto VL.
[yt]uvnMGCfKcDk[/yt]
Ele ia acelerando lentamente, depois estabilizava e mas era trimado para não subi... eu lançava ele e ele ficava dando largas voltas à 2m do chão após 1min ele tocava o chão ou eu pulava e pegava ele no ar quando queria parar. :lol:
O truque para uma versão RC 2ch é usar uma trimagem bem conservadora para subida e fazer curvas bem abertas.
A muito tempo que tenho aeros melhores com 3ch ou 4ch... mas ainda sim o 2ch é especial, pois envolve uma trimagem mais delicada... é quase como um VL que você pode retornar para sua direção quando quiser. Considero que quem estuda bem como regular um aero 2ch, pode usar isso como uma transição entre VL e RC. :wink:
Quero ver esse aero voando com Ni-MH, ou pelo menos com uma Li-Po 2S 300mAh. :lol:
Puxa vida!
Já usei muito esses IPS com redução "A"!
Com hélice 10x4,7"SF tem empuxo de sobra e com 9x7SF fica com mais velocidade e menor empuxo.
Mas se prepara pois o empuxo é apenas grande em relação ao tamanho do motor é bem limitado e tem baixo pitch-speed.
Mas 100g de empuxo e pitch de uns ~30km/h com 1.5A de consumo é suficiente para uma bom avião levinho.
O perfil de asa "casquinha" como do Pico-Stick da GWS, deve ser a melhor opção.
Outra coisa, com o IPS com redução A e bateria Ni-Mh 8,4V (dizem ser 9V, a tensão nominal para Ni-MH só poderia ser 8,4V ou 9,6V) tem muita potência de início... Já testei com 8,4V Ni-Cd 120mAh com hélice 10x4,7SF APC, fica bem legal.
Já tive sucesso em voar com essa combinação de bateria "9V"... pessoalmente eu gosto de depenar parte da proteção da bateria... Se quiser fazer, faça por conta e risco próprio.
Capriche na redução peso e no perfil de asa "casquinha".
Até 150g de massa RTF com carga alar de uns 10~15g/dm².
Daí é só ver qual hélice casa melhor com o aeromodelo (10x4,7 ou 9x6 ou 9x7 ou 9x5 ou 8x6... etc) e ser feliz. :wink:
Já o 50XC ou "EDP50", é quase uma "EDF versão hélice *ductedless*". :lol:
Empuxo moderado-baixo e alto pitch speed.
Já montei um VL com um desses e pilhas Li-ion RCR123A (2S 700mAh).
Era meu moto VL.
[yt]uvnMGCfKcDk[/yt]
Ele ia acelerando lentamente, depois estabilizava e mas era trimado para não subi... eu lançava ele e ele ficava dando largas voltas à 2m do chão após 1min ele tocava o chão ou eu pulava e pegava ele no ar quando queria parar. :lol:
O truque para uma versão RC 2ch é usar uma trimagem bem conservadora para subida e fazer curvas bem abertas.
A muito tempo que tenho aeros melhores com 3ch ou 4ch... mas ainda sim o 2ch é especial, pois envolve uma trimagem mais delicada... é quase como um VL que você pode retornar para sua direção quando quiser. Considero que quem estuda bem como regular um aero 2ch, pode usar isso como uma transição entre VL e RC. :wink:
Quero ver esse aero voando com Ni-MH, ou pelo menos com uma Li-Po 2S 300mAh. :lol:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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- macamilotti
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sukyake fico feliz que esteja vendo o tópico e opinando,mais como eu disse antes quero que fique o mais original possivel,por isso vou optar pelo perfil clrark "y" mesmo,até por quê entendo que aerodinamicamente falando ele é um pouco mais eficiente que o casquinha,mais muito obrigado e continue oponando pois a muito tempo que seique você tem experiencia nesse tipo de projeto,outra coisa ele terá trê canais usarei o esquema da figura a seguir para acrecentar o terceiro canal.
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