Nasce o Primogênito - Kinee 25"

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Eu uso verniz bi componente para proteger os modelos do metanol + nitrometano dos motores glow, deixa um acabamento muito bom (verniz automotivo) mas pesa demais, para modelos desse tamanho não recomendo.
O problema maior de entelar e dopar em dias úmidos, é que a umidade dentro das células da balsa vão ficar presas lá dentro e aumenta o peso e fragiliza a estrutura. Eu evito ao máximo dopar em dias úmidos, mas caso não tenha jeito eu ligo o desumidificador na oficina e espero o modelo estar bem sequinho. Na verdade evito até mesmo construir em dias úmidos, o cianoacrilato adora aprisionar água na estrutura cristalina, então dá-lhe desumidificador. Mesmo a balsa que utilizo passa um tempo na caixa secando antes de usá-la. A vantagem é que onde moro é bem mais seco que sampa, são raras os dias que preciso diminuir a umidade. Um aparelho de ar condicionado também funciona como desumidificador, ajuda bastante.
São esses detalhes que fazem a diferença no peso final do modelo...
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

Obrigado pelas sugestões de todos!!

Ontem à noite entelei a asa e o estabilizador mas ainda não apliquei o impermeabilzante, vou tentar comprar o retardador até o final de semana afim de terminar e voar no Domingo! Hehehehehe

Alguma coisa aconteceu com a asa depois que entelei, mesmo secando o papel no gabarito notei que o lado direito da asa está com 5 mm a mais de diedro... Será que isso gerará problemas no voo??

Abraços!!
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

cada milímetro muda o comportamento no vôo, pode ser que não altere nada, pode ser que altere muito...

...tente borrifar água de novo e dar uma "forçadinha" no gabarito p/ não deixar a asa voltar...
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:a9c9e664e5="fhkawasaki"]cada milímetro muda o comportamento no vôo, pode ser que não altere nada, pode ser que altere muito...

...tente borrifar água de novo e dar uma "forçadinha" no gabarito p/ não deixar a asa voltar...[/quote:a9c9e664e5]

... é verdade. Vou forçar no lugar com o papel molhado, deixar secar e torcer para consertar.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Relaxa que isso corrige de certo, 5mm acho que vai tranquilo só no gabarito e esperando secar...

...uma dica p/ secar mais rápido é usar alcool ao invés de água hehehe...

faz a mesma coisa...pelo menos p/ mim faz rsrs...
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

Vamos ver se chega no lugar, calcei a asa, molhei com álcool e estou esperando secar.

Esse tempo úmido testa nossa paciência viu...
Anexos
construcao_asa.JPG
construcao_asa.JPG (34.41 KiB) Exibido 6327 vezes
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

num modelo desses o Wash-Out pode ajudar na estabilidade também...é possível colocar wash-out no gabarito, colocando um calço na ponta da asa...

vai que ajuda neh? hehehe
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:15141b6a4b="fhkawasaki"]num modelo desses o Wash-Out pode ajudar na estabilidade também...é possível colocar wash-out no gabarito, colocando um calço na ponta da asa...

vai que ajuda neh? hehehe[/quote:15141b6a4b]

... Considerei Wash-Out já na construção da asa. O problema com o diedro foi resolvido :D

Mas agora eu estou com outro ploblema :? :? Acho que exagerei um pouco no óleo de ríceno. Dopei ontem a noite todas as peças, de início ficou tudo maravilhoso mas ainda hoje de manhã as peças estavam grudentas, com aparência de molhado... Putz... Acho que formou-se uma camada de óleo que não vai secar... Isso já aconteceu com alguém?
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Exagerou quanto? Eu faço uns 100ml de solução dope já diluído e com um teco de vareta de balsa eu mergulho no óleo, uns 2cm, tiro e ponho no dope, misturo bem e já acho exagero... Só não sei se este exagero no óleo causaria isso que está descrevendo...

Mas deve ter solução....tipo um thinner com algodão...para ver se vai tirando esse óleo em excesso.

Abraços!!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:d8e4e96be5="-NiHoN-"]Exagerou quanto? Eu faço uns 100ml de solução dope já diluído e com um teco de vareta de balsa eu mergulho no óleo, uns 2cm, tiro e ponho no dope, misturo bem e já acho exagero... Só não sei se este exagero no óleo causaria isso que está descrevendo...

Mas deve ter solução....tipo um thinner com algodão...para ver se vai tirando esse óleo em excesso.

Abraços!![/quote:d8e4e96be5]

Como sempre, acabo agindo mais pela emoção nas construções do que pela razão, misturei a olho o thinner, o dope e o óleo e mandei bala :lol: :lol: :lol:

Acho que o Thinner iria atacar o Dope e deixar a superfície fosca... Pensei em passar desengraxante mas vou esperar até manhã para ver o que acontece... Talvez o excesso de óleo tenha retardado demais o processo de secagem e por isso ainda está grudando ao toque.

O certo seria trocar a entelagem se o tempo e produtos não resolverem, mas admito que da dó, vejam só como ficou o modelo:
Anexos
Kinee_051.JPG
Kinee_051.JPG (35.94 KiB) Exibido 6265 vezes
Kinee_043.JPG
Kinee_043.JPG (37.3 KiB) Exibido 6265 vezes
Kinee_045.JPG
Kinee_045.JPG (37.92 KiB) Exibido 6265 vezes
Kinee_040.JPG
Kinee_040.JPG (36.06 KiB) Exibido 6265 vezes
Kinee_049.JPG
Kinee_049.JPG (32.78 KiB) Exibido 6265 vezes
Kinee_055.JPG
Kinee_055.JPG (34.14 KiB) Exibido 6265 vezes
Responder