aviao subindo quase na vertical

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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Flavinn
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Mensagem por Flavinn »

[quote:c1664d911f="PAULINHO"][quote:c1664d911f="Flavinn"][quote:c1664d911f="PAULINHO"][quote:c1664d911f="Flavinn"]coloquei duas arruelas para levantar a parte de traz do motor, será suficiente???[/quote:c1664d911f] Só testando, é tentativa e erro ou de acerto... Não há uma angulação regra, cada aero com suas características, ainda mais made in home. Poderia postar fotos dele inteiro?
Ainda acredito que este aero tem sério problema de CG, reafirmo para os espertinhos que não é a causa X deste problema, já dá pra notar nestas duas fotos que postou, além de vc avançar o motor como tinha relatado o tanque está muito próximo da ponta da alavanca frontal, me diga por qual motivo fêz esta modificação?[/quote:c1664d911f]


foi colocado peso atrás para ajustar o CG, a modificação foi feita para colocar esse tanque e nao apertar a mangueira contra o motor.[/quote:c1664d911f] Cara, não é muito correto fazer isso, o tanque é um detalhe muito ruim de equilibrio no aero, ele deve ficar o mais perto do CG para não dar variação no equilibrio longitudinal, vc avançou o tanque e colocou peso na alavanca traseira, mesmo fazendo isso não irá, nunca, ter um CG real pois com o tanque cheio ele terá o CG mais adiantado e fazio mais atrazado "sempre".[/quote:c1664d911f]


Certo, eu fiz o ajuste de CG com tanque fazio,correto, e depois com ele cheio ficou dentro de uma margem de equilibrio... e quanto ao angulo do motor??
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

E a incidência de asa, ela poderia estar negativa... Tem uma foto da lateral inteira dele?
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

[quote:264417c1d0="Flavinn"][quote:264417c1d0="PAULINHO"][quote:264417c1d0="Flavinn"][quote:264417c1d0="PAULINHO"][quote:264417c1d0="Flavinn"]coloquei duas arruelas para levantar a parte de traz do motor, será suficiente???[/quote:264417c1d0] Só testando, é tentativa e erro ou de acerto... Não há uma angulação regra, cada aero com suas características, ainda mais made in home. Poderia postar fotos dele inteiro?
Ainda acredito que este aero tem sério problema de CG, reafirmo para os espertinhos que não é a causa X deste problema, já dá pra notar nestas duas fotos que postou, além de vc avançar o motor como tinha relatado o tanque está muito próximo da ponta da alavanca frontal, me diga por qual motivo fêz esta modificação?[/quote:264417c1d0]


foi colocado peso atrás para ajustar o CG, a modificação foi feita para colocar esse tanque e nao apertar a mangueira contra o motor.[/quote:264417c1d0] Cara, não é muito correto fazer isso, o tanque é um detalhe muito ruim de equilibrio no aero, ele deve ficar o mais perto do CG para não dar variação no equilibrio longitudinal, vc avançou o tanque e colocou peso na alavanca traseira, mesmo fazendo isso não irá, nunca, ter um CG real pois com o tanque cheio ele terá o CG mais adiantado e fazio mais atrazado "sempre".[/quote:264417c1d0]


Certo, eu fiz o ajuste de CG com tanque fazio,correto, e depois com ele cheio ficou dentro de uma margem de equilibrio... e quanto ao angulo do motor??[/quote:264417c1d0] Então não irá atrapalhar tanto assim como deduzi... O angulo de Downthrust só conseguirá definir na prática como já tinha postado, se ainda acha que é pouco e quizer pode colocar mais uma arruela, o ideal da angulação só voando mesmo, na foto me pareceu que ele tem um pinguinho incidência negativa de asa...
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Flavinn
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Mensagem por Flavinn »

[quote:13c159cbf5="PAULINHO"]E a incidência de asa, ela poderia estar negativa... Tem uma foto da lateral inteira dele?[/quote:13c159cbf5]


vou tirar outra
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Mensagem por Flavinn »

[quote:a8abb7da26="PAULINHO"]E a incidência de asa, ela poderia estar negativa... Tem uma foto da lateral inteira dele?[/quote:a8abb7da26]

Paulinho, testamos o avião, mas com uma outra asa, asa reta, perfil clark Y, melhorou bastante... decolou melhor, mas estava ventando muito... uma pergunta, com esta asa enflexada eu achei a corda media e marquei o lugar do CG, a pergunta é: o CG deste tipo de asa é medido no lugar da corda média. ? na asa media em qualquer lugar, ou seja , perto da fuselagem, ou na ponta da asa da no mesmo, mas neste tipo de asa se medir na ponta da asa está dando bem no bordo de ataque é isso mesmo? e na corda media ou na metade da asa está dando em 6,5CM. obrigado
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Mensagem por retepfilho »

o cg eh 1/3 da parte do meio da asa , pode ser medido até pela fuselagem sem a asa inclusive
retepfilho
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Mensagem por retepfilho »

[quote:b9399a9ed1="eing20ver"][quote:b9399a9ed1="retepfilho"][quote:b9399a9ed1="Flyerx"]1 grama tira o CG do lugar... acredite ou não.

E não esqueça que M=F.d ...

aquela grama tem o braço de alavanca, aumenta o momento e os 50 gramas da bateria podem alterar e muito.

num voo comercial, de 737-800 por exemplo, o simples fato de adicionar 3 passageiros ao voo será necessário refazer todos os calculos de peso e balanceamento.

3 pessoas num 737 devem equivaler a 50 gramas num aeromodelo..[/quote:b9399a9ed1]

concordo.. pode tirar o cg do lugar... mas nao alterar a ponto do avião fazer isso... falo isso pq ja ocorreu em modelo meu a bateria se soltar e correr pra parte de tras... e o voo nao altera a ponto do avião subir a 90 graus...

e ja pensou se 3 pessoas se deslocarem pra [b:b9399a9ed1]calda[/b:b9399a9ed1] do boing e o avião subir a 90 graus?? rsrs .. so pra relaxar!!! Só a careter de informação já que foi citado um boing pesa paroximadamente 20 toneladas... mais pelo que li chega a voar com mais 40 toneladas de passageiro e combustivel totalizando 60 toneladas!!![/quote:b9399a9ed1]
Se a calda for de morango só sobe a 50°, se for de chocolate 20° :twisted:[/quote:b9399a9ed1]

agora q me toquei q escrevi errado... foi até bom corrigir ... odeio esses erros ridiculos de portugues
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Flavinn
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[quote:6bfab471b9="retepfilho"]o cg eh 1/3 da parte do meio da asa , pode ser medido até pela fuselagem sem a asa inclusive[/quote:6bfab471b9]

para esse tipo de asa também?
retepfilho
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Mensagem por retepfilho »

todos os aviões que eu tive com e sem asa o cg ficava o mesmo.. sempre medi pela fuselagem... quando mede com a asa pego na linha reta do 1/3 da fuselagem
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

[quote:2e13d2295c="retepfilho"]o cg eh 1/3 da parte do meio da asa , pode ser medido até pela fuselagem sem a asa inclusive[/quote:2e13d2295c] Caracas, o aero vai voar sem a asa, tem que medir com a asa sim.
E se a asa tem mais massa na sua parte posterior?
Até mesmo o servo de aileron pode alterar o CG do aero independente se ele pesa poucas gramas e não estiver centralizado com o CG.
Agora junte CG negativo, incidência de asa negativa, sem contar com esta adaptação de colocar uma asa baixa esporte com pouco diêdro, angulação positiva de motor e tenha um aero muito complicado de voar sem levar em contas estes vários fatores. :D
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