SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
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Raí
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Mensagem por Raí »

Disney,
Acompanhando a novela!
Show, continue postando e claro, desejo sucesso no voo.
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
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Rogerio Lima
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Mensagem por Rogerio Lima »

Parabens pela reconstrução amigo esta ficando otima ... esse aero merece ... é lindo .... qual helice pretende usar com esse motor .... acompanhando !!!!
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

Vou usar inicialmente uma hélice 12x6 mas, dependendo da velocidade final conseguida, posso aumentar o passo dela, afinal este é um jato e deve voar rápido.

O aero já está pronto! Para o vôo inaugural que espero ocorrer neste domingo (sábado estou trabalhando :-( ) não vou colocar o spinner para finalizar o nariz do avião... a águia vai voar com o nariz cortado.

Se tudo der certo, aí coloco um spinner de isopor simulando o restante do nariz do berkut.

Aguardem os próximos capítulos!
Disney
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[size=18:acf1c4a8a1][b:acf1c4a8a1]Pronto para vôo:[/b:acf1c4a8a1][/size:acf1c4a8a1]

Seguem as fotos da águia aguardando a ordem para decolar!

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1p61umni2C16JtWEUygVxgpWjQs_tWS8kG4k21iMdQmBR7iWCkNIZHBRz2P3VJO7Vd_eOw6IBZVyE/DSC04423.JPG[/img:acf1c4a8a1]

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1pagFMODb2HdSM2EGeQ7YtDF9Bi10I3IesfvIVFte8c9Ho_JWCa9P9837MExmbKwbCjc5ziXrW-6U/DSC04422.JPG[/img:acf1c4a8a1]

Um detalhe da carenagem do motor, com sua saída de ventilação superior (existe outra inferiormente) e mostrando as marcas do tempo da velha águia (e as cicatrizes dos acidentes também).

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1pn1mzkwok0wfB2zQAQ7qZmxgFhjL2iv6TJsN5swzbaTDtZwv7KrUW75WctWCrF_ob28Aauk7QsSs/DSC04432.JPG[/img:acf1c4a8a1]

O local onde anteriormente ficavam as EDF's, atualmente alojará a bateria 4S 5000mAh...

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1p6xrpM-UfTCC-SCuIjT9tGUFU88fguH4UNz3ffRjgTy6vD25uhX4fHEbZhMNezQp5c99N7qIbckI/DSC04424.JPG[/img:acf1c4a8a1]

A tampa do suporte das EDF's adaptado para fixar a bateria no seu devido lugar.

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1ppkJuptQFXmEAmIDCe-y4zNxDSSje2qXM9_L_uKe_6qZrELAP9anc_Nezrh48FSYn_c7wG6-2tJk/DSC04427.JPG[/img:acf1c4a8a1]

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1pLDqA9Akq29eeNEPoWihJnENfe5o5TRnKA9_ATSYUeA-fGZEeoFiwbh5RIOImAAUCWa5GzJsevkM/DSC04426.JPG[/img:acf1c4a8a1]

A bateria no seu lugar definitivo e já ligada aos respectivos fios...

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1phAEsN3y1WTQKUFw7YU53hwESsYMP0iEHby1MXa09RkWlMfrIWS8Nidq9yGjvvp32FsWSA-fwpKo/DSC04428.JPG[/img:acf1c4a8a1]

A tampa do compartimento no lugar...

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1p6vBZIO5oqI6XGEDq4cVNPBOCHIyS-uST99dEGdQJfPgkzjb5ydjDHt0gk2fMsbQXYVTZlVOGFsI/DSC04429.JPG[/img:acf1c4a8a1]

Fixada por quatro peças plásticas com 2 parafusos em cada uma delas... haja parafuso para apertar e afrouxar todas as vezes que necessitar carregar a bateria. Mas vou dar um jeito nisso, deixando apenas no cabo de balanceamento para fora... depois vou fazer mais esta modificação!

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1pO6_-4WmRdR8ig9Zx_sOGPH1FbeJI_FuiNvzkoAzMY5ciMZGFLkqhSTSf3UTJkQau8WEe_15dXRk/DSC04430.JPG[/img:acf1c4a8a1]

Apesar do tamanho da bateria e do seu peso, ainda foi necessário adicionar "peso morto" ao aeromodelo para acertar o CG na posição de fábrica (vou começar com ele nesta posição inicial e ver como o aeromodelo comporta-se).

[img:acf1c4a8a1]https://blufiles.storage.live.com/y1piiOUDazbXoOf2uSaYLoGjGlpHRKDtRQAYvMFyDuH0FWSX4KzzNRmJU1kN290-js4VGDi97gpSjI/DSC04431.JPG[/img:acf1c4a8a1]

Tive de colocar 120g de chumbo lá nos ductos de saída! No total, o aeromodelo emagreceu 100g e está agora com 2500g. Antes, com as EDF's tinha peso final de 2600g! Acredito que consiga voar, tendo em vista que este motor é para aeromodelos entre 2Kg e 4Kg, usando bateria 4S ou 5S (aqui está uma dúvida cruel pois, já encontrei na NET que este motor suporta até 6S, mas nele está escrito tensões correspondentes às lipo descritas anteriormente), e hélices de 12" ou 13".

Vamos ver no que dá! Domingo é a prova dos nove!!!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[size=18:58f9b2a566][b:58f9b2a566]O CG estava atrasado!!![/b:58f9b2a566][/size:58f9b2a566]

Depois de tantos tombos e tantas reconstruções, dou a mâo à palmatória e concordo: o CG estava atrasado!

Nos últimos dias já levei o Berkut para a pista por 4 vezes...

Na primeira, nem levantou o nariz. Bateria 4S foi pouca para o motor. Mudei a bateria para uma 6S.

Na segunda, consegui sair do chão mas não tinha velocidade suficiente e acabei me esborrachando. Resultado: hélice 12x6 quebrada e um trem de pouso arrancado e o servo da bequilha queimado.

Na terceira tentativa, usando uma hélice 12x8, bateria 6S de 5000mAh, consegui decolar depois de muitos ajustes já na pista. O servo que coloquei funcionava de modo contrário ao que foi substituído e, na correria, não percebi. Resultado: leme para um lado e bequilha para o outro. Solução: eliminei os lemes para poder ter controle de decolagem. Após a decolagem, o CG, que estava na marca de fábrica, mostrou-se atrasado e o aeromodelo logo adotou a posição característica... nariz pro céu! Tentei picar o máximo possível mas não foi possível corrigir e o resultado foi um pouso forçado. Resultado: Asa esquerda arracada e um trem de pouso também arrancado.

Hoje, após os concertos devidos, consegui, finalmente fazer um vôo adequado com o Berkut!!! ALELUIA! ALELUIA! O CG foi colocado bem pra frente da posição de fábrica. O aero decolou muito bem, sem tendências laterais. Necessitou apenas de trimagem no profundor para corrigir sua tendência em picar. Mas o vôo, apesar de continuar sendo crítico, foi muito bom! Estou editando o vídeo da saga e depois posto no youtube e aqui.

Por enquanto, seguem algumas fotos:


[img:58f9b2a566]https://blufiles.storage.live.com/y1pTq40QwCL-8690qwWn_-_ZWyrEKuVEg1NGt7do7vYe0PtX9v_hF1_41FpPfXOwVKmxzSXCIZju9s/Berkut01.jpg[/img:58f9b2a566]

[img:58f9b2a566]https://blufiles.storage.live.com/y1pBKdTevD7qvP3bibKIXx1LLErX3KSHPEa2_khuClROfomeJf-at6raVbYyyzFHmcRgP1gXz4SY6w/Berkut%202.jpg[/img:58f9b2a566]

[img:58f9b2a566]https://blufiles.storage.live.com/y1pFvyGabuKe7W6kwHV7aAXqnHVK_w7Cv-4BLkfyIxNBEVKdBCOMCD5IGtaX2iH6MZ2KTjIbnkrrL4/Berkut%205.jpg[/img:58f9b2a566]

[img:58f9b2a566]https://blufiles.storage.live.com/y1pPy6IwW5Vi3TY43XSt7BQ_HSQMhNqxABMAYMKUhxAkMySbR-ywBRUD_4UJJmyTNvOqq1NTI1xUV4/Berkut%206.jpg[/img:58f9b2a566]

[img:58f9b2a566]https://blufiles.storage.live.com/y1pAJLZoeoOlY_1bzAC_jzWo55bWXvM_ywrDLrVmBfOsaOe6CLbSBIEjW2E052M0b7tTe1bUTLdfh8/Berkut%207.jpg[/img:58f9b2a566]

[img:58f9b2a566]https://blufiles.storage.live.com/y1pd7rc6alcBoLG4w4_P_sYJ6t0LWF9tSy8PZ-bgErDjMbrbkqv0dzJX72Gxvb_v0rCAOTZZEAVM10/Berkut%208.jpg[/img:58f9b2a566]

[img:58f9b2a566]https://blufiles.storage.live.com/y1pd7rc6alcBoITrdF4dUl-EECm-dMoUZX0XIpkoK7w00ZW0gMwPr3QezWEeU1t8T4hoMTP05l-DBs/Berkut%209.jpg[/img:58f9b2a566]

Ainda falta um spinner adequado para fazer o acabemento final do bico, mas o que importa é que a águia dourada voltou a voar por aqui! Estou muito feliz com o resultado!
Disney
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warne
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Mensagem por warne »

Ô Disney, eu sempre falo que: "Qualquer coisa voa estando com o CG correto, desde que, não seja pusher".
Como você colocou o motor na frete, toda característica do jato mudou. Ainda achava que se tivesse colocado esse motor atrás, teria ficado melhor.
No mais, você mostrou que tudo é possível quando se acredita.
O som do motor deve ser bem forte, né não!?
Parabéns Disney!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:1af5801774="warne"]
...
O som do motor deve ser bem forte, né não!?
...
[/quote:1af5801774]

Que nada Warne, decepcionei-me com este motor. É um Emax 4020/08 de 520Kv e apesar de ter em suas especificações que é compatível com aeromodelos de 2 a 4 Kg, acredito que ele não seja capaz destas façanhas. No Berkut, este motor está girando uma hélice 12"x8" com bateria 6S de 4000mAh e o rendimento é sofrível. Para manter o aeromodelo voando, preciso estar com o stick no máximo o tempo todo... não gostei!

Agora também tem o problema que o ESC que estou usando está sem manual e veio programado para os motores da EDF (aproveitei). Entrei em contato com o distribuidor (BANANA HOBBY) e eles me mandaram o ÚNICO manual de ESC que eles tinham lá, que não é compatível com o meu. Achei o cúmulo do absurdo!!!!

Com isso, não consigo realizar uma programação adequada, principalmente do timming... só para ter uma idéia, para girar com bateria 4S, nos primeiros vôos, fui alterando parâmetros do ESC às escuras até o motor funcionar, pois ele não funcionava inicialmente... Não sei no que mexi, :oops: mas ele está funcionando.

Para quem desejar acompanhar a saga do Berkut nos seus últimos atos, aí vai o vídeo... parece humor pastelão!!!

[yt]oESnSPGKUNU[/yt]

É uma pena que o youtube selecione logo uma cena de um dos acidentes para colocar na abertura do vídeo! :evil: :evil: :evil:

Agora Warne, vou terminar hoje minha E-lula e tentar voar DLG neste mesmo local aí do vídeo. Será que vai dar?!
Disney
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Olá Disney,

Está estranho o comportamento do modelo no chão. A impressão que tenho é que está com o freio de mão acionado :shock: :shock:

Sua pista deve ser de terra/areia, e isso pode estar segurando as rodas do Berkut. Se colocasse rodas um pouco maiores poderia melhorar a corrida para decolagem...

Coloque o modelo do ESC (ou fotos), quem sabe alguém aqui no forum conhece e poderá te ajudar com a configuração.

Este motor era para sobrar no seu aeromodelo, está muito esquisito este comportamento dele. Você chegou a medir as RPM dele?

Abs

Marco Aurelio
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:a617c26ee7="Mac2"]
...
Se colocasse rodas um pouco maiores poderia melhorar a corrida para decolagem...
...
Você chegou a medir as RPM dele?
...
[/quote:a617c26ee7]

Oi Marco Aurelio! Não tem como colocar rodas maiores! Já coloquei as maiores possíveis e também não tem como elevar mais os trens de pouso... se fizer isso, não recolhe! As rodas não encaixam no compartimento!

O ESC é este das fotos abaixo. Se alguém conhecer e/ou tiver o manual, agradeço muito!!!!

[img:a617c26ee7]https://blufiles.storage.live.com/y1pG9fs1EJHufFnFlc-yqhxE5u3Yml8HktfLXLwzBg2FgHR5y2dmbXgnHNVEk4ur80rvVMva8AlGCk/DSC04439.JPG[/img:a617c26ee7]

[img:a617c26ee7]https://blufiles.storage.live.com/y1pTq2qzqMcX18wUHi7v92Wc1hwY5Cob2Suc7_xWAfBQmWHHdNzf0eEljiMfbv3K5Ib47aFPtR0okU/DSC04440.JPG[/img:a617c26ee7]

Não levem em consideração o que está escrito à mão nele, pois fui eu quem escreveu, nas minhas buscas na NET. O que já descobri é que ele tem apenas 6 opções de ajustes no setup principal. Para entrar em cada uma das posições, estando o stick do acelerador no máximo, deve-se baixá-lo para a posição central (à meio stick)! Se baixar todo o stick ele sai da situação de setup e volta para a condição de funcionamento normal.

Agora dizer o que faz cada uma das 6 posições é que é o problema! Sei que, quando instalei este motor ele não funcionou. Estava com bateria 4S. Alterei a primeira posição (o famoso: mexer na doida!!!! :lol: :lol: :lol: ) E o motor passou a funcionar... não sei o que alterei. Se foi o freio, se foi o timing, se foi o tipo de bateria... Só sei que está funcionando, desta maneira que vemos no vídeo!

Quanto a medir a RPM ainda não fiz, apesar de ter o tacometro. Vou ver se faço hoje.

Obrigado pelo apoio!
Disney
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mrgold2
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Mensagem por mrgold2 »

Penso que sera algo parecido como este
Veja o manual aqui neste site
http://giantcod.co.uk/forum/viewtopic.php?f=9&t=52
Espero ter ajudado
Anexos
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