SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:5edea20792="rgmanica"]Do pouco que olhei, tenho duas opiniões e observações:

1 - trem de pouso. Cara. A pista de vocês me pareceu bem ruim. Pega uma enxada...

2 - decolagem. Depois da pista boa, o avião vai correr. E só correndo bastante vai conseguir decolar...

A regra do trem ângulo é batata. pra que a decolagem seja "rolada" o angulo tem que ser pequeno...
[/quote:5edea20792]

Romulo, muito obrigado pela participação!

Sobre a pista, como já falei, é a única que possuímos num raio de 60Km! Moro no interior da Paraíba. Ela já está melhor pois passamos um "PATROL" e retiramos 90% do capim que teima em crescer nela nesta época de chuva... mas o bichim é danado! Num dá 30 dias já estão nascendo de novo!!!

Quanto à questão de correr para decolar você há de convir que já melhorei em relação àquele primeiro jato! Corri bastante neste primeiro vídeo! Depois fui dar uma estudada e verifiquei que o CG estava adiantado e isto foi um dos motivos do aeromodelo não ter decolado. Já fiz o ajuste para a posição correta!

Quanto à questão da posição do trem de pouso, deixe-me ver se entendi: Na posição do CG eu posso traçar uma linha imaginária sob as asas, de ponta-à-ponta. Á partir desta linha eu traçaria uma outra linha perpendicular e vertical... o ângulo medido deve ser então entre esta linha e o ponto de toque das rodas no solo?

Ou seja, quanto mais alta a asa, mais longe ela pode se encontrar do trem de pouso e ainda assim está dentro desta regra dos 10 à 20 graus! Quanto mais baixa a asa em relação ao solo, mais próxima deve ficar do trem de pouso!

Obrigado pelas dicas!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

[quote:05432d0390="Yensid"][quote:05432d0390="Rafael Ritter"]
...
Quanto ao uso de giroscópios, um jato desses merece esse tipo de suporte para que o vôo não seja um tormento.

Apesar de voar meu Nemesis sem auxílio, tenho um Fokker Dr.1 que não tiro do chão sem um gyrozinho.
...
Abraço!
Rafael Ritter[/quote:05432d0390]

Grande Rafael, obrigado por sua participação! Gostaria que, se possível for, você nos brindasse com mais informações sobre o uso de giroscópio em aviões, já que você tem experiência no assunto.

Se tiver algum vídeo que demonstre a melhoria do vôo ao usar este auxílio, seria de grande valia!

Fico aguardando alguma informação sua ou de algum outro colega que também tenha este tipo de experiência e queira dividi-la conosco.

Um forte abraço!
Disney[/quote:05432d0390]

Oi Disney. Não há mistério.

No meu Fokker, eu uso esse aqui:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6755

Já no meu mini-piper, uso este:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4320

Ambos funcionam da mesma forma. Tu instala ele como uma ponte entre o receptor e a superfície a ser atuada, ou seja, tu liga o servo nele e ele no RX.

Para definir a atuação dele, também é simples. Ele monitora oscilações em uma única direção, então se quiseres controlar rolagem, você instala ele de frente, para arfagem, de lado.

Se tens acesso ao receptor, certamente podes testar um gyro.

Feito isso, basta ajustar o ganho, que geralmente não deve ser muito, senão na tentativa de se estabilizar ele acaba se desestabilizando.

Dois cuidados devem ser tomados com o uso de gyros:

1. O consumo vai ser maior e o sistema vai exigir mais do ESC, já que tu vais ter superfícies reagindo o tempo todo às menores variações.

2. Já vi um esperto colocando um giro no leme e outro nos ailerons. Não precisa ser muito inteligente para perceber que toda vez que ele usava ailerons o avião inclinava e o gyro do leme tentava corrigir, atuando no sentido oposto. Aí já viu.
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

É deu pra ver que a corrida tá mais espichada hehehe

Quanto ao cg, é baseado no CG DO AVIÃO TODO. Não necessariamente o ponto usado para equilibrar o modelo pela asa. Num canard, o cg pode estar fora da asa! O cg é o ponto em que a massa do modelo está em equilibrio. Então não esqueça que a fuselagem também tem massa e faz parte do cg.
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:c5e6c4f753="rgmanica"]
...
Quanto ao cg, é baseado no CG DO AVIÃO TODO.
...
[/quote:c5e6c4f753]

Ok Romulo, o CG está sendo ajustado levando-se em conta todo o aeromodelo e não apenas as asas. Está ajustado conforme já foi testado em vôo.

Quando a questão do ângulo do trem de pouso, seria mais ou menos isso?

[img:c5e6c4f753]http://public.blu.livefilestore.com/y1ps3b0LGmS-VHOAVVkaRfQowuOZJ4XNqWTexMoOVWTZ5-H6ZT8IHmpyps1T4uLgPP1RZi0GVch1lyY40c2HQ5lLw/%C3%A2ngulo%20do%20trem%20de%20pouso_01.jpg[/img:c5e6c4f753]

OBS.: A imagem foi invertida 180graus. O alfinete vermelho está posicionado no CG de 32,5mm e a linha horizontal está posicionada no local onde as asas são fixadas.

Disney
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[size=18:1c3d471789][b:1c3d471789]E vamos melhorando o bichim pra ver se voa![/b:1c3d471789][/size:1c3d471789]

Ontem realizei a amarração das varetas de fibra de vidro de ambos os lados das asas usando fio dental (técnica descrita pelo Mauri). Depois disso, colei as varetas da face de cima das asas com cola epóxi 24h. As varetas do outro lado já estavam coladas!

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1pnhg8EY2dwNBLaFNs8oJMYL_CpkT1WIi5QCWyVyQeBwdgOJXgiqc6R5qlAY0bBqkB-Qete8DtwSwgDbdlIinQnA/DSC03528.JPG[/img:1c3d471789]

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1pQoHfdvuz9mRz7OZWLYCvWsytAQTO_0U5i2GG_Jo-Dt5dCJt9Xc6b3QLtLP6aaqGmMVvBt2adhrSg5mMPm0vY_A/DSC03529.JPG[/img:1c3d471789]

Aqui os fios já todos posicionados, pronto para aplicação do epóxi na abertura feita no isopor.

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1pv1aCu9_Zp00gkh4qZYbyEUF6bykPDO_D23B4HqQdl8CjsC2LQ4QPHqGAq8T71sm_RDO2g1fKE4eegHCfhrz6GA/DSC03532.JPG[/img:1c3d471789]

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1pMzyJgHVzA57hxbO2vtVQm78Tl-1-uFNJf_eqX2xMCFzmdYx96J7qKOYT0AR3lHrAF4zWj8NDp70ZJMUEtMRGbg/DSC03533.JPG[/img:1c3d471789]

Cola epóxi aplicada e varetas amarradas. Serviço quase concluído, faltando apenas a pintura final!

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1pk6yfZCV3UQRFm3QMuDNqybu-ewULjtF1r5S0LdrBydDnANggmLnuGK_hBsUnSnGqA5I6qXMuI5Vc9Vovfe3gvA/DSC03534.JPG[/img:1c3d471789]

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1pultvcK4_kBryswKJ2hBX6W27HXQ3TTIl84F8at79NWUlLRIl_2GGHJ52xF0Q-vxsPi6gaMhgTWxY5spytWc8mA/DSC03535.JPG[/img:1c3d471789]

Depois, confeccionei um pedaço de madeira usando palito de picolé, com 3 pedaços de 16mm x 16mm colados como se fosse compensado e, após realizar uma abertura de tamanho semelhante na posição onde ficará o CG, colei-o. Espero fixar aí um grampo para poder dependurar o aeromodelo e ajustar de forma adequada o CG.

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1pVmuv_V9FJMSyWqV_Fu2lXp38be8sspbIzQrB4d8czwLz_Ve2Ef0-su3kqcbCNYjV9iPSNKCRQcrqYrvZuS5GxA/DSC03536.JPG[/img:1c3d471789]

Detalhe da base para "suporte de CG":

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1pmmtLeowhtnxOUk8EjAUCJhC7hwo8WpIeVgdmHYKboNiwBY2ImRA-xhdmTBgUOSTm54Xc4xXEEIShIycwNDOc9g/DSC03538.JPG[/img:1c3d471789]

Hoje pela manhã, das 5:00h às 7:00h, confeccionei as bases em compensado de 3mm para apoiar os trens de pouso. Colei-as com epóxi nos alojamentos.

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1pI7eEhWHW7wttpjrNl6pddzKF-X2n3QIw3prDhGyRLUMKkQ86kvpHpgF47F9oXB0GoolLMC_djQjD_5FQ72lPJw/DSC03543.JPG[/img:1c3d471789]

Alojamento da bequilha:

[img:1c3d471789]http://public.blu.livefilestore.com/y1p1izBCAi5z8h-viEWP-moVflXBqAt-k3oSU6YOHYPKQZING_3Iel6RMQLZsoH_PXhCpuI0q80kWOxW8VMLiV8ug/DSC03545.JPG[/img:1c3d471789]

Estou pensando em colar os trens de pouso, que são confeccionados em plástico, com cola de contato nesta base de madeira e depois parafusá-los em quatro pontos. O que os colegas acham?

Vamos em frente!
Disney
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floydbh
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Mensagem por floydbh »

[quote:cde42d2096="Yensid"]
Ontem realizei a amarração das varetas de fibra de vidro de ambos os lados das asas usando fio dental (técnica descrita pelo Mauri).
[/quote:cde42d2096]
Opa! esta técnica é boa... assim você não precisa se preocupar com padeços de carne grudando nos dentes do bichinho!



[quote:cde42d2096="Yensid"]
Estou pensando em colar os trens de pouso, que são confeccionados em plástico, com cola de contato nesta base de madeira e depois parafusá-los em quatro pontos. O que os colegas acham?

Vamos em frente!
Disney[/quote:cde42d2096]

Yensid, estou de olho em um A-10, de mesma marca, http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106234 , e pelo jeito ele possui os mesmos trens de pouso...

Pelas fotos achei eles muito frágeis! Não seria melhor trocá-los? ou então apenas parafusar? pois se quebrarem depois deste cuidado todo seu, para soltar o que ficar vai ser um martírio!
Vendo Tudo!!
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:3842ecaad0="luis f14"]
...Certo dia da montagem dele, eu tão empougado que estava, acelerei ao máximo os motores e a turbina sugou o páraquedas engolindo ele de uma vez só quebrando todas as pás de uma das edf , eu até agora não estou acreditando no que eu fiz e não sei ao certo como consertala, terei que trocar a edf completa ou tem como trocar apenas a hélice...
[/quote:3842ecaad0]

Luis, pelo visto você tem menos experiência que eu na montagem e ajustes de EDF!

Primeira coisa: na minha opinião, estes para-quedas só servem de enfeite ou para atrapalhar ou causar algum acidente. Ou no solo, como ocorreu com você, ou em vôo, se por acaso for acionado indevidamente ou sozinho, que pode acontecer.
O meu eu nem montei! Ficou na caixa mesmo!!!

Quanto ao problema da EDF, você pode trocar toda ou apenas as pás. Vai depender se, no acidente não houve danos ao motor e seu eixo. Tens que desmontar e verificar. Depois de retirar o motor do conjunto, você pode testá-lo individualmente e verificar se o eixo não está empenado (tenha os devidos cuidados com a segurança!!!)

Se o eixo do motor estiver ok, você pode comprar outro conjunto de pás (no próprio site onde você adquiriu o aeromodelo geralmente tem. Ou então na Hobby King ou em outro fornecedor...). Recebendo as pás, é só montar no lugar, verificando antes se estão devidamente balanceadas!

Agora como faz o balanceamento? Boa pergunta!!!!

Abraços!
Disney
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[b:982dbd8532]Vídeo da primeira tentativa de vôo:[/b:982dbd8532]

Espero comentários dos colegas sobre os erros que cometi e que me levaram a este resultado ruim!

[yt]ovwRxu9xfFk[/yt]

Agradeço a todos!
Disney
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Dumaia
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Mensagem por Dumaia »

Disney, esse vídeo pra mim ficou claro que o CG estava muito negativo e assim mesmo que um aero se comporta quando esta com CG negativo.
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Mensagem por warne »

[quote:cfce28ad01="Yensid"][b:cfce28ad01]Vídeo da primeira tentativa de vôo:[/b:cfce28ad01]

Espero comentários dos colegas sobre os erros que cometi e que me levaram a este resultado ruim!

[yt]ovwRxu9xfFk[/yt]

Agradeço a todos!
Disney[/quote:cfce28ad01]
Sua decolagem foi perfeita Disney!! Melhor doque as decolagem dos vídeos do YT. O modelo parecia voar super bem, ai vc tirou motor e faltou pitch speed.
Eu diria que só faltou coragem para segurar o stick do acelerador no maximo para o modelo voar bem.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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