Phoenix 2000

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

É... sim e não!

Se o radio tiver FM Landing, melhor coord e diff ficarem off.

Se não, melhor ligado: você ao faz curva somente no thermal!
Imagine você varrendo uma área caçando bolhas... vira pra cá... vira pra lá...
É o típico vôo cruzeiro. E fará curvas!!
Outra: sai da térmica pois estava alto o bastante.
Quero voar mas sem perder altitude. Cruise + coord!

Em planadores avançados o coord em thermal é até maior pois é entendido que não é todas as térmicas que se usa thermal. Se ela for fraca melhor voar no cruise.

Só pra constar: os caras high-end voam com 2 speeds e 2 thermal, e camber variável ainda. Algo como chupar cana, assoviar, andar de elevador e pular corda, tudo junto e ao mesmo tempo.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Então irei pensar nisso.

Estive lendo no manuel do 9303 e lá aponta para a possibilidade de 05 setups de FM...

Talvez seria melhor colocar um setup eclusivo para pouso (Land).
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:9375d6cf18="Lambreta"]Sobre essa ideia de ir reto.. cabrar 60.. reto...

Discordo em todos os sentidos rsss :shock: :shock: :shock: :shock:
[/quote:9375d6cf18]
Concordo com todos seus argumentos :)

Acho que é que nem decolar: Ou se decola como se fosse um avião real ou já cabra tudo assim que ganha velocidade. Um é bonito de ver e o outro ganha altura mais rápido. Tanto na decolagem como na subida do planador, a diferença é o motor muito mais potente quando comparado a um avião ou moto-planador real.

Da mesma maneira que decolo suave vou me reeducar para subir o planador de forma mais "real" :)

Ah, antes que me esqueça, obrigado a todos pelos ensinamentos :)

[quote:9375d6cf18]
E sobre o motor (70% ou 100%) isso interferirá na razão de subida: quanto mais motor, mais rápido sobe. [/quote:9375d6cf18]
Aí entra outra questão: Alguns colegas queimaram o motor original, provavelmente por sobre-aquecimento. Então prefiro poupá-lo.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:0d6fd7fbbe="Lambreta"]E outras duas coisas para configurar:

Coordenation: habilite somente no cruise e thermal. 25% tá bom (quanto foi colocado do seu Phoenix Moisés??)
[/quote:0d6fd7fbbe]
Pergunta de aprendiz de neófito treinee: Que trem é isso? Qual finalidade?

[quote:0d6fd7fbbe]
Differential: idem... idem...[/quote:0d6fd7fbbe]
Já está configurado (dica do Alemão). Evita que a cauda fique sambando hehehe
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Mas Rudolf... com 80%, a Climb rate já é bastante acentuada e colocando em 100% o ganho é ínfimo devido a hélice não ser de boa qualidade.

Se colocar uma hélice de carbono, até poderia ter um ganho, mas que não justifica o uso do motor em 100%.

Corrigindo uma info que eu disse atrás... no meu set-up o motor já está a 80%, o que é suficiente para subir e ainda ter que segurar no profundor levemente, picando, para que ele não queira subir na vertical e estolar. Prefiro subir oblíquo e constante e para isso, 80% do motor original basta.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Coordenation... o leme irá atuar sempre que acionar o aileron...

Isso ajuda muiiiiiito em rodar nas térmicas, pois afunda muito pouco com essa atitude. É como se fazer manual, ou se aciona o coordenation, acionando leme e ailerons nos sticks...
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Acabei de ler o que é coordenation. Valeu :)
[quote:f1fce89ef4="Patetta-MG"]
Mas não acho uma boa no cruise, principalmente pela questão do pouso... imagina... vem certo pro pouso e precisa somente aquela nivelada final... aciona aileron e o planador vira a cauda...
[/quote:f1fce89ef4]
Péra, tempo...

Coordenation não é prá compensar a queda de cauda pelo leme quando se aciona o airelon? Se sim, não entendi "aciona aileron e o planador vira a cauda"...

Outra, no pouso não costumo usar airelon, somente leme, mesmo com vento lateral. Muito mais fácil de controlar :)
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:f2bd103c4e="Patetta-MG"]Mas Rudolf... com 80%, a Climb rate já é bastante acentuada e colocando em 100% o ganho é ínfimo devido a hélice não ser de boa qualidade.

Se colocar uma hélice de carbono, até poderia ter um ganho, mas que não justifica o uso do motor em 100%.
[/quote:f2bd103c4e]
Não senti nenhuma diferença entre usar 70% e 100% no motor. Então vou poupando o motor.

[quote:f2bd103c4e]
Corrigindo uma info que disse atrás... no meu set-up o motor já está a 80%, o que é suficiente para subir e eu ainda ter que segurar no profundor levente, picando, para que ele não queria subir na vertical e estolar. Prefiro subir oblíquo e constante e para isso, 80% do motor original basta.[/quote:f2bd103c4e]
Anotado! Vou me corrigir nesta questão.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Mas você entendeu certo Rudolf.

Só que na coordenada, usa-se valores próximos a 25%, e quando eu disse "virar a cauda" é como se o planador desse aquela rebolada ao se nivelar, mas nada demais.

se você já usa o leme, ótimo... eu também me bahituei a usar o leme no pouso e fica mamão com açucar.

O que eu quis dizer, foi uma pequena necessidade de nivelamento final, daí o leme pouco ajuda, em função da asa do phoenix ser quase reta. Um leve toque no stick do aileron.

Abraços... Vc voa encosta ou termal com seu phoenix? ou ambos?

Moisés
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:d7b7c94b9a="Patetta-MG"]Mas você entendeu certo Rudolf.
[/quote:d7b7c94b9a]
É que os professores são bons!!!

Por falar em pouso, estou praticando pousar "na mão". Tem dia que é fácil e em outros é impossível. Não acho que seja uma questão de vento, é dedo (ou falta deles)...

[quote:d7b7c94b9a]
Vc voa encosta ou termal com seu phoenix? ou ambos?
[/quote:d7b7c94b9a]
Estou aprendendo a voar termal.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Responder