Regulagem de válvulas motor asp 91 4t (dúvida)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Regulagem de válvulas motor asp 91 4t (dúvida)

Mensagem por Tio Bit »

Vi que é de extrema importância para a vida útil e o bom desempenho do motor a regulagem de válvulas. Pois bem, no site da aileronmodelismo tem um tutorial de como proceder com essa regulagem, utilizando-se de duas lâminas (0,04 mm e 0,1 mm) para a regulagem de ambas as valvulas, sendo que a mais fina deve passar com facilidade e a outra com certa dificuldade. Segue o link:

http://aileronmodelismo.com.br/downloads/regulagendevalvulas.html

Ocorre que, de maneira diversa, um gringo postou um vídeo no youtube onde ele utiliza uma lâmina de 0,05mm para a válvula de admissão, tão somente, e a outra de 0,1mm para a de escape. O manual do meu asp 91 4t não diz nada a respeito.

[yt]8BOdUMZCyoY[/yt]

A dúvida é: Qual dos dois métodos é o mais correto para esse motor? Se alguém já regulou das duas maneiras, em qual delas obteve melhores resultados?
Espero poder contar novamente com a ajuda dos amigos do fórum

Grande Abraço

João Víctor
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

Boa Noite,

Eu regulei conforme o vídeo do gringo, obtive um desempenho melhor além de ficar mais econômico.

Voei quase 1 ano com ele original de fábrica, após regular não voei mais muito, pois quebrou um servo em voo e a lenha foi das feias, agora está guardado..

Mas original de fábrica vem muito desregulado..

Abraços Igor
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Regulagem de válvulas motor asp 91 4t (dúvida)

Mensagem por Paulinho »

[quote:4e95e8929a="Tio Bit"]Vi que é de extrema importância para a vida útil e o bom desempenho do motor a regulagem de válvulas. Pois bem, no site da aileronmodelismo tem um tutorial de como proceder com essa regulagem, utilizando-se de duas lâminas (0,04 mm e 0,1 mm) para a regulagem de ambas as valvulas, sendo que a mais fina deve passar com facilidade e a outra com certa dificuldade. Segue o link:

http://aileronmodelismo.com.br/downloads/regulagendevalvulas.html

Ocorre que, de maneira diversa, um gringo postou um vídeo no youtube onde ele utiliza uma lâmina de 0,05mm para a válvula de admissão, tão somente, e a outra de 0,1mm para a de escape. O manual do meu asp 91 4t não diz nada a respeito.

[yt]8BOdUMZCyoY[/yt]

A dúvida é: Qual dos dois métodos é o mais correto para esse motor? Se alguém já regulou das duas maneiras, em qual delas obteve melhores resultados?
Espero poder contar novamente com a ajuda dos amigos do fórum

Grande Abraço

João Víctor[/quote:4e95e8929a] Olá Tio Bit, faça a regulagem com as lâminas 0,05mm para admissão e 0,1mm para exaustão, sendo a de admissão (0,05mm) a mais afastada do escape e a de exaustão (0,1mm) a mais próxima do escape, ambas devem estar raspando levemente no espaço depois de reguladas, se ficar além disso, muito presa ou muito solta, estará com outra medida e fora do padrão de regulagem. Sempre se deve checar as aberturas delas e quando for necessario ajustá-las, "detalhe muito importante", para fazer estas regulagem sempre se deve posicionar o cilindro no ponto morto superior, se tiver duvida em deixá-lo nesta posição retire a vela e olhe pelo orifício dela até enchergar o cilindro estacionar no seu ponto de movimento mais alto. Acertando estas regulagens o motor ficará perfeito, abração!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Mensagem por Tio Bit »

Frigulino e Paulinho, muito obrigado pelas dicas. Vou fazer a regulagem conforme a do gringo então. Abração
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

regulagem

Mensagem por paulozardo »

Tem esse texto na modelairplanes:

http://www.modelairplanenews.com/Me2/dirmod.asp?sid=&nm=The+Magazine&type=PubPagi&mod=Publications%3A%3AArticle+Title&mid=13B2F0D0AFA04476A2ACC02ED28A405F&tier=4&id=9A4F78B5F1EE4963927C5B6445B68F6D

Abracos

Paulo
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Re: regulagem

Mensagem por Tio Bit »

[quote:6a219c6764="paulozardo"]Tem esse texto na modelairplanes:

http://www.modelairplanenews.com/Me2/dirmod.asp?sid=&nm=The+Magazine&type=PubPagi&mod=Publications%3A%3AArticle+Title&mid=13B2F0D0AFA04476A2ACC02ED28A405F&tier=4&id=9A4F78B5F1EE4963927C5B6445B68F6D

Abracos

Paulo[/quote:6a219c6764]

Pois é. Ajustei as válvulas conforme o vídeo do gringo (0,05mm para admissão e 0,1mm para escape). Fiz o primeiro vôo e achei que o motor ficou meio fraco. Estava usando vela ASP e hélice jxf 14x8. Como não estava nem com a hélice e nem com a vela mais indicada, vou fazer novo teste com hélice jxf 13x8 e vela OS F. Daí coloco os resultados.

Abraço
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

Opa

Eu voava com meu T-6 da Radar com uma 13x8 e com uma vela O.S A8. Voava muito bem, tinha sobra de motor, e após a regulagem melhorou siim.

Comprei um 4T .61 não posso usar a mesma regulagem do vídeo né?

Abraço Igor
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:01febe751f="frigulino"]Opa

Eu voava com meu T-6 da Radar com uma 13x8 e com uma vela O.S A8. Voava muito bem, tinha sobra de motor, e após a regulagem melhorou siim.

Comprei um 4T .61 não posso usar a mesma regulagem do vídeo né?

Abraço Igor[/quote:01febe751f] Tem alguma especificação no manual dele?
Eu acho que estas medidas são padrão, uso tanto para .70 como para .90 como também para 120, tire a tampa das valvulas e faça a medição só para tirar esta duvida, abração!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Responder