Ajuda para acertar CG (Com Video)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Matheus Gratz
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
Localização: Sorocaba - SP

Ajuda para acertar CG (Com Video)

Mensagem por Matheus Gratz »

Pessoal, gostaria que dessem uma olhada no video que eu fiz, mais abaixo.
Ele explica o problema que estou tendo com meu aero.

Montei ele essa semana (finalizei, na verdade) e fui testar hj a tarde. Ele rodopiou e eu perdi 3 helices.

Eu tinha feito o teste caseiro do CG, o qual vc apoia o avião nos dedos na altura de 30% da corda da asa e ver se ele tem muito peso de cauda, etc. E estava ok.

Quando cheguei em casa resolvi testar porque o infeliz rodopiava, pendurando ele pelo CG no teto, por uma linha, dando impressão de voo.

[yt]YJlFwh_fQZo[/yt]

Gostaria que me ajudassem. Valeu !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É para evitar essa rotações do aeromodelo que se inclina o motor para o lado, dessa forma elimina a força que a hélice exerce no sentido do eixo do aeromodelo e ao inclinar para baixo, eliminamos a tendência dele cabrar quando aceleramos.

Incline o motor para a direita do aeromodelo, visto de trás para a frente e incline também para baixo, no máximo 3° para cada lado e não terá mais essa tendência do aeromodelo fazer curvas sem você dar o comando.

Outra coisa, as rodas que utilizou no trem principal, são pequenas demais para as dimensões do aeromodelo, elas tendem a trancar facilmente no menor pedregulho no chão, montinho de mato ou buraquinho no chão, o que faz o aeromodelo trancar facilmente, pilonar e quebrar hélice.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4458
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Laércio.

também se aplica 3 graus para baixo? Uma vez observei que em biplanos é mais angulado.



Matheus
sobre o CG.. está correto estes 30% do BA? Genericamente sempre indicam este valor, mas casa modelo tem o seu CG ideal.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Alberto_da_ilha
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
Localização: São Paulo / SP

Mensagem por Alberto_da_ilha »

Cuidado com esses testes com motor ligado dentro de casa.
Avatar do usuário
vvelho
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Dom Set 19, 2010 11:40 pm
Localização: Tupã-SP

Mensagem por vvelho »

bom, creio que é o que o colega disse logo acima.Acho que está um pouco para a esquerda o ângulo do motor, enquanto deveria estar para a direita(3°) como o colega mencionou.
Respondendo sua pergunta...sim, se aplica 3graus para baixo também, isso evita que o avião "empine" quando se acelera o motor.
É praticamente certeza que é esse o problema, mas verifique novamente para ver se o peso de dentro do avião está exatamente no centro.(segure o avião pelo motor e pela parte de trás, se ele cair para a esquerda ou para a direita, ajuste para ficar no centro).
Estou finalizando um piper também.
Espero ter ajudado, abraços.
Avatar do usuário
WoodFace
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:17 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por WoodFace »

Essa angulação pode ser feita na parede de fogo ou uma arruela (é assim que escreve isso???) em um dos parafusos seria o suficiente pra inclinar pra baixo e pro lado??? O suporte do motor (pelo menos os que eu tenho) são de 3 parafusos bem pequenos... se colocar apenas uma no parafuso de cima do lado direito, automaticamente o motor inclinaria pra baixo e pra esquerda, só não sei se o suficiente...

Como é feita essa inclinação normalmente?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

No meu Hannibal, a inclinação do motor foi feita em 3° para a direita e 3° para baixo, devido as dimensões daquela crus que é fixada no motor para ficar o motor na parede de fogo, eu coloqueo aquela crus de forma que ficasse em um quadrado e não em forma de dois triângulos um de costa para o outro e coloquei uma arruela para parafusos 2mm na parte superior direita e na parte inferior esqueda do suporte e na parte superior esquerda, usei duas arruelas de forma que pude deixar o motor inclinado para a direita e para baixo.
Veja na foto abaixo como foram colocados os parafusos do motor, o de baixo que aparece, não tem nenhuma arruela atras do montante, o de cima que aparece, tem duas arruelas atras do montante e os que ficaram em baixo das pás da hélice, tem uma arruela cada um, o que deixou o motor com a inclinação que eu precisava.
Pode sims er feito na parede de fogo também, mas se no caso tiver que ser feito algum ajuste, será mais difícil.
Anexos
100_0858.jpg
100_0858.jpg (37.24 KiB) Exibido 8682 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Matheus Gratz
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
Localização: Sorocaba - SP

Mensagem por Matheus Gratz »

LaercioLMB, vvelho, Lambreta e outros... agradeço a atenção.

Consegui fazer alguns ajustes... fiz até outro video. Gostaria de saber o que acham.

Lambreta, eu fiz um check na planta, o CG tá justamente (no projeto) no local onde coloquei o prego de sustentação. 33% da corda a partir da BA.

[yt]Hg_Q1gHvR0o[/yt]

Valeu!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se a linha está exatamente a 33% da corda da asa, tem peso de cauda ainda e isso será problema na hora do voo.
Deixe ele de forma que foque 100% alinhado a um pouco de peso no nariz. É fácil de voar aeromodelo com peso de nariz, mas é horrível de pilotar aeromodelo com peso de cauda, por menor que seja. Sei disso por experiência própria, não é dedução, é prática mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Matheus Gratz
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
Localização: Sorocaba - SP

Mensagem por Matheus Gratz »

[quote:d1ab8bf849="LaercioLMB"]Se a linha está exatamente a 33% da corda da asa, tem peso de cauda ainda e isso será problema na hora do voo.
Deixe ele de forma que foque 100% alinhado a um pouco de peso no nariz. É fácil de voar aeromodelo com peso de nariz, mas é horrível de pilotar aeromodelo com peso de cauda, por menor que seja. Sei disso por experiência própria, não é dedução, é prática mesmo.[/quote:d1ab8bf849]

Ok Laercio. Vou pensar em algo aqui.
No quesito "rotação" .... acha que está Ok?

Mais uma vez, obrigado!
Responder