Ajuda para acertar CG (Com Video)
- Matheus Gratz
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- Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
- Localização: Sorocaba - SP
Ajuda para acertar CG (Com Video)
Pessoal, gostaria que dessem uma olhada no video que eu fiz, mais abaixo.
Ele explica o problema que estou tendo com meu aero.
Montei ele essa semana (finalizei, na verdade) e fui testar hj a tarde. Ele rodopiou e eu perdi 3 helices.
Eu tinha feito o teste caseiro do CG, o qual vc apoia o avião nos dedos na altura de 30% da corda da asa e ver se ele tem muito peso de cauda, etc. E estava ok.
Quando cheguei em casa resolvi testar porque o infeliz rodopiava, pendurando ele pelo CG no teto, por uma linha, dando impressão de voo.
[yt]YJlFwh_fQZo[/yt]
Gostaria que me ajudassem. Valeu !!!!!!
Ele explica o problema que estou tendo com meu aero.
Montei ele essa semana (finalizei, na verdade) e fui testar hj a tarde. Ele rodopiou e eu perdi 3 helices.
Eu tinha feito o teste caseiro do CG, o qual vc apoia o avião nos dedos na altura de 30% da corda da asa e ver se ele tem muito peso de cauda, etc. E estava ok.
Quando cheguei em casa resolvi testar porque o infeliz rodopiava, pendurando ele pelo CG no teto, por uma linha, dando impressão de voo.
[yt]YJlFwh_fQZo[/yt]
Gostaria que me ajudassem. Valeu !!!!!!
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
É para evitar essa rotações do aeromodelo que se inclina o motor para o lado, dessa forma elimina a força que a hélice exerce no sentido do eixo do aeromodelo e ao inclinar para baixo, eliminamos a tendência dele cabrar quando aceleramos.
Incline o motor para a direita do aeromodelo, visto de trás para a frente e incline também para baixo, no máximo 3° para cada lado e não terá mais essa tendência do aeromodelo fazer curvas sem você dar o comando.
Outra coisa, as rodas que utilizou no trem principal, são pequenas demais para as dimensões do aeromodelo, elas tendem a trancar facilmente no menor pedregulho no chão, montinho de mato ou buraquinho no chão, o que faz o aeromodelo trancar facilmente, pilonar e quebrar hélice.
Incline o motor para a direita do aeromodelo, visto de trás para a frente e incline também para baixo, no máximo 3° para cada lado e não terá mais essa tendência do aeromodelo fazer curvas sem você dar o comando.
Outra coisa, as rodas que utilizou no trem principal, são pequenas demais para as dimensões do aeromodelo, elas tendem a trancar facilmente no menor pedregulho no chão, montinho de mato ou buraquinho no chão, o que faz o aeromodelo trancar facilmente, pilonar e quebrar hélice.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Laércio.
também se aplica 3 graus para baixo? Uma vez observei que em biplanos é mais angulado.
Matheus
sobre o CG.. está correto estes 30% do BA? Genericamente sempre indicam este valor, mas casa modelo tem o seu CG ideal.
também se aplica 3 graus para baixo? Uma vez observei que em biplanos é mais angulado.
Matheus
sobre o CG.. está correto estes 30% do BA? Genericamente sempre indicam este valor, mas casa modelo tem o seu CG ideal.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
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- Alberto_da_ilha
- membro
- Mensagens: 117
- Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
- Localização: São Paulo / SP
bom, creio que é o que o colega disse logo acima.Acho que está um pouco para a esquerda o ângulo do motor, enquanto deveria estar para a direita(3°) como o colega mencionou.
Respondendo sua pergunta...sim, se aplica 3graus para baixo também, isso evita que o avião "empine" quando se acelera o motor.
É praticamente certeza que é esse o problema, mas verifique novamente para ver se o peso de dentro do avião está exatamente no centro.(segure o avião pelo motor e pela parte de trás, se ele cair para a esquerda ou para a direita, ajuste para ficar no centro).
Estou finalizando um piper também.
Espero ter ajudado, abraços.
Respondendo sua pergunta...sim, se aplica 3graus para baixo também, isso evita que o avião "empine" quando se acelera o motor.
É praticamente certeza que é esse o problema, mas verifique novamente para ver se o peso de dentro do avião está exatamente no centro.(segure o avião pelo motor e pela parte de trás, se ele cair para a esquerda ou para a direita, ajuste para ficar no centro).
Estou finalizando um piper também.
Espero ter ajudado, abraços.
Essa angulação pode ser feita na parede de fogo ou uma arruela (é assim que escreve isso???) em um dos parafusos seria o suficiente pra inclinar pra baixo e pro lado??? O suporte do motor (pelo menos os que eu tenho) são de 3 parafusos bem pequenos... se colocar apenas uma no parafuso de cima do lado direito, automaticamente o motor inclinaria pra baixo e pra esquerda, só não sei se o suficiente...
Como é feita essa inclinação normalmente?
Como é feita essa inclinação normalmente?
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13807
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
No meu Hannibal, a inclinação do motor foi feita em 3° para a direita e 3° para baixo, devido as dimensões daquela crus que é fixada no motor para ficar o motor na parede de fogo, eu coloqueo aquela crus de forma que ficasse em um quadrado e não em forma de dois triângulos um de costa para o outro e coloquei uma arruela para parafusos 2mm na parte superior direita e na parte inferior esqueda do suporte e na parte superior esquerda, usei duas arruelas de forma que pude deixar o motor inclinado para a direita e para baixo.
Veja na foto abaixo como foram colocados os parafusos do motor, o de baixo que aparece, não tem nenhuma arruela atras do montante, o de cima que aparece, tem duas arruelas atras do montante e os que ficaram em baixo das pás da hélice, tem uma arruela cada um, o que deixou o motor com a inclinação que eu precisava.
Pode sims er feito na parede de fogo também, mas se no caso tiver que ser feito algum ajuste, será mais difícil.
Veja na foto abaixo como foram colocados os parafusos do motor, o de baixo que aparece, não tem nenhuma arruela atras do montante, o de cima que aparece, tem duas arruelas atras do montante e os que ficaram em baixo das pás da hélice, tem uma arruela cada um, o que deixou o motor com a inclinação que eu precisava.
Pode sims er feito na parede de fogo também, mas se no caso tiver que ser feito algum ajuste, será mais difícil.
- Anexos
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- 100_0858.jpg (37.24 KiB) Exibido 8682 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Matheus Gratz
- membro
- Mensagens: 141
- Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
- Localização: Sorocaba - SP
LaercioLMB, vvelho, Lambreta e outros... agradeço a atenção.
Consegui fazer alguns ajustes... fiz até outro video. Gostaria de saber o que acham.
Lambreta, eu fiz um check na planta, o CG tá justamente (no projeto) no local onde coloquei o prego de sustentação. 33% da corda a partir da BA.
[yt]Hg_Q1gHvR0o[/yt]
Valeu!
Consegui fazer alguns ajustes... fiz até outro video. Gostaria de saber o que acham.
Lambreta, eu fiz um check na planta, o CG tá justamente (no projeto) no local onde coloquei o prego de sustentação. 33% da corda a partir da BA.
[yt]Hg_Q1gHvR0o[/yt]
Valeu!
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13807
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Se a linha está exatamente a 33% da corda da asa, tem peso de cauda ainda e isso será problema na hora do voo.
Deixe ele de forma que foque 100% alinhado a um pouco de peso no nariz. É fácil de voar aeromodelo com peso de nariz, mas é horrível de pilotar aeromodelo com peso de cauda, por menor que seja. Sei disso por experiência própria, não é dedução, é prática mesmo.
Deixe ele de forma que foque 100% alinhado a um pouco de peso no nariz. É fácil de voar aeromodelo com peso de nariz, mas é horrível de pilotar aeromodelo com peso de cauda, por menor que seja. Sei disso por experiência própria, não é dedução, é prática mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Matheus Gratz
- membro
- Mensagens: 141
- Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
- Localização: Sorocaba - SP
[quote:d1ab8bf849="LaercioLMB"]Se a linha está exatamente a 33% da corda da asa, tem peso de cauda ainda e isso será problema na hora do voo.
Deixe ele de forma que foque 100% alinhado a um pouco de peso no nariz. É fácil de voar aeromodelo com peso de nariz, mas é horrível de pilotar aeromodelo com peso de cauda, por menor que seja. Sei disso por experiência própria, não é dedução, é prática mesmo.[/quote:d1ab8bf849]
Ok Laercio. Vou pensar em algo aqui.
No quesito "rotação" .... acha que está Ok?
Mais uma vez, obrigado!
Deixe ele de forma que foque 100% alinhado a um pouco de peso no nariz. É fácil de voar aeromodelo com peso de nariz, mas é horrível de pilotar aeromodelo com peso de cauda, por menor que seja. Sei disso por experiência própria, não é dedução, é prática mesmo.[/quote:d1ab8bf849]
Ok Laercio. Vou pensar em algo aqui.
No quesito "rotação" .... acha que está Ok?
Mais uma vez, obrigado!