Projeto de Graduação
- antoniohnr
- membro
- Mensagens: 2
- Registrado em: Seg Mar 21, 2011 3:56 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Contato:
Projeto de Graduação
Boa tarde pessoal,
Sou estudante formando de design de produto e sempre tive muito interesse por aeromodelismo. Tanto que para meu projeto de graduação escolhi este tema para trabalhar.
Gostaria de contar com a ajuda do pessoal do forum para viabilizar meu projeto!
Obrigado!
-------------------------------------------------------------------------
Pergunta nº 01
Quais são as maiores dificuldades vivenciadas pelos modelistas (iniciantes e experientes) seja na bancada, seja no voo?
Sou estudante formando de design de produto e sempre tive muito interesse por aeromodelismo. Tanto que para meu projeto de graduação escolhi este tema para trabalhar.
Gostaria de contar com a ajuda do pessoal do forum para viabilizar meu projeto!
Obrigado!
-------------------------------------------------------------------------
Pergunta nº 01
Quais são as maiores dificuldades vivenciadas pelos modelistas (iniciantes e experientes) seja na bancada, seja no voo?
- rafakrav
- membro
- Mensagens: 7807
- Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
- Localização: Joinville, Santa Catarina,18
hmm.. em primeiro, as baterias que mais utilizamos seriam as LiPos, que são MUITO frágeis...ja vi iniciantes destruindo as baterias antes mesmo de poder aproveitá-las,
Outra grande dificuldade, são os preços dos produtos nacionais, ou seja...temos que importar, e isso demora, além de que os correios, com toda sua "delicadeza" ajudam bastante :roll:
Não sei se essa conta, mas é MUITO raro achar um dia para voar(pelo menos aqui, eu vou umas 5 vezes POR ANO voar o aero, mas em compensação, o heli voo direto :D) e bem... acho que a última, seria adquirir pela "primeira vez", ou dar o primeiro passo, comprando os primeiros equipamentos, que normalmente é a compra mais cara(pois vc tem que comprar rádio, carregador e etc, e esses normalmente são usados por bastante tempo :D)
Veja aí se ajudei :D
Outra grande dificuldade, são os preços dos produtos nacionais, ou seja...temos que importar, e isso demora, além de que os correios, com toda sua "delicadeza" ajudam bastante :roll:
Não sei se essa conta, mas é MUITO raro achar um dia para voar(pelo menos aqui, eu vou umas 5 vezes POR ANO voar o aero, mas em compensação, o heli voo direto :D) e bem... acho que a última, seria adquirir pela "primeira vez", ou dar o primeiro passo, comprando os primeiros equipamentos, que normalmente é a compra mais cara(pois vc tem que comprar rádio, carregador e etc, e esses normalmente são usados por bastante tempo :D)
Veja aí se ajudei :D
-
- membro
- Mensagens: 590
- Registrado em: Dom Mai 17, 2009 1:30 am
- Localização: Recife -PE 40
Acredito que para o iniciante, a maior dificuldade é a financeira, poisw como disse o rafakrav, o investimento inicial é alto. Depois do investimento o principal problema é a descarga de adrenalina, que faz o dedo tremer como geleia em terremoto, atrapalhando o controle do avião.
Para os experientes o principal problema é quando começa a achar que sabe antever e resolver todos os problemas, ai sim dão as grandes cacas hehehe
Clovis
Para os experientes o principal problema é quando começa a achar que sabe antever e resolver todos os problemas, ai sim dão as grandes cacas hehehe
Clovis
- rafakrav
- membro
- Mensagens: 7807
- Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
- Localização: Joinville, Santa Catarina,18
[quote:34b1680093="clovis campos"]Acredito que para o iniciante, a maior dificuldade é a financeira, poisw como disse o rafakrav, o investimento inicial é alto. Depois do investimento o principal problema é a descarga de adrenalina,[b:34b1680093] [u:34b1680093]que faz o dedo tremer como geleia em terremoto, atrapalhando o controle do avião[/u:34b1680093].[/b:34b1680093]
Para os experientes o principal problema é quando começa a achar que sabe antever e resolver todos os problemas, ai sim dão as grandes cacas hehehe
Clovis[/quote:34b1680093]
kkk esse foi o melhor jeito de se dizer isso ein :lol: :lol:
Para os experientes o principal problema é quando começa a achar que sabe antever e resolver todos os problemas, ai sim dão as grandes cacas hehehe
Clovis[/quote:34b1680093]
kkk esse foi o melhor jeito de se dizer isso ein :lol: :lol:
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
Dificuldades?
Hmm... vejamos...
1-Falta de recursos financeiros (me espremo para comprar uma eletrônica minimamente boa; até hoje não comprei nenhum rádio novo, todos são de segunda mão)
2-Demora na entrega de produtos de Hong Kong
3-Falta de lojas físicas com material a um preço justo (vender um motor xing-ling com baixa qualidade de US$5 por 60 reais... é sacanagem... se estivesse por 30 reais até era uma boa)
4-Falta de material de uso comum em loja física (hélices, balsa, colas especiais, EPP, fibra de carbono em varetas finas...)
5-Local de voo muitas vezes é complicado de achar, apesar de que em Curitiba temos o Barigui
6-Meteorologia instável
Fora isso...
Toda informação que preciso, posso achar 90% na internet, 8% com perguntas entre usuários e 2% em campo.
E os modelos elétricos até que são práticos e flexíveis para desenhar e construir.
Acho que para que tu possa sentir o que é aeromodelismo, só praticando mesmo e entrando de cabeça nesse mundo de informações do forum e ir a campo conversar com o pessoal.
Só tem um pobrema... .. . .. .. . .. .. .. . . . . . . . .. . .. .. .. é uma caminho sem volta. :lol:
Sabe... não vejo nenhuma dificuldade no aeromodelismo mesmo... fora o financeiro, não vejo nada que me limite no hobby atualmente...
Bom... também tem que pensar em qual é meu hobby.
Meu hobby não é meramente aeromodelismo, tem mais coisa por trás de nome genérico.
Por exemplo: sou um típico construtor de parkflyer.
Meus aeros são leves e pequenos.
Meu equipamento é básico.
Não voo a mais de 100m de raio.
Gosto de voos mais tranquilos.
Comecei no VL com HLG, depois de entrar no RC passei por Slow-Flyer, voo Sport, escala e 3D.
Minha ambição?
Assistir uma aula na faculdade com um veículo usando equipamento de FPV com possibilidade de interagir com outras pessoas a distancia e construir um UAV que possa viajar pelo Brasil, pousar em locais seguros, se recarregar com luz solar (mesmo que ele fique parado uns 2 a 3 dias no topo de um prédio antes de voar novamente) e que eu possa pegar fotos aleatórias e atualizar os waypoints do GPS pela internet ou algum link de comunicação, e tudo isso acontecendo enquanto ele voa feito 'nômade', de cidade em cidade, indo de norte a sul durante semanas até volta para casa, sujo e empoeirado, como se fosse o filho pródigo. :lol:
Hmm... vejamos...
1-Falta de recursos financeiros (me espremo para comprar uma eletrônica minimamente boa; até hoje não comprei nenhum rádio novo, todos são de segunda mão)
2-Demora na entrega de produtos de Hong Kong
3-Falta de lojas físicas com material a um preço justo (vender um motor xing-ling com baixa qualidade de US$5 por 60 reais... é sacanagem... se estivesse por 30 reais até era uma boa)
4-Falta de material de uso comum em loja física (hélices, balsa, colas especiais, EPP, fibra de carbono em varetas finas...)
5-Local de voo muitas vezes é complicado de achar, apesar de que em Curitiba temos o Barigui
6-Meteorologia instável
Fora isso...
Toda informação que preciso, posso achar 90% na internet, 8% com perguntas entre usuários e 2% em campo.
E os modelos elétricos até que são práticos e flexíveis para desenhar e construir.
Acho que para que tu possa sentir o que é aeromodelismo, só praticando mesmo e entrando de cabeça nesse mundo de informações do forum e ir a campo conversar com o pessoal.
Só tem um pobrema... .. . .. .. . .. .. .. . . . . . . . .. . .. .. .. é uma caminho sem volta. :lol:
Sabe... não vejo nenhuma dificuldade no aeromodelismo mesmo... fora o financeiro, não vejo nada que me limite no hobby atualmente...
Bom... também tem que pensar em qual é meu hobby.
Meu hobby não é meramente aeromodelismo, tem mais coisa por trás de nome genérico.
Por exemplo: sou um típico construtor de parkflyer.
Meus aeros são leves e pequenos.
Meu equipamento é básico.
Não voo a mais de 100m de raio.
Gosto de voos mais tranquilos.
Comecei no VL com HLG, depois de entrar no RC passei por Slow-Flyer, voo Sport, escala e 3D.
Minha ambição?
Assistir uma aula na faculdade com um veículo usando equipamento de FPV com possibilidade de interagir com outras pessoas a distancia e construir um UAV que possa viajar pelo Brasil, pousar em locais seguros, se recarregar com luz solar (mesmo que ele fique parado uns 2 a 3 dias no topo de um prédio antes de voar novamente) e que eu possa pegar fotos aleatórias e atualizar os waypoints do GPS pela internet ou algum link de comunicação, e tudo isso acontecendo enquanto ele voa feito 'nômade', de cidade em cidade, indo de norte a sul durante semanas até volta para casa, sujo e empoeirado, como se fosse o filho pródigo. :lol:
- Douglas Rafael Maia
- membro
- Mensagens: 1294
- Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
- Localização: São Bento do Sul
Re: Projeto de Graduação
[quote:a4373a1697="antoniohnr"]Boa tarde pessoal,
Sou estudante formando de design de produto e sempre tive muito interesse por aeromodelismo. Tanto que para meu projeto de graduação escolhi este tema para trabalhar.
Gostaria de contar com a ajuda do pessoal do forum para viabilizar meu projeto!
Obrigado!
-------------------------------------------------------------------------
Pergunta nº 01
Quais são as maiores dificuldades vivenciadas pelos modelistas (iniciantes e experientes) seja na bancada, seja no voo?[/quote:a4373a1697]
Bom, na minha opinião o mais difícil que foi para mim aprender a voar foi o pouso, quebrei muitos trens de pouso e hélices...,
Bem, na bancada, não achei dificil, meu 1° aero ficou um monstrinho, feiooooo, mas, no cg até vaca voa, então qualquer coisa com cg voa, voar voa, mas voar bem é outra coisa....
No voo, em elétricos, o bom de eletricos é que no começo é só jogar o aero no chão que ta feito, fica dificil em glows e gasolinas..
No voo em combustão, decolagem é complicada, taxiar retinho até que tenha força para decolar, e o pior é o pouso, os glows são mais pesadões então vc tem que pousar em um certa velocidade, senão estola.
Mass, isso vai de cada um, eu por exemplo achei o pouso difícil, ja meu instrutor achou que a referência do aero é mais dificil de aprender...
Abs
Sou estudante formando de design de produto e sempre tive muito interesse por aeromodelismo. Tanto que para meu projeto de graduação escolhi este tema para trabalhar.
Gostaria de contar com a ajuda do pessoal do forum para viabilizar meu projeto!
Obrigado!
-------------------------------------------------------------------------
Pergunta nº 01
Quais são as maiores dificuldades vivenciadas pelos modelistas (iniciantes e experientes) seja na bancada, seja no voo?[/quote:a4373a1697]
Bom, na minha opinião o mais difícil que foi para mim aprender a voar foi o pouso, quebrei muitos trens de pouso e hélices...,
Bem, na bancada, não achei dificil, meu 1° aero ficou um monstrinho, feiooooo, mas, no cg até vaca voa, então qualquer coisa com cg voa, voar voa, mas voar bem é outra coisa....
No voo, em elétricos, o bom de eletricos é que no começo é só jogar o aero no chão que ta feito, fica dificil em glows e gasolinas..
No voo em combustão, decolagem é complicada, taxiar retinho até que tenha força para decolar, e o pior é o pouso, os glows são mais pesadões então vc tem que pousar em um certa velocidade, senão estola.
Mass, isso vai de cada um, eu por exemplo achei o pouso difícil, ja meu instrutor achou que a referência do aero é mais dificil de aprender...
Abs
Sbach 342 30% - Twist 36 - FUTABA T8FG Super and DLE 55
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Minha resposta:
1 - Especulação imobiliaria
2 - Turbulencia topografica
3 - Turbulencia termica
4 - Pilotos oriundos de outras modalidades, queimando o filme do elétrico
5 - Dificuldade p/ comprar isopor P3 (Fornecedor que nao retorna ligações nem e-mails)
6 - Sol muito forte. Já tivemos na turma alguns principios de cancer de pele. Salvador só perde p/ Atenas em incidencia da radiação solar.
7 - Carro pequeno demais p/ os aeros.
8 - Dificuldade de adaptação a certas culturas aeromodelisticas como dar prioridade à mala do radio, o quel tem que ser limpo com pincel da Futaba, ou à churrasqueira da sede, enquanto a mesma fica no caminho do vento, prejudicando o pouso, ou construir sede coberta no lugar de uma boa taxiway. Nao me conformo.
1 - Especulação imobiliaria
2 - Turbulencia topografica
3 - Turbulencia termica
4 - Pilotos oriundos de outras modalidades, queimando o filme do elétrico
5 - Dificuldade p/ comprar isopor P3 (Fornecedor que nao retorna ligações nem e-mails)
6 - Sol muito forte. Já tivemos na turma alguns principios de cancer de pele. Salvador só perde p/ Atenas em incidencia da radiação solar.
7 - Carro pequeno demais p/ os aeros.
8 - Dificuldade de adaptação a certas culturas aeromodelisticas como dar prioridade à mala do radio, o quel tem que ser limpo com pincel da Futaba, ou à churrasqueira da sede, enquanto a mesma fica no caminho do vento, prejudicando o pouso, ou construir sede coberta no lugar de uma boa taxiway. Nao me conformo.
[quote:ff39d70070="fabiofleal"]Minha resposta:
1 - Especulação imobiliaria
2 - Turbulencia topografica
3 - Turbulencia termica
4 - Pilotos oriundos de outras modalidades, queimando o filme do elétrico
5 - Dificuldade p/ comprar isopor P3 (Fornecedor que nao retorna ligações nem e-mails)
6 - Sol muito forte. Já tivemos na turma alguns principios de cancer de pele. Salvador só perde p/ Atenas em incidencia da radiação solar.
7 - Carro pequeno demais p/ os aeros.
8 - Dificuldade de adaptação a certas culturas aeromodelisticas como dar prioridade à mala do radio, o quel tem que ser limpo com pincel da Futaba, ou à churrasqueira da sede, enquanto a mesma fica no caminho do vento, prejudicando o pouso, ou construir sede coberta no lugar de uma boa taxiway. Nao me conformo.[/quote:ff39d70070]
Gostei dessa resposta... :lol: Tá muito bem formulada!
1 - Especulação imobiliaria
2 - Turbulencia topografica
3 - Turbulencia termica
4 - Pilotos oriundos de outras modalidades, queimando o filme do elétrico
5 - Dificuldade p/ comprar isopor P3 (Fornecedor que nao retorna ligações nem e-mails)
6 - Sol muito forte. Já tivemos na turma alguns principios de cancer de pele. Salvador só perde p/ Atenas em incidencia da radiação solar.
7 - Carro pequeno demais p/ os aeros.
8 - Dificuldade de adaptação a certas culturas aeromodelisticas como dar prioridade à mala do radio, o quel tem que ser limpo com pincel da Futaba, ou à churrasqueira da sede, enquanto a mesma fica no caminho do vento, prejudicando o pouso, ou construir sede coberta no lugar de uma boa taxiway. Nao me conformo.[/quote:ff39d70070]
Gostei dessa resposta... :lol: Tá muito bem formulada!
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Enquanto há vida, há esperança.
- coutinho_fly
- membro
- Mensagens: 702
- Registrado em: Dom Fev 04, 2007 10:42 pm
- Localização: Brasília - DF
- Contato: