Rádio do Sukyake - ER9x personalizado e testado a 6,83km !!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Rádio do Sukyake - ER9x personalizado e testado a 6,83km !!!

Mensagem por alexcmag »

Semana passada anunciei no compra e venda meu Turnigy 9 reserva (o titular vai muito bem de saúde, não faz sentido deixar outro parado).

Bom... ele me pediu para gravar o firmware ER9X, que no caso dele foi um pouco mais personalizado do que o previsto (video abaixo).

Eu já tinha testado quando chegou nos 2,8km padrão que eu já tinha feito, mas para evitar problemas resolvi fazer mais um teste de alcance.

Pois bem, como fui almoçar e na sequência deixei a DAC em Santo André, deixei o receptor, um servo e uma bateria no carro, pendurei o TX na janela e deixei em modo de teste de servos (ele fica simulando o stick indo de um lado para o outro neste modo).

Na volta liguei o RX na bateria e deixei pendurado no receptor antes de entrar na Anchieta pelo Km. 18, vindo do centro de SBC. Eis que ao entrar na Anchieta, apesar de eu nem conseguir ver o prédio de tão longe e de uma leve névoa, ele começou a funcionar perfeitamente.

O TX ficou com a antena na vertical e o receptor funcionou tanto com a antena na vertical (polarização correta, igual à do TX) quanto na horizontal (polarização errada) perfeitamente.

Só não funcionou bem (funcionou, mas falhando bastante) com a antena do receptor apontando para o TX, que é a posição de "sobra" de antena dipolo.

Acabei de chegar e fui consultar o Google Earth para saber a distância. Deu 6,83km de distância!!!

Claro que eu não usaria nesta distância toda, mas no outro ponto de visada direta a 2800m funcionou bem mesmo apontando para a antena para o TX, provavelmente pegou algum reflexo.

[yt]K5cCm3amYls[/yt]
Anexos
alcance.jpg
alcance.jpg (128.19 KiB) Exibido 8435 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
aeroguitar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por aeroguitar »

Desculpe a minha ignorancia Alex , mas foi com qual módulo , Turnigy mesmo ou FrSky , de qualquer forma é uma distancia muito grande , bacana o teste !!!

abçs!!
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este foi com o módulo Turnigy (FlySky) V2, não foi nem com o FrSky.

Eu tinha deixado pronto antes de entrar na rodovia para não ter que conectar a bateria enquanto dirigia, mas era pra fazer o teste só uns 3km pra frente, no Km. 14, não entre 17 e 18!!! Até me assustei quando o servo começou a se mexer no padrão de teste programado no ER9X.

Pena que não deu pra filmar, dirigir enquanto testava o alcance já era suficientemente complicado, fazer isto segurando uma câmera iria ficar perigoso demais.
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Eu fico imaginando a quantidade de antenas transmissoras de microondas (2.4GHz) poluindo o sinal entre seu prédio e o ponto que o receptor conseguiu fechar o link com o transmissor. Essa tecnologia está cada vez mais sólida e tem provado que vem pra ficar.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pois é... o local onde geralmente testo (cerca de 2800m) fica ao lado de uma faculdade e tem outra do outro lado da rodovia, ambas com links WiFi tão fortes que já conectei neles de casa quando estavam abertos.

O local de hoje nem sei o que tem perto, passei na Anchieta a uns 400m do Poliesportivo e o rádio tava lá, recebendo firme e forte o sinal de casa a uns 6km de distância.

Ou seja... se eu conseguisse enxergar o modelo poderia decolar com ele de casa e sobrevoar o Poli, isto com as antenas stock, se colocasse uma antena de maior ganho no TX então...
Avatar do usuário
gilnei_r
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Jan 16, 2009 11:24 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por gilnei_r »

É impressionante o resultado do alcance. O rádio é uma maravilha, principalmente pra quem se habilita a fazer umas soldas e instalar outro firmware. Estou esperando chegar o meu reserva e vou me arriscar a instalar o ER9x.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Fico imaginando isso com a nova antena pacman.... Hummmm.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pois é... Isto com algo em torno de 60mW, chinês, com antenas omni. Incrível, não? Os chineses estão aumentando a qualidade, devem estar absorvendo a tecnologia de tudo quanto é produto que mandam fazer por lá.

Se desse visada direta a gente podia testar ganho das antenas que você está fazendo, você em sua casa na zona norte, eu na zona sul, um liga o transmissor, o outro o receptor, e aí é só ler o ganho no RSSI :)
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Eita caramba... daria praticamente para fazer FPV com antena original! :lol:

Acho que o teste com antena PACMAN vai dar o que falar no TGY 9x.

Como diria o Marco: é bruxaria! :D
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Hummmm.... Com uma bela torre daria.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder