belt cp v2 tem revomix..

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
fabiosilvavpk1
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Dom Mar 21, 2010 9:03 pm
Localização: rio de janeiro...

belt cp v2 tem revomix..

Mensagem por fabiosilvavpk1 »

alguem poderia confirmar se revomix é aquela função que quando damos comando no acelerador vai mudando o angulo das pas do rotor traseiro?pois eu tava com um belt cp v2 e desliguei o motor pelo esc,e quando eu acelerava(com motor desligado)o angulo das pas traseiras nao mudavam de angulo,queria saber se esse heli tem revomix ou nao ?
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

O que muda o ângulo das pás da cauda é uma peça chamada tail slide, que é ligado ao servo da cauda e não requer qualquer mixagem. O comando do stick é passado direto para o servo, com o gyro realizando ajustes para manter a cauda na posição.

revomix é uma mixagem para helicóptero com motor na cauda. É usado para ajustar a rotação do rotor da cauda de acordo com a rotação do rotor principal.

No belt a cauda usa uma correia (daí provavelmente o nome do helicóptero) ligada a engrenagem principal para girar as pás de cauda e por isso não precisa dessa mixagem. as pás traseiras só mudarão de ângulo se você der comando para isso ou girar o heli para que o gyro faça tente corrigir o seu heli.
Avatar do usuário
fabiosilvavpk1
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Dom Mar 21, 2010 9:03 pm
Localização: rio de janeiro...

Mensagem por fabiosilvavpk1 »

ué amigo então quer dizer que o angulo do rotor traseiro nao muda de acordo com o passo do acelerador ?pra mim conforme ia acelerando o angulo do rotor traseiro ia mudando pra nao deixar o heli girar feito louco..
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Não. Pelo menos não diretamente. Quanto mais você acelera mais forte será o efeito torque fazendo com que seu heli gire para o lado. O gyroscópio ao identificar essa rotação aciona o servo da cauda para que mude o ângulo da pá de forma a anular o torque. Lembrando que as pás da cauda vão girar proporcinalmente mais rápido por estarem ligadas (sincronizadas) ao rotor principal por uma correia (ou cardã).

Veja esses exemplos:
1 - Se amarrar seu heli no chão e ligar o motor no máximo o angulo das pás traseiras não vai ser alterado porque o helicóptero não está girando. No máximo o gyroscópio poderá causar pequenas e rápidas mudanças no ângulo das pás da cauda devido a vibração.

2 - se você ligar o helicóptero com o motor desligado e ficar girando o helicóptero vai ver que o ângulo das pás traseiras vai mudar como se estivesse corrigindo a rotação, mesmo com o rotor sem girar.

O revo mix é usado e helicópteros com motor na cauda, onde o rotor de cauda não é sincronizado com o rotor principal e você precisa definir a curva de aceleração para esse motor em função da aceleração do motor principal.

Se não me engano o honey bee da esky usa essa mixagem isso, mas imbutida dentro do 3-em-1. O belt (correia em inglês) usa uma correia para sincronizar os 2 rotores.
Avatar do usuário
fabiosilvavpk1
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Dom Mar 21, 2010 9:03 pm
Localização: rio de janeiro...

Mensagem por fabiosilvavpk1 »

sandman ,me diz uma coisa ou melhor me explica por favor ,no belt quando a gente liga ele e aguarda alguns segundo ta pronto pra voar,nesse radio dele tem um trim do rotor da cauda certo,se eu colocar o trim no meio,o rotor de cauda centraliza as pás da cauda,até aí ok certo,vamos agora acelerar um pouco,ja nesse momento tem que ter um pouco de angulo nas pas traseiras pra nao deixar o heli girar ?
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

O trabalho de segurar a cauda é feito pelo gyro. Conforme você vai acelerando as pás traseiras são modulando automaticamente pelo gyro a fim de segurar o heli em posição.

O uso do trim funciona quando não se usa o gyro em trava cauda. Ou seja, você que vai ter que compensar.

Ao acelerar o heli, tem que jogar para um lado para ele não derrapar. Em voo, mantendo a rotação, você faz o ajuste do trim de modo a deixar o heli quieto. Quando tirar motor, você vai ter que jogar para o outro lado e pousar.

Todo este procedimento é feito pelo gyro automaticamente em voo, desde que, com o modo trava cauda habilitado e funcionando.

Caso você queira voar sem o trava cauda, vai em frente. Mas não pode ter vento! Se tiver uma rajada qualquer, o heli vai virar com força. Já voei assim e dá a maior canseira!
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

[quote:ce6e553564="fabiosilvavpk1"]sandman ,me diz uma coisa ou melhor me explica por favor ,no belt quando a gente liga ele e aguarda alguns segundo ta pronto pra voar,nesse radio dele tem um trim do rotor da cauda certo,se eu colocar o trim no meio,o rotor de cauda centraliza as pás da cauda,até aí ok certo,vamos agora acelerar um pouco,ja nesse momento tem que ter um pouco de angulo nas pas traseiras pra nao deixar o heli girar ?[/quote:ce6e553564]


O gyro é que ajusta o ângulo da pá traseira. Esses segundos que você espera é para o gyro iniciar e memorizar a posição do heli, no caso do modo trava cauda. Quando você usa o stick ou usa o trim o gyro sabe que você quer que o heli se desloque para um dos lados mas se o heli está indo para um dos lados sem que você tenha dado um comando para isso ele tenta corrigir


Quando você acelera naturalmente o heli tente a ir para o lado, quando isso ocorre o gyro percebe e muda o ângulo da pá de forma a evitar que o heli gire no próprio eixo. Isso acontece muito rápido e por isso você acha que é automático, mas saiba que quem tá fazendo isso é sempre o gyro. Muda um pouco a forma de atuação do gyro se este estiver no modo rate ou modo trava cauda, mas cabe a ele eliminar o efeito torque, que é a força que faz com que o heli gyro para o lado contrário da rotação das pás.


Prenda o heli no chão de forma que ele não gire para nenhum lado e ligue o motor, nessa situação o ângulo da pá do rotor traseiro vai fica sempre no mesmo ângulo pois o heli não precisará de correção. No máximo o servo da cauda pode ficar dando pequenos "espasmos" rápidos e curtos, se o ganho do gyro estiver alto ou se houver vibração em excesso.

Revo mix é para helis com cauda que usa motor exclusivo, nesses casos o aumento do rotação do rotor principal tem que ser acompanhada de um aumento na rotação do rotor de cauda. Nos helis que usam correia ou cardan, essa mixagem é desnecessária porque o rotor principal está sincronizado com o rotor de cauda, a medida que aumenta a rotação de um o outro sobre na mesma proporção.
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

O revomix eh usado quando nao se usa HH ou seja deixa se em normal rate, ai vc vai ter de programar a quantidade de passo da cauda capaz de anular o torque do rotor principal em hover, e tem de programar o UP onde quando vc acelera de uma vez o servo vai dar um passo maior e repentino mas depois volta a posicao neutra porque apos o torque inicial do rotor a força diminui, e depois vc vai ter de programar em DN onde numa desacelaraçao repentina anula se totalmente o torque do rotor principal e o servo deve posicionar as pas traseiras para anular esse "antitorque" q tambem eh repentina ou seja o servo vai para o lado e volta ao centro outra vez .eh muito chato regular isso se nao ficar bem quando se acelera e desacelera a cauda escapa ,so fica direita em hover onde o torque do rotor eh mais ou menos igual,e nesse caso o giro ajuda. por isso vivaaaaaa o HH.
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

So completando as explicacoes. O REVO mix e uma mixagem que vem da epoca que se utilizava para giros mecanicos. Esses giros nao tem sensores capazes de medir a razao de rotacao, eles apenas somam um comando ao input que vem do receptor atuando como um damper. Ele e uma funcao que e proporcional ao passo e deve ter seu valor minimo, na posicao do stick onde o passo e 0. Antigamente nem sempre se usava passo zero no centro do stick, entao voce tinha de regular 3 parametros, a posicao onde o passo era zero, ganho com passo positivo e o ganho com passo negativo. Assim o heli deveria estar mais ou menos equilibrado, com qualquer passo e o giro apenas atuava nas perturbacoes. Em cima dessa mixagem existe o Acc Mix, que foi citado pelo peptod no post acima. Esse Acc mix, da um pulso de comando na cauda em funcao de uma variacao do passo e tinha a funcao de compensar o atraso que os giros mecanicos tem em "sentir" o movimento.
Com o advento dos giros PIEZO (Heading Hold ou nao), a forma de comando mudou pois a eletronica dentro do giro permitia implementar uma lei de controle. O comando que vem do radio, entao, passou a representar uma demanda de yaw rate (giro da cauda) e a lei de controle comanda o servo para a posicao necessaria pra garantir ou pelomenos tentar atingir essa razao de rotacao. Ou seja o giro interpreta que se o comando esta no zero, o helicoptero deve ficar parado. Por isso nao se pode usar trim e subtrim para esse tipo de giro, pois o mesmo nao tem como diferenciar o que e comando do stick e o que e trim e ele tenta comandar uma rotacao. Da mesma forma, nao se pode usar revo e acc mix nestes giros exatamente pelo mesmo motivo.
Assim, a funcao de adiantar, compensar os erros e atrasos de medida estao implementados na lei de controle do giro e por isso existem giros melhores que outros (alem da qualidade dos sensores e claro).
Quando vc acelera o seu belt e o passo da cauda comeca a mudar, e porque o giro sentiu algum movimento e esta tentando manter o heli parado. Se voce prender seu heli ao chao por exemplo e acelerar, nada deve acontecer pois nao avera movimento e assim o giro nao atuara.
Os radios de hoje mantem essas funcoes por tradicao, mas nao consigo ver algum giro comercial de hoje que permita fazer bom e correto uso delas.

Bons voos,

Marco
Responder