Wingman I
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Wingman I
Resolvi testar um treinador glow, mas usando motor elétrico, claro...
O escolhido para isto foi o Wingman, da The Wings Maker (outra marca da The World Models - Radar), por vários motivos:
- Preço: custa menos de 300 reais, o que é bastante tentador para um modelo deste tamanho e características
- Peso: feito de compensado bastante aliviado, é bastante leve para um treinador glow para motor .40
Começando pela embalagem, uma caixa caixa de papelão corrugado triplo (3 folhas, 2 corrugados) por fora de tudo, mais caixa com tampa do mesmo material dentro, e mais um pouco de estrutura dentro.
Ao abrir, percebe-se que as peças são bem embaladas, cada painel de asa, fuselagem, estabilizador horizontal, deriva, lincagens e acessórios embalado individualmente.
O escolhido para isto foi o Wingman, da The Wings Maker (outra marca da The World Models - Radar), por vários motivos:
- Preço: custa menos de 300 reais, o que é bastante tentador para um modelo deste tamanho e características
- Peso: feito de compensado bastante aliviado, é bastante leve para um treinador glow para motor .40
Começando pela embalagem, uma caixa caixa de papelão corrugado triplo (3 folhas, 2 corrugados) por fora de tudo, mais caixa com tampa do mesmo material dentro, e mais um pouco de estrutura dentro.
Ao abrir, percebe-se que as peças são bem embaladas, cada painel de asa, fuselagem, estabilizador horizontal, deriva, lincagens e acessórios embalado individualmente.
- Anexos
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Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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Após conferir o conteúdo e pesar alguns ítens, comecei pela colagem dos ailerons, como indica o manual.
Para referência, os pesos são:
Asa: 360g
Fuselagem:310g
Empenagem: 90g
Trem de pouso, spinner, lincagens e acessórios exceto tanque: 150g (no saco de embalagem)
Total parcial: 910g
O manual não é bem claro, mas obviamente é preciso aplicar cola epóxi (AB no manual) ao torque rod antes de colar as dobradiças com CA fino.
Antes disto, dei uma reforçada no furo para o torque-rod com CA fino também.
Para referência, os pesos são:
Asa: 360g
Fuselagem:310g
Empenagem: 90g
Trem de pouso, spinner, lincagens e acessórios exceto tanque: 150g (no saco de embalagem)
Total parcial: 910g
O manual não é bem claro, mas obviamente é preciso aplicar cola epóxi (AB no manual) ao torque rod antes de colar as dobradiças com CA fino.
Antes disto, dei uma reforçada no furo para o torque-rod com CA fino também.
- Anexos
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O próximo passo na montagem é juntar os painéis de asa, com epóxi e um bloco de madeira que forma o diedro. O encaixe é preciso e tem um fim de curso, não há muito o que errar. Na falta de prendedores adequados, usei prendedor de varal e elásticos para manter os painéis unidos durante a colagem.
Por enquanto omiti o terceiro passo (montagem do servo do aileron) enquanto decido pela eletrônica.
Por enquanto omiti o terceiro passo (montagem do servo do aileron) enquanto decido pela eletrônica.
- Anexos
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O próximo passo (4) do manual é montar estabilizador, colando as superfícies de contato e fixando-o na fuselagem. Colagem fácil, e para a fixação na fuselagem é preciso abrir espaço na entelagem, que fiz com ferro de solda velho como o Reinaldo Martins já demonstrou várias vezes.
- Anexos
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Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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As etapas 6 e 7 do manual são para fixação dos horns e varetas de comando com os clévis. Um detalhe interessante é que os furos são pré-feitos e marcados com um furo de agulha na entelagem, incluindo os furos feitos para passar a lincagem.
Interessante que vem bem completo, até com pequenas argolas de tubo de silicone para fixar melhor os clévis.
Interessante que vem bem completo, até com pequenas argolas de tubo de silicone para fixar melhor os clévis.
- Anexos
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Passo 8, fixação do trem de pouso dianteiro.
Foi fácil, no review que eu tinha visto anteriormente em um site no exterior era preciso abrir um pouco o trem para acomodar o retentor superior. No que recebi não é mais preciso fazer isto, mas não vem furo algum, foi preciso fazer com broca.
Segui a furação pré-feita na fuselagem, mas na hora de fixar achei melhor montar de cabeça para baixo (já que é simétrico), para deixar os parafusos em posições mais fáceis de apertar com chave.
Foi fácil, no review que eu tinha visto anteriormente em um site no exterior era preciso abrir um pouco o trem para acomodar o retentor superior. No que recebi não é mais preciso fazer isto, mas não vem furo algum, foi preciso fazer com broca.
Segui a furação pré-feita na fuselagem, mas na hora de fixar achei melhor montar de cabeça para baixo (já que é simétrico), para deixar os parafusos em posições mais fáceis de apertar com chave.
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Passo 9, fixação do trem de pouso principal.
O manual indica que haveria furos pré-feitos de 1mm, mas não achei, então prendi um esquadro para servir de referência e apoio para fixar o trem principal.
Achei a placa que sustenta o trem principal um pouco frágil na parte traseira, acho que merece algum reforço por dentro, depois penso nisto.
O manual indica que haveria furos pré-feitos de 1mm, mas não achei, então prendi um esquadro para servir de referência e apoio para fixar o trem principal.
Achei a placa que sustenta o trem principal um pouco frágil na parte traseira, acho que merece algum reforço por dentro, depois penso nisto.
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Modelo montado, faltando apenas instalar eletrônica e motor.
Pesado neste ponto, já comlincagem de leme e profundor, deu 855g, bastante leve para um modelo deste tamanho, principalmente considerando que foi projetado para poder usar um motor glow .40.
Pesado neste ponto, já comlincagem de leme e profundor, deu 855g, bastante leve para um modelo deste tamanho, principalmente considerando que foi projetado para poder usar um motor glow .40.
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Agora vem a decisão sobre eletrônica, propulsão e bateria.
O manual recomenda brushless de 450W com bateria 4S 3200mAh LiPo, com peso em ordem de voo de 1680g.
Acho um pouco exagerado, então inicialmente pensem em usar brushless de 300W com Lipo 11,1V 2200mAh.
Fiz uma simulação com uma planilha, semelhante ao que é usado para distribuir carga em aeronaves reais, para determinar como fica a posição de cada item.
Basicamente, multiplica-se o peso de cada item por uma distância até um certo ponto, no caso até o CG indicado (8cm atrás do bordo de ataque).
Com isto a conclusão é que que montando com motor de 300W, ESC de 50A, bateria de 2200mAh 3S, hélice 10x6, spinner e servos de 18g, só precisarei de 30g de lastro para deixar o CG 2mm atrás do recomendado. É o que vou tentar.
Isto deverá deixar o peso em ordem de voo em 1379g, parecido com outros modelos que já tive neste tamanho. Mas esta etapa fica para os próximos dias.
O manual recomenda brushless de 450W com bateria 4S 3200mAh LiPo, com peso em ordem de voo de 1680g.
Acho um pouco exagerado, então inicialmente pensem em usar brushless de 300W com Lipo 11,1V 2200mAh.
Fiz uma simulação com uma planilha, semelhante ao que é usado para distribuir carga em aeronaves reais, para determinar como fica a posição de cada item.
Basicamente, multiplica-se o peso de cada item por uma distância até um certo ponto, no caso até o CG indicado (8cm atrás do bordo de ataque).
Com isto a conclusão é que que montando com motor de 300W, ESC de 50A, bateria de 2200mAh 3S, hélice 10x6, spinner e servos de 18g, só precisarei de 30g de lastro para deixar o CG 2mm atrás do recomendado. É o que vou tentar.
Isto deverá deixar o peso em ordem de voo em 1379g, parecido com outros modelos que já tive neste tamanho. Mas esta etapa fica para os próximos dias.
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