Wingman I

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Alex, nem precisava mostrar o vídeo, sua palavra já bastava!
A sua filmadora é muito boa, gostei!
Sobre o voo, foi tudo bem mesmo. Decolagem e pouso tranqüilo como um bom treinador elétrico deve ser.
Agora só falta fazer um vídeo pegando a cauda do modelo! :?
Valeu Alex.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Alex,

Gostei do voo, principalmente quando estava de dorso...

O modelo parece ser muito bem equilibrado e com esse pouco peso deve estar um doce para voar...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Levei o Wingman para a pista antes, após uma sessão de ajuste.

A notícia ruim é que tentei colocar o spinner de volta e não fui feliz. Coloquei hélice com a base dele, perfeito, sem vibração. Ao parafusar o spinner, mesmo girando liso sem oscilação quando acelero entra em ressonância e vibra muito.

Como ninguém mais reclamou disto, acho que dei azar de pegar alguma furação ligeiramente fora de centro ou um pouco desbalanceado, vai saber... Em todo caso tentei usar um spinner que já tinha guardado há uns anos, mas quando fui fazer isto o adaptador de hélice espanou parte da rosca, então ficou sem mesmo. Nada que desabone o conjunto, afinal um spinner é bem barato.

Como ia voar sem câmera, coloquei um pouco de lastro no nariz, ao lado do motor.

Como a corda é de 26cm, para não abusar o lastro deixei o CG 1cm atrás do ponto indicado no manual (de 8cm) para avaliar. O CG está, portanto, a 9cm (34,6%) no momento. Apesar de ter demorado mais para recuperar no dive test, voou estável e ficou ainda mais gostoso de voar, pelo menos para meu gosto, precisando picar menos no dorso.

Com menos peso e menos arrasto, o desempenho foi ainda melhor. Mais fôlego na subida, melhor recuperação de stall, pouso mais lento e mais dócil.

Para o próximo voo tentarei 10cm atrás do BF, que é próximo de onde deixo a maioria dos meus modelos (40%).
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:93fd425d6a="Mac2"]Alex,

Gostei do voo, principalmente quando estava de dorso...

O modelo parece ser muito bem equilibrado e com esse pouco peso deve estar um doce para voar...

Abs

Marco Aurelio[/quote:93fd425d6a]

Obriago. Está um doce mesmo. Não segurei muito no dorso porque filmando fica estranho, mas basta picar um pouco que ele fica estável.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
muriloralf
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 7:51 am
Localização: Guaratinguetá, SP
Contato:

Mensagem por muriloralf »

[quote:1fd95c040d="alexcmag"]
A notícia ruim é que tentei colocar o spinner de volta e não fui feliz. Coloquei hélice com a base dele, perfeito, sem vibração. Ao parafusar o spinner, mesmo girando liso sem oscilação quando acelero entra em ressonância e vibra muito.

Como ninguém mais reclamou disto, acho que dei azar de pegar alguma furação ligeiramente fora de centro ou um pouco desbalanceado, vai saber... Em todo caso tentei usar um spinner que já tinha guardado há uns anos, mas quando fui fazer isto o adaptador de hélice espanou parte da rosca, então ficou sem mesmo. Nada que desabone o conjunto, afinal um spinner é bem barato.

[/quote:1fd95c040d]

Tive o mesmo problema... estou voando sem também. Um outro problema que tive ontem, foi que o motor E-max 2826 travou em vôo, fiz um pouso forçado mas sem maiores problemas. Acredito que a causa do travamento seja a vibração por causa deuma hélice desbalanceada... acredito que tenha forçado o rolamento do motor. Depois que desmontei verifiquei que um dos rolamentos já não está mais 100%, mas não achei que estava tão ruim assim, desta forma fiquei meio em dúvida. O que poderia causar um travamento no motor? Ele trava e depois de um dado momento ele funciona normal.

Valeu!
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

eu só tive esse problema com o spinner com uma bateria emprestada de 4s, mas como eu só uso baterias 3s entao nao tive nem um problema
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O meu fiz uma besteira hoje...

Fui voar no Poli, e levei minha filha a tiracolo para ensinar a voar e testar a capacidade de treinamento do Wingman.

Não achei o cabo trainer que tinha feito, acabei perdendo um tempo na oficina soldando um novo, e quando cheguei a prevista frente fria já estava se aproximando e deixou o céu nublado. O vento começou a ficar meio inconstante, mudando a cabeceira de tempos em tempos.

Decolei e passei o comando pra baixinha. O Wingman se comportou muito bem na mão dela, ela conseguiu fazer circuitos e controlá-lo bem. O tamanho ajuda, dava para fazer tudo bem alto e ainda enxergar bem, mesmo com o vento estranho ele não balançava nada, o voo lento o suficiente para não assustar, e a recuperação fácil para deixá-la tentar sair sozinha dos mergulhos mesmo quando estava de nariz pro chão a menos de 30m de altura.

Conforme o vento foi ficando ainda mais estranho, achei que era melhor pousar.

Como tem um muro antes da cabeceira, vim na mesma aproximação dos outros dias (detalhe, estava pousando depois de uns 8 minutos de voo no sentido oposto ao que tinha decolado), mas quando toquei senti que o vento mudou e começou a empurrá-lo, achei que era mais perigoso arriscar uma arremetida com vento de cauda do que tentar um cavalo de pau e deixei no chão, torcendo para dar certo. Não deu... Acabei acertando o nariz naquele fatídico muro e a asa esquerda numa das mãos francesas que o sustenta.

Os danos não foram grandes. A tampa dianteira entrou, quebrando o triângulo de balsa que a apoia, facilmente corrigido com CA. O motor aguentou a pancada, a parede de fogo também, a fuselagem recebeu o impacto e continuou em condições de voar em seguida se necessário.

A asa quebrou o BA no local do impacto e parte do chapeado próximo. Também já consertado com CA, faltando apenas refazer a entelagem no local afetado.

No final, até que o saldo não foi tão negativo, mas acho que vou deixar para voá-lo quando a quermesse acabar :roll:
Anexos
frame.JPG
frame.JPG (37.31 KiB) Exibido 7848 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

essa é uma pequena desvantagem dos aeros de balsa em relação à tranqueiras de isopor, um impacto localizado acaba quebrando. mas também é fácil de consertar! apesar da quebra de hoje, parece que o modelo continua atendendo bem às expectativas, um belo trainer que ainda consegue voar em locais apertados e pousar (bem ou mal) com um vento estranho de cauda! tá de parabéns alex, ficou na medida.

e desculpa poluir esse tópico, mas aqui eu sei que vc vai ver. tentei mandar mp, mas não deu resposta. dá uma luz lá num tópico sobre flutuadores, acho que vc é quem mais tem experiencia nisso por aqui!
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=6189
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Valeu, já respondi lá.

Estou pensando em colocar mais um servo para aileron e fazer um "airbrake" com eles, subindo ambos e compensando o profundor cabrando um pouco, deve ajudar nestas horas.

Na configuração dele não é legal usar flaperons.
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

[quote:baf62c353e="alexcmag"]Valeu, já respondi lá.

Estou pensando em colocar mais um servo para aileron e fazer um "airbrake" com eles, subindo ambos e compensando o profundor cabrando um pouco, deve ajudar nestas horas.

Na configuração dele não é legal usar flaperons.[/quote:baf62c353e]
alex eu coloquei no meu dois servos turnigy de 17 gramas na asa um do lado do outro sem adaptaçoes ficou muito bom e usei flaperon para pousos e decolagens e falo pra vc que ficou muito bom mas só fiz um voo, fiquei com medo dos servos nao aguentarem e acabei tirando e usando só um futaba como estava antes, vou encomendar dois melhores e dai sim usar dois novamente.
Responder