Cyclops Easy OSD V1.5 - CEOSD - Fotos/Consumo/Conexões

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Olá Pessoal,

Parece fácil, mais é bem difícil....

Recebi meu equipamento e realmente cheguei a conclusão que não consigo liga-lo.

Já andei lendo bastante e etc... mais minhas dúvidas não acabam:

- qual a voltagem do transmissor foxpro?
Sem energia ligada diretamente nele, ele se alimenta direto da Nova Cyclops.
- posso usar um 4s ligada no medidor de consumo do Cyclops e ele regula e fornece a voltagem correta para todo o resto?(desde que eu coloque o junp na posicão correta para isso)
Se for o caso posso ligar 12v direto no Cyclops, tem um plug nele para isso, 12 V pode ser 3S?
-preciso ligar energia na camera ou ela se alimenta direto da Cyclops?

Mais uma coisa, vi no Youtube um americano dizendo que usa 2s no receptor porque 3s esquenta muito ele. Isso procede ou é besteira, no receptor está escrito 12V...pode ser 3S?

Só checando, poderia ser assim: uma 4S no motor, o junp de energia da Cyclops nos pinos 2 e 3, outra bateria de 3S ligada direto sobre a Ciclos onde está marcado 12V, isso alimentaria direto o transmissor e a camara.

Abraços,
Nuno
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Nuno, o sistema aguenta 4S sim, mas não sei lhe dizer se o próprio Cyclops regula para 12V a saída da câmera e do vídeo transmissor ( ambos funcionam em 12V, pode ser uma lipo 3S ).

Se o Nova for igual ao Cyclops Easy OSD, ele alimenta a câmera e o vídeo transmissor sim.

Quanto ao receptor que esquenta você está falando de qual, se for o receptor de vídeo ele tem que funcionar a 12V, menos que isso terá problemas, lembro uma vez de sem querer ligar o receptor de vídeo com uma 2S e meu alcance de vídeo era ridículo, com 200m perdia o sinal, demorei para ver a burrada que tinha feito.

Aconselho você usar 2 baterias, uma 3S para alimentar a câmera e o vídeo transmissor, e outra 4S no seu caso para o motor ( está conectada ao medidor de corrente ), com o jumper na posição correta para isso. Usar uma bateria dificilmente dá bons resultados.
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Nova Cyclops

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Olá Serginho,

Então, o desenho da minha plaquinha é diferente do desenho da que voce postou aqui, acredito que o funcionamento seja identico, inclusive alimentando a camera e o transmisor de imágem.

Quanto a alimentação do receptor de imagem, fiz a pergunta porque no site da Himodel fala em 12V + ou - 5% de variação, e uma lipo 3s bem carregada passa disso né, voce tem usado as 3S som problemas?

O problema disso tudo é a falta de manual né....rsss da plaquinha aida achei um, meio simples mas tem:

http://www.himodel.com/manual/NOVA_OSD_V1.0_manual_en.pdf

Abraço,
Nuno
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Sempre use lipo 3S ou melhor ainda uma bateria de carro ( Chumbo Acido no equipamento de solo.

Achei algumas imagens no rcgroups.

[img:a4bd0a18fa]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/8/3/5/5/4/a4487970-213-Nova.jpg[/img:a4bd0a18fa]

Imagem de uma configuração com 2 baterias

[img:a4bd0a18fa]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/8/3/5/5/4/a4495722-108-Image0086.jpg[/img:a4bd0a18fa]

Aconselho você ler o tópico e perguntar lá, com certeza terá suas respostas.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1547637

Se quiser algo simples faça o seguinte:
Ligue o seu Nova OSD com uma lipo 4S e não conecte nada mais ( nem câmera, nem vídeo transmissor nem GPS, nem nada ), então com um multímetro veja quanto está saindo onde se conecta a câmera e o vídeo transmissor, caso esteja saindo 12V beleza, caso esteja saindo os 14,8V ( 16,8V se carregada ) nem pense em conectar nada que queimará sua eletrônica.

Abraços.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Nuno agora que você passou o Manual ficou claro, veja o que diz.

[quote:1dc975f335]Power jumper notice: there are 3 pins marked as above(pin 1,2,3), when
the jumper connects the pin 1 and 2, the OSD and the AV in(camera) and
AV out(video Tx)will be powered by the current sensor, also the power of
your motor.
WARNING, in this situation, you motor lipo should be 3s,or you will damage
the OSD or your video devices.
When the jumper connects the pin 2 and 3, the current sensor just offer
the voltage info to the OSD board, you need to connect another 12v power
(3s lipo for exaple) to power the OSD and AV in and AV out.
So when you motor lipo is bigger than 3s, you must make sure the jumper
connects pin 2 and 3, another 12V power is used to power the OSD and your
video devices.[/quote:1dc975f335]


Ou seja, a mensagem é clara, se você voa com alguma bateria diferente de 3S você DEVE obrigatoriamente colocar o jumper nos pinos 2 e 3 e conectar uma segunda bateria Lipo 3S para alimentar a câmera e o VtX ( vídeo transmissor ).
Então esqueça o que eu disse, não ligue com 4S seu sistema jamais se o jumper estiver nos pinos 1 e 2.
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Conexões

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Serginho,

Não fica claro:
"...obrigatoriamente colocar o jumper nos pinos 2 e 3 e conectar uma segunda bateria Lipo 3S para alimentar a câmera e o VtX ( vídeo transmissor )...."

A placa alimenta ou não a camera e o vtx? Acredito que sim....

Veja minha idéia:
Anexos
sem título5.jpg
sem título5.jpg (34.98 KiB) Exibido 6234 vezes
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Nuno, a placa alimenta sim o VTx e a câmera, mas a voltagem desta alimentação depende do jumper:

- caso o jumper esteja nos pinos 1 e 2 a voltagem será a mesma da bateria conectado ao sensor de corrente ( por isso qualquer coisa maior que 3S queimará a câmera e o VTx ).

- caso o jumper esteja nos pinos 2 e 3 a voltagem será a da bateria conectada na pinagem abaixo do jumper ( "Power 12v" na figura das mensagens acima ).

O seu diagrama está correto, só não vejo necessidade da bateria 2S, visto que o que alimenta seu receptor com os servos será o UBEC/SBEC do seu Speed 40A, que já fornece 5V. Até uma atenção, se você conectar uma lipo 2s direto no receptor irá queimar do mesmo jeito, visto que os receptores aceitam no máximo 6V e uma lipo 2s tem 8,4V carregada.

Espero que tenha entendido.
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Cyclops

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Bem pensado Serginho,

Havia esquecido de considerar o bec do speed.

Eliminarei peso tirando a bateria 2s e o interruptor...

Agora acho que consigo "tocar o barco", se me permite usarei seu post para postar avanços e qualquer novidade que encontre no caminho.

Então, só completando, algumas considerações:

O sistema de vídeo que comprei é de 5.8 de 200mW da Himodel, como já possuía e também por segurança, usarei um equipamento Futaba PCM de 72, receptor de 9 canais, e que dá quase na estica: motor, leme, profundor, ailerom, câmera horizontal, câmera vertical, RTH e mudança de telas (acho que não usarei isso);

Ativarei o fail safe do RX para que em caso de falha de sinal a Placa entre em modo de RTH com motor em pelo menos 50%;

Pretendia usar uma Zagi, desisti porque não sabia que a Placa possuía modo flaperom, agora sei que possui mais já comprei o EPP-FPV 1.8M da Hobbycity.
O pepino deste aero da Hobbycity é que a asa não tem diedro, vi uma matéria que disse para colocar aleiron diferencial para minimizar os problemas stoll de ponta de asa, o problema é que pelo que entendi e vi até agora, só há uma conexão de ailerom, isso quer dizer que vai um cabo do RX até a Placa e da Placa sai um cabo Y para o servo do aileron da direita e esquerda, desta maneira não há como colocar aileron diferencial, vou optar então por alteram a construção do aero e monta-lo diedro;

Usarei uma bateria de 4 células de 4000mili para o motor, uma de 2200 3s para o restante. Inicialmente até pensei em instalar uma bateria só para o RX, mais apos as conversas acima com o Serginho acho realmente que é desnecessário.

Achei muito útil e bem divertido usar um pan&tilt, peguei o da Himodel, já montei com servos de 9g da Hobbycity, parece que foram feitos um para o outro, menos no detalhe do giro na horizontal, gostaria de poder ter mais de 180o de giro, assim poderia "olhar" para traz e ver as asas. O controle dos servos do pan&tilt será por meio de um HobbyKing X-1000 Advanced Head-Movement-Tracker Gyro, que já está a caminho.

Acho que errei na camera, comprei a FPV 720x 480 High Definition CMOS Camera Cm210 (14g only), vi alguns reviews diszendo que as CMOS não são as melhores e que o colorido delas é meio desbotado.

Abraços,

Nuno
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Pode continuar postando neste tópico Nuno.

Quanto ao diedro, não acredito que tenha problemas, o perfil deste aero é de baixa velocidade, e o estol de ponta de asa se corrige com washout ( torsão na ponta da asa ) e não com diedro.

Quanto ao servo para pan tilt, com o de 180º não conseguirá olhar para trás, os 180º significa a amplitude toda, ou seja, você verá 90º para esquerda + 90º para direita, para olhar para trás você precisa comprar um servo de 360º para o servo "pan" ( vira 180º para esquerda + 180º para direita ).

Quanto a câmera CMOS, hoje em dia já ultrapassou o CCD, pois ele é mais leve e gasta bem menos bateria, a única desvantagem é que o CMOS não se comporta tão bem em ambientes escuros ( mas é satisfatório ).

Se quer uma boa câmera compre essa aqui http://www.securitycamera2000.com/products/600TVL-SONY-SUPER-HAD-CCD-D%252dWDR-Color-Board-Camera-with-OSD-Menu-DNR.html

Boa sorte.
Avatar do usuário
tnovaretti
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Dom Out 12, 2008 6:42 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por tnovaretti »

Nuno,
Estou vendo vc falar em OSD , RTH , Fail Safe... mas acredito que com o seu equipamento de video , não terá muito sucesso. Pois o alcançe é baixo.
Pesquise um pouco mais sobre isso aqui nesse link, que eu considero muito útil para quem faz FPV, pois tem um valor aproximado do que seu equipamento é capaz: http://www.fpv.lt/lang/en/range-calculator/
Espero ter ajudado.
Tiago Novaretti
Responder