GeeBee R3 GIANT - Cria do E-voo - Projetando no SW

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

Não consegui instalar o Solid no meu computador nem a pau.
Gostaria muito de trabalhar com ele, mas...
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
rdinallo
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

Em que material pretende construir o modelo?

De uma analisada no peso do modelo adotado para calculo no programa, mude o peso e faça uma experiencia, vai ver que o resultado é muito melhor
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:f5728e00ec="A_Almeida"]
Tenta o pro-engineer ou o solid-works...
[/quote:f5728e00ec]
Tenho o solidwork instalado no meu computador e já "mexi" com ele um pouco. Minha pergunta é: em termos de precisão ele se assemelha ao autocad? Pois este projeto será cortado à laser e desejaria que as peças se encaixassem (sistema auto-lock?!!) perfeitamente, necessitando o mínimo de cola. Sei que no autocad eu consigo esta precisão!

[quote:f5728e00ec="rdinallo"]Em que material pretende construir o modelo?
Dê uma analisada no peso do modelo adotado para calculo no programa, mude o peso e faça uma experiencia, vai ver que o resultado é muito melhor[/quote:f5728e00ec]

O material será balsa!

Com certeza, se reduzir o peso do modelo, altero os resultados encontrados mas, um aeromodelo de 2,1m de envergadura, para usar um motor à gasolina de 55cc, acho que não vai poder ter menos de 6Kg!!! O meu P51, que tem uma envergadura semelhante, usa o mesmo motor, foi comprado da RADAR, é super-leve, tive que reforçar várias partes para receber o motor, está com quase 7Kg!!! Acho que não tem muito o que fazer.... o que você acha?!

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

[quote:4f2d137c6a="Yensid"][quote:4f2d137c6a="A_Almeida"]
Tenta o pro-engineer ou o solid-works...
[/quote:4f2d137c6a]
Tenho o solidwork instalado no meu computador e já "mexi" com ele um pouco. Minha pergunta é: em termos de precisão ele se assemelha ao autocad? Pois este projeto será cortado à laser e desejaria que as peças se encaixassem (sistema auto-lock?!!) perfeitamente, necessitando o mínimo de cola. Sei que no autocad eu consigo esta precisão!

[/quote:4f2d137c6a]

[/quote]

Ele é muito usado para projetos de máquinas de precisão, dispositivos de montagem para área de manufatura industrial e robos industriais, enfim, precisão de casa milesimal, isso pra um aeromodelo chega a ser super-dimensionado. Já o autocad hoje até onde tenho conhecimento só sobrevive na área de engenharia civil ou para projetos diversos em pequenas empresas.
Agora se quizer algo realmente top de linha tem o CATIA v5 (usado pela Boeing, airbus, embraer, dassault, etc) ou UG NX5 (gm, FIAT) usados pela industria aeroespacial e automotiva, mas que exigem um maior treinamento, mas ambos tem calculo estrutural por elementos finitos e analise de massa, ou seja, vc pode dimensionar o modelo e pesar enquanto modela.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:92079ded3b="A_Almeida"]
Agora se quizer algo realmente top de linha tem o CATIA v5...
ou UG NX5...
ambos tem calculo estrutural por elementos finitos e analise de massa, ou seja, vc pode dimensionar o modelo e pesar enquanto modela.[/quote:92079ded3b]

Aí é muita areia pro meu caminhãozinho! kkkk

Vou ficar no solidworks mesmo (ou no cad?!).

Obrigado!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

[quote:04f5551a06="Yensid"][quote:04f5551a06="A_Almeida"]
Agora se quizer algo realmente top de linha tem o CATIA v5...
ou UG NX5...
ambos tem calculo estrutural por elementos finitos e analise de massa, ou seja, vc pode dimensionar o modelo e pesar enquanto modela.[/quote:04f5551a06]

Aí é muita areia pro meu caminhãozinho! kkkk

Vou ficar no solidworks mesmo (ou no cad?!).

Obrigado!
Disney[/quote:04f5551a06]

hehehehehehehe, realmente é muita coisa só para aeromodelos, eu que trabalho nessa área há mais de 10 anos só agora resolvi projetar um aero usando o CATIA, mesmo assim o mais importante são as analises aerodinamicas fornecidas pelo XFLR5, isso sim faz a diferença num bom projeto de aero e esse estou fuçando tentando aprender, este tópico aqui tá ajudando bastante.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:7ac21bbd3f][b:7ac21bbd3f]Modelando no SolidWorks:[/b:7ac21bbd3f][/size:7ac21bbd3f]

Segui o conselho do A_Almeida e comecei a modelar o Gee Bee R3 no SolidWorks.

Como é um aplicativo que utiliza a modelagem 3D para a modelagem das peças, com inserção de todas as medidas necessárias às suas confecções, e ouvindo a voz de quem conhece o programa, acredito que o resultado vai ser muito bom.

Com certeza vou precisar de sua ajuda A_Almeida, quando o negócio pegar por aqui e não conseguir desenrolar.

Algumas imagens iniciais da longarina principal.

[img:7ac21bbd3f]https://blu1.storage.live.com/items/ED29B80E0A3FE2F1!1177:Scaled1024/SolidWorks_GBR3001.jpg[/img:7ac21bbd3f]

O aplicativo, apesar de ter as suas nuances, é muito mais interativo que o AutoCad e, após conseguir alguns tutoriais no youtube, já deu pra fazer alguma coisa.

[img:7ac21bbd3f]https://blu1.storage.live.com/items/ED29B80E0A3FE2F1!1178:Scaled1024/SolidWorks_GBR3002.jpg[/img:7ac21bbd3f]

Acredito que as coisas vão andar mais depressa agora.

O Autocad fica mais pra frente!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Cara, esse tópico acabou se tornando muito mais "profundo" do que eu imaginava... se tocares até o fim e disponibilizares a planta para domínio público creio que se tornará a planta definitiva do R3 pelo mundo afora!!!!
rdinallo
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

outro programa muito facil de mecher é o sketchup da google, ele é gratuito e bem facil de desenhar em 3d
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Vou ficar no solidworks mesmo. Se ficar mudando de programa pra programa não ando com o projeto. E já estou conseguindo fazer algumas coisas no solid e estou gostando do resultado.
Disney
Responder