Go-Kart eletric - Existe esc acima de 400A para 10~12s ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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johnny2008
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Go-Kart eletric - Existe esc acima de 400A para 10~12s ?

Mensagem por johnny2008 »

Olá pessoal !

Estou com uma ideia de fabricar um kart eletrico e presiso de uma ajuda do pessoal que conheça " fontes " de material para motores Bl " brutos " .

Minha ideia é fabricar todo o kart , desde a estrutura até os detalhes finais .

Vai sem com estrutura estilo gaiola mas onroad .

Videos de inspiração :

http://www.youtube.com/watch?v=3UOToi0fHNs

http://www.youtube.com/watch?v=nrdNxgcNlYA&NR=1

Os motores [ 2 ] que quero utilizar são estes :

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14427__Turnigy_CA120_70_Brushless_Outrunner_100cc_eq_.html

Pensei em utilizar 2 motores tracionando o mesmo eixo de tração traseiro com uma relação de moto ... algo que fique em 2:1 ... ou 2,5:1 .

O problema é o esc ... presiso de um que suporte 400A ou mais !

se não existir , alguem tem noção de como fabricar um ?


...

Outra duvida é sobre o tipo de motor utilizado ! Motores Bl são fortes , mas o torque inicial é baixo e se o esc perceber que o motor está pesado para virar ele desliga por segurança .

Motores utilizados em empilhadeiras eletricas são parecidos com os escovados que era utilizado no inicio do modelismo eletrico . A diferença é que existe normalmente 4 cabos de alimentação onde 2 são da bobina de campo e outros 2 cabos da armadura ( porta escova ) .Desta forma pode ligar bobina em séria com a armadura ou bobina/armadura em paralelo .

Estes motores são mais gastoes porem tem um torque inicial muito forte . a maior desvantagem é o peso que comparado com o motor postado acima , um equivalente pesa 6 vezes mais .

O controlador de velocidade já é mais simples , existe para venda controladores próprio para empilhadeira que trabalhe com 24~48v que suporte picos de corrente de mais de 600A e trabalhe com 300A continuos .

...


Aceito sugestoes . Obrigado !
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Não moço.. motores BL são MUITO FORTES!!!!! e tem um torque ABSURDO!!!

É o ESC que está errado... ESC para aeromodelo tem essa proteção, os de barco e de carro ligam o motor em condições de alta carga e não fazem isso.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

.... deve ser a idade.

Uma pessoa faz uma afirmação sem ao menos verificar o que fala.

Em segundos fiz uma procura na hobbylink e vi isso.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10370__Hobby_King_150A_High_performance_Brushless_Car_ESC.html

1080A de pico nominal de 150A





Ele só desliga se ouver sobre corrente ou superaquecimento.
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johnny2008
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Mensagem por johnny2008 »

[quote:3b149db64c="Marco Antonio"]Não moço.. motores BL são MUITO FORTES!!!!! e tem um torque ABSURDO!!!

É o ESC que está errado... ESC para aeromodelo tem essa proteção, os de barco e de carro ligam o motor em condições de alta carga e não fazem isso.[/quote:3b149db64c]

Ooooooo , agora tive a resposta de quem queria ! :D

Marco , se usar 2 motores Bl ( postado no tópico ) teria como modificar um esc para suportar picos de corrente muito alto ... acima de 500A !

seria bom pelo baixo peso final ....
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Tem que modificar a parte de potencia para FET's que suportem isso e tem que refazer a etapa de controle de sobre-potencia.

Melhor usar dois motores um pra cada roda e dois speeds com isso vai ter controle independente em cada roda.
Ou nas quatro como é feito no TESLA
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johnny2008
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Mensagem por johnny2008 »

[quote:296d77367b="Marco Antonio"].... deve ser a idade.

Uma pessoa faz uma afirmação sem ao menos verificar o que fala.

Em segundos fiz uma procura na hobbylink e vi isso.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10370__Hobby_King_150A_High_performance_Brushless_Car_ESC.html

1080A de pico nominal de 150A [/quote:296d77367b]


Marco !

mas ele suporta só 6s ....

vou usar pack's de 10s de li-po ( 37v ) ou 12s de li-fe ( 39,6v ) ...

A corrente nominal do esc é de 150A .. e o motor consome com 10s 250A , isso com uma helice e não tracionando !
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Eu não disse que esse funciona eu disse que o ESC não pode ser para aeromodelo.

Tem ESC para motor trifásico de conversão de bicicleta elétrica que foi feito pra suportar o que você precisa.

De uma procurada.
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betomeconi
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Mensagem por betomeconi »

Posso estar enganado mas para esse tipo de aplicação o esc tem que ser sensored.
Diferente dos esc para aviões que são sensorless.
betomeconi
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Mensagem por betomeconi »

Outra opção e usar embreagem, como este no tópico.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=625064&sid=0fa0d3c6bc198c01ea4cb08b7087b1cb
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d091ea2eba="betomeconi"]Posso estar enganado mas para esse tipo de aplicação o esc tem que ser sensored.
Diferente dos esc para aviões que são sensorless.[/quote:d091ea2eba]

Na verdade se usa os dois.. um para partida e outro pra controle.
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