Telemaster em balsa 1ª Construção em Balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

[quote:3ab304de84="LaercioLMB"]Só cuide muito na hora de acertar o CG desse aeromodelo, pois por ter perfil nos estabilizadores, o CG dele muda e cuide para que os estabilizadores não fiquem com incidência positiva.

Para aeromodelos de até 1500mm de envergadura, não é necessário usar perfil nos estabilizadores, somente acima disso e mesmo assim dependendo do modelo, não é necessário ter perfil nos estabilizadores.[/quote:3ab304de84]

Se eu soubesse disso não teria feito com perfil, mas agora é continuar com o estabilizador com perfil. Outra coisa, estava pensando em fazer a asa sem diedro, será que muda muito?
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:5ec3e2f260="highlander"][quote:5ec3e2f260="LaercioLMB"]Só cuide muito na hora de acertar o CG desse aeromodelo, pois por ter perfil nos estabilizadores, o CG dele muda e cuide para que os estabilizadores não fiquem com incidência positiva.

Para aeromodelos de até 1500mm de envergadura, não é necessário usar perfil nos estabilizadores, somente acima disso e mesmo assim dependendo do modelo, não é necessário ter perfil nos estabilizadores.[/quote:5ec3e2f260]

Se eu soubesse disso não teria feito com perfil, mas agora é continuar com o estabilizador com perfil. Outra coisa, estava pensando em fazer a asa sem diedro, será que muda muito?[/quote:5ec3e2f260]

Muda, pois é o diedro o responsável por manter o aeromodelo equilibrado em voo.
Se você já tem boa experiência em pilotar aeromodelos, fazer ele sem diedro não será nenhum problema, mas se ainda está aprendendo e principalmente se está iniciando, o diedro é fundamental para um voo mais correto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por Orson »

Oi, Highlander.

Eu sugeriria fazer a asa com um pouco de diedro sim, uns 5 a 7°.
Qdo estiver fazendo os capstrips e o chapeamento de balsa de sua asa, vou te mostrar um jeito novo que aprendi a fazer (muito legal!).
Estou fazendo um aero e vou fotografar essa etapa, aí eu posto aqui.

Quanto ao estab. horizontal com perfil, pode fazer assim como a planta, que não atrapalha em nada. Só dá um pouco mais de trabalho para fazer. Como provavelmente quem fez essa planta simplesmente reduziu a planta original do Telemaster, deve ter copiado o estabilizador com perfil. O Mini-Telemaster da Hobby Lobby tem o estabilizador horizontal "chato" mesmo.

Abraços!!

Orson
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

[quote:dae867b3be="LaercioLMB"][quote:dae867b3be="highlander"][quote:dae867b3be="LaercioLMB"]Só cuide muito na hora de acertar o CG desse aeromodelo, pois por ter perfil nos estabilizadores, o CG dele muda e cuide para que os estabilizadores não fiquem com incidência positiva.

Para aeromodelos de até 1500mm de envergadura, não é necessário usar perfil nos estabilizadores, somente acima disso e mesmo assim dependendo do modelo, não é necessário ter perfil nos estabilizadores.[/quote:dae867b3be]

Se eu soubesse disso não teria feito com perfil, mas agora é continuar com o estabilizador com perfil. Outra coisa, estava pensando em fazer a asa sem diedro, será que muda muito?[/quote:dae867b3be]

Muda, pois é o diedro o responsável por manter o aeromodelo equilibrado em voo.
Se você já tem boa experiência em pilotar aeromodelos, fazer ele sem diedro não será nenhum problema, mas se ainda está aprendendo e principalmente se está iniciando, o diedro é fundamental para um voo mais correto.[/quote:dae867b3be]


No caso eu tenho boa experiência com modelos, já voo 3D a um tempo, por isso da pergunta sobre o diedro.
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

[quote:7a090252ed="Orson"]Oi, Highlander.

Eu sugeriria fazer a asa com um pouco de diedro sim, uns 5 a 7°.
Qdo estiver fazendo os capstrips e o chapeamento de balsa de sua asa, vou te mostrar um jeito novo que aprendi a fazer (muito legal!).
Estou fazendo um aero e vou fotografar essa etapa, aí eu posto aqui.

Quanto ao estab. horizontal com perfil, pode fazer assim como a planta, que não atrapalha em nada. Só dá um pouco mais de trabalho para fazer. Como provavelmente quem fez essa planta simplesmente reduziu a planta original do Telemaster, deve ter copiado o estabilizador com perfil. O Mini-Telemaster da Hobby Lobby tem o estabilizador horizontal "chato" mesmo.

Abraços!!

Orson[/quote:7a090252ed]

Quanto ao tal do chapeamento eu to curioso de como você aprendeu, quanto a planta agora estou pensando melhor, é bom que eu faça o estabilizador com perfil até porque meu próximo projeto é um extra 260 com 31% de escala, entao vou der muito mais trabalho e dificuldades, sendo assim um com perfil no estabilizador é uma coisa a mais que estaremos aprendendo. Muito obrigado por participar da minha humilde construção.
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

[quote:1963216c0c="Rho"]Caro highlander,

Você já voa muito bem e coisas mais complicadas, então 106 cm está ótimo!!!

Seria bravo aprender com um modelinho assim, pois é meio pequeno, mas para quem já sabe e está procurando aprender construir com balsa, será ótima a experiência e neste caso a envergadura importa pouco.

Vai em frente e senta a pua!!![/quote:1963216c0c]

Como estamos a passos de tartaruga na construção a parte do senta a pua vai ficar pro final de semana!!!

Segue mais fotos da pequena evolução.
Anexos
SAM_0995.JPG
SAM_0995.JPG (37.84 KiB) Exibido 14581 vezes
SAM_0994.JPG
SAM_0994.JPG (36.7 KiB) Exibido 14581 vezes
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por Orson »

Olá, Highlander!

Como anda a construção?

Estou devagar na minha, mas comecei a postar aqui no fórum [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=115825[/url].
Lá postei as fotos do método de chapear a asa com balsa.
A Técnica se chama polimerização da cola branca.
É um jeito fácil de fazer o chapeado, se quiser evitar o CA.
É a primeira vez que uso essa ténica e me agradou muito!!

Abraços!

Orson
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

Olá Orson, hoje fiz algumas coisinhas no tele, logo mais posto as fotos dele, estava procurando o cabo da maquina. Vou estar estudando essa nova forma de chapear, o detalhe que ainda nao comprei o ferrinho de entelar, vou ter de adaptar no ferro de passar da DO, eu particularmente gosto do CA mas essa me deixou entusiasmado!
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por Orson »

Faz com ferro de passar roupa mesmo!
(verdade!) :wink:
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

Vamos tentar Orson, agora segue as fotos do estabilizador e profundores, so nao sei se vou fazer com arame ou se vou fazer link estilo modelos da radar, vamos ver ainda.
Anexos
SAM_1005.JPG
SAM_1005.JPG (34.79 KiB) Exibido 14424 vezes
SAM_1004.JPG
SAM_1004.JPG (33.35 KiB) Exibido 14424 vezes
SAM_1003.JPG
SAM_1003.JPG (31.57 KiB) Exibido 14424 vezes
SAM_1002.JPG
SAM_1002.JPG (35.88 KiB) Exibido 14424 vezes
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Responder