Velox - o jato

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Velox - o jato

Mensagem por Lt_Nelson »

Como alguns usuários se interessam por jatos à combustão também, resolvi postar alguns passos da montagem de um Velox Feibao.
O Velox tem arquitetura semelhante ao Falcon 120, porém sua construção é própria de um jato. Fuselagem, cauda e empenagem em fibra-de-vidro com resina epóxi, asas de compensado, chapeadas em balsa e fibradas. Ele é maior e mais pesado:
- Envergadura: 1770mm
- Comprimento: 2000mm
- Peso: 10kg (estimado)

http://www.fbjets.com/index.php?Page=39

A turbina será uma Kingtech K-80E.
O perfil de asa dele é mais fino e simétrico, em relação ao Falcon, a fuselagem faz parte da asa também. Eu acho que se tivesse reflex no perfil nem precisaria de cauda.

Desencaixotado:

[img:9360b35012]http://lh3.googleusercontent.com/-9g2GLdDAE20/TlVtXpNfVNI/AAAAAAAAAUI/1s603OtU9t8/s512/DSCN2051.JPG[/img:9360b35012]

[img:9360b35012]http://lh3.googleusercontent.com/-N3zWnRrWAdQ/TlVtbd_wnsI/AAAAAAAAAUM/FCpebdALhjA/s512/DSCN2053.JPG[/img:9360b35012]

[img:9360b35012]http://lh5.googleusercontent.com/-De_miSOxfL0/TlVtSAp3ZvI/AAAAAAAAATI/bLSjbydU-4c/s640/DSCN2042.JPG[/img:9360b35012]

[img:9360b35012]https://lh6.googleusercontent.com/-vAvVu2GH8nY/TlVtWnveJ7I/AAAAAAAAATo/SJc1Ot-Or8k/s640/DSCN2049.JPG[/img:9360b35012]

[img:9360b35012]http://lh3.googleusercontent.com/-yq3PboytEs0/TlVtTlG_5wI/AAAAAAAAATY/rTP8PDMvH5Q/s640/DSCN2045.JPG[/img:9360b35012]

[img:9360b35012]http://lh6.googleusercontent.com/-d-OCfRMt3es/TlVtTVlDVNI/AAAAAAAAATU/kRI6CfVn7NU/s640/DSCN2044.JPG[/img:9360b35012]

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Opa, tô de olho nesse jato, pois tô na dúvida se monto o Falcon ou não, pode nos dizer aonde comprou, valores, essas coisas?
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Esse jato é muito bom, quando eu fui comprar o Tornado eu estava entre ele eo velox, mas me assustei quando vi o stall desse jato, o pessoal fala que ele faz a "cobra manuver", quando estola ele sobe o nariz e ninguem segura, fora que vem bem mais rapido para o pouso, ele chega a ser mais rapido que o BobCat da BVM. Mas hoje em dia, que ja voo jato eu pegaria um sussa hehehe, alias na epoca eu acho que deveria ter pego um desse até pra começar. Grande aero.
Posta a montagem que eu quero ver!!!

Abraço.

Mega.
Avatar do usuário
Fabricio Medeiros
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Jun 23, 2010 9:37 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Mensagem por Fabricio Medeiros »

A riqueza de detalhes no cockpit desse aero é incrível.
Acompanhando.
Pastinha Asa Baixa Artal, Cap 232 .46 Radar, Yak 54 30cc (em breve), BRA 15943
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

[quote:4a110798da="Megafly"]Esse jato é muito bom, quando eu fui comprar o Tornado eu estava entre ele eo velox, mas me assustei quando vi o stall desse jato, o pessoal fala que ele faz a "cobra manuver", quando estola ele sobe o nariz e ninguem segura, fora que vem bem mais rapido para o pouso, ele chega a ser mais rapido que o BobCat da BVM. Mas hoje em dia, que ja voo jato eu pegaria um sussa hehehe, alias na epoca eu acho que deveria ter pego um desse até pra começar. Grande aero.
Posta a montagem que eu quero ver!!!

Abraço.

Mega.[/quote:4a110798da]

Realmente, vi uns vídeos e ele vem bem rápido para pouso mesmo, e pelo jeito não deve ser muito barato também!
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH
Avatar do usuário
Gilmar Jr
membro
Mensagens: 1520
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 3:39 pm
Localização: Unaí - MG / 19

Mensagem por Gilmar Jr »

Esse jato e muito top, o Fernando Teixeira de poços de caldas também começou com uma velox, concerteza ele e mais rapido que o tornado e o pouso realmente ele vem rapido. Mais ja vi varios videos do jato vindo sussa pro pouso, quando pegar o jeito e o ponto de stall dele você pega o jeito.

Oque eu aconselharia você fazer, que era a mesma coisa que o Fernando iria fazer antes de vender o jato seria trocar o trem de pouso e pegar um "a oleo", como voce vem rapido provavelmente vai bater forte no chão então o trem de pouso original iria fazer ele dar o famoso "boing" e o "a oleo ou hidraulico" iria amortecer fazendo com que o pouso seja mais tranquilo.
José Eduardo
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Ter Ago 18, 2009 11:13 am
Localização: Jandira-SP

Mensagem por José Eduardo »

Ola Nelson, acompanhando.
Tive a oportunidade de acompanhar os pousos do CHOU no Giant, os dois sem turbina, rápido, mas nada absurdo. O jato é muito bonito. Creio ser necessário se reforçar o trem na montagem.

José Eduardo
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:adec2beb63="AgPilot"]Opa, tô de olho nesse jato, pois tô na dúvida se monto o Falcon ou não, pode nos dizer aonde comprou, valores, essas coisas?[/quote:adec2beb63]

Comprei direto, na Feibao, um amigo conseguiu espaço num container, lá sai cerca de US$1800,00. Se já tem tudo que precisa p/ o Falcon monte ele, o vôo básico é semelhante, exceto o pouso.

[quote:adec2beb63="Megafly"]Esse jato é muito bom, quando eu fui comprar o Tornado eu estava entre ele eo velox, mas me assustei quando vi o stall desse jato, o pessoal fala que ele faz a "cobra manuver", quando estola ele sobe o nariz e ninguem segura, fora que vem bem mais rapido para o pouso, ele chega a ser mais rapido que o BobCat da BVM. Mas hoje em dia, que ja voo jato eu pegaria um sussa hehehe, alias na epoca eu acho que deveria ter pego um desse até pra começar. Grande aero.
Posta a montagem que eu quero ver!!!

Abraço.

Mega.[/quote:adec2beb63]

Eu só fui ver o estol não usual dele depois que havia comprado ! Mas não tem nada demais, o cobra só ocorre se levantar o nariz em baixa velocidade, baixa mesmo. O perfil geral dele é muito fino, é até meio díficil de enxergar. A velocidade de pouso dele parece ser o dobro da do Falcon, que é bem lento, então não é nada de assustador.


[quote:adec2beb63="juninhodunai"]Esse jato e muito top, o Fernando Teixeira de poços de caldas também começou com uma velox, concerteza ele e mais rapido que o tornado e o pouso realmente ele vem rapido. Mais ja vi varios videos do jato vindo sussa pro pouso, quando pegar o jeito e o ponto de stall dele você pega o jeito.

Oque eu aconselharia você fazer, que era a mesma coisa que o Fernando iria fazer antes de vender o jato seria trocar o trem de pouso e pegar um "a oleo", como voce vem rapido provavelmente vai bater forte no chão então o trem de pouso original iria fazer ele dar o famoso "boing" e o "a oleo ou hidraulico" iria amortecer fazendo com que o pouso seja mais tranquilo.[/quote:adec2beb63]

Umas das coisas que vi no manual, é que é recomendado pouco flap, não deve chegar a 30°. Jato precisa de muito flap, tem gente que pousa com quase 90° de flap em jatos maiores. No Velox, creio que 45~60° de flap já melhoraria bem o pouso. Verba p/ oleo struts não tenho...rs, já foi bem caro, vamos ver como se comporta.
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
ericluque
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Fev 02, 2008 9:59 pm

Mensagem por ericluque »

Eu não creio que o Velox seja tao arisco não.. tenho um também... comprei junto com o Nelson... Os voos que tenho visto do Xu e de outros fazerem não fica atraz de nenhum escala pra motor 120...

Acho qeu com a medida certa de flaps, o bicho fica mansinho mansinho
Velox FEIBAO - Kingtech K80 - QUEIMANDO DIESEL
Samsom 70e Hyperion
ericluque
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Fev 02, 2008 9:59 pm

Mensagem por ericluque »

Pessoal ... Esse final de semana fui com o Xu voar o Velox e o chines acertou o Velox como era pra voar mesmo...

Eu estava com um pouco de peso de cauda, e como assim mesmo eu estava pousando bem, posso garantir, efeito Cobra só memso se for medo de cobra no campo, pq memso com um pouco de peso de cauda, meu Velox tava voando bem. O Xu mandou eu colocar um pouco mais de peso e eu meti mais 100 gramas de chumbo no nariz. Ficou "Sweet". O Avião agora ta voando mais que no trilho.

Acertei tambem as mixagens dos flaps com o profundor, O xu acertou pra mim na verdade, e posso garantir, 60 graus de flappra pouso e 30 pra decolagem.

Agora vou falar do voo pra vocês se deliciarem com o bicho...

Modificações feitas, trem de pouso cheio de ar, tanque com 2,5kg de Jet-1 e enchendo a mão. O bicho foi pro ar que parecia um programa de computador... Sem tendencias, rolando em cima de um trilho e com vento razoavelmente forte pra um Acrobatico, pude ver que o bicho nem sentiu o vento. Também, comoo nelson ja havia dito e eu ja havia comentado, o perfil dele é MUITO fino.

com ele bem balanceadinho agora, fiz 2 voltinhas normais, com os flaps ja levantados e ai parti pra levantar o trem de pouso. Caros, posso garantir, com esse CG que esta agora e a turbina a 1/3 do stick, comecei a ficar com medo de voar. LISO, não saia do lugar, no trilho como sempre, mas pega uma velocidade que da até medo. Não me contive, coloquei um pouco mais de motor ( 1/2 stick ) e pra ser honesto, tirei na segunda volta. O BICHO É ANIMAL.... Voa como todo aeromodelista sonha em voar .. NO PAAAAAAUUUUUUU....

Bom, eu ja conhecia a capacidade dele de voar, mas com esse peso minimo de nariz, o aviao ficou um espetáculo, Então senhores, ja fica a dica.. estou com uma Lipo 2S de 2500, e duas LiFe de 1100Mah 2S no nariz e mais 250 gramas de chumbo.... Ja perceberam que o cg é meio fodinha de se chegar.


Bom, como nem tudo é farra, vamos ao que interessa. O POUSO..

Sim queridos, usei full flap com 13% de mix no profundor ( positivo, pois ele enfia o nariz pra baixo ). Cheguei com ele na minha frente, e tirei TODA a turbina pra fazer a aproximação. Notem que eu disse na minha frente, isso mesmo, o aero ainda estava na metade da pista quando tirei a turbina. Com o flap fulll, fui um pouco longe e fiz a curva de modo que eu pudesse diminuir a velocidade do bicho. Ele vem macio, docil e novamente vou falar: NOS TRILHOS. Como ja havia falado o bico é manso, nada de perigoso como falam não. Perigoso é o bolso dos negosque nao querem gastar muito no Velox .. kkkkkkkkkkk

Ele vem com o nariz muito pouco alto, quase reto na verdade, mas em função desse aumento de flap, ele veio tão manso, que desmistifica qualquer voo desse jato.

o toque no chão é suave, mas ainda esta um pouco rapido, não exagerado como falam, mas rapido, como se fosse um escala com motor 120, a diferença, que por conta do arrasto, um escala para facil, e o Velox não, entao precia-se acionar o freio, pois o perfil dele fino como é, nem os flaps seguram tanto.

Resumão:

- Como eu havia dito, bem balanceado, o avião é tão dócil quanto um treinador de asa alta um pouco mais pesado, temos que vir de longe pra pousar, senão ele não desce.
- Eu nunca voei um Tornado da Modellbau, mas depois do Velox nem quero. OK, vi o Pupin fazendo Harrier com um, o que prova que o aero é bom pra c*****, e manso, mas o Velox é muito manso também e não tem nada de RAPIDAO pra pouso. Qualquer um que voa um aviao 27% a gasolina, voa o Velox na boa.
- A decolagem precisa sim de um pouco mais de pista, mas fica a dica: Acelere freiado, e quando vc sentir que ele quer começar a siar do lugar, solte o ffreio e a turbina vai começar a atuar melhor, a decolagem é mais facil ainda do que vc imagina.
-Quemestá pensando em compra um Velox, feche o olho e mande bronca, vc vai adiquirir um jato de verdade, e chega de treinadores.

Como eu ainda estava trimando e acertando o jato, ainda não fiz nenhum video ou foto, mas vou postar no próximo final de semana pra vocês.
Velox FEIBAO - Kingtech K80 - QUEIMANDO DIESEL
Samsom 70e Hyperion
Responder