Projeto Pelicano - Bimotor; Balsa; EDF; 2m x 2m
[quote:9f46aa56c8="felipe_ce"]construção bem limpa. Apesar de nunca ter construído em balsa, tenho muita vontade.
Você está seguindo alguma planta? Os cortes na fuselagem, são feitos com que ferramenta?
Acompanhando!!
Abs.[/quote:9f46aa56c8]
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Obrigado Felipe. A planta e minha mesmo. Gastei uns meses fazendo e planejando o modelo. Eu falo no inicio do topico. E so dar uma lidinha que explico mais detalhadamente.
Você está seguindo alguma planta? Os cortes na fuselagem, são feitos com que ferramenta?
Acompanhando!!
Abs.[/quote:9f46aa56c8]
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Obrigado Felipe. A planta e minha mesmo. Gastei uns meses fazendo e planejando o modelo. Eu falo no inicio do topico. E so dar uma lidinha que explico mais detalhadamente.
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os comentários desse servo são favoráveis, só o preço que não agrada muita coisa
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11627__TGY_390DMH_High_Performance_MG_Digital_Servo_Extra_Strong_5_4kg_11sec_22_5g.html
de uma olhada nos comentários, um cara colocou 4 desses num aero com 5.4kg e está satisfeito.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11627__TGY_390DMH_High_Performance_MG_Digital_Servo_Extra_Strong_5_4kg_11sec_22_5g.html
de uma olhada nos comentários, um cara colocou 4 desses num aero com 5.4kg e está satisfeito.
- alexcmag
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1) Como você vai usar EDF, melhor um perfil que tenha menos arrasto, assim o EDF sofre menos, por isto a sugestão do MH42, mas tem milhares de outras opções. MH42 também será tranquilo de voar.
2) Está bem assessorado, o pessoal te ajuda nisto na hor certa
3) Pelos seus critérios está ótimo 5 graus, vá em frente.
[quote:b03a1f1b45="guiga_x"][quote:b03a1f1b45="alexcmag"]Legal, alguns conselhos:
1) Se não tiver cortado as nervuras, use um perfil melhor, tipo MH42, em vez do Clark-Y, vai aproveitar melhor as EDFs;
2) Legal colocar as baterias nas naceles e deixar ventilação, mas coloque um fio interligando os ESCs, para mantê-las mais ou menos à mesma tensão.
3) Eu usaria uma incidência menor, uns 2 a 3 graus[/quote:b03a1f1b45]
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Valeu grande alex!
1 - Realmente ainda nao cortei as nervuras. Eu nunca tinha ouvido falar desse perfil MH42. Vou pesquisar mais a respeito do mesmo. Eu acho o perfil clarky uma garantia de voo tranquilo! Realmente esta me faltando embasamento tecnico a respeito desse perfil que voce sugeriu. Vou pesquisar!
2 - Eu para falar a verdade, nao entendo muito de eletronica. Aqui em Salvador, Fabio e meu irmao me ajudam nessa parte. Sei mesmo so o basicao, checar tensao, mexer no multimetro toscamente... Vou falar com eles a respeito de por um fio interligando os ESCs para equalizar mais ou menos a tensao.
3 - O fato de eu usar 5 graus de angulo de incidencia e devido ao problema de tail strike que em modelos muito compridos e meio critico. Para isso, pus a incidencia do nariz da fuselagem negativo e 2 graus (aumentando portanto a distancia da cauda ao solo). O que me daria uma amplitude maior de flare durante o pouso. Se eu por um angulo de incidencia menor que 5 graus, me obrigaria a voar sempre com um pitch maior e consequentemente no flare a coisa ia ser mais critica ainda. Quando se poe flapes e flaperons a coisa piora ainda mais. rs! (o angulo de incidencia de nariz no B767-400 e no E195 por exemplo e negativo em 2 graus exatamente como no meu modelo)
Valeu pelas dicas.[/quote:b03a1f1b45]
2) Está bem assessorado, o pessoal te ajuda nisto na hor certa
3) Pelos seus critérios está ótimo 5 graus, vá em frente.
[quote:b03a1f1b45="guiga_x"][quote:b03a1f1b45="alexcmag"]Legal, alguns conselhos:
1) Se não tiver cortado as nervuras, use um perfil melhor, tipo MH42, em vez do Clark-Y, vai aproveitar melhor as EDFs;
2) Legal colocar as baterias nas naceles e deixar ventilação, mas coloque um fio interligando os ESCs, para mantê-las mais ou menos à mesma tensão.
3) Eu usaria uma incidência menor, uns 2 a 3 graus[/quote:b03a1f1b45]
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Valeu grande alex!
1 - Realmente ainda nao cortei as nervuras. Eu nunca tinha ouvido falar desse perfil MH42. Vou pesquisar mais a respeito do mesmo. Eu acho o perfil clarky uma garantia de voo tranquilo! Realmente esta me faltando embasamento tecnico a respeito desse perfil que voce sugeriu. Vou pesquisar!
2 - Eu para falar a verdade, nao entendo muito de eletronica. Aqui em Salvador, Fabio e meu irmao me ajudam nessa parte. Sei mesmo so o basicao, checar tensao, mexer no multimetro toscamente... Vou falar com eles a respeito de por um fio interligando os ESCs para equalizar mais ou menos a tensao.
3 - O fato de eu usar 5 graus de angulo de incidencia e devido ao problema de tail strike que em modelos muito compridos e meio critico. Para isso, pus a incidencia do nariz da fuselagem negativo e 2 graus (aumentando portanto a distancia da cauda ao solo). O que me daria uma amplitude maior de flare durante o pouso. Se eu por um angulo de incidencia menor que 5 graus, me obrigaria a voar sempre com um pitch maior e consequentemente no flare a coisa ia ser mais critica ainda. Quando se poe flapes e flaperons a coisa piora ainda mais. rs! (o angulo de incidencia de nariz no B767-400 e no E195 por exemplo e negativo em 2 graus exatamente como no meu modelo)
Valeu pelas dicas.[/quote:b03a1f1b45]
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- fabiofleal
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Ola pessoal!
Quais servos voces acham que eu deveria usar para o projeto?
Acredito que os manjados de 9g possam me deixar na mao e terem pouco torque.
Lembrando:
2 servos - para cada aileron
2 servos - para cada flap
2 servos - para cada profundor
2 servos - para cada leme direcional
1 servo - para o trem de nariz (steering)
Agradeço a ajuda!
Quais servos voces acham que eu deveria usar para o projeto?
Acredito que os manjados de 9g possam me deixar na mao e terem pouco torque.
Lembrando:
2 servos - para cada aileron
2 servos - para cada flap
2 servos - para cada profundor
2 servos - para cada leme direcional
1 servo - para o trem de nariz (steering)
Agradeço a ajuda!
- fabiofleal
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- fabiofleal
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Por falar em 9g e EDFs...
My friend, reconhece esta nacelle ? Hehehe...
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Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Re: Por falar em 9g e EDFs...
[quote:6d791eaf27="fabiofleal"]My friend, reconhece esta nacelle ? Hehehe...[/quote:6d791eaf27]
Rapaz, excelente pergunta! Agora fiquei invocado com essa nacelle. Esta parecendo de Learjet, Phenom, ... Sei la!!! Mas pode ser outra coisa totalmente diferente! hahaha!!!
Rapaz, excelente pergunta! Agora fiquei invocado com essa nacelle. Esta parecendo de Learjet, Phenom, ... Sei la!!! Mas pode ser outra coisa totalmente diferente! hahaha!!!
- fabiofleal
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