Projeto Pelicano - Bimotor; Balsa; EDF; 2m x 2m

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

[quote:9f46aa56c8="felipe_ce"]construção bem limpa. Apesar de nunca ter construído em balsa, tenho muita vontade.

Você está seguindo alguma planta? Os cortes na fuselagem, são feitos com que ferramenta?


Acompanhando!!
Abs.[/quote:9f46aa56c8]

_______________________________________________________________________

Obrigado Felipe. A planta e minha mesmo. Gastei uns meses fazendo e planejando o modelo. Eu falo no inicio do topico. E so dar uma lidinha que explico mais detalhadamente.
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

Mensagem por diguaba »

os comentários desse servo são favoráveis, só o preço que não agrada muita coisa
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11627__TGY_390DMH_High_Performance_MG_Digital_Servo_Extra_Strong_5_4kg_11sec_22_5g.html
de uma olhada nos comentários, um cara colocou 4 desses num aero com 5.4kg e está satisfeito.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

1) Como você vai usar EDF, melhor um perfil que tenha menos arrasto, assim o EDF sofre menos, por isto a sugestão do MH42, mas tem milhares de outras opções. MH42 também será tranquilo de voar.
2) Está bem assessorado, o pessoal te ajuda nisto na hor certa
3) Pelos seus critérios está ótimo 5 graus, vá em frente.

[quote:b03a1f1b45="guiga_x"][quote:b03a1f1b45="alexcmag"]Legal, alguns conselhos:
1) Se não tiver cortado as nervuras, use um perfil melhor, tipo MH42, em vez do Clark-Y, vai aproveitar melhor as EDFs;
2) Legal colocar as baterias nas naceles e deixar ventilação, mas coloque um fio interligando os ESCs, para mantê-las mais ou menos à mesma tensão.
3) Eu usaria uma incidência menor, uns 2 a 3 graus[/quote:b03a1f1b45]
_______________________________________________________________________

Valeu grande alex!

1 - Realmente ainda nao cortei as nervuras. Eu nunca tinha ouvido falar desse perfil MH42. Vou pesquisar mais a respeito do mesmo. Eu acho o perfil clarky uma garantia de voo tranquilo! Realmente esta me faltando embasamento tecnico a respeito desse perfil que voce sugeriu. Vou pesquisar!

2 - Eu para falar a verdade, nao entendo muito de eletronica. Aqui em Salvador, Fabio e meu irmao me ajudam nessa parte. Sei mesmo so o basicao, checar tensao, mexer no multimetro toscamente... Vou falar com eles a respeito de por um fio interligando os ESCs para equalizar mais ou menos a tensao.

3 - O fato de eu usar 5 graus de angulo de incidencia e devido ao problema de tail strike que em modelos muito compridos e meio critico. Para isso, pus a incidencia do nariz da fuselagem negativo e 2 graus (aumentando portanto a distancia da cauda ao solo). O que me daria uma amplitude maior de flare durante o pouso. Se eu por um angulo de incidencia menor que 5 graus, me obrigaria a voar sempre com um pitch maior e consequentemente no flare a coisa ia ser mais critica ainda. Quando se poe flapes e flaperons a coisa piora ainda mais. rs! (o angulo de incidencia de nariz no B767-400 e no E195 por exemplo e negativo em 2 graus exatamente como no meu modelo)

Valeu pelas dicas.[/quote:b03a1f1b45]
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Este sim, vamos ver voando. Quero dar uma voltinha nele qdo estiver pronto. Outro dia Allan me deixou pilotar o Brasilia. Nunca voei nada mais estavel... Nao se preocupe muito com o tail strike, nao. Nos teste de voo a gente acerta isto. E cuidado com os Urubus... :)
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

Ola pessoal!

Quais servos voces acham que eu deveria usar para o projeto?
Acredito que os manjados de 9g possam me deixar na mao e terem pouco torque.

Lembrando:

2 servos - para cada aileron
2 servos - para cada flap
2 servos - para cada profundor
2 servos - para cada leme direcional

1 servo - para o trem de nariz (steering)


Agradeço a ajuda!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Creio que os de 16g deem conta do recado, velho!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Por falar em 9g e EDFs...

Mensagem por fabiofleal »

My friend, reconhece esta nacelle ? Hehehe...
Anexos
260920111064.jpg
260920111064.jpg (24.78 KiB) Exibido 2583 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Re: Por falar em 9g e EDFs...

Mensagem por guiga_x »

[quote:6d791eaf27="fabiofleal"]My friend, reconhece esta nacelle ? Hehehe...[/quote:6d791eaf27]

Rapaz, excelente pergunta! Agora fiquei invocado com essa nacelle. Esta parecendo de Learjet, Phenom, ... Sei la!!! Mas pode ser outra coisa totalmente diferente! hahaha!!!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Uma dica: Vc anda, ou melhor, voa, acompanhado por 2 bem parecidas com elas todo dia... :)
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

[quote:e3dc53d08f="fabiofleal"]Uma dica: Vc anda, ou melhor, voa, acompanhado por 2 bem parecidas com elas todo dia... :)[/quote:e3dc53d08f]

Rapaz, só pode ser então um A330 ou A340!!! Hehe... Acertei???
Responder