Opinião sobre compra de multímetro.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Opinião sobre compra de multímetro.

Mensagem por Roger g.p. »

Boa noite (dia, tarde, sei lá :D)

Estou precisando comprar um multímetro decente pra mim, porque o meu ching ling tá acusando 13v em 3S de LiPo hauhauha

Na verdade vou usar tanto para o aeromodelismo como para eletrônica (fazendo curso técnico, talvez depois uma engenharia :P )

Gostaria da opinião de vocês sobre alguns múltímetros:

Minipa ET-2042D:
http://www.mundomax.com.br/_multimetros/multimetro_digital_et_2042d_minipa

Prós: Tem fusível na medição de corrente (20A).
Contra:Preço.


Minipa ET-2082C:
http://www.mundomax.com.br/_multimetros/multimetro_digital_et_2082c_minipa

Prós: Mede indutância, fusivel na medição de corrente (20A).
Contra:Preço.


ICEL MD-6130:
http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/1658/257/instrumento-de-medicaomultimetro-digital/md-6130-multimetro-digital-icel

Prós: Mede indutência, tem peak hold, HFE no próprio multímetro.
Contra: Medição de corrente (20A) sem fusível.


ICEL MD-6111:
http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/1657/257/instrumento-de-medicaomultimetro-digital/md-6111-multimetro-digital-icel

Prós: Preço.
Contra: Sem Fusível também.

O que acham? São bons multímetros?

O que eu tenho em vista são esses, mas se tiverem um sujestão melhor nessa faixa de preço ou masa baratos eu agradeço.

Abraços e obrigado por ajudar.
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Mensagem por Roger g.p. »

Outra dúvida:
Compensa pagar mais caro por um multimetro que mede indutância?

E o peak hold, é muito útil?

Abraços.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Minha opinião:

1) Calibre seu multímetro xing-ling, basta abrir e ajustar um trim-pot. Não te servirá para tudo, mas você poderá usá-lo o multímetro mais caro para aplicações menos nobres.

2) Medir indutância é daquelas coisas que raramente você usa, mas quando precisa, precisa. Eu não tenho, mas, por exemplo, ainda quero aprender a trabalhar melhor com charge pump. Se você vai fazer engenharia acho interessante ter um multímetro com este recurso, e aprender circuitos com indutores na teoria e na prática. Por exemplo, há um tempo fiz um range finder ultrassônico, achei uma abordagem relativamente simples que usava um MAX232 para aumentar a tensão para 12V para o emissor de ultrassom conseguir maior alcance. Depois de uns meses achei um projeto que usa um MOSFET minúsculo, um diodo e um indutor para chegar a 30V... Tenho certeza de que tive aulas sobre isto na faculdade, mas daí a lembrar...

O Hold às vezes é útil, peak nunca senti falta, mas uma coisa que eu gostaria de ter na bancada é um multímetro digital com armazenamento de ondas. Quando preciso disto tenho que calibrar cuidadosamente o multímetro e depois tirar uma foto, método bem analógico, não???
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Como que faz pra calibrar o multimetro? Tenho um aqui xing ling e já vi o trim-pot mas gostaria de saber quais os parâmetros que devo seguir.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Usando uma referência de tensão constante próxima do limite da escala, basta calibrar até que mostre este valor.

Na falta de uma referência de tensão confiável o que às vezes faço é pegar um outro multímetro que sabidamente esteja calibrado, uma LiPo 3S, e medir a tensão com ambos em paralelo. Aí calibro o que está ruim para ficar igual ao outro.

Claro que isto não é ideal, mas é melhor do que medir 13V em LiPo 3S. Obviamente também é bom lembrar de não calibrar nenhum outro multímetro por este recalibrado desta forma, pois com o tempo os erros vão se somando.
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Mensagem por Roger g.p. »

[quote:e03433aebc="alexcmag"]Minha opinião:

1) Calibre seu multímetro xing-ling, basta abrir e ajustar um trim-pot. Não te servirá para tudo, mas você poderá usá-lo o multímetro mais caro para aplicações menos nobres.

2) Medir indutância é daquelas coisas que raramente você usa, mas quando precisa, precisa. Eu não tenho, mas, por exemplo, ainda quero aprender a trabalhar melhor com charge pump. Se você vai fazer engenharia acho interessante ter um multímetro com este recurso, e aprender circuitos com indutores na teoria e na prática. Por exemplo, há um tempo fiz um range finder ultrassônico, achei uma abordagem relativamente simples que usava um MAX232 para aumentar a tensão para 12V para o emissor de ultrassom conseguir maior alcance. Depois de uns meses achei um projeto que usa um MOSFET minúsculo, um diodo e um indutor para chegar a 30V... Tenho certeza de que tive aulas sobre isto na faculdade, mas daí a lembrar...

O Hold às vezes é útil, peak nunca senti falta, mas uma coisa que eu gostaria de ter na bancada é um multímetro digital com armazenamento de ondas. Quando preciso disto tenho que calibrar cuidadosamente o multímetro e depois tirar uma foto, método bem analógico, não???[/quote:e03433aebc]

Acho que o problema do meu ching-ling é a bateria fraca. Mas, mesmo assim, não vale apena invertir em um equipamento melhor? Eu fiquei especialmente interessado no [url=http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/1658/257/instrumento-de-medicaomultimetro-digital/md-6130-multimetro-digital-icel]ICEL 6130[/url], mas não sei se a marca é boa como falam da minipa.

Você acha que vale apena? ou é melhor pagar um pouco mais e pegar o [url=http://www.mundomax.com.br/_multimetros/multimetro_digital_et_2082c_minipa#detalhes]Minipa 2082C[/url]?

Abraços e obrigado pela paciência.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Claro que vale a pena investir em equipamento melhor, mas às vezes a gente precisa de algo simples e barato.

Tenho um Minipa de uns 25 anos atrás e um Icel de uns 2 anos atrás. Ambos funcionam bem. Não chegam nem perto de um Fluke mas para o que preciso estão ótimos.
Avatar do usuário
Jack.sky
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Ago 22, 2011 5:00 pm
Localização: Porto Alegre / RS

Mensagem por Jack.sky »

Olá pessoal,

Sou novato e estou tentando aprender o máximo possível pra me tornar um bom aeromodelista. Hoje só aprendi a pilotar avião, mas estou buscando conhecimento de construção e também eletrônica, e sei que estou no lugar certo pra isso.

Estou a procura de um multímetro e vi esse Fuke (com certeza ching ling) pelo preço. O que pergunto é se ele tem os recursos necessários ao nosso hobby?

[url]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199650917-multimetro-digital-capacimetro-amp-volt-transistor-hfe-_JM[/url]

Obrigado à todos e grande abraço!

Jackson
________________________________________
Pra aprender, a humildade é tudo!
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Como todos nos, tambem os aparelhos envelhecem.
É inevitável.
Os xing ling baratos envelhecem mais rápido, isso devido a tolerância dos componentes, expecialmente os resistores.
Se não me engano, os Minipa tambem são Xing ling, mas de melhor qualidade.
Um multímetro Fluke é sem dúvida um excelente investimento do qual se colhem frutos a longo prazo. Mas são caros e isso se deve principalmente ao material usado na sua confecção.
Só um pequeno detalhe, eles tambem requerem manutenção e calibragem ocasional.
O outro detalhe importante é não medir coisas na escala errada.
Me lembro de um estagiário no nosso laboratório de bioengenharia que um dia resolveu medir a impedância de Furnas com um multímetro de bancada Keithley de 6 dígitos. Isso na década de 70. Ele descobriu que ela é baixa e solta fumaça. Descobriu tambem o preço do finado.

Tem um ditado americano que diz:
You get what you pay for.
Voce recebe por aquilo que paga.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Mensagem por Roger g.p. »

Desfeixe da história...

Comprei na Dealextreme:
http://www.dealextreme.com/p/3-0-lcd-handheld-digital-multimeter-voltage-current-resistance-temperature-1-6f22-42269

Muito bom, tem várias qualidades (Auto range, back light, hold, max-min) e mede várias grandezas. Vem com a ponta de prova e o termopar, case e a bateria não veio morta. Recomendo muito.

Chegou em 23 dias (Comprei em 31 de outubro e chegou 22 de novembro) e o preço ficou em ~70 reais, sendo que aqui no Brasil ele custa 180 + frete:
http://www.mundomax.com.br/_multimetros/multimetro_digital_et_2075b_minipa

Espero que me atenda por um bom tempo.

Obrigado pelas opiniões e abraço a todos.
Responder