Turbinas

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:ad7762a1ed="dark"]eu vou fazer uma mini after Burner.
alguem sabe aonde encontrar algum esquema?
ou tem ideia de como funciona?
pelo que vi é um motorzinho na frente do tubo e a entrada do gas e lá dentro um fio encandecido...daria certo...
esse motor precisa fazer bastante vento?[/quote:ad7762a1ed]
Acho que o suficiente para ir contra a expansão do gás gerado pela combustão, senão já viu, o gás pode voltar e torrar as pás do fan, ou seja, não o ligue quando estiver no chão, parado, só quando estiver em vôo.
Ou deixe uma distância razoável entre o burner e as pás, tempo suficiente para acionar o fan.
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:217ebf2f6e="guiocm"]No primeiro site tem um negócio sobre estatorreatores, alguém sabe mais sobre eles. São turbinas fixas, não? E que combustível usa?
Obrigado![/quote:217ebf2f6e]
Na realidade todos os jatos são uma classe de motores chamados de "motores de reação", que usa o mesmo princípio do foguete, só que claro, tem que sugar o ar para a queima. Não seria turbinas porque não tem, claro, uma turbina dentro dele. É simplesmente um motor de reação. Combustível depende de como foi construído o motor, se ele aguenta a temperatura de combustão, a expansão dos gases, etc ... mas geralmente ou o pessoal usa mesmo a gasolina, querosene ou algum tipo de álcool, metanol ou etanol, e acho que do jeito que é construído o microturbina, acho que aceita qualquer um com diferentes desempenhos e eletrônicas.
Ah, esqueci de dizer que é preciso também componentes eletrônicos para manter a microturbina funcionando ... uma delas é o FADEC ...
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
guiocm
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Mai 11, 2006 8:40 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por guiocm »

[quote:636129d7f0="Akamatsu"][quote:636129d7f0="guiocm"]No primeiro site tem um negócio sobre estatorreatores, alguém sabe mais sobre eles. São turbinas fixas, não? E que combustível usa?
Obrigado![/quote:636129d7f0]
Na realidade todos os jatos são uma classe de motores chamados de "motores de reação", que usa o mesmo princípio do foguete, só que claro, tem que sugar o ar para a queima. Não seria turbinas porque não tem, claro, uma turbina dentro dele. É simplesmente um motor de reação. Combustível depende de como foi construído o motor, se ele aguenta a temperatura de combustão, a expansão dos gases, etc ... mas geralmente ou o pessoal usa mesmo a gasolina, querosene ou algum tipo de álcool, metanol ou etanol, e acho que do jeito que é construído o microturbina, acho que aceita qualquer um com diferentes desempenhos e eletrônicas.
Ah, esqueci de dizer que é preciso também componentes eletrônicos para manter a microturbina funcionando ... uma delas é o FADEC ...[/quote:636129d7f0]

É, formulei mal minha definição! Eu tava pensando em fazer igual o do site, e usar butano. Se alguém souber mais ou menos como se faz, por favor me explique. E os circuitos são pra turbinas, não pra estatorreatores, certo?

Abraço
GMarques
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:bead54539e="guiocm"][quote:bead54539e="Akamatsu"][quote:bead54539e="guiocm"]No primeiro site tem um negócio sobre estatorreatores, alguém sabe mais sobre eles. São turbinas fixas, não? E que combustível usa?
Obrigado![/quote:bead54539e]
Na realidade todos os jatos são uma classe de motores chamados de "motores de reação", que usa o mesmo princípio do foguete, só que claro, tem que sugar o ar para a queima. Não seria turbinas porque não tem, claro, uma turbina dentro dele. É simplesmente um motor de reação. Combustível depende de como foi construído o motor, se ele aguenta a temperatura de combustão, a expansão dos gases, etc ... mas geralmente ou o pessoal usa mesmo a gasolina, querosene ou algum tipo de álcool, metanol ou etanol, e acho que do jeito que é construído o microturbina, acho que aceita qualquer um com diferentes desempenhos e eletrônicas.
Ah, esqueci de dizer que é preciso também componentes eletrônicos para manter a microturbina funcionando ... uma delas é o FADEC ...[/quote:bead54539e]

É, formulei mal minha definição! Eu tava pensando em fazer igual o do site, e usar butano. Se alguém souber mais ou menos como se faz, por favor me explique. E os circuitos são pra turbinas, não pra estatorreatores, certo?

Abraço[/quote:bead54539e]

Não sei ao certo se para estatorreatores há algum circuito, mas deve ter algum modo de controlar, principalmenta a vazão do gás ... o FADEC é usado para turbina, fica controlando controlando a rotação e adição de gás ...
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
guiocm
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Mai 11, 2006 8:40 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por guiocm »

Eu quero fazer bem simples, pra usar em um foguete ou como sistema de propulsão auxiliar em um avião, sem controlar nem nada! Eu não sei se eu uso combustível líquido (precisa de uma bomba) ou gasoso (precisa ser armazenado sob pressão). Mas acho que se for pra foguete dá pra fazer sem bomba, né? O foguete fica na vertical mesmo!
Abraço
GMarques
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

[quote:60fd57e663="Akamatsu"][quote:60fd57e663="dark"]eu vou fazer uma mini after Burner.
alguem sabe aonde encontrar algum esquema?
ou tem ideia de como funciona?
pelo que vi é um motorzinho na frente do tubo e a entrada do gas e lá dentro um fio encandecido...daria certo...
esse motor precisa fazer bastante vento?[/quote:60fd57e663]
Acho que o suficiente para ir contra a expansão do gás gerado pela combustão, senão já viu, o gás pode voltar e torrar as pás do fan, ou seja, não o ligue quando estiver no chão, parado, só quando estiver em vôo.
Ou deixe uma distância razoável entre o burner e as pás, tempo suficiente para acionar o fan.[/quote:60fd57e663]

Então a contrução é simples!
eu tenho um EDP-50 sobrando...vou testar com ele.
Akamatsu você viu o video? ele liga primeiroo motor. depois libera o gás(hauhau :twisted: :lol: )
apenas...gostaria de saber...o que faz o gas queimar lá dentro? é alguma resistencia incandecente?
uhm...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Deve ser alguma resistência de fato, como não temos mais informações senão comprar o kit, fica difícil saber o fio que ele usou, mas deve ser algo que a lipo possa aguentar ... É claro deve ligar o motor e depois ligar o afterburner senão como ele disse irá incendiar o avião ... o problema que vejo é que precisa de uma velocidade razoável antes que possa ligar o afterburner. Teria que testar a configuração passada . O negócio é testar.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O galho do afterburner é que a função é praticamente só estética. No site eles falam em aumento de empuxo de 10%, não é quase nada se levar em conta o peso extra para usá-lo. Vale pelo efeito estético em um modelo escala.
Avatar do usuário
guiocm
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Mai 11, 2006 8:40 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por guiocm »

[quote:e6ed95f93b="Akamatsu"]Deve ser alguma resistência de fato, como não temos mais informações senão comprar o kit, fica difícil saber o fio que ele usou, mas deve ser algo que a lipo possa aguentar ... É claro deve ligar o motor e depois ligar o afterburner senão como ele disse irá incendiar o avião ... o problema que vejo é que precisa de uma velocidade razoável antes que possa ligar o afterburner. Teria que testar a configuração passada . O negócio é testar.[/quote:e6ed95f93b]

Provavelmente um fio de Níquel-Cromo, e mais uma resistência para evitar que esse fio queime. Mas como o alex disse, só tem efeito estético, se eu fosse fazer isso, ei modificaria pra prestar pra algo além de embelezar o meu modelo.
Abraço
GMarques
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Estão certos. Fica um pouco mais realista com aquele fogaréu saindo do escape ... :-)
Responder