14-bis Em deprom!! Novos Videos na Ultima Página!!
- gustabmo
- membro
- Mensagens: 4335
- Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
- Localização: Sao Paulo - SP
- Contato:
Re: 14-bis Em deprom de 1m de envergadura!
Parabens pela iniciativa!
[quote:3c7f1325f3="scooth"]Falta por o aileron[/quote:3c7f1325f3]
Aileron num 14-bis ?!?!?!?! :shock:
[quote:3c7f1325f3="scooth"]Falta por o aileron[/quote:3c7f1325f3]
Aileron num 14-bis ?!?!?!?! :shock:
Gustavo - São Paulo/SP
14 bis
Gustavo,
O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional, mas parece que na planta este detalhe não é visivel.
Este trecho é de uma página sobre o voo do 14 bis postada aqui um tempo atrás.
"Uma vez em vôo, era preciso controlar o avião para que não saísse para a esquerda ou para a direita. Dumont girava uma rodinha tirada de uma máquina de costura (com eixo de bicicleta), instalada junto da cestinha. Assim comandava cabos de aço para obrigar o caixão vazado a mover-se - agora para um lado ou para o outro. Com isso, mantinha o avião em linha reta.
[b:47dce49e3f]Mas o avião em vôo poderia baixar uma asa, ou outra. Santos Dumont criou um comando para controlar esses movimentos, mas tinha um problema. Faltavam-lhe mãos. A mão direita controlava o manche e premia o acelerador a ela acoplado. A esquerda manejava a rodinha de máquina de costura.
O inventor criou então uma cruzeta, que ia costurada ao paletó. A cruzeta tinha elásticos ligados a cabos de aço. Estes faziam abrir ou fechar um painel (no padrão bambu e seda), instalado no fim das asas. O vento recebido no painel aberto corrigia a posição da asa.
E como Dumont acionava os elásticos presos às suas costas? Movendo o corpo. Inclinava o corpo à direita ou à esquerda, o elástico esticava, acionava o cabo de aço e fazia o painel abrir ou fechar na asa da esquerda ou da direita. [/b:47dce49e3f]"
Santos Dummont era realmente um gênio.
Abraços
O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional, mas parece que na planta este detalhe não é visivel.
Este trecho é de uma página sobre o voo do 14 bis postada aqui um tempo atrás.
"Uma vez em vôo, era preciso controlar o avião para que não saísse para a esquerda ou para a direita. Dumont girava uma rodinha tirada de uma máquina de costura (com eixo de bicicleta), instalada junto da cestinha. Assim comandava cabos de aço para obrigar o caixão vazado a mover-se - agora para um lado ou para o outro. Com isso, mantinha o avião em linha reta.
[b:47dce49e3f]Mas o avião em vôo poderia baixar uma asa, ou outra. Santos Dumont criou um comando para controlar esses movimentos, mas tinha um problema. Faltavam-lhe mãos. A mão direita controlava o manche e premia o acelerador a ela acoplado. A esquerda manejava a rodinha de máquina de costura.
O inventor criou então uma cruzeta, que ia costurada ao paletó. A cruzeta tinha elásticos ligados a cabos de aço. Estes faziam abrir ou fechar um painel (no padrão bambu e seda), instalado no fim das asas. O vento recebido no painel aberto corrigia a posição da asa.
E como Dumont acionava os elásticos presos às suas costas? Movendo o corpo. Inclinava o corpo à direita ou à esquerda, o elástico esticava, acionava o cabo de aço e fazia o painel abrir ou fechar na asa da esquerda ou da direita. [/b:47dce49e3f]"
Santos Dummont era realmente um gênio.
Abraços
- Davi_Grillo
- membro
- Mensagens: 139
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 6:42 pm
- Localização: Campo Mourao - PR
- Contato:
[quote:133f306cbe="scooth"][quote:133f306cbe="shift_light"]Cara eu não entendo muito de 14-bis mas ele não tem leme para fazer as curvas?[/quote:133f306cbe]
Ai esta o segredo da linkagem!
O cubo q fica na frente ele move pra cima , para baixo e para os lados!
Ele é Leme e profundor ao mesmo tempo!
Davi,
Esse é o prototipo!
Quando for fazer o proximo eu faco com chapa inteira! o duro é o preco, 15 pila aki!
falow[/quote:133f306cbe]
nossa
se vai fase de chapa??
onde tu vai compra?
eh ai im mga msm?
flw
Ai esta o segredo da linkagem!
O cubo q fica na frente ele move pra cima , para baixo e para os lados!
Ele é Leme e profundor ao mesmo tempo!
Davi,
Esse é o prototipo!
Quando for fazer o proximo eu faco com chapa inteira! o duro é o preco, 15 pila aki!
falow[/quote:133f306cbe]
nossa
se vai fase de chapa??
onde tu vai compra?
eh ai im mga msm?
flw
-
- membro
- Mensagens: 645
- Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm
- gustabmo
- membro
- Mensagens: 4335
- Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
- Localização: Sao Paulo - SP
- Contato:
Re: 14 bis
[quote:109d7b46cb="tatoo"]Gustavo,
O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional[/quote:109d7b46cb]
Interessante, nao sabia dessa informacao! Obrigado!
O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional[/quote:109d7b46cb]
Interessante, nao sabia dessa informacao! Obrigado!
Gustavo - São Paulo/SP
- -=|Novelli|=-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 2043
- Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
- Localização: São Paulo SP
Davi! desculpe cara, mas gostaria de te pedir pra ler a regra 23 neste link aqui:
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10250[/url]
fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".
abração!
[quote:ebd532595a="Davi_Grillo"]i aew rodrigo
blz??
nossa vei muito fileh teu 14 bis
achu q meu irmao falo q vc tava fasendu um
muuito massa
mais cara se tem q arranjah umas bandeja maior
pq essa dae marca muito o aviao
flw[/quote:ebd532595a]
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10250[/url]
fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".
abração!
[quote:ebd532595a="Davi_Grillo"]i aew rodrigo
blz??
nossa vei muito fileh teu 14 bis
achu q meu irmao falo q vc tava fasendu um
muuito massa
mais cara se tem q arranjah umas bandeja maior
pq essa dae marca muito o aviao
flw[/quote:ebd532595a]
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
- rasec_jj
- membro
- Mensagens: 2551
- Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
- Localização: Belém, Pa
- Contato:
[quote:a832bca040="-=|Novelli|=-"]
fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".[/quote:a832bca040]
E acho que deve ser até difícil escrever "interneês". Português é mais fácil! :wink:
Sei que a réplica do 14 Bis feita em Goiânia, tem ailerons adaptado. Fica entre a asa de baixo e a asa de cima. Corrijam-me se eu estiver errado...
Abraços
fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".[/quote:a832bca040]
E acho que deve ser até difícil escrever "interneês". Português é mais fácil! :wink:
Sei que a réplica do 14 Bis feita em Goiânia, tem ailerons adaptado. Fica entre a asa de baixo e a asa de cima. Corrijam-me se eu estiver errado...
Abraços
Júlio Cesar de Almeida Jr.
- Davi_Grillo
- membro
- Mensagens: 139
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 6:42 pm
- Localização: Campo Mourao - PR
- Contato: