Usar aileron como flap faz o aero estolar de ponta de asa ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Usar aileron como flap faz o aero estolar de ponta de asa ?

Mensagem por Michelfas »

Entao pessoa, meu showtime 90 lenhou, e depois da reforma ficou mais pesado, o que mais gosto nele é o pouso lento e seguro, só que agora com carga alar maior to com medo q ele venha rapido para pouso.
Por isso a ideia de flapear os ailerons, mas ouvi dizer q o aero fica estolando de ponta de asa, isso é verdade ?
Velocidade e altura conserva a dentadura!!!
Avatar do usuário
Renan
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 1:01 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renan »

Olha até onde eu sei estolar ou não vai muito da caracteristica do modelo .A princípio eu acho que não, eu uso isso nos planadores, mas acontece o seguinte, mesmo com o recurso de flaps vc tem que ter ainda assim controle da função de aileron, o que implica obrigatóriamente 2 servos e um radio legal pra fazer essa mixagem.
As funções de flaps não diminuem a velocidade propriamente dito, acontece que "flapeado" vc consegue mais sustentação com menos velocidade na final. Mas vc precisa vir mais lento e isso sim pode fazer estolar de asa. Acho que seria interessante pensar em usar airbrake, onde levanta os ailerons pq aí sim ele freia, mas tb tb tem ter cuidado em frear muito e perder sustentação. Para airbrake nos meus modelos eu venho de nariz em baiixo e arredonto cabrando o suficiente pra alinhar a horizontal, .
Lembre-se tb que em qq dos casos tem que mixar o profundor tb na hora que bater a chave de um ou de outro jeito, (subindo ou descendo ailerons) cabrando ou picando conforme a necessidade para que eue se mantenha alinhado ao usar essas funções.
Vamos aguardar outras opiniões e quem sabe de alguem que saiba algo mais a considerar.
Espero ter ajudado
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Se for aileron na ponta da asa vai.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Renan
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 1:01 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renan »

huuun... boa Marco
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Entao, o modelo é um showtime 90, o aileron começa na raiz e termina na ponta da asa, acabei de pesar e comparando com outro showtime, o meu ficou 400 gramas mais pesado, espero q nao afete muito o desempenho, digo o desempenho de pouso pois como eterno manicaca me preocupo com o pouso, to nem ai pras manobras meu negocio é pousar sem sustos.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Esse conserto ficou bem pesadinho.
O Show Time é um excelente modelo, vc não vai precisar de flaps para pouso mas, se precisar, deixe os flaps com pouco comando, ou melhor, deixe apenas com o necessário.
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Ficou sim Nino...
Vou contar minha historia direito.
tenho 2 showtime, um ta blz, e um o motor apagou na decolagem e lenha...
Um amigo fez de gratis, e mas sem cobrar nada a reforma pra mim, o que ele fez ?
O showtime é treliçado do meio pra traz, o cara pegou e chapeou por cima do treliçado aplicou prime e PINTOU o aero!!!
Ficou lindo so que com 381 gramas a mais que o original.
Eu ia falar " seu estupido meu avião ficou pesado", mas ja que ele usou balsa dele, prime dele, tinta dele e mao de obra dele, fiquei meio na duvida se devia chingar ou nao...kkkkkkkkk
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Se é Strip Aileron então pode usar a função flaperon
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

A sugestão do Marco Antônio é boa, use a configuração flaperon do rádio.
Eu já voei cada coisa, e não precisei de flap para pouso, mas se vc quer...
O cara fez de graça, então nem fale nada, cavalo dado não se olha os dentes. Mas é sempre importante lembrar, modelo acrobático requer muita atenção na hora da reforma ou conserto, adição de peso, mesmo sendo pouco, pode comprometer sua performance.
Prepare os flaps mas não os acione, venha para pouso, se vc sentir a necessidade em aciona-los, faça. Não esqueça de acionar os flaps ainda com boa altitude, afim de testa-los, só depois tente o pouso.
Fique muito atento, pousar com flap é diferente de um pouso sem eles.
Nino Silveira.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:310a0142ae="Nino"]A sugestão do Marco Antônio é boa, use a configuração flaperon do rádio.
Eu já voei cada coisa, e não precisei de flap para pouso, mas se vc quer...
O cara fez de graça, então nem fale nada, cavalo dado não se olha os dentes. Mas é sempre importante lembrar, modelo acrobático requer muita atenção na hora da reforma ou conserto, adição de peso, mesmo sendo pouco, pode comprometer sua performance.
Prepare os flaps mas não os acione, venha para pouso, se vc sentir a necessidade em aciona-los, faça.
Fique muito atento, pousar com flap é diferente de um pouso sem eles.[/quote:310a0142ae]
Realmente Nino,

Coloquei flaperon no meu Extra e apesar de ele vir mais "lento" para o pouso ficou um pouco instável lateralmente e com vento de través ficou um caos segurá-lo alinhado. E olha que coloquei só 30% do curso para flaps...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder