Restaurar um MD classe 600, para mim será um grande desafio.

Nesta áreas vamos mostrar a montagem e criação das obras de arte em helis escala RC
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

[quote:ad58886f52="Benites"]É a melhor maneira de fixar o servo de cauda, da forma que voce fez,confeccionando está canaleta em[b:ad58886f52] L[/b:ad58886f52] ,eu também faço desta forma, em relação ao tail rudder control rod,costumo usar um tubo de plástico,usado muito em automodelismo para passar a antena do rx por dentro,o diâmetro interno é perfeito .
Está muito bom o seu trabalho, estou acompanhando :wink:[/quote:ad58886f52]

Eu até tenho aqui comigo push rod's de aeromodelos, mas os que eu tenho na hora de fixar estava prendendo o link, por isso usei fibra de carbono, para o strap ficar bem apertado .
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benites
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Mensagem por benites »

Eu me expressei mal,o que eu quis dizer seria aquela antena pipe para automodelos,igual a foto abaixo é oco e o diâmetro interno é perfeito,mas gostei muito da sua ideia ,da vareta de fibra,um dos motivos porque é rigido.
Gostei tanto que vou começar usar as varetas de fibra para os próximos projetos.
Anexos
09.jpg
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

É ficou muito bom, inclusive este tubo é um pedaço de um tail boom brace que eu guardei de uma lenha do passado.
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robson_oa
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Voltando aos trabalhos

Mensagem por robson_oa »

Hoje tarbalhei na fixação de todo mecanismo na fuselagem.

Primeiro fixei com straps o trem de pouso, como ele tem um batente que limita a sua entrada nos suportes, a minha única preocupação era não deixa-lo voltar quando o heli saisse do chão, então não usei parafusos para isso, ficou bem fixo, pois as forças envolvidas nesse ponto os strap's dão conta.

[img:3ebfb75ded]http://img651.imageshack.us/img651/2240/img00459.jpg[/img:3ebfb75ded]


Próximo passo foi deixar os quatro strap's na mesa aguardando a base do frame para fixação.
[img:3ebfb75ded]http://img109.imageshack.us/img109/4959/img00460.jpg[/img:3ebfb75ded]

No frame retirei os dois canopy mount e no lugar da furação deles, entre os frames, coloquei um frame mounting bolt e no interior da fuselagem coloquei dois calços de borracha com parafusos de cada lado que irão fixar no frame mounting bolt.
Ao fixar os parafusos, a montagem ficou firme e flexível, funcionou como os calços de borracha dos servos.
E essa parte deu um trabalhão, mas o resultado foi ótimo.
[img:3ebfb75ded]http://img842.imageshack.us/img842/9252/img00466p.jpg[/img:3ebfb75ded]
[img:3ebfb75ded]http://img607.imageshack.us/img607/8149/img00457.jpg[/img:3ebfb75ded]
[img:3ebfb75ded]http://img12.imageshack.us/img12/3407/img00458j.jpg[/img:3ebfb75ded]
[img:3ebfb75ded]http://img811.imageshack.us/img811/9749/img00462m.jpg[/img:3ebfb75ded]
[img:3ebfb75ded]http://img824.imageshack.us/img824/6567/img00463l.jpg[/img:3ebfb75ded]

A base do frame eu queria fixar de um modo diferente mas também não queria complicar muito, somente duas bases de compensado no lugar do trem de pouso original e dois calços de borracha entre elas e a mesa presos pelos strap's que falei antes, com isso todo mecanismo esta bem fixo dentro da fuselagem sem ser aquela fixação muito rígida provocada por parafusos, na verdade ele fica como se estivesse flutuando dentro da fuselagem.
[img:3ebfb75ded]http://img18.imageshack.us/img18/1920/img00468r.jpg[/img:3ebfb75ded]

Observem que ainda não mexi, como disse que iría fazer, na eletronica mudando alguns componentes de posição, pois quero testar logo todo conjunto para ver se já sanei todos problemas estruturais.


Próximo passo, montar o rotor de cauda e hoverar para ver como ele vai se comportar, até lá.


.
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

Olá pessoal, estou de volta.

Fiz os testes e os resultados foram satisfatórios, o que me estimulou a seguir em frente, o heli ficou firme sem tendencias, vibrações ou ruidos, nenhum problema estrutural.
Só estranhei o fato de estar agostumado com meu 600 "pelado". Com a fuselagem e obviamente algumas gramas a mais foi outro vôo, mas ficou show de bola.
Percebi também que a bateria e o ESC ficaram mais quentes que antes, mas já era previsto com as alterações nas curvas de passo e aceleração e ventilação reduzida.

O heli está todo desmontado novamente pois inicio a parte de acabamento, agora "A COBRA VAI FUMAR"
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benites
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Mensagem por benites »

[quote:1a5f322c30="robson_oa"]Olá pessoal, estou de volta.

Fiz os testes e os resultados foram satisfatórios, o que me estimulou a seguir em frente, o heli ficou firme sem tendencias, vibrações ou ruidos, nenhum problema estrutural.
Só estranhei o fato de estar agostumado com meu 600 "pelado". Com a fuselagem e obviamente algumas gramas a mais foi outro vôo, mas ficou show de bola.
Percebi também que a bateria e o ESC ficaram mais quentes que antes, mas já era previsto com as alterações nas curvas de passo e aceleração e ventilação reduzida.

O heli está todo desmontado novamente pois inicio a parte de acabamento, agora "A COBRA VAI FUMAR"[/quote:1a5f322c30]
Boa noticia Robson,que está andando e tudo seguindo nos conformes,mas é normal esquentar,bateria, esc e motor um pouco mais do que o normal,pelo esforço a mais do peso da fuselagem,etc.
Vou aguardar mais fotos :wink: .
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

Hoje foi o dia de "caçar" as trincas da fuselagem.

Com uso de minha micro retífica (Dremmel) me senti um verdadeiro dentista procurando cárie, trabalhar com a micro retífica facilitou muito o trabalho, nas partes onde não era somente trinca na pintura e havia comprometimento da fibra, apliquei uma camada de tecido de fibra e resina na parte interna para reforçar.
[img:4a4eb47d52]http://img862.imageshack.us/img862/9967/img00473j.jpg[/img:4a4eb47d52]
[img:4a4eb47d52]http://img13.imageshack.us/img13/274/img00476x.jpg[/img:4a4eb47d52]

A parte vermelha não saia nem com reza, depois observei que não era pintura mas sim adesivo por baixo do verniz, assim como as incrições do registro da aeronave que tambem era adesivo preto por baixo do verniz, observem que a parte azul está toda raspada e sem brilho após usar lixa 100, mas a parte vermelha ficou intocável, então usei estilete facilitando o trabalho.
[img:4a4eb47d52]http://img27.imageshack.us/img27/8018/img00478o.jpg[/img:4a4eb47d52]
[img:4a4eb47d52]http://img834.imageshack.us/img834/2650/img00477g.jpg[/img:4a4eb47d52]

Depois de removido os adesivos passei lixa 100 para "quebrar" o verniz deixando a fuselagem toda opaca.
[img:4a4eb47d52]http://img18.imageshack.us/img18/1038/img00480p.jpg[/img:4a4eb47d52]

O próximo capítulo será aplicação da massa onde estavam as trincas e dar mais uma lixada nos pontos que por ventura passaram despercebidos e preparar tudo para receber o primer.

Espero estar no caminho certo, até lá.
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

Seguindo as dicas do Benites, passar massa de poliester na fuselagem foi como passar manteiga no pão, fácil. Mas aprendi uma coisa, deve ser usado bom senso e ser racional, senão na hora de lixar, voce vai pagar por todos os seus pecados dessa vida e ainda vai ter bonus para próxima.

Aprendi na prática, pelo menos ficou bom o resultado.

Peças lixadas e prontas para receber o primer.

[img:8cd56f9480]http://img803.imageshack.us/img803/6051/img00515.jpg[/img:8cd56f9480]

[img:8cd56f9480]http://img577.imageshack.us/img577/4559/img00516s.jpg[/img:8cd56f9480]

Agora é esperar o primer secar para ver o resultado.

[img:8cd56f9480]http://img687.imageshack.us/img687/719/img00518.jpg[/img:8cd56f9480]


Benites, após a aplicação do primer se houver alguma imperfeição, aplico massa diretamente sobre o primer ou lixo antes?
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Fala Robson,voce aplicou uma quantidade grande de massa na fuselagem? hummmm,ficou faltando em orientar voce para esse detalhe :oops:.
O resultado ficou bom,agora com o primer, provavelmente deve ter aparecido mais algumas imperfeições,aplique um quantidade pequena,somente para cobrir os defeitos,lixar novamente e aplicar outra de mão de primer :wink: .
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

[quote:736515cd3d="Benites"]Fala Robson,voce aplicou uma quantidade grande de massa na fuselagem? hummmm,ficou faltando em orientar voce para esse detalhe :oops:.
O resultado ficou bom,agora com o primer, provavelmente deve ter aparecido mais algumas imperfeições,aplique um quantidade pequena,somente para cobrir os defeitos,lixar novamente e aplicar outra de mão de primer :wink: .[/quote:736515cd3d]

Até que a quantidade não foi tão grande, o negócio é que como a massa é bem flexivel, voce vai aplicando depois quando seca é que voce começa a observar que poderia ter usado menos.
Como foi a primeira vez, pensei que poderia resolver tudo na primeira aplicação, mas não é assim.
Aplica a massa, lixa, faltou? Aplica novamente aonde faltou e lixa até o defeito ir sumindo, tô pegando o jeito.

Obrigado pelas orientações.
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