Restaurar um MD classe 600, para mim será um grande desafio.

Nesta áreas vamos mostrar a montagem e criação das obras de arte em helis escala RC
Avatar do usuário
Turra
membro
Mensagens: 319
Registrado em: Qua Nov 07, 2007 11:57 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Turra »

Não achei o tópico que comentei, mas segue o link do youtub da solução:

http://www.youtube.com/watch?v=paQId9PmwCE&feature=related
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

Sim, sei como fazer, já fiz canopy assim.

Mas para não sair da sequencia do planejamento vou deixar esta parte pro final, pois já tinha pautado no fim de mexer nas janelas da porta traseira para deixa-las boleadas como as janelas desse cara aí da foto, daí como estarei trabalhando só com janelas aproveito para restaurar essa parte da frente.

Obrigado pela sugestão.

[img:bfc760fd17]http://img828.imageshack.us/img828/7162/img9733s.jpg[/img:bfc760fd17]
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

Olá Robson,cheguei a ver a fuselagem que comprou do Turra,em um evento aqui em São Paulo no Gaba,vou acompanhar a restauração,caso precise de alguma dica é só enviar MP :wink: .
Não deixe de postar fotos assim que receber o material,para voltar a trabalhar na fuselagem ok.
Abraços Benites.
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

[quote:640a835e90="Benites"]Olá Robson,cheguei a ver a fuselagem que comprou do Turra,em um evento aqui em São Paulo no Gaba,vou acompanhar a restauração,caso precise de alguma dica é só enviar MP :wink: .
Não deixe de postar fotos assim que receber o material,para voltar a trabalhar na fuselagem ok.
Abraços Benites.[/quote:640a835e90]

Olá Benites, tudo bem?
É um prazer te-lo aqui, certamente as suas considerações serão de grande valor.
Obrigado
À princípio estou tentando descobrir de que material é feito o para-brisa que quebrou, fui em algumas lojas espesializadas com uma amostra do material umas me disseram que era PETG outra me disse que é PSAI.
Fiz contato também com a Heliartist e me informaram que podem fornecer somente o para-brisa mas como a peça não faz parte do kit crash me disseram que precisariam de um tempo para fornecer somente esta peça, estou vendo um modo de fazer um molde e termoformar.

Grande abraço e obrigado.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Retornando aos trabalhos

Mensagem por robson_oa »

Voltando aos trabalhos depois de alguns dias na boa vida.


Sem as peças originais deu maior trabalhão fazer peças novas para o apoio da mesa do frame, mas consegui.
Tive que tirar todas as medidas e ir fazendo as peças em deprom na base da "tentativa e erro" uma por uma até chegar a peça definitiva , media encaixava lixava até a peça ir para seu lugar, depois usar as peças de depron como molde para cortar o compensado.

[img:fdc9da5c8c]http://img41.imageshack.us/img41/7826/img00425e.jpg[/img:fdc9da5c8c]


A mesa do frame já está cortada mas inda não será fixada no lugar pois nesta faze terei que verificar vários alinhamentos, pontos de furação e cortes.
Inclusive pretendo retirar do frame algumas peças da eletronica (ESC, regulador e baterias) fixa-las na mesa.

[img:fdc9da5c8c]http://img805.imageshack.us/img805/1696/img00427g.jpg[/img:fdc9da5c8c]


Aproveitei para colocar todo mecanismo sobre a mesa para observar os alinhamentos do TailBoom, Eixo principal, afastamento da bailarina da fuselagem e altura.
Coloquei aquele "chinelinho", que usamos para prender as pás durante o trasporte, entre o frame e a mesa só para ilustrar, o que acabou me dando uma ideia de não usar calços de madeira como geralmente se usa para fixar e ajustar a altura do frame na mesa, mas colocar um calço de borracha entre os dois.

[img:fdc9da5c8c]http://img864.imageshack.us/img864/5605/img00428.jpg[/img:fdc9da5c8c]


A coisa está caminhando, devagar mas está indo, dizem que: "é melhor ir caminhando do que ficar parado".
Espero ter um bom resultado.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Retornando aos trabalhos

Mensagem por benites »

[quote:7e97e60dc3="robson_oa"]]


A coisa está caminhando, devagar mas está indo, dizem que: "é melhor ir caminhando do que ficar parado".
Espero ter um bom resultado.[/quote:7e97e60dc3]Olá Robson,muito bom o seu trabalho com a mesa de compensado, o heli vai ficar bem fixado na fuselagem,com isso a chance de ter vibração vai ser mínima :wink: .
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

[quote:a4985efa69="robson_oa"]A minha grande dúvida é , com esse peso adicional preciso alterar a relação pinhão/maingear?
O meu 600ESP originalmente está com pinhão 14t e maingear 170t, ESC 100A e baterias 6S5000mA, BL600MX
Se alguém puder me esclarecer essa dúvida agradeço.
[/quote:a4985efa69]
Olá Robson,você vai ter que fazer um teste com head speedy,não cheguei a testar com este motor,mais o legal é deixar na casa de 1450 a 1500,ai vai ficar muito bom .
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Trabalhando no estabilizador.

Mensagem por robson_oa »

Enquanto não chegam alguns materiais, vou trabalhando no estabilizador horizontal, que esta quebrado no meio.

[img:80b7ced3be]http://img209.imageshack.us/img209/5716/img00435f.jpg[/img:80b7ced3be]


Primeiro descolei todo bordo de ataque.

[img:80b7ced3be]http://img440.imageshack.us/img440/5793/img00436.jpg[/img:80b7ced3be]


Dentro vou colocar uma longarina de compensado e tecido de fibra.

[img:80b7ced3be]http://img513.imageshack.us/img513/4588/img00437x.jpg[/img:80b7ced3be]

[img:80b7ced3be]http://img51.imageshack.us/img51/1337/img00438i.jpg[/img:80b7ced3be]


Depois vou aplicar resina epoxi, quando a resina curar vou ver como ficou, se ficar ruim
farei todo estabilizador de balsa, agora é esperar para ver.

[img:80b7ced3be]http://img109.imageshack.us/img109/2317/img00439y.jpg[/img:80b7ced3be]
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

Hoje deixei a fuselagem um pouco de lado par trabalhar no mecanismo do REX, aproveitei que estava desmontado para verificar eixos, link's e engrenagens e dar uma limpada e principalmente fazer uma alteração que achava primordial.
Que é modificar a posição do servo da cauda.
Ele de lado, como normalmente fica preso no tail boom estava esbarrando no interior da fuselagem dificultando a montagem, e os suportes guia do link da cauda também, ficavam espremidos no tubo dificultando a livre movimentação do servo.
Não estava confiável.

Então fiz um novo suporte para o servo usando um pedaço de cantoneira "L" de alumínio, modificando a posição do servo.

[img:8a8942614b]http://img15.imageshack.us/img15/6058/img00440.jpg[/img:8a8942614b]

[img:8a8942614b]http://img62.imageshack.us/img62/6232/img00443th.jpg[/img:8a8942614b]


Retirei também os suportes do link e coloquei o link dentro de um tubo de fibra de carbono, fixando o mesmo com strap's ao tail boom coom dois pequenos calços de compensado.
Isso fez com que a linkagem ficasse mais próxima do tail boom facilitando, melhorando muito a montagem e deixando o sistema mais seguro e confiável sem o risco do mesmo se prender ou ficar arrastando como era antes.

[img:8a8942614b]http://img196.imageshack.us/img196/1967/img00444z.jpg[/img:8a8942614b]

[img:8a8942614b]http://img823.imageshack.us/img823/5618/img00446.jpg[/img:8a8942614b]

Fotos de todo o conjunto antes de montar na fuselagem.

[img:8a8942614b]http://img683.imageshack.us/img683/2449/img00448.jpg[/img:8a8942614b]

[img:8a8942614b]http://img267.imageshack.us/img267/8075/img00450g.jpg[/img:8a8942614b]

[img:8a8942614b]http://img191.imageshack.us/img191/9195/img00451l.jpg[/img:8a8942614b]


Como resultante o link saiu no fim do tubo da cauda da fuselagem sem que fosse necessário passa-lo pela furação anterior, por fora.
Além de melhorar o visual ficou muito funcional e confiável.

[img:8a8942614b]http://img822.imageshack.us/img822/5164/img00453r.jpg[/img:8a8942614b]


Amanhã vou trabalhar na fixação do frame.

Se ficar tudo legal, a proxima etapa será botar o bicho para funcionar e ver se está ocorrendo algum problema de vibraçao ou estrutural, somente depois desses testes é que irei partir para detalhes de acabamento.

Um grande abraço para todos.
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

É a melhor maneira de fixar o servo de cauda, da forma que voce fez,confeccionando está canaleta em[b:a16074370e] L[/b:a16074370e] ,eu também faço desta forma, em relação ao tail rudder control rod,costumo usar um tubo de plástico,usado muito em automodelismo para passar a antena do rx por dentro,o diâmetro interno é perfeito .
Está muito bom o seu trabalho, estou acompanhando :wink:
Responder