Problema para conversão de Tx/Rx Xing Ling para FUTABA
Problema para conversão de Tx/Rx Xing Ling para FUTABA
Pessoal, como pode ser visto em outro tópico, comprei um AT-6 Texan da Banana Hobby http://www.bananahobby.com/1710.html No entanto, como veio um rádio bem porcaria, com alcance de apenas 300m, resolvi converter o Tx/Rx xing ling para um Futaba 6 canais Skysport FP-T6VA FM e receptor Futaba 7 canais FP-R127DF. A princípio, por inverter a polaridade do cabo, tive um ESC bem aquecido, o que foi prontamente corrigido, sem maiores danos. No entanto, apesar de todos os comandos funcionarem (aileron, leme, profundor), o motor ora parece fazer pouca alteração no giro, ora nem faz alteração no giro, o que o deixa sempre praticamente em aceleração máxima. Liguei o conjunto ESC/motor no canal 3 do receptor. O que posso estar fazendo de errado?
Para ilustrar meu problema, tirei fotos e videos. Abaixo os links:
Video do motor em funcionamento: http://www.youtube.com/watch?v=wzOeNInqj08
Conjunto: http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6335509584/
Receptor: http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6340839618/
Compartimento de bateria do rádio: http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6340838794/
Agradeço desde já qualquer informação!
Para ilustrar meu problema, tirei fotos e videos. Abaixo os links:
Video do motor em funcionamento: http://www.youtube.com/watch?v=wzOeNInqj08
Conjunto: http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6335509584/
Receptor: http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6340839618/
Compartimento de bateria do rádio: http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6340838794/
Agradeço desde já qualquer informação!
- claudiorfernandes
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Re: Problema para conversão de Tx/Rx Xing Ling para FUTABA
[quote:d68af47976="aerohobby"]o que foi prontamente corrigido, [color=red:d68af47976]sem maiores danos[/color:d68af47976].[/quote:d68af47976]
E como você tem certeza disso ?
E como você tem certeza disso ?
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
O que pode estar fazendo de errado?
Simples, a falta de um instrutor ao seu lado.
Se tivesse um instrutor ou pelo menos alguém com experiência em aeromodelismo, isso nada teria acontecido.
Quer uma dica?
Procure um instrutor.
Simples, a falta de um instrutor ao seu lado.
Se tivesse um instrutor ou pelo menos alguém com experiência em aeromodelismo, isso nada teria acontecido.
Quer uma dica?
Procure um instrutor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Laércio, obrigado pela dica.
Justamente pela dificuldade de conseguir um instrutor onde moro, me recorri a este fórum na esperança de conseguir alguma ajuda dos amigos aeromodelistas. Pesquisei neste fórum antes de criar o tópico, mas não achei qualquer informação a respeito disso.
Abraços e bons voos a todos!
Justamente pela dificuldade de conseguir um instrutor onde moro, me recorri a este fórum na esperança de conseguir alguma ajuda dos amigos aeromodelistas. Pesquisei neste fórum antes de criar o tópico, mas não achei qualquer informação a respeito disso.
Abraços e bons voos a todos!
Outra observação: se eu mudar o canal do receptor para o do flap, por exemplo, conectando o conjunto ESC/motor neste, mantem-se o mesmo esquema: se "aumento" o flap, o motor aumenta de velocidade, se retiro o flap, o motor diminui de velocidade, porém continua acelerado. Isso por si só, já descarta o "canal 3" do receptor estar com problemas.
Agradeço desde já a atenção de todos.
Agradeço desde já a atenção de todos.
- claudiorfernandes
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- Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
- Localização: Campo Grande, MS
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Cláudio,
Obrigado pela sua resposta. Fiz o teste agora do profundor no canal 3 e está dando curso total sim! Ao que parece então, apenas o motor não tem curso total, mesmo colocando o cabo do ESC em outros canais que não o 3, tem-se o mesmo funcionamento: variação do stick de força máxima para quase máxima.
Obrigado pela sua resposta. Fiz o teste agora do profundor no canal 3 e está dando curso total sim! Ao que parece então, apenas o motor não tem curso total, mesmo colocando o cabo do ESC em outros canais que não o 3, tem-se o mesmo funcionamento: variação do stick de força máxima para quase máxima.
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13817
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
[quote:56ff41ee48="aerohobby"]Cláudio,
Obrigado pela sua resposta. Fiz o teste agora do profundor no canal 3 e está dando curso total sim! Ao que parece então, apenas o motor não tem curso total, mesmo colocando o cabo do ESC em outros canais que não o 3, tem-se o mesmo funcionamento: variação do stick de força máxima para quase máxima.[/quote:56ff41ee48]
Liga o ESC no canal 3 do receptor, liga o rádio e mantém o stick do acelerador todo acelerado e liga o ESC, quando o motor der o primeiro beep, baixa o stick do acelerador, dessa maneira estará ajustando o curso do acelerador no ESC.
Motor sem hélice não rda devagarinho, a maioria deles sem a hélice quando começa a rodar, parece que já está na metade da aceleração.
Obrigado pela sua resposta. Fiz o teste agora do profundor no canal 3 e está dando curso total sim! Ao que parece então, apenas o motor não tem curso total, mesmo colocando o cabo do ESC em outros canais que não o 3, tem-se o mesmo funcionamento: variação do stick de força máxima para quase máxima.[/quote:56ff41ee48]
Liga o ESC no canal 3 do receptor, liga o rádio e mantém o stick do acelerador todo acelerado e liga o ESC, quando o motor der o primeiro beep, baixa o stick do acelerador, dessa maneira estará ajustando o curso do acelerador no ESC.
Motor sem hélice não rda devagarinho, a maioria deles sem a hélice quando começa a rodar, parece que já está na metade da aceleração.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Laércio,
Assim como o conjunto Rx/Tx são xing ling de qualidade duvidosa, imagino que o ESC do motor brushed também o seja. Ele não produz qualquer som que o seja e possui ligação por um fio para um botão na lateral do aeromodelo. Só após pressionado, dá-se circuito elétrico para funcionamento do motor (mas antes disso todos os comandos: aileron, leme, profundor já funcionam).
Pois então: minha ordem seria: ligo o Tx Futaba. Ligo o ESC no canal 3, deixo o stick do acelerador no máximo (inclusive com o trim), conecto a bateria no conjunto ESC/motor. Nada acontece, uma vez que só funciona o motor se eu apertar o tal botão. Aperto o botão, o motor inicia em alta rotação, já que estava com o stick acelerado. Diminuio o stick ao mínimo, ele continua em alta rotação, porém agora em menor velocidade. O motor só desliga se: obviamente, eu tirar a bateria do conjunto ESC/motor OU, antes disso, desligar o rádio...
Agradeço sua ajuda!
Assim como o conjunto Rx/Tx são xing ling de qualidade duvidosa, imagino que o ESC do motor brushed também o seja. Ele não produz qualquer som que o seja e possui ligação por um fio para um botão na lateral do aeromodelo. Só após pressionado, dá-se circuito elétrico para funcionamento do motor (mas antes disso todos os comandos: aileron, leme, profundor já funcionam).
Pois então: minha ordem seria: ligo o Tx Futaba. Ligo o ESC no canal 3, deixo o stick do acelerador no máximo (inclusive com o trim), conecto a bateria no conjunto ESC/motor. Nada acontece, uma vez que só funciona o motor se eu apertar o tal botão. Aperto o botão, o motor inicia em alta rotação, já que estava com o stick acelerado. Diminuio o stick ao mínimo, ele continua em alta rotação, porém agora em menor velocidade. O motor só desliga se: obviamente, eu tirar a bateria do conjunto ESC/motor OU, antes disso, desligar o rádio...
Agradeço sua ajuda!