Moto Planador Ax
- Rigon
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Oi Daniel....uso o Pinnacle Studio 15....edito e mando gravar em Full HD...com alta resolução...é isso que faço....e tem ficado bons...tenta aí para ver se melhora....já testei o Adobe Premiere CS3 e não ficou tão bom....deve ser o editor....
Abraço,
Rigon
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Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
- Rigon
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Bom pessoal...até que enfim o tempo melhorou aqui no Rio e deu para testar o Ax com ailerons/freios....
Estou maravilhado com o voo dos dois.....o primeiro sem ailerons se mostra mais estável....pois após uma curva se auto estabiliza...já com os ailerons fica bem mais arisco, mas não deixa de ser uma beleza voar. Tive que colocar, como sempre, chumbo no nariz para acertar o CG...mas nada que atrapalhe o voo.
Também fui testar os freios, e basta acionar metade que ele embica violentamente, por isso mixei com o profundor, e problema resolvido...agora quando são acionados cabra o profundor proporcionalmente trazendo o bixo bem lentamente. Nunca tinha voado aeros com freios e fiquei bem feliz com o funcionamento.
O vídeo ficou uma b***a, meu sobrinho deixou tudo fora de foco...amanhã devo fazer vídeo melhor e aí posto...preciso sair agora, mas aí vão duas fotos..mais tarde posto mais...
Espero que gostem...infelizmente tive que reduzir bastante e perdeu quase toda a qualidade....
Abraço,
Rigon
Estou maravilhado com o voo dos dois.....o primeiro sem ailerons se mostra mais estável....pois após uma curva se auto estabiliza...já com os ailerons fica bem mais arisco, mas não deixa de ser uma beleza voar. Tive que colocar, como sempre, chumbo no nariz para acertar o CG...mas nada que atrapalhe o voo.
Também fui testar os freios, e basta acionar metade que ele embica violentamente, por isso mixei com o profundor, e problema resolvido...agora quando são acionados cabra o profundor proporcionalmente trazendo o bixo bem lentamente. Nunca tinha voado aeros com freios e fiquei bem feliz com o funcionamento.
O vídeo ficou uma b***a, meu sobrinho deixou tudo fora de foco...amanhã devo fazer vídeo melhor e aí posto...preciso sair agora, mas aí vão duas fotos..mais tarde posto mais...
Espero que gostem...infelizmente tive que reduzir bastante e perdeu quase toda a qualidade....
Abraço,
Rigon
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- Rigon
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Bom, agora acabou....vídeo do Ax com ailerons e freios....Com certeza o simples (profundor e leme) é bem mais estável do que com ailerons....também ficou mais pesado. Para quem quer começar nos motoplanadores indicaria o só com leme e profundor...quem quiser um voo com mais adrenalina, recomendo o com ailerons...espero que gostem....até a próxima...
Agora acredito que vai sair o projeto de 3 metros...provavelmente vou fazer o modelo do Flavião: Ageschauten, que ele fez a gentileza de me fornecer a planta...
Até mais,
Abraço a todos,
Rigon
[yt]fFCssHU7b_A&list=UUnypVq-ziIZe69OviPnxV7Q&index=1&feature=plpp_video[/yt]
Agora acredito que vai sair o projeto de 3 metros...provavelmente vou fazer o modelo do Flavião: Ageschauten, que ele fez a gentileza de me fornecer a planta...
Até mais,
Abraço a todos,
Rigon
[yt]fFCssHU7b_A&list=UUnypVq-ziIZe69OviPnxV7Q&index=1&feature=plpp_video[/yt]
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- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
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Gostei da montagem, muito boa mesmo.
Da forma que você montou a segunda asa, com muito menos diedro, era de se esperar que ficasse bem mais arisco.
Nesse projeto do Cebola, eu manteria tudo igual ao original, mesmo diedro e os ailerons iriam no trecho final da parte reta da asa, isto é, antes dos painéis que fazem os diedros.
Isso manteria toda estabilidade prevista no projeto e os ailerons apenas "suavizariam" as curvas, em conjunto com o leme.
O projeto do easy-flite da MRModelismo é assim e o aeromodelo funciona bem, mas sempre exigindo algo de leme, o que na verdade, é o correto...
Da forma que você montou a segunda asa, com muito menos diedro, era de se esperar que ficasse bem mais arisco.
Nesse projeto do Cebola, eu manteria tudo igual ao original, mesmo diedro e os ailerons iriam no trecho final da parte reta da asa, isto é, antes dos painéis que fazem os diedros.
Isso manteria toda estabilidade prevista no projeto e os ailerons apenas "suavizariam" as curvas, em conjunto com o leme.
O projeto do easy-flite da MRModelismo é assim e o aeromodelo funciona bem, mas sempre exigindo algo de leme, o que na verdade, é o correto...
- Rigon
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Obrigado Gilberto...
De fato acredito que sem os ailerons, que é o projeto original do Cebola, o voo é muito, mas muito agradável mesmo....passo mais de hora voando sem acionar o motor e mesmo quando venho para o pouso ele vem bem suave, quase parando. O modelo novo (com ailerons), por estar mais pesado vem igual a uma flecha, mas nada como os freios para segurá-lo....Mixei os freios com o profundor e ele vem bem suave...Meu sobrinho tirou esta foto este fim de semana, achei maravilhosa..pena que tenho que reduzir a qualidade....
Grande Abraço,
Rigon
De fato acredito que sem os ailerons, que é o projeto original do Cebola, o voo é muito, mas muito agradável mesmo....passo mais de hora voando sem acionar o motor e mesmo quando venho para o pouso ele vem bem suave, quase parando. O modelo novo (com ailerons), por estar mais pesado vem igual a uma flecha, mas nada como os freios para segurá-lo....Mixei os freios com o profundor e ele vem bem suave...Meu sobrinho tirou esta foto este fim de semana, achei maravilhosa..pena que tenho que reduzir a qualidade....
Grande Abraço,
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- Patetta-MG
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Rigon, quanto a fuselagem, vc já me tirou a duvida.
E quanto as nervuras da asa, usou qual chapa? 1/16 também ou 3/32?
Vi que nas primeiras nervuras na raiz, tem um chapeamento? elas sobrepõe as 3 ou 4 primeiras nervuras?
E quanto a longarina, usou qual medida? 5x5 ou outra?
Estou desenhando no profili e vendo como fica, mas como não tenho a Chave do programa, não consigo a versão de impressão final, mas vou me virando.
Abs.
Moisés
E quanto as nervuras da asa, usou qual chapa? 1/16 também ou 3/32?
Vi que nas primeiras nervuras na raiz, tem um chapeamento? elas sobrepõe as 3 ou 4 primeiras nervuras?
E quanto a longarina, usou qual medida? 5x5 ou outra?
Estou desenhando no profili e vendo como fica, mas como não tenho a Chave do programa, não consigo a versão de impressão final, mas vou me virando.
Abs.
Moisés
- Rigon
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Vamos lá Moisés.....
As nervuras que unem o poliedro são ambas de 3/32, as nervuras que separam as duas metades das asas também são. No total são 4 nervuras 3/32, o resto são nervuras 1/16.
A longarina usei 1/4, poderia ter usado também 5X5 que não teria problema. Usei shearwebs em toda a extensão.
Cobri com chapas, se não me engano, as 3 primeiras nervuras de cada metade da asa, para reforçar ali na junção das mesmas....No projeto original, usei um pedaço de liteply 1/8 para unir as asas, depois de uma térmica forte e forçar o cara para descer, acabei quebrando ali, e quase perdi o modelo...troquei por fibra de carbono de 1/4, mesmo assim ele costumava querer bater asas...coloquei outra de 1/4...agora dou até looping com o cara...rsrsrsrs
Abraço,
Rigon
As nervuras que unem o poliedro são ambas de 3/32, as nervuras que separam as duas metades das asas também são. No total são 4 nervuras 3/32, o resto são nervuras 1/16.
A longarina usei 1/4, poderia ter usado também 5X5 que não teria problema. Usei shearwebs em toda a extensão.
Cobri com chapas, se não me engano, as 3 primeiras nervuras de cada metade da asa, para reforçar ali na junção das mesmas....No projeto original, usei um pedaço de liteply 1/8 para unir as asas, depois de uma térmica forte e forçar o cara para descer, acabei quebrando ali, e quase perdi o modelo...troquei por fibra de carbono de 1/4, mesmo assim ele costumava querer bater asas...coloquei outra de 1/4...agora dou até looping com o cara...rsrsrsrs
Abraço,
Rigon
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- Rigon
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Moisés...me desculpe...falei besteira....fiz o chapeamento do bordo de fuga e não rebaixei as nervuras no local do chapeamento....para compensar o dente que ficou com o chapeamento colei sobre as nervuras uma tirinha de balsa de aproximadamente 6 mm de largura do chapeamento até a longarina....rsrsrs esqueci o nome técnico...rsrsrsrs
Abraço,
Rigon
Abraço,
Rigon
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- Patetta-MG
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- MarcialAMF
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