Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:7e9240cc3e="aerovetro"]Charles, estou impressionado em ver sua habilidade, Sou proficional em materiais composto (construcao de VANTS).
Realmente o desafio e grande. Mas seu projeto esta ficando muito bom e pelo inicio vi que vai ter sucesso.
Tenho uma recomendacao a fazer, sempre que terminar de usar sua maquina de vacuo de uma injetada de WD na entrada de vacuo, pois por ser um compressor de geladeira nao foi projetado para receber a umidade do ar.
Sendo assim senao tomar os devidos cuidados ela vai travar.
Sucesso no projeto e na sua conquista proficional.[/quote:7e9240cc3e]

Muito obrigado pelos seus comentários.

Ainda tenho muito pouca experiência com materiais compostos. Fiz dois ou três modelos apenas, mas estudei bastante e espero nesse projeto não repetir os erros do passado e fazer um modelo bem feito.

TEns algum site sobre o seu trabalho? Deve ser muito interessante.

Agradeço sepuderes compartiçhar aqui fornecedores de material.

E muito obrigado pela dica do WD no compressor de geladeira.

Abraço!
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Estou acompanhando o desenrolar dos seus trabalhos e vi, na postagem um pouco acima, que você usa uma máquina de vácuo feito com compressor de geladeira. Apesar de ter lido o tópico, não encontrei referências à ela. Você postou isto em outro local? Tem fotos dela? Onde conseguiu o esquema para montá-la?
Abraços!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:50355a303d="Yensid"]Estou acompanhando o desenrolar dos seus trabalhos e vi, na postagem um pouco acima, que você usa uma máquina de vácuo feito com compressor de geladeira. Apesar de ter lido o tópico, não encontrei referências à ela. Você postou isto em outro local? Tem fotos dela? Onde conseguiu o esquema para montá-la?
Abraços!
Disney[/quote:50355a303d]

Olá Disney!

Obrigado por acompanhar esse projeto.

Realmente o tópico não tem nada sobre a máquina de vácuo. Usei ela para o protótipo do Vectus, no ano passado.

Não tenho fotos e ela está na casa dos meus pais, mas é bem simples. Só um motor de geladeira.

O compressor tem dois canos. Num deles o ar é sugado. Daí liguei nele um bujão pequeno que comprei numa loja de refrigeração e também um vacuômetro. Ficou bem simples, mas funciona muito bem. O motor é bem forte.

Já deixei ele ligado por horas seguidas sem problemas.

Mas ainda quero fazer alguma coisa mais profissional. Talvez eu compre alguma bomba elétrica.

Abraços!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Hoje aparei as sobras de tecido e lixei a resina.

Já deu uma boa nivelada em tudo, mas ainda preciso lixar mais.

Só que farei isso depois de tirar a asa do gabarito, pois daí farei o intradorso e a asa terá bem mais resistência para ser lixada com mais força.

O próximo passo agora é esculpir as pontas da asa. Daí vou colá-las com epoxy e colocar uma camada de tecido de fibra de vidro para ficar bem forte. Vai ter um pequeno washout também.
Anexos
P1000183.JPG
P1000183.JPG (37.44 KiB) Exibido 9703 vezes
P1000186.JPG
P1000186.JPG (35.51 KiB) Exibido 9703 vezes
P1000187.JPG
P1000187.JPG (32.31 KiB) Exibido 9703 vezes
Avatar do usuário
APOLO
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 12:44 pm
Localização: Vila Valqueire - RJ

Mensagem por APOLO »

Eu pensei que a fuselagem ia ser oca sem aquela quantidade de cavernas.
Fazendo em duas partes para uni-las depois, que ficaria muito mais leve.
Mesmo assim esta ficando bom.

Acompanhando.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:2d1ed64c8d="APOLO"]Eu pensei que a fuselagem ia ser oca sem aquela quantidade de cavernas.
Fazendo em duas partes para uni-las depois, que ficaria muito mais leve.
Mesmo assim esta ficando bom.

Acompanhando.[/quote:2d1ed64c8d]

Olá Apolo!

Veja no começo do tópico que o que estou fazendo são os plugs ainda.

Peso não é problema agora.

Abraço!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Pontas da asa

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje fiz as pontas da asa.

Usei um pedaço de acrílico para criar o formato correto. Daí colei uma chapa de balsa em cada lado, formando um sanduíche.

Lixei bem a madeira, deixando o bordo de fuga bem fino, quase sem madeira e o bordo de ataque arredondado.

Colei as pontas na asa com epoxy e apliquei umas 3 camadas de tecido de fibra de vidro para deixar bem preso.

Ainda está tudo bem feio e a resina está molhada, mas daqui uns dias, vou lixar tudo e acho que vai ficar bem legal.
Anexos
P1000190.JPG
P1000190.JPG (34.36 KiB) Exibido 10626 vezes
P1000188.JPG
P1000188.JPG (35.79 KiB) Exibido 10626 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje lixei as pontas das asa. Ainda vou lixar mais depois de fazer o intradorso, para ficar mais resistente.

Tirei a asa do gabarito também. Acho que ficou boa.

Nos próximos dias de folga vou começar o preenchimento do intradorso.

Devo fazer uns reforços com madeira e preencher com massa. Não vou ter paciência para cobrir tudo com madeira. Vou ter uma folga maior na metade do mês e espero que daí eu possa fazer o acabamento com fundo PU.
Anexos
P1000244.JPG
P1000244.JPG (36.9 KiB) Exibido 7373 vezes
P1000246.JPG
P1000246.JPG (32.79 KiB) Exibido 10539 vezes
P1000247.JPG
P1000247.JPG (35.23 KiB) Exibido 7373 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Fiz um outro gabarito para a asa. Colei ela com o extradorso bem apoiado sobre a madeira e medi a altura no bordo de fuga para ficar tudo igual. Fiz os apoios necessários e deixei tudo bem firme.

Então, colei vários retalhos de madeira formando treliças. Assim o formato da asa fica garantido. Agora vou preencher tudo com massa plástica ou de poliéster.

Enquanto isso, comecei a fazer o canopy. Isolei com fita crepe a fuselagem para poder lixar. Vou fazer com várias camadas de balsa de dar forma na lixa.
Anexos
P1000260.JPG
P1000260.JPG (37.3 KiB) Exibido 10445 vezes
P1000257.JPG
P1000257.JPG (35.2 KiB) Exibido 10445 vezes
P1000255.JPG
P1000255.JPG (32.8 KiB) Exibido 10445 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Dúvida com bordo de fuga

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje estou de folga e trabalhei o dia inteiro na asa.

Preenchi tudo com massa e passei fundo. Só não tenho fotos ainda.

O bordo de fuga de um lado ficou um pouco curvado. Vou ter que corrigir, mas não sei bem como ainda. Provavelmente vou ter que lixar uns 3mm e engrossar um pouco.

Essa é minha dúvida: qual seria a espessura ideal do bordo de fuga para esse modelo?

Como está agora, está com 1mm ou menos. Acho que ficou muito fino e frágil.

Amanhã vou passar mais massa e lixar. Depois posto fotos, mas ainda vai demorar para chegar ao acabamento final.

Obrigado!
Responder